5 dicas imperdíveis para cultivar sua Maranta-pavão

Escrito por
Em 20.04.22

Entre as plantas domésticas, a Maranta-pavão (Calathea makoyana) se destaca pela sua beleza e tamanho. Suas folhas misturam diversos tons, como a cauda do pavão, por isso, o seu nome. Para saber mais sobre essa espécie, o Tua Casa conversou com a especialista em plantas, Angela Cristina, da página Flor de Camomyla.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de maranta-pavão

Para manter sua maranta forte e saudável, é importante seguir uma rotina de cuidados. Então, aproveite as informações da especialista e anote as dicas:.

  • Ambiente: de acordo com a especialista, as marantas são plantas que “gostam de meia-sombra”, portanto, “não as deixe em contato direto com o sol, pois suas folhas se queimam”.
  • Clima ideal: não é apenas o sol direto que fere a maranta-pavão. Angela explica que “é preciso proteger bem sua maranta durante o inverno”. Ela também dá uma dica: “essa planta gosta de neblina, um ar nem tão quente e nem tão frio”.
  • Substrato: quanto a isso, a especialista esclarece que essa planta prefere um “substrato areado, mais soltinho e que mantenha a umidade nas folhas”. Ela aconselha o uso de “substratos de boa qualidade”.
  • Mudas: “ela não pega por galhos”, alerta Angela Cristina. E prossegue dizendo “que você precisa fazer a divisão de touceiras, pois é essa a forma mais adequada para o cultivo de mudas”.
  • Poda: a poda é simples, a jardineira diz que é necessário “dedicar cerca de cinco minutos por dia para averiguar as condições das folhas”, pois a poda deve ser realizada “nas folhas que não parecerem saudáveis”.

Com essas dicas incríveis, a sua plantinha irá prosperar por muito tempo! Por isso, não deixe de aplicá-las no cuidado com sua maranta.

Publicidade

Saiba mais sobre a maranta-pavão

Agora, confira alguns vídeos ilustrativos que demonstram na prática muitas das dicas citadas acima. Aproveite!

Informações e dicas interessantes

Nesse vídeo, a youtuber apresenta um pouco da história da planta, com foco em informações envolvendo os cuidados dentro de casa. O conteúdo é muito bem articulado e cobre diversas áreas do cultivo da espécie. Assista!

Um guia para os cuidados necessários

Publicidade

Nesse vlog muito bem roteirizado, o jardineiro expõe os principais cuidados que se deve ter com as marantas. As informações são diversas e você certamente sairá desse vídeo sabendo mais sobre sua planta.

A maranta em suas variedades

O destaque desse vídeo são as diversidades entre as marantas! Além disso, há dicas sobre os cuidados com as espécies. Um vídeo imperdível!

Simplesmente maravilhoso, não é mesmo? Depois de se informar com os vídeos, veja algumas fotos.

10 fotos de decoração com maranta-pavão para embelezar sua casa

Que tal algumas imagens com ótimas ideias de decoração envolvendo a maranta-pavão? Confira!

1. A maranta-pavão é perfeita para decorar sua mesa

2. A versatilidade faz dela uma ótima escolha para diversos ambientes

3. A espécie é muito popular nas casas brasileiras

4. Sendo indicada também para os espaços de canto

decora.agora

Publicidade

5. Seu descanso ficara muito mais alegre com uma amaranta

6. Vasos maiores realçam sua força nos cômodos

7. A bola de musgo é uma ótima opção de vaso

8. Que tal um macramê para a sua plantinha?

9. A maranta-pavão combina com itens mais arrojados

10. Aposte sem medo nessa planta para encantar seu lar!

Depois de aprender sobre essa espécie tão especial, você provavelmente está com muitas ideias para a decoração. Confira também as Pleomeles, uma outra planta decorativa excelente para ambientes internos!