Conhecida como canção-da-índia, a Pleomele é uma planta cujas origens remontam às ilhas do Oceano índico. Seu cultivo é comum em diversos locais do mundo, incluindo o Brasil. Por aqui, essa planta recebe muito carinho e é uma ótima opção para decorar sua casa! Ficou curioso? Descubra mais abaixo:
Publicidade
Queridinha por muitos, a Pleomele possui diversos tipos distintos que combinam em muitos contextos. A engenheira agrônoma e especialista em plantas, Nair H. Kuroda selecionou alguns desses tipos. Confira:
Nair afirma que “a Pleomele verde e reflexa chegam a 3-4m de altura”. Ainda sobre essa espécie, ela nos diz que “o caule é semilenhoso, ramificado e, por isso, pode ser cultivado em vaso ou em jardins a sol pleno ou à meia sombra”.
Acerca dessa variedade, a especialista explica que “a Pleomele Reflexa tem folhas brilhantes” e é conhecida por “ser variegata”. Outra forma de diferenciar ela dos demais tipos é “observar a forma de roseta presente nas folhas”.
“Também conhecida como Fita, a Pleomele Anita possui folhas verdes claras”, diz Nair. Continua explicando que a variedade conta com “caule fino, semilenhoso e ramificado”. Essa espécie compartilha semelhanças com a Pleomele Verde.
Diferentemente da anterior, a variedade “Malaia é um arbusto com caule ereto, folhas coriáceas espessas, em tom verde escuro, dispostas em forma de roseta”. A especialista ainda alerta que essa planta “tem crescimento lento”.
Já as Pleomeles Thalioides são conhecidas pelo seu aspecto “entouceirado, com folhas verdes dispostas em forma de leque”. Sobre o tamanho dessa planta, Nair comenta que ela “pode chegar a 1,50 m de altura, sendo cultivada em vaso ou jardins, à meia sombra”. A espécie, assim como as outras, não tolera sol pleno.
Depois de conhecer com mais propriedade alguns dos tipos mais famosos de Pleomele, você já está um passo à frente na sua escolha de qual tipo cultivar.
Alguns cuidados são necessários para manter sua Pleomele saudável e vistosa. Dentre eles, os principais são:
Essas foram algumas das dicas sobre o cultivo dessa planta tão charmosa como a Pleomele. Se guiando por elas, sua plantinha vai ficar muito feliz e bem tratada!
Para ilustrar de forma mais satisfatória alguns dos elementos envolvendo o cultivo da sua planta, que tal vídeos? Veja:
Publicidade
Bastante humorado e esclarecedor, esse vídeo apresenta um passo a passo meticuloso sobre o processo de poda da planta. É interessante perceber algumas das dicas dadas, pois esse processo de poda costuma gerar muitas dúvidas em iniciantes nos cuidados com a espécie.
Recheado de boas informações, o vídeo em questão destaca alguns dos pontos centrais nos cuidados com a Pleomele. A jardineira explica de forma didática o caminho que deve ser seguido para o cultivo correto dessa planta.
Nesse vlog especial, a youtuber dá dicas incríveis sobre o cuidado e, principalmente, a manutenção da Pleomele. O grande centro do vídeo é a Pleomele dela, que possui mais de dez anos desde que foi plantada!
Esse vídeo irá te ajudar a criar um jardim lindo de Pleomeles. Nele, são ensinados métodos de plantio e replantio dentro de pequenos vasos, ideais para quintais e jardins menores. Imperdível!
Depois desses vídeos, você vai conseguir entender as necessidades da sua Pleomele, podendo dar o melhor para ela se manter saudável e bela. E se você quer saber como usar essa plantinha na decoração, continue lendo a matéria!
Publicidade
Como você viu, as Pleomeles são muito adaptáveis e amam estar em contato com ambiente internos e externos. Para inspirar sua futura decoração, fique com 10 imagens imperdíveis:
Simplesmente encantadora, a Pleomele tem o poder de embelezar seu lar. Depois de aprender tanto sobre essa planta, escolha a espécie que mais te interessar e decore seu lar de acordo com a sua personalidade. Mas antes, que tal também conhecer mais sobre as Gloxínias? Elas também ficam incríveis em ambientes internos!