Dicas para cultivar a gloxínia e tê-la compondo a decoração

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

𝙁𝙡𝙤𝙧𝙞𝙘𝙪𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙁𝙡𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙚 𝙁𝙡𝙤𝙧𝙚𝙨

Por
Atualizado em 07.06.22

A gloxínia é uma planta com belas e delicadas flores, encontradas nas cores laranja, rosa, vermelho e roxo. Sua floração ocorre durante a primavera e desperta olhares de encanto. Tem como significado o amor à primeira vista, por esse motivo é ótima para presentear a pessoa amada, além de ficar linda na decoração. Conheça sobre ela e saiba como cultivá-la!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de gloxínia

Para manter a gloxínia saudável e vistosa durante seu tempo de vida – toda a primavera -, são necessários alguns cuidados. Veja quais são eles!

  • Rega: deve acontecer, aproximadamente, duas vezes por semana ou sempre que perceber que o solo não está úmido o suficiente. Nunca deixe a terra secar por completo.
  • Iluminação: a gloxínia necessita de bastante claridade para se desenvolver bem. Não deve ser exposta diretamente ao sol, meia sombra já está perfeito para ela.
  • Solo: o ideal para essa planta é um solo poroso e rico em matéria orgânica. De preferência, deve conservar umidade, já que gloxínia gosta bastante de água.
  • Adubação: é recomendado que seja adubada uma vez por mês. Utilize uma boa quantidade de adubo animal misturado com húmus de minhoca.
  • Poda: para manter sua planta vistosa são necessárias podas. Nessa espécie o processo é bem simples, basta retirar folhas e galhos que estejam secos e amarelados.
  • Muda: a multiplicação pode ser feita por meio de enraizamento. Para isso, basta utilizar uma folha da planta, colocando a parte que se liga ao caule dentro da água até que crie raiz.

Seguindo esses cuidados será possível cultivar uma planta bonita e saudável. Não perca tempo e coloque em prática as dicas!

Publicidade

Saiba mais sobre como cultivar gloxínia

Ter uma gloxínia bonita e com bom desenvolvimento não é uma tarefa difícil, mas cuidados com a planta nunca são demais. Confira vídeos que te ajudarão a cultivá-la!

Mudas de gloxínia

O processo para fazer mudas é bastante simples. Nesse vídeo você aprenderá a multiplicar a planta através do uso de folhas. É mostrado como deve ser feito o corte e todo o processo até enraizar. Muito interessante!

Dicas de cultivo e curiosidades

Publicidade

Para cultivar a planta da maneira correta é importante conhecer um pouco sobre ela. A Maria Amelia dá dicas de como cultivar essa linda flor e explica um pouco a espécie. Como saber se ela está saudável, do que ela gosta e muito mais.

Como fazer poda de limpeza

As podas são necessárias para que a planta ganhe força e consiga se desenvolver bem. Nesse tutorial a Rose Amaral explica por quais motivos deve ser feita a poda de limpeza e qual a maneira correta de retirar as folhas para que o ar circule. Confira!

Substrato para gloxínia

Para ter um cultivo bem sucedido e uma boa floração da planta é preciso um bom substrato. Com esse vídeo do canal aprendendo com a Jojo você verá como preparar um adubo bem simples e rápido para que sua plantinha cresça muito saudável.

Certamente com essas dicas você terá sucesso no plantio e uma linda planta florida. Com esses cuidados certeiros a gloxínia ficará cheia de vida!

10 fotos de decoração com a beleza da gloxínia

Com as belas e delicadas flores da gloxínia é possível decorar usando a natureza. Podendo ser cultivada em vasos e jardins suspensos, surpreendendo a todos com sua beleza. Veja inspirações!

1. A gloxínia é uma ótima planta para decoração

2. Com sua lindas flores, enchem de cor o ambiente

Floricultura Botânica

Publicidade

3. Pode ser encontrada em diferentes tonalidades e formato de pétalas

4. Uma opção boa para jardins suspensos

5. Em vasos decorados ficam ainda mais lindas e chamativas

6. É uma boa alternativa para presentear pessoas amadas

7. Seu cultivo pode ser feito em diversos recipientes

8. Possui muita delicadeza e é fácil de cuidar

9. Chamam atenção e encantam a todos com sua beleza

10. Seu jardim ficará completo e mais bonito com a gloxínia

Com tantas dicas de cuidados e inspirações ficou muito fácil cultivar gloxínia e desfrutar de sua beleza na decoração. Gostou de saber mais sobre essa linda planta? Conheça também a camélia e saiba como cultivá-la!

Publicidade