Dicas de como cultivar flor-de-cera e ter um ambiente delicado em casa

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Priscilla Figueiredo

Por
Atualizado em 07.06.22

A flor-de-cera, ou Hoya Carnosa, é uma planta ornamental que faz sucesso na decoração de interiores. Ela é conhecida por trazer charme e delicadeza aos ambientes. Além disso, possui lindas flores pendentes. A seguir, confira as características da flor, as suas espécies e dicas para harmonizá-la na decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos de flor-de-cera

flor de cera

Nativa da Ásia, a flor-de-cera é uma planta pendente que se adaptou bem ao clima tropical e, por isso, possui uma variedade de espécies no Brasil. Ela pode ser encontrada em diversas cores que trazem ainda mais charme para os ambientes. A seguir, conheça 8 tipos para incluir na decoração:

Publicidade

  • Flor-de-cera Hoya Carnosa: essa espécie é a mais comum nos jardins e cresce de forma pendente formando lindos cachos, em sua maioria, na cor rosa.
  • Flor-de-cera Hoya Carnosa Tricolor: possui belas flores, mas chama a atenção pelas folhas, que têm variações nas cores verde, rosa e amarelo.
  • Flor-de-cera-Bella: essa variedade é mais delicada, perfeita para ambientes internos. Ela possui folhas sensíveis e flores na cor branca.
  • Flor-de-cera Compacta (Krinkle Kurl): conta com um crescimento lento, porém, possui folhas curvadas que compõem lindos cachos de flores.
  • Flor-de-cera Hoya Kerrii: esse tipo também cresce lentamente. O seu destaque está nas folhas grandes em formato de coração.
  • Flor-de-cera Cumingiana: com folhas delicadas e redondas, essa variedade é muito charmosa. Ela se destaca por suas flores amarelas com o centro vermelho.
  • Flor-de-cera Obscura: é ideal para ambientes internos, pois possui flores com suave perfume. Além disso, os cachos são sempre fartos.
  • Flor-de-cera Hoya Pubicalyx: por fim, essa planta é originária das Filipinas e, por isso, é considerada uma espécie rara. O seu charme está na tonalidade negra, que a torna única e ornamental.

Com diversas variedades, a flor-de-cera é uma planta capaz de se adequar a qualquer ambiente e estilo. Mas vale lembrar que ela precisa de cuidados no cultivo. No tópico seguinte, confira ótimas dicas para cuidar dessa lindeza.

Como cuidar da flor-de-cera

Apesar de parecer uma planta frágil, a flor-de-cera é durável e muito resistente. Porém, como toda planta ornamental cultivada em vaso, ela precisa de cuidados. A seguir, veja 7 dicas da jardineira Angela Cristina para não errar no cultivo da planta:

  • Cultivo: segundo Angela, a flor-de-cera não precisa de um vaso grande, pois a planta gosta de ficar com as raízes compactadas. “O ideal é usar um vaso de plástico e com furos para facilitar a drenagem”.
  • Iluminação: “as flores-de-cera com folhas mais esbranquiçadas precisam de mais iluminação. Já aquelas com folhas mais verdes podem ficar um pouco mais distantes do sol”, orienta a especialista.
  • Rega: de acordo com Angela, a melhor forma de saber se que a planta precisa ser regada é por meio da condição do solo. Basta colocar os dois dedos na terra para sentir a umidade. Caso esteja seco, é preciso regá-las.
  • Solo ideal: “o substrato ideal para planta pode ser feito por meio de uma mistura com terra, castanha de arroz carbonizada, vermiculita e também carvão”, indica Angela.
  • Mudas: podem ser produzidas por meio da poda de galhos plantados no substrato. Angela orienta que é ideal deixar a futura planta em meia-sombra.
  • Adubação: o adubo é essencial, pois colabora para a saúde da planta. Segundo Angela, o melhor adubo pode ser o natural, como o esterco bovino.
  • Podas: por fim, a jardineira lembra que a flor-de-cera tem um crescimento lento, então, não é preciso podá-la com frequência. Caso seja necessário, a poda deve ser feita sempre nos galhos.

Com essas dicas, você já pode cultivar flores-de-cera e compor um ambiente único em casa. No tópico seguinte, veja mais cuidados e orientações sobre a flor.

Saiba mais sobre a flor-de-cera

A flor-de-cera pode ser a estrela da sua decoração. Para isso, ela precisa ser cultivada com muito carinho e com todos os cuidados que esse tipo de planta de necessita. A seguir, assista uma selação de vídeos que apresentam mais detalhes sobre o plantio, o cultivo e a floração:

Publicidade

Como é o plantio da flor-de-cera

Nesse vídeo, a jardineira Flávia Kremer fala sobre as características da flor-de-cera e dá ótimas dicas sobre o plantio. Além disso, ela ensina como cultivá-la em um vaso com suporte, que é comum nas decorações. Sem dúvida, vale a pena conferir o passo a passo e anotar as informações.

O solo ideal para a flor-de-cera

Embora seja uma planta perene, isto é, com uma vida longa, a flor-de-cera pede um solo rico em matéria orgânica e alguns cuidados básicos. Nesse vídeo, você vai descobrir como criar o substrato ideal para que a flor se desenvolva sempre bem. Vale a pena conferir o vlog e ficar atento às dicas.

Dicas sobre a floração da flor-de-cera

A floração da flor-de-cera é o momento mais aguardado durante o cultivo da espécie, por isso, é essencial saber mais detalhes sobre esse momento. Ainda não sabe quando a sua muda dará o primeiro cacho de flores? Então, é só assistir e aproveitar as ótimas orientações.

Como fazer mudas de flor-de-cera

Por fim, se você resolver aumentar a produção de mudas de flor-de-cera em casa, também deve anotar as informações desse vídeo. Nele, você aprenderá sobre a formação de mudas da planta por meio de galhos e folhas. Vale a pena conferir, pois, assim, você sempre terá uma mudinha para prolongar a espécie.

Depois de anotar todas essas dicas, você já está pensando em ter uma flor-de-cera em casa, não é? Seguindo todas as orientações, certamente você terá uma planta linda por longos anos.

Publicidade

10 fotos lindas de flor-de-cera para inspirar a sua decoração

Chegou o momento de conferir como deixar a sua decoração espetacular com a presença das flores-de-cera. A seguir, veja 10 opções inspiradoras para compor a sua casa ou jardim:

1. A flor-de-cera é uma planta delicada e muito bonita

2. A flor-de-cera é conhecida pelo seu charme

3. Com flores em formato estrelado e um doce perfume

4. Ela traz vida e alegria à ornamentação

5. Não só gosta dos ambientes internos, como também deixa o espaço mais bonito

6. Ao ar livre, a flor-de-cera é igualmente maravilhosa

7. Por ser natural, sua ornamentação é sempre uma surpresa

8. Sem dúvida, é uma flor que garante um ambiente delicado em casa

Jéssica Filla

Publicidade

9. Um contato único com a natureza

10. E ainda traz cor, vida e charme para a decoração!

Com todas essas dicas e inspirações, você já pode incluir a flor-de-cera na decoração do seu lar. Escolha a espécie que mais combina com o seu estilo e rotina. Se estiver com mais espaço em casa, conheça a beleza das orquídeas que também são ornamentais e possuem lindas flores.