Dicas valiosas para cultivar peperômia-melancia e usá-la na decoração

Jéssica Almeida


Em 12.06.23

A peperômia-melancia, um tipo de peperômia, é uma planta nativa brasileira ideal para a decoração de jardins e áreas internas. Com folhas largas, marcadas por traços, a espécie deixa qualquer ambiente alegre. Símbolo de amizade e união, ela também é perfeita para jardineiros iniciantes. Conheça mais detalhes sobre a planta!

Índice do conteúdo:

Como cuidar da peperômia-melancia

A peperômia-melancia, ou Peperomia argyreia, é uma planta fácil de cuidar. Acostumada com o clima tropical, a espécie demanda apenas atenção na frequência de regas e iluminação. A seguir, conheça mais dicas para cuidar da plantinha e garantir que ela fique sempre bonita e saudável.

1. Irrigação

Foto de peperomia melancia 2 - 1

Rafa

Publicidade

A peperômia-melancia aprecia solos levemente úmidos, mas não tolera o encharcamento. Dessa forma, faça a irrigação a cada 5 dias ou quando o substrato estiver completamente seco. Evite colocar sobre o solo casca de árvores ou carvão, pois esses componentes retêm bastante umidade, o que também pode prejudicar a saúde da folhagem.

2. Luminosidade

Por ser nativa da floresta tropical e nascer abaixo das árvores, a peperômia-melancia é uma planta de sombra. A espécie tolera apenas o sol direto no período da manhã, entre as 8h e 10h. Dentro de casa, prefira colocá-la próxima às janelas, em ambientes de iluminação indireta.

3. Adubação

A planta não necessita de adubação frequente, pois é uma variedade de pequeno porte e que não exige muitos nutrientes. Durante o cultivo, utilize adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, ou o NPK 10-10-10. Faça a fertilização apenas no período da primavera, uma vez por mês.

Publicidade

4. Solo ideal

O solo da peperômia-melancia deve ser aerado e bem drenável. Para garantir que ela cresça forte e saudável, forneça um substrato com terra de boa qualidade, misturado com areia de construção. Se optar pelo cultivo em vaso, forre o fundo do recipiente com manta Bidim e vermiculita, pois facilitam a drenagem.

5. Mudas

A espécie se propaga através de touceiras e por meio do plantio de suas folhas. A haste de cada folha, chamada de pecíolo, pode ser enterrada diretamente no solo, que deve ser drenável e fértil. As novas mudas costumam surgir entre 15 e 20 dias.

6. Ciclo de vida

A peperômia-melancia é uma planta perene, ou seja, que pode viver por longos anos. Durante o cultivo, o seu crescimento é considerado lento, e ela não ultrapassa os 30 cm de altura. Apesar de ser uma planta ornamental, ela também possui flores, que costumam surgir entre a primavera e o verão. As inflorescências são simples e semelhantes às da peperômia-scandens, em formato de pequenos cabinhos.

7. Problemas comuns da peperômia-melancia

Foto de peperomia melancia 5 - 4

Alina Fassakhova

Publicidade

Ao cultivar a peperômia-melancia, a folhagem pode ficar murcha, mas é fácil resolver isso: irrigue a cada 5 dias, 1 vez por semana, durante o inverno. Já para combater os insetos, que também afetam a saúde da planta, utilize inseticidas. Eles são encontrados em floriculturas e lojas de produtos agrícolas.

Viu como é simples cultivar a peperômia-melancia? Com os cuidados adequados, certamente a folhagem deixará a sua casa muito mais alegre. Além de ser charmosa, a plantinha é acessível. Cada muda em tamanho médio custa em torno de R$ 40, em lojas de jardinagem ou pela internet.

Vídeos com mais informações sobre a peperômia-melancia

A seguir, confira vídeos com dicas de especialistas sobre a peperômia-melancia e veja como ocorre o cultivo dessa bela folhagem. De bônus, você ficará por dentro de orientações para usá-la na decoração. Assista!

Mais curiosidades sobre a peperômia-melancia

Nesse vídeo, a paisagista Nô Figueiredo fala sobre as características naturais e ornamentais da peperômia-melancia. Ela também dá dicas e cuidados básicos sobre a planta, como substrato ideal, luminosidade e irrigação. No vlog, você também vai aprender a adubar e a ambientá-la em sua casa ou jardim.

Como replantar uma peperômia-melancia doente

Aqui, a paisagista Angela Cristina ensina a identificar os sinais de que a peperômia não está saudável. No vlog, a especialista mostra os problemas comuns da folhagem e como combatê-los. Além disso, ensina a replantar a mudinha doente de forma correta. É interessante assistir, pois o vídeo também traz dicas de como fazer novas mudas.

Mais dicas de como cuidar da peperômia-melancia

Nesse vídeo, o youtuber Daniel traz mais dicas de como cuidar e plantar a folhagem em casa. O especialista também ensina o que considerar na hora de comprar a plantinha na floricultura, garantindo que você adquira uma muda saudável e bonita.

Além de exigir poucos cuidados, a peperômia-melancia pode compor diferentes ambientes na decoração. Por ser versátil, ela combina com vasos decorativos, jardins de inverno, assim como jardins verticais. No próximo tópico, você ficará por dentro de mais inspirações para usar a folhagem.

10 fotos de peperômia-melancia na decoração

Por fim, acompanhe 10 ideias criativas de uma decoração com a peperômia-melancia. A folhagem é muita charmosa e oferece um ar tropical, perfeito para ornamentar a sua casa. Veja:

1. A peperômia-melancia é uma folhagem ornamental tipicamente brasileira

2. Com folhas largas e listradas, que simbolizam amizade e união

3. A planta é versátil e muito fácil de cultivar

4. No paisagismo, ela pode compor jardins e ambientes internos

5. Como salas, cozinhas e varandas

6. Além disso, é ideal para o cultivo em vasos

7. Você também pode combiná-la com outras plantas

8. Ou criar um estilo urban jungle nos ambientes

9. Se preferir, você ainda pode usá-la em seu jardim vertical

10. Certamente, a sua casa ficará mais alegre com esta folhagem!

Após essas dicas, ideias e tutoriais, você já pode adquirir e cultivar sua própria peperômia-melancia! Caso queira incrementar sua decoração, confira também a maranta tricolor, que tem flores coloridas e é de fácil cultivo.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments