Tapete de crochê para cozinha: 50 modelos lindos e charmosos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Luxo Di Crochê 

Técnica manual com séculos de tradição, o crochê possui origem francesa e está sempre se reinventando em novas peças e estilos.

O crochê pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa, mas a cozinha ganha charme extra ao apostar em um belo tapete em crochê completando a decoração.

Para quem adora trabalhos manuais, esta é uma boa oportunidade para deixar a criatividade fluir. Confira a seguir uma seleção de modelos de tapete de crochê para a cozinha e inspire-se:

1. Rosas para uma cozinha florida

Foto: Reprodução / Elaine Crochê Por Encomenda

Este conjunto conta com base neutra, na cor branca, bordas arredondadas e poucos detalhes em sua extensão. O destaque especial fica por conta da aplicação de pequenas rosas em cada um dos tapetes.

2. E simplicidade para quem deseja algo mais discreto

Foto: Reprodução / Elaine Crochê

Opções claras em um só tom são ótimas escolhas para quem busca um jogo de cozinha que não pese na decoração do espaço. Com bordas arredondadas, possui centro vazado.

3. Tapete de crochê simples para a cozinha

Modelo clássico, esta opção em formato retangular garante uma peça multiuso, podendo ser posicionada em locais diferentes no ambiente. Elaborada com uma só cor, pode garantir mais vivacidade à cozinha.

4. Que tal mesclar o crochê com outros materiais?

Foto: Reprodução / Kelly Graice

Aqui, a base do tapete é elaborada como tecido, sendo que os detalhados feito com bicos de crochê deixam a peça ainda mais encantadora.

5. Visual descontraído e muita cor

Foto: Reprodução / Allane Oliveira

Quem busca algo temático e descontraído para decorar a cozinha vai se encantar com esta opção. Aqui, o jogo imita as cores e o formato da fruta quando fatiada, alegrando o ambiente.

6. Tons neutros, mas com presença

Foto: Reprodução / Aline

Este jogo de cozinha com formato retangular foi confeccionado em tons de cinza. Para adicionar mais charme às peças, foram utilizadas linhas com degradê de tons.

7. Duo queridinho: preto e branco

Foto: Reprodução / Elaine Crochê Por Encomenda

Para quem tem medo de ousar na decoração, mas busca algo marcante, uma boa dica é apostar em um jogo de tapetes com os tons preto e branco, um clássico da decoração.

8. Quanto mais detalhes, melhor

Foto: Reprodução / Crochê da Ali

Apesar de serem confeccionados com linha branca, estes tapetes destacam-se pela riqueza de detalhes resultante de uma combinação de pontos variados, simulando a silhueta de uma flor.

9. Uma opção para uma cozinha romântica

Foto: Reprodução / Elaine Crochê Por Encomenda

Adicionar flores e peças com tons de rosa garantem uma decoração romântica e delicada para o ambiente. Destaque para os detalhes vazados nas bordas das peças.

10. Jogo de cozinha retangular simples e fácil

Este vídeo ensina a confeccionar um jogo completo de tapetes para a cozinha. Contendo três peças, conta com formato retângular, dois tons e ainda possui a famosa passadeira.

11. Flores de tons diferentes

Foto: Reprodução / Ateliê Beca Fortunato

Possuindo fundo contrastante, a escolha pelo preto e branco garante ainda mais destaque para as aplicações de flores com cores variadas, incrementando este conjunto de tapetes.

12. Utilizando dois tons de amarelo

Foto: Reprodução / Ateliê Feito à Mão

Uma cozinha com elementos em amarelo transborda alegria. Ao adicionar um conjunto de tapetes com estes tons, é possível conferir vivacidade ao ambiente.

13. Três peças, dois tamanhos

Foto: Reprodução / Fino Ponto Artesanato

Apesar do jogo de cozinha ser tradicionalmente composto por dois tapetes retangulares e uma passadeira, esta última pode ser substituída por uma peça menor, adaptando-a à sua cozinha.

14. Para cozinhas pequenas, apenas uma peça

Foto: Reprodução / Mara Vaz

Se o tamanho da cozinha for reduzido, uma boa alternativa é usar só a passadeira para garantir a decoração e a proteção do piso.

15. Motivos divertidos alegram o espaço

Foto: Reprodução / Tapetesa

Vale apostar em tapetes com estampas divertidas para deixar o visual da cozinha mais descontraído. Uma boa pedida é optar pelo uso de peças com frutas variadas.

16. Jogo de cozinha de morangos

Outra versão superdescontraída de jogo de tapetes em crochê que ajuda a conferir mais personalidade à decoração da cozinha. Elaborada em formato de morango, a peça possui fácil execução.

17. Para os amantes de desenho animado

Foto: Reprodução / Pontal Fios

Outra opção temática divertida, este jogo de cozinha aposta nas cores e silhuetas dos famosos ratinhos de desenhos animados para deixar a decoração da cozinha ainda mais encantadora.

18. Jogo de cozinha tema Mickey/Minnie

Quem tem criança em casa irá adorar este belo jogo de cozinha temático. Aprenda como fazer esse jogo cheio de encanto e cor!

19. Um modelo feito com barbante

Foto: Reprodução / Quíria Barbantes

Ao apostar em um jogo de cozinha feito com barbante, a decoração fica ainda mais marcante. Elaborado utilizando dois tons diferentes, possui formato arredondando e pontos delicados.

20. Apenas um tom, com visual singelo

Foto: Reprodução / Elo7 

Apesar de não possuir muitos detalhes e contar com o formato padrão de tapetes, este conjunto adiciona charme a decoração, ao apostar em um tom marcante para o ambiente.

21. Passadeira com aplicação de pérolas

Foto: Reprodução / Mara Vaz

Além de possuir detalhes vazados em toda a sua extensão, este modelo de passadeira ainda ganha mais charme e delicadeza com a aplicação de pequenas pérolas no miolo das flores.

22. Jogo de cozinha de pinguim

Para quem deseja uma cozinha temática ou gosta de uma decoração mais descontraída, este modelo de tapete pode conferir bastante personalidade ao ambiente. Confira o vídeo para aprender a confeccionar esta simpática peça.

23. Para incrementar o chá da tarde

Foto: Reprodução / Mara Helena

Outro belo exemplo de como apostar em um jogo de cozinha temático pode ser uma boa opção. Aqui, os desenhos de xícaras e bules garantem o tom do lugar reservado para o chá da tarde.

24. Com formato diferenciado

Foto: Reprodução / Fah Crochê

Apesar do modelo mais utilizado para decorar as cozinhas seja o tapete retangular, o formato em leque é uma boa alternativa para sair do comum.

25. Um trio em azul e branco

Foto: Reprodução / Soente Crochê

Apesar da cor azul garantir suavidade para o ambiente, seus tons mais vibrantes ajudam a alegrar a decoração. Este conjunto ainda possui aplicação de pérolas nas bordas do tapete.

26. Mix de vermelho e branco

Foto: Reprodução / Cristiane Camargo

Adicionar a cor vermelha na decoração da cozinha é uma boa pedida para aquecer e alegrar este ambiente. Aqui, ela é mesclada com tons claros, dando ainda mais destaque para o conjunto de tapetes.

27. Uma borda bem marcada

Foto: Reprodução / Socorro Lopes

Com sua parte central elaborada com linha branca, o destaque deste jogo de tapetes fica por conta da borda trabalhada, utilizando dois tons diferentes de linhas.

28. Detalhes em xadrez e flores amarelas

Foto: Reprodução / Bruna de Souza Barbosa

Novamente a dupla preto e branco se mostra curinga na decoração. Contando com detalhes em uma padronagem xadrez, este conjunto ainda recebe aplicação de flores na cor amarela. Um charme só!

29. Rosa vibrante para uma cozinha cheia de personalidade

Foto: Reprodução / Ana Flavia Silva

Para evitar a monotonia na decoração de ambientes que utilizam uma paleta de cores neutras, nada melhor do que adicionar elementos decorativos com tons vibrantes, transformando a cozinha.

30. Que tal uma opção com quatro peças?

Foto: Reprodução / Gardênia Santos

O segredo para utilizar corretamente o jogo de cozinha está em escolher bem sua posição. Basta adicioná-lo junto aos eletrodomésticos mais utilizados, assim como na região da pia.

31. Um modelo com destaque especial

Foto: Reprodução / Milka Macedo

O design diferenciado deste conjunto garante destaque especial para o trio de flores coloridas, incrementando o visual da cozinha.

32. Jogo de tapetes para cozinha florido

Para quem deseja adicionar flores à decoração da cozinha esta é uma ótima opção. No fundo claro, as aplicações de flores coloridas em crochê se destacam no ambiente.

33. Diversos tons de laranja

Foto: Reprodução / Jacy Crochê

O laranja é outra cor muito utilizada para trazer vida à cozinha, assim como o amarelo. Os diferentes tons de laranja desse conjunto garantem um visual bem alegre.

34. Outra opção em laranja, cheia de encanto e delicadeza

Foto: Reprodução / Elo7 

\

Além da alegria, dependendo de como a peça for feita, o laranja também pode trazer um toque fresco e delicado.

35. Jogo de cozinha em crochê Ana Laura

Opção com tons mais escuros, este jogo de tapetes para a cozinha possui fundo em tom marrom e bordas elaboradas com linha mesclada. Confira o passo a passo e adicione mais charme a sua cozinha.

36. Que tal uma passadeira com visual diferenciado?

Foto: Reprodução / Elo7 

Fugindo dos visuais mais tradicionais, esta passadeira possui formato diferenciado, sendo formada por peças independentes unidas através de pontos bem elaborados.

37. Visual curinga para qualquer cozinha

Foto: Reprodução / Maria Pinheiro

Rico em detalhes, este conjunto de tapetes de cozinha é uma ótima opção para decorar cozinhas coloridas, incrementando a decoração sem pesar o visual.

38. Jogo de cozinha luxo

Elaborado em tom neutro, este é o modelo ideal para incrementar a decoração da cozinha sem pesar seu visual. Possuindo bordas arredondas, este jogo conta com três peças.

39. A beleza das linhas mescladas

Foto: Reprodução / Elo7

Para quem deseja fugir do visual simplista de tapetes, com apenas um ou dois tons, uma boa ideia é apostar em conjuntos elaborados com linhas mescladas, resultando em um visual único.

40. Flores sempre são uma ótima pedida

Foto: Reprodução / Elo7 

Além de trazerem toda a beleza da natureza para o interior da cozinha, ao apostar em tapetes com aplicações de flores é possível incrementar o visual com cor e delicadeza.

41. E deixam qualquer jogo supercharmoso

Foto: Reprodução / Elo7 

Elas valorizam as peças e são muito versáteis, entre diversos modelos e cores.

42. Um jardim cheio de cor

Foto: Reprodução / Ivanova Crochê

Com base neutra, este jogo em crochê conta com a beleza e descontração das flores em tons vibrantes para embelezar a cozinha. Destaque para sua padronagem diferenciada.

43. Deixe a imaginação fluir

Foto: Reprodução / Crochê da Mone

No caso de confeccionar o próprio conjunto de tapetes, vale soltar a imaginação e criar modelos diferenciados, com padronagem variadas e visual exclusivo.

44. Jogo de cozinha folhagem

Este vídeo tutorial ensina a confeccionar um belo conjunto de tapetes em formato retangular. O destaque especial fica por conta das bordas das peças, sendo utilizados dois tons de verde diferentes.

45. E adicione mais cor e alegria ao ambiente

Foto: Reprodução / SC Artesanatos

Opção multicolorida, este conjunto de tapetes possui fundo preto, garantindo total destaque aos tons eleitos. Com formato de losangos, deixa a cozinha ainda mais divertida.

46. Que tal uma peça neon?

Foto: Reprodução / Hjva chocoBolos

Ideal para quem não tem medo de ousar, esta passadeira rosa neon não precisa de nada mais para brilhar.

47. Ou uma peça superdiscreta?

Foto: Reprodução / Meu Crochê e Inspirações

Feito com dois tons de linha marrom e linha creme, este conjunto de tapetes criou uma composição bela e delicada.

48. Um tapete elaborado pode ser o que sua cozinha precisa

Esse tutorial é para as profissionais no crochê, mas fica impressionantemente lindo decorando qualquer ambiente!

49. As peças em tom único também ficam um charme

Foto: Reprodução / Ateliê Camila Meira 

Essa passadeira verdinha complementa a decoração com um toque de cor e traz vida para as cozinhas mais neutras.

50. Independente do estilo do tapete, sua cozinha vai ficar linda!

Foto: Reprodução / Mi Mimos

Além de belas, as peças em crochê garantem sensação de aconchego, transformando o visual onde quer que sejam inseridas. Escolha seu modelo de tapete para cozinha favorito e coloque já em prática seus dons manuais!

PARA VOCÊ