60 dicas para usar crochê na decoração e deixar a casa mais charmosa

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Greice Alburque



Não é de agora que o crochê se tornou uma grande tendência. De origem francesa, esta técnica artesanal e totalmente manual pode ser vista há muitos anos como parte da decoração de um lar, e também é considerado uma atividade terapêutica por quem executa este trabalho que requer muita habilidade e paciência.

Passado de geração para geração, o crochê nunca cai no desuso por ser atemporal, e também por ser fácil de adaptá-lo ao atual. Se usado com criatividade, pode aquecer no inverno, dar cor e textura aos ambientes, acrescentar um toque pessoal no contemporâneo, fazer parte de uma escolha mais minimalista ou renovar a energia e visual de uma mobília sem graça, tudo isso sem perder aquele ar retrô e aconchegante de casinha de vovó.

E é possível adicioná-lo de diferentes formas: através de uma colcha bonita na cama, uma manta jogada no sofá, uma almofada colorida, um cachepô rústico, charmosas capas para bancos ou poltronas, entre outras opções que você pode conferir em nossa lista de inspiração a seguir:

1. Almofadas com cores sóbrias

Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer

Combinadas a outras almofadas de diferentes texturas, carregam o ambiente de personalidade e estilo.

2. Dando um charme ao quarto do bebê

Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer

O carneirinho foi feito com barbante, linha de algodão branca e enchimento. Uma maneira perfeita para decorar o quartinho de uma forma fofa e clean.

3. Porta-trecos sem frescura

Foto: Reprodução / Belkin Home

As peças com tampas podem oferecer mil e uma utilidades para o quarto da criançada. Além de decorativos, armazenam facilmente os brinquedos, revistas e utensílios de higiene pessoal.



Você quer descobrir como fazer peças de crochê lindas? Aprenda neste curso online como fazer peças em crochê passo a passo, do iniciante ao avançado. São mais de 3 mil modelos para você. Recupere o investimento logo no primeiro mês. Quero receber o conteúdo exclusivo

4. Um enorme e aconchegante pufe

Foto: Reprodução / Belkin Home

A textura do crochê é um convite ao conforto, e ideal para adicionar calor a ambientes frios e minimalistas. Este pufe segue todas as referências, respeitando a cartela de cores da sala sem parecer sem graça.

5. Tapete cheio de cores

Foto: Reprodução / Belkin Home

Para não colocar os pés no chão frio ao acordar, que tal adicionar um tapete na beira da cama? Esta peça coloridinha é super retrô e encheu a decoração de alegria.

6. Dando vida ao banquinho sem graça

Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis

As capas para assentos de banquetas estão super em evidência, e transformam uma peça comum em um objeto decorativo cheio de graça. Experimente deixá-lo ao lado de um sofá ou de uma cômoda para você ver a diferença que dará ao ambiente.

7. Abrigando um simpático pinheirinho

Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis

Cachepôs de crochê dão um toque pessoal ao espaço, e suas cores podem variar e se encaixar perfeitamente ao estilo: para os contemporâneos, uma cor vibrante cai bem. Já para os minimalistas, o barbante cru e o preto são ideais.

8. Sousplats valorizam a decoração da mesa

Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis

E deixam a louça ainda mais bonita! Peças brancas ficam bem destacadas com soulplats de crochê feitos de barbantes.



9. Peças com franjas

Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis

O crochê pode ter diversas combinações, cores, técnicas e pontos diferentes, e os mais populares certamente são os tapetes tom sobre tom com finalização de franjas. Você com certeza já viu uma peça com essas características na casa de alguém!

10. Dê um toque pessoal aos seus copos

Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis

Seja para não gelar ou esquentar as mãos ou somente para dar um um tchan a mais nas peças de vidro.

11. A criançada vai adorar um urso azul no meio do quarto

Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis

Já pensou em adicionar um tapete de bichinhos divertidos no espaço das crianças? Elas poderão brincar em cima da peça sem ter contato direto com o chão, e também vão adorar ter algo divertido enfeitando o ambiente.

12. Levantando o astral com peças decorativas

Foto: Reprodução / Pra Gente Miúda

Uma maneira de adicionar mais cor ao ambiente sem receio de errar é investir em objetos decorativos. Escolha uma peça de crochê de bom gosto e combine-a com livros e outros itens que representem a sua personalidade e história de vida.

13. Descansa copos

Foto: Reprodução / Pra Gente Miúda

Se o descansa copos da sua casa for bem bonito e divertido, a probabilidade de seu convidado manchar seus móveis é quase nula! Quem resiste à tamanha criatividade?



14. Peças com texturas marcantes

Foto: Reprodução / EuroRoma

Outra forma de adicionar cor a um ambiente simples é escolher um pufe bem marcante e despojado.

15. Cachepô de macramê

Foto: Reprodução / EuroRoma

Eles são divertidos, rústicos e super charmosos. Dão um contraste perfeito quando combinados à uma planta ou flores mais delicadas.

16. Pequenos detalhes, enormes diferenças

Foto: Reprodução / Marcelo Nunes

Os anéis de guardanapos são um toque a mais de delicadeza na mesa, e mostra cuidado na hora de decorar. Uma florzinha feita de crochê deixa tudo muito mais encantador, perfeito para quem gosta do estilo vintage.

17. O destaque da casa

Foto: Reprodução / EuroRoma

Se a ideia é manter o estilo minimalista, invista em uma combinação com outras peças sem estampa, e com cores harmoniosas.

18. Amor no home office

Foto: Reprodução / Ateliê Diva Gita

Deixe seu livro preferido ou o que está sendo lido no momento como destaque em seu home office, dando um abrigo super aconchegante a ele.

19. Cestinho natalino

Foto: Reprodução / Rose Oliveira

As bolinhas armazenadas no cachepô temático servem perfeitamente como decoração para a mesa da ceia ou um adicional à árvore de Natal.

20. Xô friozinho!

Foto: Reprodução / EuroRoma

Uma manta bem bonita dá uma bela repaginada no sofá sem graça que estava prestes a ser aposentado, e ainda de quebra pode aquecer os pés naquele dia frio.

21. Cestinhos para a sala

Foto: Reprodução / Susi Miu

Ao lado do sofá é uma mão na roda! A mantinha fica bem guardada, e no calor, serve perfeitamente como um revisteiro.

22. Peso de porta que dá vontade de abraçar

Foto: Reprodução / Susi Miu

Ao invés de usar o que estiver ao alcance para a porta não bater, o pesinho de crochê revestido com saco de areia pode muito bem exercer esta função e ainda deixar tudo mais bonito.

23. Harmonização de cores

Foto: Reprodução / Susi Miu

Se a ideia é compor o ambiente com mais de uma peça de crochê, harmonize as suas cores e deixe que as peças sejam o único destaque do cômodo.

24. Tamanho gigante

Foto: Reprodução / Susi Miu

Mantas com pontos gigantes viraram a sensação do momento, e como são confeccionados com uma lã especial, são tão confortáveis quanto as peças tradicionais.

25. Caprichando no quarto da mocinha

Foto: Reprodução / Papo Materno

Tapetes são primordiais em quartos montessorianos para que a criança possa se mover livremente sem precisar ter contato direto com o chão gelado. Escolha um modelo bem bacana para deixar a composição ainda mais divertida.

26. Porta-treco suspenso

Foto: Reprodução / Pra Gente Miúda

Olha a versatilidade desta peça! Ela pode abrigar uma plantinha, servir como organizador, guardar revistas e outros cacarecos de casa, e independentemente de sua função, ainda são perfeitos objetos decorativos.

27. Pontos altos revestindo a garrafa de vidro

Foto: Reprodução / Brasilleria

O artesanato funciona muito bem também para criar uma utilidade a materiais descartáveis. Aquela garrafa de vidro que iria para o lixo ganhou outra cara revestido de barbante cru em ponto alto.

28. Uma peça para a vida toda

Foto: Reprodução / EuroRoma

Deixe a sua sala de jantar ou cozinha ainda mais elegante com uma toalha de mesa bem marcante. Pode apostar que sua decoração terá muito mais personalidade.

29. Pufe para crianças precisa ser divertido

Foto: Reprodução / Little Cottons

Então que ele seja com formato de cabeça de bichinhos, frutas ou qualquer outra coisa que dê asas à imaginação dos pequenos!

30. Tapete com aplicações

Foto: Reprodução / Karla Mendonça

Por mais simples que a decoração possa ser, uma peça diferente e escolhida a dedo pode fazer toda a diferença na composição.

31. Subtítulo criativo

Foto: Reprodução / Fofuras de Crochê

E falando em diferente, uma cortina com aplicações não é nada convencional e adicionam jovialidade e delicadeza a qualquer cantinho.

32. Branco e preto

Foto: Reprodução / EuroRoma

Inclua um enorme tapete listrado em sua sala de estar e tenha um ambiente mais acolhedor e com sensação de amplitude. Esta é a estampa queridinha do momento.

33. Aquele detalhe que nos faz morrer de amores

Foto: Reprodução / EuroRoma

Como não lembrar da casa da mãe ou da avó com uma pecinha tão linda e fofa? O chá com bolachas vai ficar muito mais divertido e intimista.

34. Porta-guardanapos

Foto: Reprodução / Joana Kalil

A textura do crochê é bem impactante, e caso não queira ter um ambiente carregado de informação, é essencial dosar o seu uso na decoração. Uma mesa, por exemplo, fica muito mais charmosa com um único objeto crochetado para dar destaque.

35. Cactos são perfeitos de qualquer jeito

Foto: Reprodução / Raposa Atelier

E este nem precisa regar! Essa belezinha anima uma a mesa do home office, o criado-mudo ao lado da cama ou a prateleira da sala.

36. Delicado como uma flor

Foto: Reprodução / Raposa Atelier

Quem curte mais uma decoração delicada e leva a sério o menos é mais, pode adicionar opções simples, como um solitário ou um buquê de flores de crochê. Não esqueça de escolher um vasinho que combine com o restante da decor.

37. Dormindo nas nuvens

Foto: Reprodução / Verde Limão

É impressionante a tranquilidade que o branco traz ao dormitório! As almofadas confeccionadas com pontos que lembram renda deixaram a cama ainda mais confortável com um temperinho romântico.

38. A colcha colorida deu jovialidade ao quarto

Foto: Reprodução / Denize Melo

… mesmo com a carinha vintage que ela tem. As almofadas ainda deram uma pitada de feminilidade, e as cores só adicionaram mais alegria.

39. Tirando a seriedade de móveis sóbrios

Foto: Reprodução / Özlem

O crochê não é limitado somente a toalhas e almofadas, e sua função mais especial é dar alegria e personalidade ao que consideramos convencional.

40. O banquinho da moda

Foto: Reprodução / Arquitetura e Crochê

Difícil não se apaixonar por esta banquetinha. A capa alongada até a metade dos pés é um diferencial, e dá a impressão que o assento é muito maior do que ele realmente é.

41. Um cantinho especial

Foto: Reprodução / This Little Room

Não é necessários gastar aos tubos na hora de decorar. Quem tem criatividade consegue o resultado desejado sem muitos gastos. Veja como um simples sofá de pallets ficou todo estiloso com o tapete redondo de crochê e algumas almofadas.

42. Estilizando a sala

Foto: Reprodução / Kronastore

Há uma infinidade de pontos de crochê diferentes e cada um deles pode se adaptar perfeitamente ao estilo da decoração. Os de pontos simples alto confeccionados com barbantes são os melhores para tapetes grandes que ocupam toda a sala, por dar a firmeza necessária à peça.

43. Cantinho da leitura e descanso

Foto: Reprodução / Kronastore

Se a ideia é incluir diversos objetos de crochê em um ponto da casa, opte por cores discretas e que se harmonizem.

44. Passadeira tom sobre tom

Foto: Reprodução / Kronastore

As passadeiras tem uma função essencial na cozinha, mas na beirada de um sofá ou da cama, a proposta é outra. Este modelo que mais parece uma obra de arte foi feito com círculos de crochê costurados uns aos outros.

45. Guardando suas coisinhas com carinho

Foto: Reprodução / Kronastore

A vantagem de uma peça feita manualmente é a possibilidade de criá-la do tamanho, formato e cor que quiser. Note a delicadeza dos cachepozinhos que abrigaram os utensílios de higiene pessoal na medida certa.

46. Deixe a sua manta a mostra

Foto: Reprodução / Kronastore

… mesmo que ela não esteja sendo usada, dobradinha ali em um cantinho especial mostra que o dono da casa tem um ótimo bom gosto, e passa a fazer parte da decoração de uma maneira despretensiosa.

47. Um café com carinho

Foto: Reprodução / Kronastore

Um utensílio doméstico que muita gente esquece, mas que é primordial para garantir a durabilidade dos móveis são os descansa copos e panelas. O modelo acima tem um tamanho perfeito para acomodar um pires ou uma caçarolinha.

48. Bandeja suspensa

Foto: Reprodução / Rebecca Wickenton

Provavelmente você já viu este objeto decorativo na casa de alguém durante a sua infância, e ele voltou com força total para fazer sucesso nos lares mais aconchegantes. É importante instalá-lo onde não venta muito, e você pode colocar na bandejinha o que você quiser.

49. Versão para plantinhas

Foto: Reprodução / Rebecca Wickenton

Os vasinhos de plantas ficam mais evidenciados quando suspensos, e também uma solução prática para quem tem pouco espaço. Varandas e cantinhos de sala ficam ainda mais lindos com ele!

50. Combinado a outros materiais

Foto: Reprodução / Rebecca Wickenton

O cordãozinho de camurça foi o toque final de delicadeza que o cachepô de linha acrílica brilhante precisava.

51. Boho Chic

Foto: Reprodução / Arquitetura e Crochê

O Boêmio Contemporâneo, mais conhecido como Boho Chic, é cheio de alegria e expressa a liberdade, e o artesanato faz parte fundamental deste estilo de decoração despojado.

52. Zig Zag

Foto: Reprodução / Denize Melo

Nem tudo precisa ter florzinhas ou aplicações no crochê. As peças podem ganhar cores, formas geométricas e outras estampas criativas e inovadoras, que combinem perfeitamente com a decoração.

53. Uma mandala repleta de vibrações

Foto: Reprodução / Geovana Cleres

Decorar com acessórios diferentes e despojados é uma maneira original para incluir a marca do morador na casa e fugir do tradicional.

54. Molduras cheias de delicadeza

Foto: Reprodução / Geovana Cleres

Moldurinhas de quadrinhos e espelhos feitas de crochê fazem parte do estilo vintage ou boho de uma maneira bem divertida e delicada. Aproveite para combiná-los a outros objetos pendurados à parede, como uma mandala, quadros de outros formatos e estilos de molduras, etc.

55. Deixando os lápis de cor arrumadinhos

Foto: Reprodução / Geovana Cleres

Os organizadores são essenciais para deixar tudo arrumadinho e prático na hora de usar, principalmente com coisas de uso pessoal das crianças. Se estiver de fácil alcance, ainda as incentiva a deixar tudo no devido lugar.

56. Capas para cadeiras

Foto: Reprodução / Cosi Home

Elas protegem o tecido original e dão um toque pessoal maior na decoração. Escolha uma cor que harmonize com o restante da cartela utilizada para ter um resultado perfeito.

57. Bandeirinhas com nome

Foto: Reprodução / Made by Sue

Uma forma inovadora de decorar o quartinho do bebê ou da criança, e que também servirá como uma lembrança muito especial quando ele for grandinho.

58. Iluminando com estilo

Foto: Reprodução / Claudia Troncon

Os diversos modelos de luminárias de crochê podem fazer parte de diferentes estilos diferentes de decoração, dependendo da cor, formato e pontos utilizados em sua confecção. Também é uma maneira prática e barata de repaginar alguma peça antiga.

59. Organizador de talheres

Foto: Reprodução / Agulhas e Pincéis

Eles não precisam ficar necessariamente escondidos dentro da gaveta, não é mesmo? São tão bonitinhos que merecem serem incluídos na decoração de grandes mesas de jantar.

60. Crochê rendado

Foto: Reprodução / Vita Huset

Parece renda, mas é crochê! Esta delicada técnica é facilmente encontrada em forma de toalha de mesa, manta para poltronas e cortinas e deixa a decoração muito mais clean.

Difícil escolher depois de conferir tantas opções lindas, mas independente da decisão final, vale lembrar que qualquer peça de crochê durará para sempre, desde que ela receba os devidos cuidados para a sua conservação. Acredite: seus filhos e netos certamente herdarão tamanha preciosidade.