Não é de agora que o crochê se tornou uma grande tendência. De origem francesa, esta técnica artesanal e totalmente manual pode ser vista há muitos anos como parte da decoração de um lar, e também é considerado uma atividade terapêutica por quem executa este trabalho que requer muita habilidade e paciência.
Passado de geração para geração, o crochê nunca cai no desuso por ser atemporal, e também por ser fácil de adaptá-lo ao atual. Se usado com criatividade, pode aquecer no inverno, dar cor e textura aos ambientes, acrescentar um toque pessoal no contemporâneo, fazer parte de uma escolha mais minimalista ou renovar a energia e visual de uma mobília sem graça, tudo isso sem perder aquele ar retrô e aconchegante de casinha de vovó.
E é possível adicioná-lo de diferentes formas: através de uma colcha bonita na cama, uma manta jogada no sofá, uma almofada colorida, um cachepô rústico, charmosas capas para bancos ou poltronas, entre outras opções que você pode conferir em nossa lista de inspiração a seguir:
Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer
Combinadas a outras almofadas de diferentes texturas, carregam o ambiente de personalidade e estilo.
Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer
O carneirinho foi feito com barbante, linha de algodão branca e enchimento. Uma maneira perfeita para decorar o quartinho de uma forma fofa e clean.
As peças com tampas podem oferecer mil e uma utilidades para o quarto da criançada. Além de decorativos, armazenam facilmente os brinquedos, revistas e utensílios de higiene pessoal.
Foto: Reprodução / Belkin Home
A textura do crochê é um convite ao conforto, e ideal para adicionar calor a ambientes frios e minimalistas. Este pufe segue todas as referências, respeitando a cartela de cores da sala sem parecer sem graça.
Foto: Reprodução / Belkin Home
Para não colocar os pés no chão frio ao acordar, que tal adicionar um tapete na beira da cama? Esta peça coloridinha é super retrô e encheu a decoração de alegria.
Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis
As capas para assentos de banquetas estão super em evidência, e transformam uma peça comum em um objeto decorativo cheio de graça. Experimente deixá-lo ao lado de um sofá ou de uma cômoda para você ver a diferença que dará ao ambiente.
Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis
Cachepôs de crochê dão um toque pessoal ao espaço, e suas cores podem variar e se encaixar perfeitamente ao estilo: para os contemporâneos, uma cor vibrante cai bem. Já para os minimalistas, o barbante cru e o preto são ideais.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis
E deixam a louça ainda mais bonita! Peças brancas ficam bem destacadas com soulplats de crochê feitos de barbantes.
Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis
O crochê pode ter diversas combinações, cores, técnicas e pontos diferentes, e os mais populares certamente são os tapetes tom sobre tom com finalização de franjas. Você com certeza já viu uma peça com essas características na casa de alguém!
Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis
Seja para não gelar ou esquentar as mãos ou somente para dar um um tchan a mais nas peças de vidro.
Foto: Reprodução / Alessandra Mataitis
Já pensou em adicionar um tapete de bichinhos divertidos no espaço das crianças? Elas poderão brincar em cima da peça sem ter contato direto com o chão, e também vão adorar ter algo divertido enfeitando o ambiente.
Uma maneira de adicionar mais cor ao ambiente sem receio de errar é investir em objetos decorativos. Escolha uma peça de crochê de bom gosto e combine-a com livros e outros itens que representem a sua personalidade e história de vida.
Foto: Reprodução / Pra Gente Miúda
Se o descansa copos da sua casa for bem bonito e divertido, a probabilidade de seu convidado manchar seus móveis é quase nula! Quem resiste à tamanha criatividade?
Foto: Reprodução / EuroRoma
Outra forma de adicionar cor a um ambiente simples é escolher um pufe bem marcante e despojado.
Foto: Reprodução / EuroRoma
Eles são divertidos, rústicos e super charmosos. Dão um contraste perfeito quando combinados à uma planta ou flores mais delicadas.
Foto: Reprodução / Marcelo Nunes
Os anéis de guardanapos são um toque a mais de delicadeza na mesa, e mostra cuidado na hora de decorar. Uma florzinha feita de crochê deixa tudo muito mais encantador, perfeito para quem gosta do estilo vintage.
Foto: Reprodução / EuroRoma
Se a ideia é manter o estilo minimalista, invista em uma combinação com outras peças sem estampa, e com cores harmoniosas.
Foto: Reprodução / Ateliê Diva Gita
Deixe seu livro preferido ou o que está sendo lido no momento como destaque em seu home office, dando um abrigo super aconchegante a ele.
Foto: Reprodução / Rose Oliveira
As bolinhas armazenadas no cachepô temático servem perfeitamente como decoração para a mesa da ceia ou um adicional à árvore de Natal.
Foto: Reprodução / EuroRoma
Uma manta bem bonita dá uma bela repaginada no sofá sem graça que estava prestes a ser aposentado, e ainda de quebra pode aquecer os pés naquele dia frio.
Foto: Reprodução / Susi Miu
Ao lado do sofá é uma mão na roda! A mantinha fica bem guardada, e no calor, serve perfeitamente como um revisteiro.
Foto: Reprodução / Susi Miu
Ao invés de usar o que estiver ao alcance para a porta não bater, o pesinho de crochê revestido com saco de areia pode muito bem exercer esta função e ainda deixar tudo mais bonito.
Foto: Reprodução / Susi Miu
Se a ideia é compor o ambiente com mais de uma peça de crochê, harmonize as suas cores e deixe que as peças sejam o único destaque do cômodo.
Foto: Reprodução / Susi Miu
Mantas com pontos gigantes viraram a sensação do momento, e como são confeccionados com uma lã especial, são tão confortáveis quanto as peças tradicionais.
Foto: Reprodução / Papo Materno
Tapetes são primordiais em quartos montessorianos para que a criança possa se mover livremente sem precisar ter contato direto com o chão gelado. Escolha um modelo bem bacana para deixar a composição ainda mais divertida.
Foto: Reprodução / Pra Gente Miúda
Olha a versatilidade desta peça! Ela pode abrigar uma plantinha, servir como organizador, guardar revistas e outros cacarecos de casa, e independentemente de sua função, ainda são perfeitos objetos decorativos.
Foto: Reprodução / Brasilleria
O artesanato funciona muito bem também para criar uma utilidade a materiais descartáveis. Aquela garrafa de vidro que iria para o lixo ganhou outra cara revestido de barbante cru em ponto alto.
Foto: Reprodução / EuroRoma
Deixe a sua sala de jantar ou cozinha ainda mais elegante com uma toalha de mesa bem marcante. Pode apostar que sua decoração terá muito mais personalidade.
Foto: Reprodução / Little Cottons
Então que ele seja com formato de cabeça de bichinhos, frutas ou qualquer outra coisa que dê asas à imaginação dos pequenos!
Foto: Reprodução / Karla Mendonça
Por mais simples que a decoração possa ser, uma peça diferente e escolhida a dedo pode fazer toda a diferença na composição.
Foto: Reprodução / Fofuras de Crochê
E falando em diferente, uma cortina com aplicações não é nada convencional e adicionam jovialidade e delicadeza a qualquer cantinho.
Foto: Reprodução / EuroRoma
Inclua um enorme tapete listrado em sua sala de estar e tenha um ambiente mais acolhedor e com sensação de amplitude. Esta é a estampa queridinha do momento.
Foto: Reprodução / EuroRoma
Como não lembrar da casa da mãe ou da avó com uma pecinha tão linda e fofa? O chá com bolachas vai ficar muito mais divertido e intimista.
Foto: Reprodução / Joana Kalil
A textura do crochê é bem impactante, e caso não queira ter um ambiente carregado de informação, é essencial dosar o seu uso na decoração. Uma mesa, por exemplo, fica muito mais charmosa com um único objeto crochetado para dar destaque.
Foto: Reprodução / Raposa Atelier
E este nem precisa regar! Essa belezinha anima uma a mesa do home office, o criado-mudo ao lado da cama ou a prateleira da sala.
Foto: Reprodução / Raposa Atelier
Quem curte mais uma decoração delicada e leva a sério o menos é mais, pode adicionar opções simples, como um solitário ou um buquê de flores de crochê. Não esqueça de escolher um vasinho que combine com o restante da decor.
Foto: Reprodução / Verde Limão
É impressionante a tranquilidade que o branco traz ao dormitório! As almofadas confeccionadas com pontos que lembram renda deixaram a cama ainda mais confortável com um temperinho romântico.
Foto: Reprodução / Denize Melo
… mesmo com a carinha vintage que ela tem. As almofadas ainda deram uma pitada de feminilidade, e as cores só adicionaram mais alegria.
Foto: Reprodução / Özlem
O crochê não é limitado somente a toalhas e almofadas, e sua função mais especial é dar alegria e personalidade ao que consideramos convencional.
Foto: Reprodução / Arquitetura e Crochê
Difícil não se apaixonar por esta banquetinha. A capa alongada até a metade dos pés é um diferencial, e dá a impressão que o assento é muito maior do que ele realmente é.
Foto: Reprodução / This Little Room
Não é necessários gastar aos tubos na hora de decorar. Quem tem criatividade consegue o resultado desejado sem muitos gastos. Veja como um simples sofá de pallets ficou todo estiloso com o tapete redondo de crochê e algumas almofadas.
Foto: Reprodução / Kronastore
Há uma infinidade de pontos de crochê diferentes e cada um deles pode se adaptar perfeitamente ao estilo da decoração. Os de pontos simples alto confeccionados com barbantes são os melhores para tapetes grandes que ocupam toda a sala, por dar a firmeza necessária à peça.
Foto: Reprodução / Kronastore
Se a ideia é incluir diversos objetos de crochê em um ponto da casa, opte por cores discretas e que se harmonizem.
Foto: Reprodução / Kronastore
As passadeiras tem uma função essencial na cozinha, mas na beirada de um sofá ou da cama, a proposta é outra. Este modelo que mais parece uma obra de arte foi feito com círculos de crochê costurados uns aos outros.
Foto: Reprodução / Kronastore
A vantagem de uma peça feita manualmente é a possibilidade de criá-la do tamanho, formato e cor que quiser. Note a delicadeza dos cachepozinhos que abrigaram os utensílios de higiene pessoal na medida certa.
Foto: Reprodução / Kronastore
… mesmo que ela não esteja sendo usada, dobradinha ali em um cantinho especial mostra que o dono da casa tem um ótimo bom gosto, e passa a fazer parte da decoração de uma maneira despretensiosa.
Foto: Reprodução / Kronastore
Um utensílio doméstico que muita gente esquece, mas que é primordial para garantir a durabilidade dos móveis são os descansa copos e panelas. O modelo acima tem um tamanho perfeito para acomodar um pires ou uma caçarolinha.
Foto: Reprodução / Rebecca Wickenton
Provavelmente você já viu este objeto decorativo na casa de alguém durante a sua infância, e ele voltou com força total para fazer sucesso nos lares mais aconchegantes. É importante instalá-lo onde não venta muito, e você pode colocar na bandejinha o que você quiser.
Foto: Reprodução / Rebecca Wickenton
Os vasinhos de plantas ficam mais evidenciados quando suspensos, e também uma solução prática para quem tem pouco espaço. Varandas e cantinhos de sala ficam ainda mais lindos com ele!
Foto: Reprodução / Rebecca Wickenton
O cordãozinho de camurça foi o toque final de delicadeza que o cachepô de linha acrílica brilhante precisava.
Foto: Reprodução / Arquitetura e Crochê
O Boêmio Contemporâneo, mais conhecido como Boho Chic, é cheio de alegria e expressa a liberdade, e o artesanato faz parte fundamental deste estilo de decoração despojado.
Foto: Reprodução / Denize Melo
Nem tudo precisa ter florzinhas ou aplicações no crochê. As peças podem ganhar cores, formas geométricas e outras estampas criativas e inovadoras, que combinem perfeitamente com a decoração.
Foto: Reprodução / Geovana Cleres
Decorar com acessórios diferentes e despojados é uma maneira original para incluir a marca do morador na casa e fugir do tradicional.
Foto: Reprodução / Geovana Cleres
Moldurinhas de quadrinhos e espelhos feitas de crochê fazem parte do estilo vintage ou boho de uma maneira bem divertida e delicada. Aproveite para combiná-los a outros objetos pendurados à parede, como uma mandala, quadros de outros formatos e estilos de molduras, etc.
Foto: Reprodução / Geovana Cleres
Os organizadores são essenciais para deixar tudo arrumadinho e prático na hora de usar, principalmente com coisas de uso pessoal das crianças. Se estiver de fácil alcance, ainda as incentiva a deixar tudo no devido lugar.
Foto: Reprodução / Cosi Home
Elas protegem o tecido original e dão um toque pessoal maior na decoração. Escolha uma cor que harmonize com o restante da cartela utilizada para ter um resultado perfeito.
Foto: Reprodução / Made by Sue
Uma forma inovadora de decorar o quartinho do bebê ou da criança, e que também servirá como uma lembrança muito especial quando ele for grandinho.
Foto: Reprodução / Claudia Troncon
Os diversos modelos de luminárias de crochê podem fazer parte de diferentes estilos diferentes de decoração, dependendo da cor, formato e pontos utilizados em sua confecção. Também é uma maneira prática e barata de repaginar alguma peça antiga.
Foto: Reprodução / Agulhas e Pincéis
Eles não precisam ficar necessariamente escondidos dentro da gaveta, não é mesmo? São tão bonitinhos que merecem serem incluídos na decoração de grandes mesas de jantar.
Foto: Reprodução / Vita Huset
Parece renda, mas é crochê! Esta delicada técnica é facilmente encontrada em forma de toalha de mesa, manta para poltronas e cortinas e deixa a decoração muito mais clean.
Difícil escolher depois de conferir tantas opções lindas, mas independente da decisão final, vale lembrar que qualquer peça de crochê durará para sempre, desde que ela receba os devidos cuidados para a sua conservação. Acredite: seus filhos e netos certamente herdarão tamanha preciosidade.