Foto: Reprodução / Lana Rocha
Por Ana Kordelos
Conhecida como o coração da casa, se antigamente a cozinha era um cômodo destinado aos empregados, separado da área de convivência e do restante da família, atualmente tornou-se ponto de encontro de amigos e familiares, que interagem com quem está responsável pelo preparo das refeições.
Publicidade
Dentre as vantagens em se optar pela instalação de uma cozinha gourmet, o arquiteto Lisandro Piloni destaca a possibilidade de receber e compartilhar bons momentos com os amigos ou familiares. “Antigamente, era muito difícil se fazer isso, mas hoje as antigas salas de jantar perderam espaço para a cozinha gourmet, onde mesmo em reformas, muitas vezes, abrimos as cozinhas para a sala, e assim fazemos uma cozinha mais estruturada e trabalhada, onde ela se torna algo com essa pegada mais ‘gourmetizada’”, revela.
Ainda segundo o profissional, a busca por qualidade de vida e de momentos agradáveis dentro de casa fez com que as pessoas vissem a possibilidade de ter um ambiente bem equipado, assim como aqueles visualizados em revistas. “Desde que sejam bem planejados, todos os projetos podem ser viabilizados”, adiciona. De acordo com Lisandro, este estilo de cozinha não possui desvantagens, mas demanda cuidados especiais. “Geralmente, nestes espaços, o cliente opta pelos melhores equipamentos, então os cuidados devem ser redobrados, tanto no uso quanto na manutenção”, destaca. Para ele, em residências maiores, existe ainda a opção de ter uma cozinha comum para uso diário e uma melhor equipada, para ser utilizada somente em eventos ou ocasiões especiais.
Semelhante à cozinha conhecida como americana, a cozinha gourmet se diferencia pelo uso de equipamentos especializados e a configuração de seu layout, que permite acomodar confortavelmente os convidados, de modo que haja integração com o cozinheiro. Ela pode estar localizada no interior da residência, ou ainda na parte exterior, ganhando churrasqueira e até forno a lenha, caracterizando-se como espaço gourmet. “A cozinha gourmet veio para criar mais um espaço de convivência dentro das casas, já que existem muitas pessoas que preferem receber amigos em casa do que sair para um jantar”, complementa o profissional.
Já o conceito de cozinha americana trata-se de uma cozinha integrada com a sala de TV ou estar, evitando que a pessoa responsável pelo preparo dos alimentos fique isolada. Pode ser instalada em espaços de dimensões variadas, diferentemente da cozinha gourmet, já que muitas vezes ela não acomoda muitas pessoas ao redor do local em que as refeições serão preparadas.
Foto: Reprodução / Studio Conceptus
Um ponto marcante nesse espaço é uma ilha ou península. Lisandro revela que um balcão com cadeiras ou banquetas é sempre bem-vindo. “Será neste pedaço do espaço que as pessoas poderão interagir com quem está cozinhando ou preparando os alimentos”, explica. Segundo o profissional, o layout da cozinha é muito importante, devendo ser funcional, sendo necessário entender a possível dinâmica de um jantar ou de pessoas que irão se reunir naquele ambiente.
Publicidade
Além disso, o arquiteto recomenda bons equipamentos de cozinha, como um cooktop, forno e panelas, uma boa geladeira e uma ampla bancada de trabalho. Uma coifa instalada acima do fogão ou cooktop é o recurso ideal para evitar que o cheiro da comida se espalhe pela casa.
Um bom planejamento na hora de instalar os eletrodomésticos também é essencial, já que a cozinha é integrada, ficando visível pelos outros cômodos na casa. Por isso, é primordial mantê-la organizada, de modo a não pesar o visual.
As possibilidades são imensas, variando de acordo com o espaço disponível para sua implementação, estilo de decoração a ser seguido, além do gosto pessoal e orçamento a ser utilizado. Confira a seguir uma seleção de lindas cozinhas gourmet e inspire-se:
Foto: Reprodução / Arkitito Arquitetura
A porta de vidro que separa o ambiente externo dos fundos da residência torna-se uma boa opção para garantir iluminação abundante, além de permitir mais espaço ao ser aberta. Aqui a bancada em amarelo liga-se com a ampla mesa em madeira, permitindo acomodar os convidados.
Foto: Reprodução / Marcos Gouvêa Arquitetura
Com visual de tirar o fôlego, esta cozinha gourmet possui estilo de sobra. Com acabamento industrial com o revestimento em cimento queimado no piso e paredes, conta com ampla bancada ligada à mesa de jantar, além de abusar do uso de plantas naturais na decoração.
Foto: Reprodução / Érica Salguero
Utilizando uma paleta de cores baseada nos tons de cinza e preto, esta moderna cozinha conta com cimento queimado como o revestimento da rodabanca. Adicionando sofisticação ao ambiente, um belo piso de madeira de demolição e eletrodomésticos na cor preta.
Publicidade
Foto: Reprodução / Espaço do Traço
Para este projeto, o layout escolhido para a cozinha inclui ampla ilha com um balcão anexo, que faz as vezes de mesa de jantar, acomodando confortavelmente aqueles que irão desfrutar das refeições. Destaque para o cuidado com o espaço livre para a circulação por todo o ambiente.
Foto: Reprodução / Laura Santos
Com a possibilidade de ser implementada em ambiente com disposições diferenciadas, aqui a bancada de trabalho possui formato retangular, acompanhando o cômodo. A mesa de jantar de vidro é uma opção curinga, já que possui visual neutro, combinando facilmente com qualquer estilo de decoração.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Apesar de possuir medidas discretas e uma coluna que dificulta a integração dos ambientes, adicionar um futon para acomodar os convidados foi uma ideia inteligente para proporcionar conforto, evitando que o cozinheiro fique excluído.
Foto: Reprodução / Laura Santos
Combinação clássica, confere requinte e beleza a qualquer ambiente. Uma dica para não deixar o visual muito escuro é apostar em toques de bege, assim como nesta cozinha. O tom neutro e suave contrabalanceia com os outros tons mais fortes.
Local ideal para a manipulação e preparo dos alimentos, é interessante que a ilha possui uma área livre e seca para que o pré-preparo ocorra. Em algumas ocasiões, é nesta bancada que a pia também será instalada, assim como o tradicional cooktop.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Que branco e madeira combinam não restam mais dúvidas, não é mesmo? Agora, basta adicionar eletrodomésticos em inox para um efeito mais elegante e estilo. Para quebrar a predominância dos dois tons, a bancada em pedra preta complementa o visual.
Foto: Reprodução / Espaço do Traço
Como a função da cozinha gourmet é reunir os convidados ao redor do cozinheiro responsável, nada melhor do que espaço de sobra para que eles possam ter conforto. Aqui, além da ampla mesa de jantar logo ao lado, a bancada também possui bancos para quem ninguém fique de pé.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Se no ambiente predominar cores sóbrias, uma boa opção é apostar em detalhes ou móveis com cores vibrantes para quebrar a seriedade do visual. Nesta cozinha, as confortáveis cadeiras em tom amarelo vibrante garantem vivacidade e um visual mais interessante.
Foto: Reprodução / Ana Cano Milman
Situada no exterior da residência, esta cozinha gourmet possui a cara de seus donos. Com uma parede lateral pintada em tinta para quadro negro, possibilitada escrever receitas, recados ou fazer desenhos divertidos. Uma boa ideia é a horta suspensa, que garante ingredientes fresquinhos na hora do preparo das refeições.
Foto: Reprodução / Barillari Arquitetura
Com espaço de sobra, esta cozinha possui duas bancadas com pedras em tons de cinza. Os muitos detalhes em inox conferem ares de cozinha industrial, reforçado pelos eletrodomésticos sofisticados instalados na mesma. Destaque especial para a coifa em formato moderno.
Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura
Uma boa opção para quem não possui muito espaço disponível, a península consiste em um balcão central ligado às bancadas laterais, disponibilizando mais espaço para o preparo dos alimentos, além de poder acomodar as visitas, se acompanhada de confortáveis banquetas.
Foto: Reprodução / Marília Veiga
Esta imagem ilustra bem a importância em planejar corretamente a cozinha com a ajuda de um profissional capacitado, de modo que cada canto, cada espaço vazio e cada móvel tenha funcionalidade e beleza, complementando assim a decoração do ambiente.
Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler
Para quem acredita na máxima “menos é mais”, esta cozinha é uma ótima inspiração. Com o mobiliário e bancadas na cor preta, conta com revestimento do piso e paredes em branco. As cortinas em tom bege complementam a paleta, e a organização deixou o ambiente ainda mais belo.
Foto: Reprodução / Maria Helena Torres
Como a coluna faz parte da estrutura da residência, impossibilitando sua retirada, nada melhor do que adicionar um revestimento interessante e um pequeno quadro para que ela ganhe ainda mais destaque. Posicionada junto à ilha, ainda permite a integração de cozinheiro e convidados.
Foto: Reprodução / Maria Rejane Schneider
Com pé direito alto, esta ampla cozinha possui características campestres, com vigas aparentes, mesa de jantar em madeira e poltronas trançadas. Com o intuito de deixá-la o mais funcional o possível, a churrasqueira possui espaço dedicado garantido.
Foto: Reprodução / Espaço do Traço
Com muito requinte e elegância, esta cozinha possui espaço especial no ambiente integrado. Com revestimento de madeira nas paredes e no teto, o piso em mármore complementa o visual. Para quebrar um pouco da seriedade dos materiais nobres, banquetas com estampa divertida.
Foto: Reprodução / Rawi Arquitetura + Interiores
Com uma churrasqueira para um ambiente mais funcional, esta cozinha de medidas discretas ganhou uma península com granito em tom acinzentado, que cobre toda sua extensão. O destaque do ambiente fica por conta do revestimento utilizado na parede ao fundo, pastilhas adesivas no mesmo tom da pintura, com formas geométricas e muito estilo.
Foto: Reprodução / Moussi Arquitetura
Usando a mesma madeira para a mesa de jantar e o nicho suspenso localizado no hall de entrada, é possível harmonizar o ambiente integrado. A bancada dedicada ao cooktop ganha visual e altura diferenciada, com o auxílio de uma pedra em tom cinza.
Foto: Reprodução / Belisa Corral
Enquanto a parede ao fundo foi pintada em um tom de azul bem escuro, os móveis na cor branca, alguns inclusive vazados, conferem um belo destaque ao ambiente. A bancada em branco destaca os eletrodomésticos em inox, e a coifa diferencial rouba a cena.
Foto: Reprodução / ArchDesign STUDIO
Com uma ampla ilha em sentido longitudinal, é possível acomodar grande parte dos convidados. Ao fundo, a pia e o cooktop marcam presença. Buscando criar um ambiente ainda mais acolhedor, iluminação diferenciada e poltronas confortáveis.
Foto: Reprodução / Lia Strauss
Para este espaçoso e funcional ambiente integrado, a bancada da ilha foi posicionada de modo que possibilite a visualização do cômodo todo. Ela ainda possui espaço reservado para os convidados interagirem com o cozinheiro, contando com banquetas em fibra e pendentes direcionados.
Foto: Reprodução / Maurício Arruda Design
Combinação de tons difícil de dar errado, aqui o preto impera nos detalhes, como nas banquetas de estilo contemporâneo, na bancada de pedra, no duto que vai até o teto e nas molduras das portas de vidro. Para adicionar um charme extra, abajur com cúpula laranja.
Foto: Reprodução / Aquile Nícolas Kílaris
Uma bancada com proporções avantajadas pode ser a solução ideal para quem busca um visual diferenciado e funcionalidade à cozinha. Aqui, além dela proporcionar espaço de sobra no preparo dos alimentos, ainda faz as vezes de mesa de jantar, eliminando a necessidade de um móvel extra.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Com grande variedade de itens disponíveis no mercado, decorar uma cozinha se torna tarefa fácil para quem possui orçamento avantajado. Busque torneiras e pias diferenciadas, com design únicos, além de eletrodomésticos funcionais e belos ao mesmo tempo.
Foto: Reprodução / Antônio Ferreira Junior & Mário Celso Bernardes
Assim como nesta cozinha, ao sair do convencional e apostar em móveis de estilos ou materiais diferenciados pode garantir um ambiente de visual único e mais interessante. Aqui os móveis foram confeccionais em metais, ganhando uma demão de tinta verde para alegrar o ambiente.
Foto: Reprodução / Espaço do Traço
Abusando dos tons de bege, um tom alternativo para não errar e harmonizar com os eletrodomésticos em inox, esta cozinha possui ainda uma espaçosa mesa de jantar acoplada à bancada do fogão, permitindo completa integração cozinheiro-convidados.
Foto: Reprodução / Mariana Borges & Thaysa Godoy
Nesta imagem é possível visualizar a exata perspectiva do cozinheiro. Com o cooktop à sua frente, conta ainda com bancada de pedra para a manipulação dos alimentos e uma bancada especial em madeira, que permite que as refeições sejam degustadas pelos convidados.
Foto: Reprodução / Sandra Sanches
Para um ambiente sem restrições de espaço, nada melhor do que uma imponente e ampla cozinha gourmet. Com península de pedra preta, ganhou móveis planejados em um tom de vermelho vibrante, conferindo mais personalidade e glamour ao cômodo.
Foto: Reprodução / Nágila Andrade
Aqui, como o tom de marrom escuro predomina na cozinha, o equilíbrio aparece com o revestimento do piso no tom de branco, que se repete nas cadeiras de madeira. Para um visual mais descontraído e de personalidade, as almofadas das cadeiras ganham uma bela estampa xadrez.
Foto: Reprodução / Isabela Mayerhofer
Se, ao optar por uma bancada comum para manipular os alimentos e para promover a degustação dos mesmos é necessário o uso de banqueta devido ao seu nível mais alto, é válido brincar com a configuração da mesma, deixando a parte que acomodará os convidados na altura comum de uma mesa de jantar.
Foto: Reprodução / Marcos Gouvêa Arquitetura
Enquanto o mobiliário segue uma linha de decoração mais minimalista e contemporânea, a mesa de jantar toda em madeira ganha destaque no ambiente, ainda mais ao ser iluminada por um conjunto de belos pendentes de tamanhos variados.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Projeto moderno, conta com iluminação diferenciada para enriquecer o visual. Apesar de a cozinha ser integrada à sala de estar, ela é parcialmente separada por um painel cinza, que garante mais funcionalidade ao espaço, acomodando prateleiras variadas.
Foto: Reprodução / Marília Veiga
Nesta cozinha, é possível comprovar como a mistura de inox, vidro e madeira pode dar muito certo. O elemento diferencial está na bancada toda produzida em inox, remetendo aos modelos profissionais. A bancada de madeira sobreposta deixa o contraste ainda mais belo.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Material curinga, a madeira garante sensação de aconchego, aquecendo o ambiente e conferindo requinte. Neste espaço integrado, as variedades deste material podem ser observadas no revestimento da parede, na bancada e nos móveis.
Foto: Reprodução / Grupo PR Arquitetura
Completamente planejada, os armários desta cozinha garantem que a bagunça fique escondida e que os utensílios fiquem bem guardados. A espaçosa bancada serve também como mesa de jantar, acomodando confortavelmente quem assiste às refeições serem preparadas.
Foto: Reprodução / Espaço do Traço
A península é um ótimo recurso para delimitar os espaços da cozinha. Dentro dela, a pessoa responsável pelo preparo dos alimentos poderá transitar livremente, sem perder o contato com quem está assentado nas banquetas, facilitando a integração.
Foto: Reprodução / Ornare
Com espaço de sobra, este ambiente integrado foi capaz de reunir três cômodos em um só. A mesa de refeições foi confeccionada em madeira trabalhada, instalada um pouco abaixo da bancada de trabalho do cozinheiro. A combinação de branco e madeira deixa tudo mais bonito.
Foto: Reprodução / IN Arquitetura de Interiores
Garantindo um visual mais moderno e requintado, o preto no mobiliário é uma ótima opção para quem não deseja perder tempo limpando qualquer manchinha na cozinha. Devido ao tom ser escuro, camufla poeiras e pequenas sujeiras, resultando em uma manutenção mais simplificada.
Foto: Reprodução / Maurício Arruda Design
O branco é outra cor infalível para conferir beleza à um ambiente. Neste projeto, ele é visto deste a pintura das paredes até as banquetas, as espaçosas prateleiras e o trilho de luz instalado em pontos estratégicos do espaço. Além de ser fácil de combinar, ainda harmoniza-se com eletrodomésticos em inox.
Foto: Reprodução / Luciane Mendes
Os mais ousados, ou aqueles que gostam de um ambiente fora do comum e cheio de energia, podem optar sabiamente por adicionar cor à cozinha. Aqui, a parede ao fundo pintada em um alegre tom de laranja contrasta belamente com o verde da planta posicionada acima da ilha.
Foto: Reprodução / Melina Romano
Como os donos da residência desejavam dar destaque total aos itens decorativos em cobre, como os pequenos vasos e os pendentes, a arquiteta optou por utilizar cores neutras na decoração. Destaque especial para o revestimento utilizado na rodabanca, enriquecendo o visual.
Foto: Reprodução / Moderne Arquitetura
O tom claro da madeira encanta já de início, mas fica ainda mais belo ao ser harmonizado com o tom da parede com tijolos à vista. O cinza aparece na pedra da bancada e nos eletrodomésticos em inox, enquanto o branco complementa a decoração.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Apesar de não ser tão comum neste ambiente do lar, utilizar papel de parede na cozinha é uma boa opção para incrementar a decoração do espaço. Neste caso, é recomendável a utilização de um papel de parede especial, resistente à umidade e de fácil limpeza.
Foto: Reprodução / Ney Lima
Parecendo uma obra de arte, esta cozinha integrada à sala encanta em cada canto. Sua espaçosa bancada em pedra clara é ligada a uma bancada de madeira, garantindo lugar para a degustação dos alimentos. Em frente à mesa de jantar, facilita no momento de servir as refeições.
Foto: Reprodução / Sandoval Ferreira Neto
Possibilitando sua implementação em espaços mais modestos, a cozinha gourmet elimina a necessidade de parede separando o cômodo da sala de jantar, resultando em um ambiente integrado amplo. Neste projeto, para proteger as pessoas na mesa de jantar, a área do fogo ganhou uma placa de vidro, evitando respingos no momento do preparo da comida.
Foto: Reprodução / Consuelo Jorge Arquitetos
De formato retangular, esta cozinha agregou a mesa de jantar à bancada de preparo das refeições, garantindo a sensação de continuidade. Os armários embutidos deixam o visual mais leve e o revestimento ao fundo adiciona o toque que faltava.
Foto: Reprodução / Pereira Reade Interiores
De visual singelo e contemporâneo ao mesmo tempo, esta cozinha mescla os balcões com tampo em madeira com armários pintados em laca verde e design retrô. A prateleira suspensa garante mais espaço para acomodar os utensílios, e a pia com torneira na cor preta deixa tudo com mais personalidade.
Ainda em dúvida de qual o modelo ideal para sua residência? Esta nova seleção pode ajudar a resolver a situação. Analise as inspirações e busque aquela com que mais se identifique:
Foto: Reprodução / Andrea Buratto
Foto: Reprodução / Paola Ribeiro
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / Antônio Ferreira unior & Mário Celso Bernardes
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / Elaine Palmério
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / Evviva Maceió
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
Foto: Reprodução / MeyerCortez
Foto: Reprodução / BPA Arquitetura
Foto: Reprodução / Mariana Borges & Thaysa Godoy
Foto: Reprodução / Ana Andrade
Foto: Reprodução / Flavia Campos
Foto: Reprodução / Jóia Bergamo
Foto: Reprodução / MeyerCortez
Foto: Reprodução / Telma Pereira
Foto: Reprodução / Gislene Lopes
Foto: Reprodução / Consuelo Jorge Arquitetos
Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer
Foto: Reprodução / Fernando Roma
Foto: Reprodução / Ornare
Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa
Foto: Reprodução / Marí Aní Oglouyan
Foto: Reprodução / Interal
Foto: Reprodução / Roca.arq
Foto: Reprodução / Denise Barretto
Foto: Reprodução / Vanessa Guerra
Foto: Reprodução / Marillia Pellegini Arquitetura
Foto: Reprodução / Ana Paula Zonta
Foto: Reprodução / GF Projetos
Foto: Reprodução / Paulinho Peres
Foto: Reprodução / Larissa Vinagre
Foto: Reprodução / David Guerra
Foto: Reprodução / CF Arquitetura
Foto: Reprodução / Skylab Arquitetos
Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas
Foto: Reprodução / Sandra Moura
Foto: Reprodução / Otta Albernaz
Foto: Reprodução / David Guerra
Foto: Reprodução / Sandra Moura
Foto: Reprodução / Angélica Hoffmann
Foto: Reprodução / Estúdio Campetti
Foto: Reprodução / Estela Cislaghi
Foto: Reprodução / Angélica Hoffmann
Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
Foto: Reprodução / Lana Rocha
Foto: Reprodução / Andréa Buratto
Foto: Reprodução / Romero Duarte & Arquitetos
Independente do estilo ou espaço disponível, adicionar uma cozinha gourmet em sua residência é a solução perfeita para agradáveis momentos com familiares e amigos, integrando e entretendo tanto quem cozinha, quando quem degusta as refeições.