Por Sheila Almendros
Quem não gosta de ter uma casa aconchegante, vibrante e estilosa? Há quem acredite que para isso é necessário investir em materiais nobres e muitas vezes fora do orçamento do projeto de decoração, quando na verdade este resultado pode ser alcançado facilmente com poucas e simples escolhas certeiras, harmonizadas de maneira acolhedora e encaixadas na personalidade dos moradores.
E quando se trata de materiais e cores, há uma escolha infalível que dá certo, independentemente do estilo a ser seguido: o casamento entre o branco e a madeira. Seja a cor nas paredes e o material no piso, ou encontrados na mobília e objetos decorativos do ambiente, a verdade é que esta combinação é o contraponto certeiro para qualquer tipo de decoração – se você deseja um ambiente sóbrio, ambos garantirão a neutralidade certa. Se a ideia é colorir, os dois também oferecem liberdade para tal.
E diante de tamanha versatilidade é possível enxergar inúmeras propostas para todos os tipos de bolsos, as quais podem ser conferidas a seguir:
Publicidade
Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas
O espaçoso dormitório, tendo como fundo principal a cor branca, recebeu móveis volumosos com texturas diferentes para garantir mais aconchego, além da incrível bancada de madeira que ofereceu mais calor à cartela de cores neutras.
Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos
E falando em aquecer o ambiente, esta proposta é garantida não só com a inclusão de materiais naturais ao projeto, como também uma boa iluminação escolhida a dedo. Aqui a estante ganhou uma fita de led de ponta a ponta, destacando ainda mais os objetos.
Publicidade
Foto: Reprodução / Cinco Cinco Arquitetura
Incrível como o branco e madeira podem atender diversas propostas, das mais requintadas até as mais simples. O uso das cores certas e poucos elementos decorativos provaram que o menos sempre é mais.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
Para esta suíte, o mesmo tom de madeira foi usado no forro, no piso e também no detalhe a mais atrás da cabeceira, e um segundo material de tom mais claro foi utilizado na mobília, para criar este efeito tom sobre tom natural.
Foto: Reprodução / BY Arq&Design
O painel de madeira da televisão em meio às colunas de armários brancos deu uma profundidade maior ao espaço, e seu tom contrastou perfeitamente com a cor do laminado do chão, sem perder a harmonia de suas cores.
Foto: Reprodução / Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
O tampo de madeira em formato T garantiu um espaço a mais, otimizando a área de trabalho da casa. Assim o ambiente ganhou armários para guardar os materiais de escritório e ainda uma ampla área para o computador.
Com o balcão de pedra preta, a cozinha precisava valorizar mais a entrada da luz natural, portanto, tanto o piso quanto as portas dos armários ganharam tons claros, harmonizando-se perfeitamente com os detalhes em madeira da marcenaria.
Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura
Ambientes claros ganham aquela sensação de que o espaço é muito maior do que sua metragem, além de parecerem muito mais arejados. E se a ideia é realmente essa, escolha móveis certeiros, que ocupem pouco espaço e que deixem livre uma ampla área para circulação.
Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas
O banheiro de pia e bancada dupla frente a frente recebeu o aquecimento necessário pela madeira em seu piso e marcenaria. Isso quebrou um pouco o total white do espaço, mas sem tirar a amplitude e tranquilidade que o branco proporcionou ao projeto.
Foto: Reprodução / Renata Pisani Arquitetura & Interiores
Se a ideia é adicionar mais personalidade ao ambiente sem fugir da sobriedade, invista em estampas e texturas com cores básicas, como um tapete étnico, almofadas com tons frios ou tecidos “fofos” ao toque e objetos em tons claros.
Foto: Reprodução / Christine Yoon
É o seu toque pessoal que vai ditar o tom do ambiente: se você gosta de plantinhas, materiais naturais além da madeira, como o vime, por exemplo, referências da natureza, entre outras peculiaridades, a sua decoração pode ganhar uma atmosfera Hygge…
Publicidade
Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa
Mas se o seu objetivo é incluir móveis com linhas retas, misturados com elementos mais clássicos, talvez a sua proposta seja um tom mais moderno e contemporâneo. Nota-se que independentemente do estilo, a madeira e o branco sempre combinarão com tudo!
Foto: Reprodução / Janaina Naves – Aleggra Design & Arquitetura
… e garantem a organização. Para esta decoração, o branco e a madeira foram utilizados por toda a mobília, e instalados em paredes contrapostas, deixando uma boa área livre para circulação. E para ampliar o espaço, o piso e as paredes receberam a mesma cor.
Foto: Reprodução / Da Casa da Pati
Madeira em tons claros são mais fáceis de utilizar em uma decoração porque combinam com tudo que você possa imaginar, seja com cores quentes, fortes, vibrantes e marcantes, ou com tons metalizados, como prata, cobre e ouro.
Foto: Reprodução / Apartamento 203
O espaço criado como sala de estar na varanda do apartamento ficou bem jovial com a decoração em tons neutros, mas contando com estampas geométricas, alinhadas por seus tons em branco e preto.
Foto: Reprodução / Apartamento 33
A combinação de branco com madeira se faz muito presente também nos estilos nórdicos, que deixaram de ser exclusividade dos países escandinavos quando caiu nas graças dos amantes de decoração por todo o mundo.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
A bancada de pedra branca ganhou nichos com portas de madeira, e moldura do espelho no mesmo tom que o piso cerâmico. O contraste das cores utilizadas deu o contraponto ideal para a proposta do projeto.
Foto: Reprodução / Apartamento 84
Outra cor perfeita que pode fazer parte desta composição é o cinza. Por ser um tom neutro, ele garante um aconchego especial ao ambiente, e também deixa o projeto livre para receber outras cores.
Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris
E qualquer cômodo! Seja na cozinha, no banheiro, na sala de estar ou no quarto, tudo ganha um toque especial com branco e madeira. Neste projeto, o ambiente não só garantiu espaço na hora de cozinhar, como também para acomodar confortavelmente a família e amigos durante a atividade.
Foto: Reprodução / Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli
Por ter o mesmo tom natural da madeira, o vime consegue trazer também para a decoração a mesma atmosfera aconchegante. O couro também é um material que tem esta mesma função, além de dar um toque mais nobre ao estilo.
Foto: Reprodução / Sandra Sanches
Se a intenção é decorar utilizando madeira, é importante escolher onde este material receberá o foco. Se é em um painel, como o da imagem, tente criar o restante do ambiente a partir dele, para que as cores e texturas recebam a devida harmonização.
Foto: Reprodução / Marília Veiga
Cores sempre são muito bem vindas na decoração, e quando elas são incluídas através de objetos decorativos, o objetivo fica ainda mais fácil de ser executado. Assim não há riscos de enjoar facilmente ou destoar da composição.
Foto: Reprodução / Jorge Sanchez
Áreas externas também devem ser lembradas! E para esta área de estar ao ar livre, de uma casa de praia bem no estilo “pé na areia”, foi utilizado um jogo de sofá e poltronas com madeira tratada e estofado branco impermeabilizado. Tudo para garantir a durabilidade do produto.
Foto: Reprodução / Deborah Basso
O toque natural delicadamente adicionado à esta decoração moderna e sofisticada foi incluída na base das poltronas. Aliás, as duas peças comprovam o quanto este casamento de cores e materiais pode ser perfeita e equilibrada.
Foto: Reprodução / Archduo Arquitetura
Eles não só são atemporais como possuem uma durabilidade incrível. Para mantê-los sempre bonitos, encere-os eventualmente, e não se esqueça de criar um ambiente onde ele receberá o devido destaque.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
A mesa com base circunferente de madeira e tampo branco deram um toque especial à decoração moderna, principalmente combinada ao piso com efeito marmorizado. Para garantir o conforto, o tapete branco foi garantido na região do sofá.
Foto: Reprodução / Kali Arquitetura
Para montar o quartinho do bebê, a mobília incluída não tirou a delicadeza da decoração, mas também não precisará ser trocada quando o pequeno morador crescer, já que a proposta incluiu elementos que também podem ser usados quando a criança ficar maiorzinha.
Foto: Reprodução / DG Arquitetura + Design
Para equilibrar a dosagem rudimentar da decoração oferecida pelo piso e forro de madeira, toda a mobília foi adicionada em sua versão branca. A modernidade ficou por conta não só do lustre, como também do efeito de cimento queimado da parede.
Foto: Reprodução / Sadala & Gomide Arquitetura
Independentemente da tonalidade da madeira que usar, a certeza é que você terá um ambiente natural e charmoso com o branco, já que ela sempre será a responsável por ampliar o espaço e servir de contrapeso visual com outros tons que quiser.
Foto: Reprodução / Dado Castello Branco
Deixe que a naturalidade do material se destaque em meio à decoração, para deixar o ambiente acolhedor e agradável. Combine móveis como prateleiras, aparadores, buffets e cadeira com uma parede e cortinas brancas, por exemplo. O efeito é sensacional.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
O projeto desta sala inclui revestimento de madeira nas paredes, valorizadas com iluminação direta no contorno da sanca, piso de cimento queimado e estofados brancos. Para dar um pouco mais de vida em meio a tanta sobriedade, a grande luminária vermelha foi adicionada ao espaçoso ambiente.
Foto: Reprodução / Belisa Corral
Nada disso! Ela também pode ser usada em ambientes clássicos, modernos, românticos, contemporâneos e até mesmo requintados. Como já foi mostrado, a versatilidade deste material atende a todos os tipos de propostas.
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
Quem busca por uma sensação térmica agradável para o cômodo não deve hesitar em escolher piso amadeirado. Ele que deixará tudo mais quentinho e aconchegante, pode apostar. E se você deseja oferecer esta sensação também aos olhos, inclua no projeto algum móvel do mesmo material.
Foto: Reprodução / AG Arquitetas
Para integrar ainda mais cada cantinho das áreas de estar e jantar, a integração se deu também pelo uso das mesmas cores, neutras, e madeira branca, tudo para deixar o ambiente mais aconchegante.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
Para o quarto de paredes brancas com papel de parede clean, foi incluída a cama com cabeceira e criados-mudos do mesmo tom de madeira utilizado no piso do cômodo. E para controlar a iluminação natural necessária para o dormitório, a cortina em um tom terroso seguiu a cartela de cores com solidez.
Foto: Reprodução / Samira Jarouche
Eles serão responsáveis por oferecer mais vida ao espaço, já que a proposta do branco é oferecer neutralidade. Combinados a estampas coloridas de almofadas, por exemplo, você ainda garantirá um toque jovial ao seu projeto.
Foto: Reprodução / Condecorar Arquitetura e Interiores
E falando na neutralidade do branco, é neste corredor que você pode perceber a liberdade criativa que o seu ambiente terá para adicionar a sua personalidade ao espaço, como incluir um papel de parede bem bonito em um ponto de destaque.
Foto: Reprodução / Rodrigo Maia
Este era um ambiente que tinha de tudo para ter uma decoração séria, mas a personalidade de seu morador foi incluída, deixando o tom sóbrio de suas combinações bem mais despojado, na medida certa.
Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura
Um quarto confortável é aquele que transmite sensações relaxantes, como paz, equilíbrio, neutralidade e principalmente aconchego. Tudo isso foi garantido neste espaço, com iluminação natural intensa balanceada por seus móveis.
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
Mesmo com bastante informações na decoração, esta feminina sala não ficou sobrecarregada, pois todos os elementos possui o mesmo tom e proposta delicada, tendo como ponto de destaque somente a madeira presente em alguns móveis, e claro, os lindos quadros de Marilyn Monroe.
Alguns ambientes inspiradores decorados com este incrível casamento:
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris
Foto: Reprodução / Condecorar Arquitetura e Interiores
Foto: Reprodução / Projeto de Gente
Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris
Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura
Foto: Reprodução / Leila Bittencourt
Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura
Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista
Foto: Reprodução / Fernanda Duarte
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
Foto: Reprodução / Monise Rosa
Foto: Reprodução / Equipe Lamas
Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura
Foto: Reprodução / Projeto de Gente
Foto: Reprodução / Infinity Spaces
Foto: Reprodução / Studio MK27
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa
Foto: Reprodução / AG Arquitetas
Foto: Reprodução / Tomasi Arquitetura
Foto: Reprodução / Sadala & Gomide Arquitetura
Foto: Reprodução / Projeto de Gente
Foto: Reprodução / Sub Estúdio
Foto: Reprodução / D+Arq
Foto: Reprodução / Consuelo Jorge
Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura
São tantos projetos criativos que difícil mesmo será escolher um único estilo a seguir. Estude as possibilidades de acordo com o espaço e orçamento de seu projeto e boa reforma!