100 cozinhas decoradas para se apaixonar perdidamente

Escrito por Douglas Ciriaco

Foto: Reprodução / L2 arquitetura

Continua após o anúncio




Lugar onde se prepara o alimento e onde se fomentam as reuniões e encontros cuja protagonista é a comida, uma cozinha precisa ser prática. Mas combinar praticidade e beleza também é algo essencial para tornar o espaço aconchegante e com grande apelo estético e decorativo.

Quando se fala em cozinha, muita gente pode ter uma visão preconcebida de um lugar quase padronizado, onde há pouco espaço para inovação. Se você pensa assim, saiba que está redondamente enganado. Cada vez mais se estabelece a ideia de que as cozinhas também são ambientes onde se pode ousar na decoração.

De azulejos coloridos a papéis de parede, de bancadas a mesas, de cozinhas tradicionais às americanas, bastante em voga nos dias de hoje, são várias as opções para quem quer fugir do convencional na hora de montar a sua cozinha. Combinar cores e até mesmo usar utensílios e eletrodomésticos como parte da decoração também pode ser uma solução interessante nesse aspecto.

Para a sua inspiração, selecionamos aqui uma centena de fotos de cozinhas decoradas. São sugestões dos mais variados modelos em imagens que vão ao menos mexer com a sua imaginação na hora de planejar como vai ser a sua própria cozinha. Confira:

1. Pretinho básico

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

Ambientes bem iluminados se dão muito bem com móveis escuros. No caso desta dica, as luzes embutidas sobre a bancada da pia vão garantir uma fonte luminosa e também funcionar com grande apelo decorativo.

2. Um toque de futurismo

Foto: Reprodução / Marli Assis

As linhas retas, a ausência dos puxadores tradicionais e a combinação entre preto, branco e cinza dão um ar futurista à cozinha. Combinar os elementos corretos pode deixar o espaço de um jeito único e moderno.

Continua após o anúncio



3. Clássico é clássico

Foto: Reprodução / Adriana Giacometti

Ambientes com decoração clássica nunca saem de moda. Esse estilo retrô está sempre em voga, com detalhes refletidos tanto nos puxadores quando nos desenhos vistos em todas as portas. A madeira clara reafirma o aspecto charmoso e tradicional da decoração.

4. Charme no detalhe

Foto: iStock

Aqui também se repete o estilo retrô, mas a adição de detalhes como os pendentes sobre a banca e esta incrível geladeira amarela dão toques especiais à decoração. Os tijolos na parede também casam com a proposta vintage da composição.

5. No chão e na parede

Foto: Reprodução / Mariana Orsi

O mesmo padrão geométrico aplicado na parede e no chão, com a diferença de que no piso aparece em hexágonos coloridos. O cinza conversa com o inoxidável da geladeira, enquanto o amarelo ajuda a quebrar a sobriedade do branco.

6. Conversas entre móveis e paredes

Foto: Reprodução / Renove Projetos

As pastilhas facilitam bastante a decoração, especialmente quando estão “conversando” com outros itens do ambiente. A tonalidade que puxa para o bege e para o marrom pode ser vista em vários espaços da cozinha, criando uniformidade, mas sem cair no tédio.

7. Industrial e amadeirado

Foto: Reprodução / Mariana Orsi

Continua após o anúncio



O aspecto industrial — com parede de tijolos e luminárias e cadeiras de metal — se dá muitíssimo bem com os móveis de madeira. A cortina estilo persiana também complementa esta cena belíssima.

8. Quadros podem ser bem-vindos

Foto: Reprodução / Mariana Orsi

Utilizar itens decorativos que fogem do convencional quando se pensa em uma cozinha também pode ser uma boa ideia. Colocá-los em sintonia com o restante da decoração pode dar um requinte ainda maior ao ambiente.

9. O rústico sempre tem vez

Móveis rústicos combinam muito bem com ambientes de estilo industrial, com paredes brancas. Neste caso, mesmo com o cimento queimado no piso, a combinação fica bastante leve graças aos tons naturais usados nos móveis.

10. O vintage aconchegante

Foto: iStock

Uma viagem ao passado às vezes faz bem, especialmente quando você entra em uma cozinha vintage tão charmosa. Apostar nos azulejos em forma de xadrez e nos móveis com pintura brilhante é quase sempre sinônimo de acerto.

11. O tradicional também é elegante

Foto: Reprodução / Homebook

Ambientes mais tradicionais, com decoração que puxam para o clássico, não perderam espaço. Optar pelas formas corretas e pelas combinações de cor que ressaltam o ambiente pode trazer bastante elegância para a sua cozinha.

Continua após o anúncio



12. Composição com eletrodomésticos e utensílios

Foto: iStock

Utensílios domésticos também podem ajudar a compor a decoração do seu ambiente. Neste caso, a parede, as flores, os pratos e até os eletrodomésticos formam uma espécie de degradê bem interessante, contrastando tudo com a bancada preta.

13. Atenção para a janela

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Usar cortinas na cozinha pode nem sempre ser uma decisão acertada, mas você pode transformar isso em recurso para dar um destaque ainda maior às escolhas feitas na hora de decorar o ambiente.

14. Riqueza de detalhes

Foto: Reprodução / Iara Kilaris

Mais uma vez, as pastilhas vêm com charme e simplicidade para dar vida a um ambiente. Esta é uma solução bem interessante para transformar o aspecto do lugar sem gastar muito e sem errar.

15. Calor e charme

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Outro exemplo de como as pastilhas modificam o visual de um ambiente. O apelo de algo quente combina com a cozinha, além de criar uma estética completamente diferente ao quebrar a brancura do restante da decoração.

16. Pedras clássicas e estilo tradicional

Foto: Reprodução / Duan Nemeth

Pastilhas nas paredes, banquetas de madeira rústica, pedras tradicionais e pisos e móveis clássicos. É realmente difícil algo dar errado quando você usa a criatividade para juntar peças que conversam entre si.

17. O luxo do inoxidável

Foto: Reprodução / Elaine Carvalho

O aço inox está em alta e abusar de tons de cinza para complementar um ambiente predominantemente branco é uma ótima opção. Pendentes e misturadores com a mesma tonalidade reforçam o aspecto industrial da coisa.

18. Cores de Almodovar

Foto: Reprodução / Elaine Fonseca

Se o seu negócio são as cores, optar por revestimentos que imitam azulejos coloridos é a dica. Móveis retrôs, com suas cores chamativas, também são uma bela saída para quem quer decorar sem equívocos.

19. Coisa de cinema

Foto: iStock

Paredes coloridas podem deixar um ambiente carregado, então use-as com cuidado. Quando a combinação dá certo, porém, o resultado é um ambiente incrível que parece ter saído de algum filme de Stanley Kubric.

20. Pendentes, bancada e inox

Foto: Reprodução / Paulinho Peres

Quem tem espaço para uma bancada ganha também muito mais opções para decorar a sua cozinha. Mais uma vez, a combinação entre preto, branco e cinza resulta em um ambiente luxuoso e sóbrio ao mesmo tempo.

21. O passado tem cara de moderno

Foto: Reprodução / Porto Maestri

O tom da madeira pode não ser a opção mais contemporânea, mas esta cor pode dar uma vida completamente diferente a um espaço. Na foto, o uso das pastilhas e também o aço inox ajudam a dar um toque brilhante à cozinha.

22. O futuro é colorido

Foto: iStock

Nem sempre optar pelo tradicional é o que você busca. Com um certo cuidado, combinar cores distintas pode ser uma ótima opção para criar um espaço diferente. Fique de olho nas cores complementares e deixe a sua cozinha um sucesso.

23. Sobriedade e elegância

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Se a sua ideia é criar um ambiente relaxante no qual você vai cozinhar, a opção por tons mais tradicionais e frios acaba sendo a melhor saída. Mais uma vez, branco, preto, cinza e marrom dão as caras para oferecer sobriedade e elegância.

24. Vida nova com azulejo escuro

Foto: Reprodução / Zark Studio Lab

Pintar uma faixa de parede com uma cor escura ou então abusar de azulejos pretos (ou em outro tom escuro) também pode ser uma ótima saída para deixar o ambiente menos entediante. Se você combinar os elementos para dar um aspecto clássico para a cozinha, então, melhor ainda.

25. Preto nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

O luxo veste preto e marcenaria nesta cor tem a incrível capacidade de adicionar requinte de maneira instantânea ao ambiente. Escolher o revestimento correto para a parede vai dar um toque especial à sua decoração, cultive esta ideia.

26. Coberto de vinho

Foto: iStock

O bordô não é a cor mais tradicional quando se pensa em decorar um espaço, mas usá-lo de maneira correta (especialmente junto do branco) pode transformar um cômodo da sua casa. E tudo isso vai mundo bem na cozinha.

27. Rústico e retrô

Foto: Reprodução / Estúdio Penha

Esta mistura entre rústico, com paredes cruas, com o retrô — móveis, portas, eletrodomésticos — também pode cair muito bem. Se você tiver uma boa entrada de luz, a tendência é que tudo ganhe ainda mais vida.

28. O charme do cinza

Foto: Reprodução / Ruth Silva

Se você pensa em um ambiente mais discreto, mas ainda assim não quer optar pelo branco, o cinza é o que você procura. A combinação com o amarelo nas portas do armário torna a dica acima absolutamente inspiradora.

29. Mármore, inox e os detalhes

Foto: iStock

O mármore é outro elemento que traz elegância para qualquer lugar. Quando você combina móveis brancos com ele e opta por um fogão em inox, a coisa ganha contornos ainda mais requintados.

30. Paleta verde como base


Foto: Reprodução / Claudia Kuhnen Interiores

Às vezes, a decoração vem de onde menos se espera. As portas dos armários seguindo a paleta de cores junto com a pia e bancada de inox dão um aspecto quase futurista para a cozinha. As linhas retas em tudo criam uma harmonia perfeita por aqui.

31. Estilo com discrição

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

O tom amadeirado dos móveis inferiores dá um contraste sensacional ao branco adotado tanto na parte superior quanto no piso. Este tipo de combinação também é ainda mais válido quando as tonalidades se complementam com a cor usada na parede.

32. Modernidade colorida

Foto: iStock

Quando você pensa em um ambiente moderno, as linhas retas e o inox têm sempre um lugar especial. Os móveis de cor brilhante, apesar de típicos de decorações vintage, também podem compor muito bem este ambiente.

33. Vermelhou

Foto: iStock

Móveis vermelhos são uma ótima opção e funcionam tanto em ambientes retrôs quanto naqueles mais contemporâneos. Aqui, a combinação das pastilhas, do revestimento dos armários e até da torradeira criam um aspecto bem interessante.

34. Industrial para ninguém botar defeito

Foto: Reprodução / Fort & Salier

Decorações industriais combinam muito com o conceito aberto, algo muito em voga atualmente. Lógico que nem todo mundo dispõe de tanto espaço assim na cozinha, mas um pouco de criatividade pode ajudar na hora de combinar esses elementos.

35. Misturando estilos e cores

Foto: iStock

Mais uma vez o vermelho dando as caras. Adotá-lo da forma correta vai garantir muito estilo à sua cozinha. E uma vantagem: ele vai bem com diversas outras cores, sem sobrecarregar o ambiente.

36. Madeira de sobra

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Eis aqui uma combinação incrível: a madeira crua, tradicional, com móveis revestidos de superfície lisa. Neste caso em especial, a divisão quase simétrica de ambientes dentro da cozinha resulta em algo simples e moderno.

37. Uma combinação charmosa

Foto: iStock

Os detalhes contam muito, o que não deve ser uma novidade para quem acompanha o Tua Casa. O contraste gerado entre verde, preto e branco aqui resultam em um ambiente aconchegante e bem contemporâneo.

38. Mais vermelho do que nunca

Foto: Reprodução / Carolina Ouro Arquitetura

Novamente o vermelho, e desta vez acompanhado de papel revestimento preto e branco e detalhes em inox. As escolhas desta cozinha foram altamente acertadas, passando inclusive pela adega, que adiciona ainda mais charme ao espaço.

39. O inusitado tem seu apelo

Foto: Reprodução / Juliana Mancini

Combinar uma tonalidade de azul com outro tom madeira não parece algo que daria certo, mas deu. Assim, pensar em uma combinação de cores pouco convencional às vezes pode resultar em algo incrível para a sua cozinha.

40. No estilo candy colors


Foto: Reprodução / Canto Arquitetura

Delicadeza e aspecto retrô em uma cozinha que quase se parece tão clarinha como um quarto de bebê. Aqui, as tonalidades aplicadas e o estilo dos móveis criam um ambiente extremamente convidativo.

41. Pastilhas e espelhados

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro Design

42. Combinando estilos

Foto: Reprodução / Milla Holtz

43. Muito estilo e espaço de sobra

Foto: Reprodução / BYARQ

44. Conceito aberto

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro Design

45. Madeira e alumínio

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra Arquitetura

46. Espelho para ampliar a sensação de espaço

47. A suavidade do branco

48. Industrial e colorido

Foto: Reprodução / Diycore

49. Aproveitando bem cada canto

Foto: Reprodução / Almendra, Paula Arquitetura

50. Cru e moderno

Foto: Reprodução / RAP Arquitetura e Interiores

51. O charme inigualável do azujelo decorado

Foto: Reprodução / Renove Projetos

52. Sofisticação discreta

Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura

53. Preto e amarelo sempre caem bem

Foto: Reprodução / Apartamento 607

54. Toque amadeirado

Foto: Reprodução / Juliana Agner Arquitetura

55. A ousadia do roxo

Foto: Reprodução / SUITE Arquitetos

56. O aspecto industrial com um novo charme

57. Sanduíche de cores

Foto: Reprodução / Mariana Orsi

58. Cinza, cerâmica e 3D

Foto: Reprodução / Luana Gaspar Arquitetura

59. Marrom requintado

Foto: Reprodução / Camila Chalon Arquitetura

60. Mundo cinza

Foto: Reprodução / Ludmila Mesquita

61. Combinando madeira e granito

Foto: iStock

62. Estilo escandinavo

Foto: Reprodução / Leo Romano

63. Parede de lousa

Foto: Reprodução / Izabela Lessa Arquitetura

64. Pastilhas de vidro

Foto: Reprodução / Porto Design

65. Ponte entre o passado e o futuro

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

66. Tudo em um

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

67. O calor dos detalhes

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

68. Marcenaria preta não falha

Foto: Reprodução / Mariana Orsi

69. Se atente às paredes

Foto: Reprodução / Paola Cury Arquitetura

70. Luz na passarela

Foto: Reprodução / Denise Mendonça

71. Espaçosa e funcional

Foto: Reprodução / Borges Maciel Arquitetura

72. Cores, cores e cores

Foto: Reprodução / Angélica Nepomuceno

73. Toque dourado

Foto: Reprodução / Marília Zimmermann

74. Beleza acessível

Foto: Reprodução / Estúdio Volpert

75. Ousadia vermelha

Foto: Reprodução / AMFB

76. Não abandone o cinza

Foto: Reprodução / Evviva

77. Tudo é decoração

Foto: Reprodução / Sandrin Planejados

78. Aurinegro

Foto: Reprodução / Claudia Pecego Arquitetura

79. Profundidade

Foto: Reprodução / Teresinha Nigri

80. Praticidade e elegância

Foto: Reprodução / Ornare

81. Cobre e abóbora

Foto: Reprodução / Antonio & Mario

82. Matéria escura

Foto: Reprodução / Irapuan Lopes

83. Personalidade retrô

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

84. Preto & branco

Foto: Reprodução / MeuApê 155

85. Decorada e integrada

Foto: Reprodução / Giovane Design de Interiores

86. Clássicos não morrem

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

87. Cozinha da vovó repaginada

Foto: Reprodução / Mondo Design

88. Cinquenta tons de laranja

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

89. Vida nova com tijolinhos

Foto: Reprodução / Casa 2 Arquitetos

90. Piso também é decoração

Foto: Reprodução / Studio Janela

91. Base preta, azulejo colorido

Foto: Reprodução / Juliana Conforto Interiores

92. Base branca e pastilha

Foto: Reprodução / Juliana Muchon Arquitetura

93. Uma piscina na cozinha

Foto: Reprodução / LM Arquitetura

94. Aberta e integrada

Foto: Reprodução / MM Baptista

95. Escama de peixe

Foto: Reprodução / Daniel Kroth

96. Clássico, moderno e iluminado

Foto: Reprodução / Daniel Kroth

97. Diálogo entre ambientes

Foto: Reprodução / Oficina Decore

98. A praticidade dos aramados

Foto: Reprodução / Casa Pensada

99. Estilo industrial nunca é demais

Foto: Reprodução / The Kitchen Design Centre

100. Azul é a cor mais quente

Foto: Reprodução / Manah Arquitetura

É cozinha que não acaba mais — mas a nossa lista acabou. Uma centena de fotos (literalmente) para você se inspirar na hora de criar a sua própria decoração. Combinar elementos, cores e estilo usando coerência e pensando sempre naquilo que você quer para o seu espaço, nunca vai sair de moda.