25 projetos de iluminação para sala que deixam o ambiente acolhedor

Escrito por
Atualizado em 08.06.22

Box14 Arquitetura

Por
Atualizado em 08.06.22

Embora muitas pessoas pulem a etapa da iluminação por acreditarem que este é só um mero detalhe, a iluminação para sala é de suma importância no projeto de reforma de uma casa. A verdade é que uma boa iluminação garante, não só o conforto exigido pelo espaço, mas também adiciona um toque especial de elegância a decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

5 dicas de como iluminar a sala para um ambiente aconchegante e acolhedor

Para dar um norte no projeto de iluminação de sua sala, contamos com a ajuda do arquiteto Alan Godoi, que garante que a escolha ideal é aquela que atende por completo as suas necessidades:

  • Finalidade: Segundo Alan, o primeiro passo para um projeto de iluminação é entender como ele será usado. Se a sala for utilizada somente como uma área de estar, um projeto simples já atenderá as necessidades. Se a TV será o grande destaque do cômodo, uma segunda opção deve ser incluída.
  • Distribuição dos móveis: Segundo ele, “para incluir circuitos independentes – entre luz focada, luz geral, luminária de mesa, entre outros – é importante detectar o posicionamento das poltronas, mesas e móveis em geral”. Assim, esses pequenos toques pessoais poderão ser incluídos de maneira mais prática.
  • Luz quente: A sala – seja de estar, de TV ou de jantar – pede por uma luz quente, as conhecidas lâmpadas amarelas. Para o arquiteto, “um bom ambiente precisa de uma atmosfera, e nada melhor do que a iluminação para criá-la”.
  • Foco em suas necessidades: Para não criar dúvidas em suas escolhas, Alan dá uma sugestão certeira, “devemos evitar opniões de curiosos, pois muitos indicam fórmulas padrões de iluminação, mas cada projeto é único, porque cada pessoa possui uma necessidade distinta”.
  • Estude suas possibilidades: O mercado oferece inúmeras opções para iluminação de sala, e é importante você estudar com carinho cada uma das que te chamam mais a atenção. Para saber qual se encaixa melhor no projeto, Alan indica “escolher entre uma luz geral com difusor, luz tipo spot com foco, luz indireta, dicróica com foco direcionável, luminária de mesa, luminária de piso, letterings em neon, entre tantas outras” e finaliza dizendo que “o importante é manter o foco”.

Um projeto luminotécnico bem planejado é capaz de valorizar ainda mais o estilo da sua sala, ressaltando a decoração, criando sensação de amplitude e garantindo o aconchego e bem estar de seus moradores.

Publicidade

Tipos de iluminação para sala

Conheça os principais tipos de iluminação que sua sala pode receber para escolher a que mais se encaixa em seu espaço e que melhor atenda suas necessidades:

Iluminação direta

Ideal para quem deseja redirecionar luz para um ponto específico, a iluminação direta tem seu nome autoexplicável. Ela pode ser adicionada em seu projeto com um pendente em cima da mesa, um trilho no teto, spots embutidos na sanca para destacar os quadros e até mesmo uma luminária de piso ou de mesa no seu cantinho de leitura.

Iluminação indireta

Danieli Bonatto

Publicidade

Neste caso, a luz não é o foco principal. É o caso do lustre central instalado no teto, as arandelas na parede, entre outras opções. A luz indireta dispõe despretensiosamente o brilho da lâmpada. Se este for o único recurso utilizado em seu projeto, instale a iluminação indireta em superfícies claras, para rebater a luz de forma agradável.

Iluminação difusa

A iluminação difusa é perfeita para criar um ambiente mais intimista e confortável, ideal para assistir TV e relaxar. Esta sensação pode ser adicionada com um abajur com cúpula, lustres que escondem as lâmpadas dentro de materiais leitosos, entre outras opções que contam com este “filtro” amenizador de luz.

Iluminação de destaque

A iluminação de destaque é um tipo de luz direta, porém mais focada em um objeto. Ela é muito utilizada em projetos de paisagismo, mas na sala ela é perfeita para destacar um quadro ou objetos de arte, por exemplo. Você pode usar esse tipo de iluminação para deixar em evidência os objetos preferidos da sua sala.

Iluminação linear

É a famosa luz de led, aquele cordão iluminado muito utilizado atualmente na mobília, embutido no forro, ou até mesmo na parede. Quando é instalada de maneira distribuída, esta luz oferece uma estética bastante aconchegante e moderna.

Escolher a luz ideal para o seu projeto luminotécnico garantirá que a sua sala seja funcional e dona de um estilo único. O resultado pode te surpreender!

25 ideias de iluminação para sala que valorizarão o seu espaço

Na hora de planejar um projeto, nada melhor do que estudar alguns modelos. Veja os projetos luminotécnicos a seguir e se inspire nas salas com iluminação:

Publicidade

1. Uma iluminação planejada cria diversas sensações na sala

2. E o aconchego é primordial neste projeto

3. Uma iluminação bem distribuída valoriza os pontos da decoração

4. E aquece o cômodo, como se fosse um abraço

5. A luz amarela é a mais indicada para a sala

6. Pois ela traz acolhimento, tanto para o seu cantinho de leitura

7. Como para o momento de relaxar

8. Você pode ressaltar pontos específicos na sala com a iluminação

9. E ainda criar diversos pontos isolados um do outro

Andressa Venturini Arquitetura

Publicidade

10. Assim, você pode ascender uma luz específica para uma determinada ocasião

11. Criar esta estratégia com um abajur ou luminária

12. Ou com spots embutidos em circuitos separados

13. A iluminação linear é outra opção aconchegante

14. Pois ela cria uma atmosfera acolhedora na sala

15. As fitas de led são muito utilizadas nesta função

16. Já as luminárias são responsáveis pela luz direta

17. Assim como as charmosas arandelas de parede

18. Para uma sala integrada com outro ambiente, a iluminação direta é fundamental

19. Para painéis ripados, a luz de led embutida produz um efeito sensacional

20. Criar pontos com spots embutidos no teto para nuances agradáveis de luz

21. Criam um charme na sala de TV

22. Contornar a cortina da sala de estar também é uma solução

23. Em sala pequena, o trilho com spots é bastante funcional

24. Incluir leds na marcenaria ajudará a valorizar o pequeno espaço

25. Para um projeto moderno, uma luz linear embutida pode valorizar o ambiente

Você pode criar diferentes propostas de iluminação para a sua sala dentro do estilo decorativo que deseja aderir em seu projeto. É só garantir que o resultado seja acolhedor, como o ambiente merece.

Mais informações sobre iluminação para sala

Os vídeos a seguir trazem mais informações sobre iluminação para sala, que complementarão o seu projeto para sala. Veja:

Dicas para iluminar a sala de estar

Neste vídeo, você encontrará dicas técnicas para 3 tipos de projetos de iluminação diferentes, como instalações de led, tipos de lâmpadas, entre outras.

Iluminação sem forro

Este vídeo pode ser uma solução para quem não deseja incluir sanca no projeto da sala, pois oferece dicas fundamentais de iluminação com recursos práticos bastante atuais.

Algumas dicas para uma boa iluminação

Que tal criar um projeto rascunhado da iluminação da sua sala? Essas dicas te ajudarão a pensar em um plano antes de executá-lo. Assim, criar um projeto ajuda a pensar em soluções eficientes para cada cantinho do ambiente.

Dúvidas sobre iluminação para sala

Neste vídeo, a arquiteta responde algumas dúvidas mais frequentes sobre iluminação para sala. Além disso, ela utiliza exemplos de projetos para analisar esse tema na prática.

Depois de caprichar na criação do seu projeto de iluminação, é necessário escolher os materiais que farão parte desta reforma. Para isso, conte com sugestões de lustres para sala, que dão um toque especial ao ambiente.