Por Sheila Almendros
Atualizado em 08.06.22
Embora muitas pessoas pulem a etapa da iluminação por acreditarem que este é só um mero detalhe, a iluminação para sala é de suma importância no projeto de reforma de uma casa. A verdade é que uma boa iluminação garante, não só o conforto exigido pelo espaço, mas também adiciona um toque especial de elegância a decoração.
Publicidade
Para dar um norte no projeto de iluminação de sua sala, contamos com a ajuda do arquiteto Alan Godoi, que garante que a escolha ideal é aquela que atende por completo as suas necessidades:
Um projeto luminotécnico bem planejado é capaz de valorizar ainda mais o estilo da sua sala, ressaltando a decoração, criando sensação de amplitude e garantindo o aconchego e bem estar de seus moradores.
Publicidade
Conheça os principais tipos de iluminação que sua sala pode receber para escolher a que mais se encaixa em seu espaço e que melhor atenda suas necessidades:
Ideal para quem deseja redirecionar luz para um ponto específico, a iluminação direta tem seu nome autoexplicável. Ela pode ser adicionada em seu projeto com um pendente em cima da mesa, um trilho no teto, spots embutidos na sanca para destacar os quadros e até mesmo uma luminária de piso ou de mesa no seu cantinho de leitura.
Neste caso, a luz não é o foco principal. É o caso do lustre central instalado no teto, as arandelas na parede, entre outras opções. A luz indireta dispõe despretensiosamente o brilho da lâmpada. Se este for o único recurso utilizado em seu projeto, instale a iluminação indireta em superfícies claras, para rebater a luz de forma agradável.
A iluminação difusa é perfeita para criar um ambiente mais intimista e confortável, ideal para assistir TV e relaxar. Esta sensação pode ser adicionada com um abajur com cúpula, lustres que escondem as lâmpadas dentro de materiais leitosos, entre outras opções que contam com este “filtro” amenizador de luz.
A iluminação de destaque é um tipo de luz direta, porém mais focada em um objeto. Ela é muito utilizada em projetos de paisagismo, mas na sala ela é perfeita para destacar um quadro ou objetos de arte, por exemplo. Você pode usar esse tipo de iluminação para deixar em evidência os objetos preferidos da sua sala.
É a famosa luz de led, aquele cordão iluminado muito utilizado atualmente na mobília, embutido no forro, ou até mesmo na parede. Quando é instalada de maneira distribuída, esta luz oferece uma estética bastante aconchegante e moderna.
Escolher a luz ideal para o seu projeto luminotécnico garantirá que a sua sala seja funcional e dona de um estilo único. O resultado pode te surpreender!
Na hora de planejar um projeto, nada melhor do que estudar alguns modelos. Veja os projetos luminotécnicos a seguir e se inspire nas salas com iluminação:
Publicidade
Você pode criar diferentes propostas de iluminação para a sua sala dentro do estilo decorativo que deseja aderir em seu projeto. É só garantir que o resultado seja acolhedor, como o ambiente merece.
Os vídeos a seguir trazem mais informações sobre iluminação para sala, que complementarão o seu projeto para sala. Veja:
Neste vídeo, você encontrará dicas técnicas para 3 tipos de projetos de iluminação diferentes, como instalações de led, tipos de lâmpadas, entre outras.
Este vídeo pode ser uma solução para quem não deseja incluir sanca no projeto da sala, pois oferece dicas fundamentais de iluminação com recursos práticos bastante atuais.
Que tal criar um projeto rascunhado da iluminação da sua sala? Essas dicas te ajudarão a pensar em um plano antes de executá-lo. Assim, criar um projeto ajuda a pensar em soluções eficientes para cada cantinho do ambiente.
Neste vídeo, a arquiteta responde algumas dúvidas mais frequentes sobre iluminação para sala. Além disso, ela utiliza exemplos de projetos para analisar esse tema na prática.
Depois de caprichar na criação do seu projeto de iluminação, é necessário escolher os materiais que farão parte desta reforma. Para isso, conte com sugestões de lustres para sala, que dão um toque especial ao ambiente.