Artesanato de Natal: dicas e passo a passo para você enfeitar sua casa

Escrito por Mariana Keller

iStock

Uma das coisas mais legais das festas de fim de ano, além de celebrar com as pessoas que amamos, é a decoração de Natal. Montar a árvore e arrumar a casa para receber familiares e amigos também acaba se tornando um momento muito especial. E para quem gosta de artesanato de Natal, é possível fazer suas próprias peças decorativas.



Além de ter um carinho a mais, esse tipo de decoração ainda sai bem mais barata. A maioria dos objetos podem ser feitos com materiais que você já tem em casa, como potes de vidro, garrafas, latinhas, rolhas de cortiça, copos descartáveis, canudos, dentre outros materiais simples e baratos. Confira inspirações incríveis!

1. Linda composição com materiais recicláveis

Foto: Reprodução /Diycore com Karla Amadori

Viu só como é possível fazer uma linda decoração com materiais simples? Esse boneco de neve super fofo foi feito com latinhas, botões, feltro, fitas e gravetinhos. Já a árvore foi feita com cones de isopor e chimarrão, isso mesmo, com a erva que faz a famosa bebida!

2. Árvore original e criativa

Foto: Reprodução /MB artesanatos

Aqui, vemos mais uma opção de árvore artesanal. Essa foi feita com MDF e pintada com as cores do Natal. É possível até enfeitá-la com as tradicionais bolinhas. E você ainda pode complementar a decoração com essas lindas miniaturas de Papai Noel.

3. Garrafas decoradas são encantadoras

Foto: Reprodução /Ateliê Mell

Uma outra opção super fácil de fazer são garrafas decoradas como essas. Elas podem ser feitas com barbantes ou linhas e, para os acessórios, basta mesclar com outros tipos de materiais. É só dar asas à imaginação!

4. A clássica botinha do bom velhinho

Foto: Reprodução / Casa 105

Essas botinhas também são super tradicionais na decoração de Natal. Além de decorar a casa, também é possível usá-las para guardar presentes, principalmente para quem tem criança em casa.



5. Passo a passo: Luminárias de Natal

Luminárias e velas deixam a decoração de Natal ainda mais charmosa. Nesse vídeo, você vai aprender a fazer lindas e pequenas luminárias de bonequinho de neve. É super fácil!

6. Bordados são graciosos

Foto: Reprodução /Mundo VaVeVi

Atualmente, os bordados estão super em alta! E a moda inclui também o próprio bastidor, que está sendo muito usado como uma espécie de quadrinho. Então, por que não aproveitar e fazer uns bordados temáticos para o Natal? Esse de Papai Noel ficou lindo e delicado!

7. Guirlandas não podem faltar

Foto: Reprodução /Ateliê Flávia Talento

As guirlandas são itens praticamente obrigatórios na decoração de Natal e costumam ser penduradas nas portas. Essas foram feitas com diferentes tipos de tecido e usadas em conjunto nesse lindo suporte de madeira.

8. Aproveite os potinhos de vidro

Foto: Reprodução /Natal Criativo

Quem gosta de artesanato sabe que potinhos de vidro são ótimos para criar peças decorativas. E o que falar desses potinhos que se transformaram numa dupla super fofa de rena e Papai Noel? Uma ideia simples e bonita!

9. Árvores também podem ser feitas com tecido

Além dos tradicionais pinheiros, existem muitas formas de fazer uma árvore de Natal. Estas foram feitas de tecido e podem ser usadas também como pesinho de porta e papel, basta enchê-las com areia.



10. Passo a passo: Luminária boneco de neve de biscuit

Neste vídeo, você vai ver mais uma opção de luminária de boneco de neve, mas, dessa vez, feita de biscuit. Esta luminária é maior do que a anterior e é super útil, podendo ser usada também no dia a dia, mesmo fora da época de Natal.

11. Decore com doces

Foto: Reprodução / Art Piece

Essa é uma ótima ideia para decorar e ainda expor os docinhos na mesa de forma criativa e autêntica.  Aqui, os bombons viraram lindos e saborosos anjinhos. Não ficou uma graça?

12. Um toque rústico

Foto: Reprodução /Arte em Pano – Santos

E que tal essa linda mini árvore de rolhas para dar um toque rústico e original para a decoração do seu Natal? Essa peça fica linda em mesinhas de centro ou até mesmo no centro da mesa de jantar, quando já estiver pronta para a ceia.

13. Flor de Natal decora e dá vida aos ambientes

Foto: Reprodução /ArtEMadeira&Pano

Para quem gosta de flores, essa é uma ótima opção de decoração, basta colocar os vasinhos em cachepôs decorados como esse. Essa planta vermelha é conhecida como Flor de Natal (seu verdadeiro nome é poinsétia, mas também é conhecida por bico-de-papagaio, rabo-de-arara, papagaio, cardeal e estrela-do-natal), justamente por ser muito cultivada durante essa época.

14. Uma ideia diferente de quadro

Foto: Reprodução / Roseli Cerione

Olha que linda essa ideia de quadro! Apenas com uma moldura simples é possível fazer uma peça linda e muito criativa, basta caprichar na escolha dos acessórios.



15. Passo a passo: Terrário de Natal

Terrários também estão super em alta na decoração. Trata-se de um recipiente aberto ou fechado, onde cultivamos algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural. Durante o Natal, você pode fazer um terrário todo temático para essa data. Confira o passo a passo de como fazer.

16. Velas fazem toda a diferença na decoração

Foto: Reprodução / Solange Artes

Não tem nada mais charmoso do que uma noite à luz de velas, principalmente no Natal, onde elas deixam o clima da casa ainda mais aconchegante e mágico! Por isso, deixe as velas ainda mais bonitas com essa decoração super simples de fazer, com o uso apenas de barbante.

17. Biscoitos de Natal, uma decoração divertida

Foto: Reprodução /Le’Recicler Arte em Retalhos

Os biscoitos de Natal também são muito usados nessa época. Seja como biscoito mesmo ou como item decorativo. Aqui, foram feitas almofadas inspiradas nesse lindo e divertido bonequinho, as crianças vão adorar!

18. Porta-talheres especiais para deixar sua mesa mais bonita

Foto: Reprodução / Cristina Caires

Quer dar um toque especial na sua mesa de Natal e não sabe como? Olha aí uma super ideia para dar um up na decoração de forma simples e bonita! Esses porta-talheres foram feitos com feltro.

19. Um enfeite para o fogão

Foto: Reprodução /Flavia Atelier

Até o fogão pode ganhar um lindo enfeite e deixar sua cozinha mais charmosa para o Natal. Aproveite e componha também com panos de prato, capas para filtro, aventais e o que mais você desejar.

20. Passo a passo: Guirlanda de laços

Você conhece guirlandas feitas com laços? São lindas e super originais! Fique atento às dicas e ao passo a passo desse tutorial para aprender a fazer esse enfeite e dar um toque especial na decoração natalina da sua casa.

21. Um mimo de presépio

Foto: Reprodução /Sáfie Dimis

Presépios também não podem faltar na decoração de Natal, afinal eles representam direitinho a real comemoração da data: o nascimento de Jesus. Que tal esse, feito com rolhas? Lindo, delicado, sustentável e facílimo de fazer!

22. Cestinha de crochê linda e delicada

Foto: Reprodução /Rotonda Knit

O que falar desse trabalho tão delicado? Essa cestinha de crochê em forma de rena pode ser usada tanto para decorar a casa, como para presentear as pessoas no Natal.

23. Papai Noel mais do que fofo

Foto: Reprodução /Fuxico na Cozinha

Esse belo enfeite de Papai Noel pode ser usado tanto em portas e paredes, como também em janelas, varandas e sacadas, fica uma graça!

24. Duendes mágicos para um Natal mágico

Foto: Reprodução /Carvi Artesanato

Segundo a lenda, os duendes são muito amigos do Papai Noel e, por isso, estão sempre juntos com o bom velhinho nas decorações de Natal. Esses podem enfeitar diferentes tipos de móveis e ambientes ou também podem ser usados como peso de papel e porta.

25. Passo a passo: Árvore de Natal de mesa com canudos

Está cheio de canudos em casa e não sabe o que fazer com eles? Faça uma linda árvore de Natal! Veja o vídeo para saber direitinho o passo a passo para fazer essa peça simples e criativa.

26. Garrafas, pisca-piscas e pinhos

Foto: Reprodução /Ateliê Da Jô

Com essas três peças é possível montar uma decoração de Natal incrível! As garrafas foram pintadas com verniz vitral e os pinhos com tinta jet. Detalhe para o suporte dos pinhos, feito com CD. Mais uma prova de que você pode aproveitar muitos materiais que já tem em casa.

27. Distribua lindas lembrancinhas

Foto: Reprodução /Artê – Artes em feltro

Um dos momentos mais esperados do Natal é a troca de presentes. Se você gosta de embalagens temáticas para as lembrancinhas, aposte em sacolinhas como esta! Por si só, elas já são lindos presentes e cheios de carinho.

28. Mais uma peça criativa feita com doces

Foto: Reprodução / Jenni Esser

Depois dos anjinhos, agora foi a vez da árvore de Natal ganhar doces em sua composição. Essa foi feita com aquelas famosas balinhas de morango, que fez parte da infância de muita gente. Impossível não amar!

29. Para enfeitar a mesa na noite da ceia

Foto: Reprodução /Baú de Ideias da Tati

Os pinhos também são muito presentes na decoração de Natal. Aqui, eles foram usados como enfeites pendurados na mesa da ceia. Os lacinhos xadrez deram um charme a mais para esse clássico item natalino.

30. Passo a passo: Bolinhas de Natal com glitter, ursinho, lantejoulas e corda

Ao invés de comprar bolinhas prontas para colocar na árvore, que tal você mesmo fazer as suas? No vídeo, você vai aprender a decorar bolinhas de isopor de diferentes formas.

31. Já pensou em decorar o puxador da geladeira?

Com criatividade e imaginação, até o puxador da sua geladeira pode ganhar um lindo enfeite de Natal. A cozinha não ficou uma graça?

32. Mais uma ideia para velas

Foto: Reprodução /Studio 301 Arte Design

Esses suportes para velas podem ser feitos de diferentes formas: com papel machê, bolinhas de Natal quebradas ou até mesmo com casca de ovo e de frutas, como a da laranja.

33. As renas fazem muito sucesso nesse tipo de decoração

Foto: Reprodução / Talita Artesanatos

Capas de almofadas são ótimas soluções para decorar a casa para o Natal de forma rápida e simples. A estampa de renas faz muito sucesso, pois são muito fofas e também chamam bastante a atenção das crianças.

34. Espalhe sentimentos bons

Foto: Reprodução /Pequenina Luz

Não podemos esquecer que o verdadeiro significado do Natal é compartilhar sentimentos bons com o próximo. Então, que tal usar a decoração para ajudar a transmitir coisas boas e mensagens bonitas? Você pode encher a sua árvore com essas lindas palavras.

35. Passo a passo: Pisca-pisca decorado

Pisca-piscas também são itens muito usados na decoração de Natal. Depois da árvore, eles são o ponto forte da decoração, principalmente em fachadas e janelas de prédios e casas. Aprenda agora como fazer um lindo pisca-pisca artesanal e bem mais econômico.

36. Um enfeite que é pura arte

Foto: Reprodução /Miralins Ateliê

Aqui, vemos mais um exemplo de quadro para ser usado na época do Natal. A técnica utilizada neste caso é o do efeito 3D. Destaque para a neve feita de bolinhas de isopor, uma graça!

37. Mais uma bela cestinha de crochê

Foto: Reprodução /Coruja de Pano

Como diz a plaquinha, tudo que é feito artesanalmente, é feito com amor. Então, que tal presentear quem você ama com lindas cestinhas dessas feitas por você? Depois das renas, essa versão imita a roupinha do Papai Noel.

38. Transforme suas almofadas

Foto: Reprodução /Gira Mundo Arte

Como já foi dito, uma das formas mais fáceis de dar aquela renovada na sala para o Natal é trocando as almofadas do sofá. Neste exemplo, a artesã optou por tecidos mais brilhosos, dando mais elegância para as peças.

39. Enfeite sua porta com uma guirlanda

Foto: Reprodução /Artesando

Guirlandas nas portas são super tradicionais na época do Natal. E quem disse que elas não podem ser decoradas com bonecos de neve? Estes foram feitos com MDF.

40. Passo a passo: Boneco de neve gigante feito com copo descartável

Apesar de não nevar no Brasil, os bonecos de neve são muito queridos por aqui! Quer aprender a fazer um bem grande para enfeitar sua casa no Natal? Fique de olho no passo a passo para fazer uma versão desse lindo boneco de copos descartáveis.

41. Lindo conjunto de garrafas decoradas e iluminadas

Foto: Reprodução /Elisangela Ferreira

Uma ótima opção para decorar garrafas é usar pisca-piscas dentro, pois ela vira uma espécie de luminária. Essa daqui ainda tem um charme especial, que é o Papai Noel preocupado tentando pegar o seu gorro. Decore sua casa com essas garrafas lindas e divertidas.

42. Árvores de patchwork

Foto: Reprodução / Ticiana Rêgo Dias

Mais uma opção de árvore de tecido linda e delicada. Elas podem ser usadas como decoração na mesa da ceia ou como peso de porta. Você pode até presentear amigos e familiares, com certeza vai ser um presente bem original!

43. O charme da boneca Tilda

De origem norueguesa, a boneca Tilda se espalhou pelo mundo e é muito conhecida por quem faz e gosta de artesanato. Então, por que não investir na produção de Tildas natalinas para essa época tão especial?

44. A garrafa é um dos itens mais utilizados em decorações natalinas artesanais

Foto: Reprodução /Personalyzando com Amor

Existem muitas técnicas para decorar garrafas, como pintura, decoupage, colagens, adesivos, barbantes e linhas, tecidos, entre outros. Escolha a sua técnica preferida e aplique nas garrafas velhas de vinho e azeite ao invés de jogá-las fora. Não ficaram lindas essas com estampa de Papai Noel?

45. Passo a passo: Garrafas decoradas

Falamos tanto das garrafas que chegou a hora de te ensinar a adornar algumas. O interessante é que as garrafas verdes já são perfeitas para o Natal e nem precisam ser pintadas. Fique de olho no passo a passo!

46. Mamãe e Papai Noel juntinhos

Foto: Reprodução /Fazendo Arte com tia Lucia

Olha que lindo esse casal natalino!! Uma ideia super criativa e que ainda aproveita xícaras que você não usa mais – vale até mesmo aquela que está lascada em algum cantinho, ou se já for a única sobrevivente de um antigo conjunto.

47. Aposte em diversos tipos de decoração

Foto: Reprodução /Sonia Menezes

Se você tem tempo e muitas habilidades, pode apostar em diversos tipos de artesanatos diferentes para decorar a sua casa para o Natal. Aqui temos letras em MDF, velas em potinhos de vidro, quadro e miniaturas.

48. Combine as garrafas com outros objetos

Foto: Reprodução /Glass & Wood Art

Olha aí mais uma linda garrafa decorada para o Natal. Ela fez uma linda composição com o anjinho de cristal e a vela vermelha. Impossível não se apaixonar!

49. Faça sua própria chaminé

Foto: Reprodução / Anita Carol

No Brasil, casas com chaminés não são muito comuns como nos EUA. Então, por que não fazer a sua de forma artesanal? Você ainda pode usá-la para entreter as crianças na noite de Natal.

50. Passo a passo: Árvore de Natal personalizada

Se você quer fugir do tradicional, pode fazer a sua própria árvore de Natal. Nesse vídeo, a árvore é um pouco maior do que as que costumam ser feitas manualmente, dando um efeito mais marcante na decoração. Fique de olho no tutorial acima para aprender o passo a passo.

Veja mais ideias de artesanato de Natal

Com esses enfeites, com certeza sua noite da Ceia vai ser ainda mais especial! Confira:

51. O pote de vidro ganhou uma linda tampinha de biscuit

Foto: Reprodução /Ka Biscuiteira

52. Escapulário de porta com presépio e pomba da paz

Foto: Reprodução /Mimos da Lory

53. Uma caixa de panetone personalizada

Foto: Reprodução / Caixa da Tico

54. Linda guirlanda de corações de patchwork

Foto: Reprodução /Maricotinha

55. Brinque com as crianças com fantoches natalinos

Foto: Reprodução /Center Plush

56. Belo conjunto de sousplat de crochê com guardanapo de tecido.

Foto: Reprodução /Juma Artesanatos

57. Panos de prato temáticos deixam a cozinha especial para o Natal

Foto: Reprodução /Alda Soares

58. Bolinhas de isopor bordadas com crochê para sua árvore

Foto: Reprodução /Deu na Veneta

59. Mini árvore de Natal feita de feltro

Foto: Reprodução /Julia Magioni

60. Mini almofadinhas para presentear e decorar

Foto: Reprodução /Quintanilha

61. Deixe a mesa ainda mais bonita com porta-guardanapos temáticos


Foto: Reprodução /Cereja Design Criativo

62. Uma ótima dica de enfeite de porta de maternidade para bebês que nascem na época do Natal

Foto: Reprodução /Rose Patricio Artesanatos

63. Guirlanda feita com materiais recicláveis e baratos

Foto: Reprodução /Priscilla Peixe

64. Lindas caixinhas decoradas

Foto: Reprodução /Nany Atelier

65. Anjinhos de feltro para enfeitar a casa

Foto: Reprodução /Le’Recicler Arte em Retalhos

66. Uma fofura de Papai Noel feito com a técnica amigurumi

Foto: Reprodução /Ju Oliveira Artes em crochê

67. Bolas douradas dão mais destaque para a árvore

Foto: Reprodução /Cláudia Duque Decora

68. Enfeite especial para os gateiros

Foto: Reprodução /AndreaPie

69. Mini árvore sorridente

Foto: Reprodução /Stockerliê

70. Conjuntinho para deixar a mesa mais especial

Foto: Reprodução / Loja Púrpura

71. Caixinha decorada e recheada com cookies, um presente encantador e delicioso!

Foto: Reprodução /Detalhes Arte Personalizada

72. Mais um lindo enfeite para a festa de Natal

73. Toalha de rosto para deixar o banheiro mais bonito

Foto: Reprodução /Sandra da Silva

74. Lindo conjunto de bolinhas para enfeitar a sua árvore

Foto: Reprodução /Artesania Lunar

75. Um presente original

76. Árvores de feltro são um sucesso

Foto: Reprodução /Arte&Mimos

77. Transforme seu potinho em um Papai Noel

Foto: Reprodução /Zabumbão

78. E a garrafa pode virar um anjo

Foto: Reprodução /Isabela Santos

79. Panô natalino, mais um item decorativo bonito e gostoso de fazer

Foto: Reprodução /Dicas de Artesanatos

80. Presépio de dedoches para brincar e ensinar as crianças

81. Uma guirlanda que é pura fofura

Foto: Reprodução / Linda Regis

82. Lindas argolas para guardanapos

Foto: Reprodução / Mercado do Rio Vermelho

83. Mais um modelo criativo de enfeite de porta

Foto: Reprodução /Nivia Coimbra

84. Trilho de mesa natalino e fofo

Foto: Reprodução / Seara Beatriz Cocco

85. Árvore artesanal grande e marcante

Foto: Reprodução /Ana Lijane Maieves

86. Caixinhas são perfeitas para decorações natalinas

Foto: Reprodução /Marcia Guarani

87. Mais uma combinação de garrafas com pisca-piscas

Foto: Reprodução /Patchscrap

88. Cestinhas multiuso para itens decorativos e alimentos

Foto: Reprodução /Sandra da Silva

89. Boneco de neve feito com plaquinha de madeira

Foto: Reprodução /Cássia Dias

90. Mais uma ideia de guirlanda feita à mão

Foto: Reprodução /Geórgia

91. Aproveite para espalhar mensagens bonitas

92. O antes e depois da garrafa natalina

Foto: Reprodução /Duna Atelier

93. Até as portas podem entrar no clima natalino

Foto: Reprodução /Le’Recicler Arte em Retalhos

94. Trilho de mesa lindo e delicado

Foto: Reprodução / Juliane Zozimo

95. O Papai Noel é presença certa na decoração do Natal

Foto: Reprodução /Sabrina Marçal

96. Um simples sousplat faz toda a diferença na decoração da mesa

Foto: Reprodução /Priscila Paz

97. Transforme peças ao invés de descartá-las

Foto: Reprodução / Daniele Costa Santos

98. Lindo saquinho para lembrancinhas

Foto: Reprodução /Le’Recicler Arte em Retalhos

99. Faça uma roupinha para seu pet

Foto: Reprodução /Bia Jungles

100. Borde e customize tecidos

Foto: Reprodução / Costurinhas da Sheila

E aí, o que achou dessas ideias? Fazer o seu próprio artesanato pode ser mais simples do que você pensa. Se você não quer enfrentar a correria e as filas das lojas para comprar itens de decoração natalina, invista no ‘faça você mesmo’ para deixar a sua casa ainda mais bonita, de um jeito criativo e barato.