Artesanato com garrafa PET: 60 ideias de como reaproveitar este material

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Istock

Para quem gosta de produzir artesanatos, as garrafas PET são excelentes materiais. Com elas é possível criar uma infinidade de objetos e encontrar diversas utilidades. Além do mais, fazer artesanato com garrafa PET é muito prático, pois é muito fácil encontrar essas garrafas por aí.

Mas, a melhor coisa é a oportunidade de reaproveitar este material e evitar o seu descarte, diminuindo a quantidade de lixo gerado e assim, ajudar a preservar o meio ambiente. Por isso, selecionamos ideias criativas e maneiras simples de reutilizar a garrafa PET, confira a seguir:

1. Vasos fofos com garrafa PET

Foto: Reprodução /Ladies Decor

De forma simples, você pode transformar garrafas PET em vasos para pequenas plantas. Com tinta e canetinha você cria vasos de gatinhos fofos.

2. Redoma para suculentas

Foto: Reprodução /La Calle Florida

Outra forma de reaproveitar as garrafas PET é criar pequenas redomas para proteger as suculentas de água em excesso ou fazer mini terrários.

3. Passo a passo: flor de garrafa PET

Veja o passo a passo para fazer flor de garrafa PET.  O resultado é lindo e muito criativo para decorar a casa, servir como uma lembrancinha ou um enfeite de mesa para festas e eventos.

4. Porta-joias de garrafa PET

Foto: Reprodução /Artesanato.com

Você também pode transformar as garrafas PET em pratinhos porta-joias estilosos e delicados. É possível criar diferentes tamanhos para manter brincos, colares e anéis organizados na sua cômoda ou penteadeira.

5. Sino dos ventos

Foto: Reprodução /Vem fazer

Faça artesanato com garrafa PET e linhas ou barbantes coloridos, espelhos e contas. Assim você transforma a aparência do material e cria um sino dos ventos.

6. Buquê de flores de garrafa PET

Foto: Reprodução /Tatiane Amorim

A garrafa PET também pode se transformar em lindas flores. Com elas dá para criar belíssimos arranjos e até mesmo buquês!

7. Arranjos suspensos

Foto: Reprodução /Lu Gastal

O artesanato com garrafa PET pode ser uma forma simples, rápida e econômica para decorar festas e casamentos ao ar livre. Utilize flores e fitas para criar maravilhosos arranjos suspensos.

8. Bolsa de garrafa PET

Foto: Reprodução /Vovós Fuxico

Garrafas PET também viram bolsas, uma ideia criativa e com muita utilidade no dia a dia. É só utilizar pedaços da garrafa, linha, cola e tecido.

9. Para organizar e decorar

Foto: Reprodução /Artesanato.com

Com a garrafa PET é possível criar porta-objetos, para organizar e decorar. É perfeito para guardar lápis ou pincéis. Uma sugestão é utilizar rendas e flores de tecido para personalizar.

10. Passo a passo: estojo de garrafa PET

Aprenda passo a passo a fazer um estojo para guardar lápis e canetas reutilizando a garrafa PET. Uma ideia criativa e barata para as crianças levarem para a escola.

11. Luminária com garrafa PET

Foto: Reprodução /Portal de Artesanato

Com a garrafa PET é possível fazer objetos originais e criativos, como uma luminária. Reutilizar materiais na decoração da sua casa é uma opção mais barata e sustentável.

12. Decoração com flores de garrafa PET

Foto: Reprodução /Guaxinim

Com o fundo da garrafa PET você pode fazer flores coloridas e criar cortinas e painéis decorativos.

13. Estojo escolar

Foto: Reprodução /Casa Recicla

Outra ideia para fazer estojos com garrafa PET. Uma opção barata para organizar o material escolar, além disso, pode ser feito em variados tamanhos.

14. Cortina de garrafa PET

Foto: Reprodução /Casando sem grana

Uma cortina de garrafa PET é uma opção prática, rápida e sustentável para a decoração da casa. Ela pode ser utilizada também como divisória de ambiente.

15. Passo a passo: enfeite de mesa com garrafa PET

Confira como fazer um enfeite de mesa para decorar aniversários infantis com garrafa PET e bexiga. Esse artesanato com garrafa PET é simples e barato, além de personalizar sua festa e impressionar seus convidados.

16. Brinquedos para as crianças

Foto: Reprodução /Professora Márcia Guerardi

Com criatividade é possível criar brinquedos com materiais recicláveis, como o bilboquê de garrafa PET. Uma ideia lúdica e divertida, além disso, as crianças podem participar da criação das peças.

17. Porta-lápis e pincéis

Foto: Reprodução /RECICLARTE

Organize seus materiais de escritório ou de artesanato utilizando garrafas PET. Enfeite com os materiais e cores que você quiser.

18. Anel de flor de garrafa PET

Foto: Reprodução /Claudia Taylor

Crie lindas peças de bijuterias com flores de garrafa PET. Esse anel é uma peça diferenciada e feita com materiais recicláveis.

19. Lustre de garrafa PET

Foto: Reprodução /DA20arte

Outro objeto de decoração que pode ser feito com garrafa PET é um lustre. Inove na iluminação da sua casa, de forma econômica, reutilizando materiais.

20. Passo a passo: luminária de garrafa PET

Para quem quer fugir do tradicional e busca por objetos baratos, uma opção é reutilizar materiais como garrafa PET na decoração. Essa luminária, feita com garrafa PET e decorada com toalhas de plástico, fica com um visual muito bonito.

21. Decoração para o jardim com garrafa PET

Foto: Reprodução / Achei na Caçamba

A versatilidade de reaproveitar a garrafa PET é enorme. Com flores coloridas você pode criar diferentes decorações para o jardim, como móbiles, e atrair passarinhos para o seu cantinho.

22. Caixas com garrafa PET e EVA

Foto: Reprodução /Adriele Lagustera

Seja para presentear alguém especial ou criar lindas lembrancinhas, as garrafas PET também rendem lindas caixas de presentes. Ficam lindas em formatos de coração e você pode utilizar EVA e fitas para decorar.

23. Bolsa de praia de garrafa PET

Foto: Reprodução /É Terna Flor

Mais um modelo de bolsa feita com garrafa PET e crochê. O modelo é ótimo para levar para a praia, piscina ou utilizar no dia a dia.

24. Cofrinho de garrafa PET

Foto: Reprodução / Joia de Casa

Uma opção divertida para fazer artesanato com garrafa PET é criar pequenos cofrinhos. Você pode fazer o tradicional modelo de porquinho para poupar as moedas.

25. Passo a passo: maçã de garrafa pet

Aprenda o passo a passo para fazer maçãs utilizando garrafa PET. Você pode fazer diversas cores. A peça fica linda e pode servir como uma simpática lembrancinha ou um porta-trecos super charmoso.

26. Pinguim de garrafa PET

Foto: Reprodução /Fabíola de Menezes Rodrigues

Crie peças fofas e delicadas com a garrafa PET, como esse lindo pinguim de geladeira, que também serve como vaso para plantinhas.

27. Lustre sofisticado de garrafa PET

Foto: Reprodução /DU99

Com as garrafas PET recortadas em formato de folhas, esse lustre de material reciclado ganha um ar leve e sofisticado.

28. Flores coloridas

Foto: Reprodução /Reni Lopes

As flores feitas com garrafa PET podem decorar qualquer parte da casa. Você pode criar uma variedade de modelos com cores e estampas.

29. Enfeites ao ar livre

Foto: Reprodução /Andressa Missio

Ao ar livre, as garrafas PET também se destacam. Os fundos transparentes recortados parecem cristais e é uma opção simples e barata para decorar eventos ou o jardim.

30. Passo a passo: Caixinha de garrafa PET

Veja como fazer uma caixinha graciosa com garrafa PET e EVA. É super fácil e rápido de fazer. Com ela você pode presentar alguém especial ou utilizar para guardar pequenos objetos.

31. Coelhinhos de garrafa PET

Foto: Reprodução /Lupita Arteira

Na Páscoa, o artesanato com garrafa PET também tem vez. As embalagens de coelhos são ótimas para encher de chocolate e presentear. Ou, ainda, podem servir como cestinha para a famosa caça aos ovos que as crianças adoram.

32. Guirlanda de garrafa PET

Foto: Reprodução /Veridiana Araújo

Guirlandas também podem ser feitas com garrafas PET, uma opção simples e muito elegante para a decoração natalina.

33. Horta de garrafa PET

Foto: Reprodução /Joia de Casa

As hortas verticais são perfeitas para pequenos espaços ou apartamentos e você pode fazer uma versão utilizando pallets e garrafas PET.

34. Bolsa colorida

Foto: Reprodução /Gleiva Prado

Uma ótima ideia para reaproveitar a garrafa PET e que pode ser muito lucrativa é a confecção de bolsas. Detalhes em crochê personalizam e decoram a bolsa.

35. Passo a passo: sacolinha de garrafa PET

Muito semelhante à ideia da bolsa, você também pode confeccionar pequenas sacolas com garrafas PET para as crianças brincarem ou para lembrancinhas de festas infantis.

36. Colar de garrafa PET

Foto: Reprodução /Mércia Macedo Cavalcante

Com pedaços de garrafas PET é possível criar peças exclusivas para usar no dia a dia, como colares, brincos e anéis.

37. Enfeite de flores de garrafa PET

Foto: Reprodução /Revista Artesanato

Diversos estilos de enfeites podem ser feitos com a garrafa PET. É só decorar como preferir e adicionar pequenos cordões para pendurar.

38. Puxa-saco de garrafa PET

Foto: Reprodução /Flor de Pituquinha

Outro artesanato bem simples de fazer é o puxa-saco com garrafa PET e tecido. Deixe as sacolinhas plásticas organizadas e sempre à mão com muito estilo.

39. Boliche com garrafas PET

Foto: Reprodução /Joia de Casa

As crianças vão adorar e se divertir com um jogo de boliche feito com garrafas PET. Você pode personalizar com os temas e personagens que a criançada preferir!

40. Passo a passo: árvore de natal e guirlanda de garrafa PET

Criar uma decoração natalina fazendo artesanato com garrafa PET é uma opção criativa e perfeita para quem quer decorar a casa nessa época gastando pouco. Com esse material você pode criar pequenos enfeites, uma linda guirlanda para porta e até mesmo uma árvore de natal.

41. Organizadores de garrafa PET

Foto: Reprodução /Lupita Arteira

Faça organizadores para a casa ou embalagens criativas com garrafas PET e tecido. Decore com imagens, rendas e fitas.

42. Árvore de Natal de garrafa PET

Foto: Reprodução /Sara de Souza

A árvore de Natal de garrafa PET é uma opção prática, econômica e ecologicamente correta. Você pode aproveitar as cores verdes do plástico e decorar com cores diferentes e luzes.

43. Design sustentável

Foto: Reprodução /DU99

Com um design todo sustentável, essa luminária é feita com pedaços recortados de garrafa PET.

44. Flores e vasos de garrafa PET

Foto: Reprodução /Denison Valença

Crie uma flor completa utilizando garrafa PET: aproveite o fundo para os vasos, as laterais para a flor e a tampinha para o miolo da flor.

45. Passo a passo: lembrancinha fácil de garrafa pet

Mais uma ideia de artesanato com garrafa PET: um delicado enfeite de mesa com garrafa que também vira uma lembrancinha em festas e eventos.

46. Jogos e brincadeiras com garrafa PET

Foto: Reprodução / Joia de Casa

Crie um jogo de argolas coloridas com garrafas PET com peso e argola de jornal. Você pode aproveitar a brincadeira em festas, a diversão é garantida!

47. Caixinha de nuvem

Foto: Reprodução /Artesanato Maria Figueiredo

Essa fofinha caixinha de nuvem é feita com garrafa PET e EVA. Fica muito linda como lembrancinha ou um delicado porta-joias.

48. Sino natalino

Foto: Reprodução / Ideias Personalizadas

Os sinos também são muito usados na decoração natalina. Esse enfeite também pode ser feito em casa e com garrafa PET.

49. Lanterna com garrafa PET

Foto: Reprodução /Amanda Formaro

Com pouco gasto e muita criatividade faça lanternas encantadoras com garrafa PET para decorar festas juninas ou temáticas aí na sua casa.

50. Xícara de garrafa PET

Foto: Reprodução /Adriele Lagustera

Essa xícara super fofa, feita com garrafa PET, é uma ótima opção para decoração de chás de cozinhas ou lembrancinhas.

51. Enfeite para árvore de Natal

Foto: Reprodução / Lupita Arteira

Com canetinhas, desenhe flocos de neve no fundo das garrafas PET e tenha lindos adereços para a árvore de Natal.

52. Vaso feito com garrafa PET

Foto: Reprodução / Artesanato Maria Figueiredo

Para variar no formato de vasos com garrafa PET, você pode adicionar recortes na garrafa ou detalhes em flores de EVA.

53. Combinação de estampas

Foto: Reprodução /Patricia Ribeiro

Para combinar todo o material escolar, você pode criar um estojo com tecido e garrafa PET e combinar a estampa na capa de livros e cadernos.

54. Globo de neve

Foto: Reprodução /Ideias Personalizadas

O globo de neve é um item muito fofo para a decoração de Natal e ele também pode ser feito reaproveitando uma garrafa PET transparente.

55. Brincadeiras e aprendizado

Foto: Reprodução /Joia de Casa

Além de criar brinquedos com garrafa PET para garantir a diversão da criançada, elas também  podem aprender sobre a importância do reaproveitamento de materiais para o meio ambiente.

56. Plantas artificiais de garrafa PET

Foto: Reprodução / É Terna Flor

Já imaginou criar plantas artificiais com garrafa PET? Pois essa também é mais uma opção para reaproveitar esse material. É só recortar, dobrar e pintar a textura das folhas.

57. Jardim vertical barato e sustentável

Foto: Reprodução /Juliana Alves

Com algumas garrafas PET, tinta e barbante você cria um jardim vertical barato e sustentável. Algumas opções de plantas que podem ser utilizadas nesses vasinhos são os cactos e suculentas.

58. Puxa-saco com feltro e garrafa PET

Mais uma opção de puxa-saco feito com garrafa PET e feltro. Reaproveite materiais para organizar e decorar a cozinha.

59. Baleiro de garrafa PET

Foto: Reprodução /Lupita Arteira

Utilize a criatividade e crie baleiros com garrafa PET. Uma ótima ideia para decorar a mesa de doces das festas.

60. Garrafas decoradas

Foto: Reprodução /Diy para passar tempo

Todo mundo sempre tem garrafas PET em casa, aproveite para decorá-las com tinta e adereços e criar diversos objetos de decoração sustentável.

Fazer artesanato com garrafa PET é muito simples, pois é um material acessível e bem fácil de encontrar. Aproveite essas ideias para criar peças divertidas e lindas – e, que ainda por cima, ajudam a preservar o meio ambiente e até podem gerar uma grana extra. É só soltar a criatividade, se inspirar e colocar a mão na massa! Confira também como fazer vaso de cactos com garrafa PET.

PARA VOCÊ