O aspirador de pó se tornou um dos eletrodomésticos indispensáveis para facilitar a rotina de limpeza, pois gera uma grande economia de tempo. Há diferentes tipos de aspirador e, entre eles, uma infinidade de modelos, o que pode causar certa confusão na hora da escolha. Para acertar na decisão que mais vai atender às necessidades de cada casa, confira um guia completo com os melhores modelos selecionados e dicas para saber qual é o mais adequado para o dia a dia.
- Vertical ou portátil
- Potência: 1.100W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 800ml
- Cabo: 4m
Aspirador Electrolux PowerSpeed Ultra STK15
- Vertical ou portátil
- Potência: 1.450W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 1,6L
- Cabo: 6m
Aspirador Wap Silent Speed Max
- Vertical ou portátil
- Potência: 1.350W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 1L
- Cabo: 5m
- Varre, aspira e passa pano
- Potência: 30W
- Filtro lavável
- Capacidade: 250ml
- Autonomia de bateria: até 1h40
- Vertical e portátil
- Potência: 1.000W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 500ml
- Cabo: 5m
- Pó e água
- Potência: 1.400W
- Filtro espuma e pano
- Capacidade: 12L
- Cabo: 2,5m
- Mangueira: 1,5m
- Vertical e portátil
- Potência: 1.100W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 1,2L
- Cabo: 5m
- Vertical e portátil
- Potência: 2.000W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 3L
- Cabo: 5m
- Aspirador de tambor
- Potência: 1.600W
- Filtro HEPA
- Capacidade: 1,8L
- Alcance: 5,5m
- Varre, aspira e passa pano
- Potência: 40W
- Filtro HEPA
- Reservatório: 200ml
- Autonomia de bateria: 2h20
O que você precisa saber para escolher o melhor aspirador de pó
O aspirador de pó ideal vai depender muito das necessidades e rotina da casa, por isso é preciso avaliar os pontos fortes e fracos, definir prioridades e orçamento antes de tomar uma decisão. A potência pode proporcionar melhor sucção, mas geralmente vem em produtos maiores e mais barulhentos. Aparelhos menores serão mais fáceis de guardar, mas podem ter uma capacidade de armazenamento menor. A seguir, saiba mais sobre cada tipo de aspirador e quais características observar.
Tipos de aspirador de pó
O tipo de aspirador de pó vai definir as funções, potência, sucção praticidade e até mesmo o espaço necessário para guardar seu eletrodoméstico, saiba as vantagens e desvantagens dos mais comuns:
- Aspirador de pó tradicional: é o mais clássico, geralmente vem com grande capacidade de armazenamento e alto poder de sução. Com frequência, vêm com as funções de aspirar água e de sopro, oferecendo uma versatilidade de usos e a possibilidade de uso interno e externo. A desvantagem é que geralmente são mais barulhentos e pesados para manusear, além de ocuparem muito espaço para armazenamento.
- Aspirador de pó vertical: é muito prático e fácil de manusear, gerando muito conforto na hora da limpeza e a facilidade de armazenamento. A potência varia bastante, mas geralmente têm sucção suficiente para limpeza interna de casas e apartamentos, incluindo tapetes e sofás, mas não são recomendados para áreas externas. É possível encontrar modelos multifunção, que se transformam em portáteis e até mesmo sem fio.
- Aspirador robô: é o mais moderno e que exige menos esforço, a maior parte dos modelos necessita apenas de uma supervisão simples, sendo que há alguns mais avançados que conseguem mapear ambientes e até mesmo se carregarem sozinhos, além de serem bastante silenciosos. Geralmente, são indicados para a limpeza de manutenção do dia a dia e apenas para áreas internas, precisando ser limpos e carregados com frequência.
- Potência: um dos fatores mais importantes para determinar o poder de sucção, por isso é importante definir onde o aparelho será usado: os de potência menor dão conta de um apartamento ou de cômodos menores com tranquilidade, mas se você vai aspirar ambientes maiores, com pelos de animais ou áreas externas, por exemplo, é importante contar com uma potência mais elevada. Observe que quanto mais potência, maior o ruído durante o uso.
- Funções de aspiração: além de aspirar pó, alguns modelos têm a função de aspirar água e de sopro, que pode auxiliar em locais inalcançáveis, no enchimento de infláveis e para limpeza de folhas, por exemplo. Geralmente, esses extras vêm nos modelos tradicionais, mas alguns verticais têm a função de se transformar em aspirador portátil e os robôs podem vir com a função de passar pano.
- Capacidade do reservatório: vai determinar o tamanho dos cômodos ou da casa que pode ser limpa sem interrupções, observe que o aspirador tradicional geralmente é o que tem maior capacidade, seguido do vertical e, por último, do aspirador robô.
- Filtro: observe o modelo de filtro do aparelho, principalmente se há pessoas com problemas respiratórios ou alergias em casa. O modelo HEPA é o modelo comum mais recomendado, já o filtro lavável vai durar por mais tempo. Um bom filtro vai garantir o ar puro em seu lar.
- Acessórios: muitos produtos acompanham peças que podem deixá-lo mais versátil e auxiliar em diferentes tipos de limpeza, como bocais para cantos, escovinhas para estofados e há inclusive alguns que se transformam em aspirador portátil, dando uma boa mobilidade e podendo ser usados até mesmo para limpeza de carros.
É preciso se atentar a que tipos de sujeira serão aspirados, em quais ambientes, com que frequência e onde será armazenado o item, assim o investimento será bem aplicado e proporcional às necessidades.
Características para observar antes de comprar o aspirador de pó
Confira os principais detalhes para ficar atento na hora de se decidir pelo modelo, sempre lembrando que algumas delas interferem em outras, como, por exemplo, quanto maior a potência, maior o ruído e o tamanho do aparelho.
Seguir as dicas vai garantir o melhor custo-benefício para um aparelho que supra todas as suas necessidades em casa, sem precisar investir mais que o necessário, confira também os guias mais completos sobre robô aspirador e aspirador vertical.
Excelente as explicações!! Fui bem orientada!! Agora é só comprar!!
faltou falar sobre o item mais importante: ruido, a grande maioria de aspirador de pó é muito ruidoso, e ninguem menciona isto.
Fala sim
Existe uma diferença entre potência elétrica e eficiência.
Não significa que o de maior potência irá ter uma sucção melhor. Na verdade o ideal é que essa relação seja inversa, ou seja, menor potência elétrica (kwatts) e maior capacidade de sucção (kPa ou Pa)
Esse vies pode induzir o consumidor adquirir um equipamento que consome mais energia (mais gasto na conta de luz) e que tem menos capacidade de sucção.