Como montar um café da manhã de aniversário com muito amor e carinho

Escrito por
Atualizado em 16.11.20

iStock

Por
Atualizado em 16.11.20

Seja para comemorar o novo ano de vida de alguém querido, ou o seu mesmo, o café da manhã de aniversário tem tudo para se tornar uma tradição anual. Quem não gostaria de acordar pela manhã com uma refeição preparada especialmente para si? Aprenda a prepará-lo com as dicas e inspirações que selecionamos e comece as comemorações logo cedo!

Publicidade



Índice do conteúdo:

O que servir em um café da manhã de aniversário

O dia do aniversário merece uma dedicação especial, não é mesmo? Então, confira as dicas de cardápio para o seu café da manhã de aniversário para começar o dia com o pé direito!

1. Salgados

iStock

Começar o dia se alimentando bem é fundamental, por isso dê uma atenção especial ao cardápio. Pratos salgados são ideais para deixar o aniversariante bem alimentado e preparado para um dia de muita festa. Boas opções não faltam:

  • Pão de queijo: nada mais brasileiro do que café da manhã com um pãozinho de queijo, não é?
  • Torta fria: feita com pão de forma de recheio frio, essa torta é um sucesso garantido.
  • Sanduíche de forno: parecido com a ideia anterior, o sanduiche de forno não é nada mais do que uma torta assada feita com pão de forma. Uma delícia!
  • Misto quente: mais um clássico dos cafés da manhã, não há quem resista a um misto quente recém-feito.
  • Omelete: ótima opção para quem está dando um tempo nos carboidratos ou prefere um café da manhã mais leve.
  • Croissant recheado: esse pãozinho amanteigado já e delicioso puro, quando recheado, então, é só alegria.
  • Tapioca: mais uma opção para quem prefere um café da manhã fit, a tapioca é simples de se preparar, alimenta e pode acompanhar diversas preparações.
  • Ovos mexidos: do café da manhã americano, até as opções mais saudáveis, os ovos mexidos são uma ótima alternativa para quem quer estar bem alimentado mesmo sem carboidratos
  • Salgados assados: esfihas, pães recheados, enroladinho de presunto e queijo… são tantas opções deliciosas que fica até difícil de escolher.
  • Pão francês e frios de sua preferência: não existe nada mais versátil do que um pão francês, que acabou de sair do forno, e frios,

2. Doces

Depois de comer um salgado não tem como não ficar com aquela vontade de um docinho, não é? Veja o que você pode servir para deixar o café da manhã de aniversário mais doce:

  • Salada de fruta: refrescante, leve e doce, a salada de frutas é perfeita para começar bem o dia.
  • Bolo simples: feito em casa, ou comprado pronto, um bolo simples e bem fofinho sempre cai bem no café da manhã.
  • Minibolo de aniversário: quer começar o dia com um toque especial? Um mini bolo de aniversário é uma ótima opção para comer sem exagerar.
  • Panquecas: panquecas quentinhas e cobertas com mel, chocolate, creme de avelã, ou o que preferir, com certeza farão o aniversariante começar o dia com um sorriso no rosto.
  • Rocambole: com os mais variados recheios, o rocambole é um doce pouco comum nos cafés da manhã de todo dia. Então, por que não servi-lo em um dia especial?
  • Sonho: não a quem resista a um sonho frito. Dos recheios mais tradicionais, como creme e doce de leite, até os mais modernos, como o creme de avelã, esse doce alegra qualquer um.
  • Granola com iogurte e frutas: uma alternativa leve, gostosa e ideal para quem quer comemorar sem extravasar demais na alimentação.
  • Tapioca: esses discos fininhos e deliciosos também ficam incríveis com acompanhamentos doces, como goiabada, leite condensado e coco, doce de leite ou frutas.

3. Bebidas

Para completar a refeição mais importante do dia, não pode faltar algo para beber. Na dúvida do que pode servir? A gente te ajuda a decidir:

Publicidade



  • Suco natural: nada como um suco refrescante para começar o dia. Escolha a fruta de sua preferência, ou combine algumas, para começar o dia com o pé direito.
  • Vitamina de frutas: para quem prefere algo um pouco mais forte, a vitamina de frutas pode ser uma boa opção.
  • Iogurte: os iogurtes mais líquidos são perfeitos para tomar no copo, além de serem ótimos para quem prefere um café da manhã mais saudável.
  • Cafézinho: há quem não consiga começar o dia sem um café quentinho. Então, seja recém passado ou seja instantâneo, uma boa xícara de café não pode faltar.
  • Café com leite: uma variante do item acima bastante querida pelo país todo, o café com leite, ou pingado, é ideal para quem gosta de café, mas prefere algo um pouco mais suave.
  • Capuccino: um dia especial merece uma bebida especial, não é? Compre uma boa mistura para cappuccino para deliciar logo cedo.
  • Leite com chocolate: o favorito dos pequenos é tradicional no café da manhã de muitas casas brasileiras e não poderia faltar em uma manhã de festa.
  • Chocolate quente: perfeito para aquelas manhãs geladas e preguiçosas, um chocolate quente bem cremoso cai muito bem.
  • Água saborizada: uma opção leve e que tem ganhado espaço em festas de aniversário e outras comemorações, a água saborizada pode levar frutas como maçã, abacaxi, limão e até ervas, como a hortelã.
  • Mimosas: para os maiores de idade a mimosa é uma opção elegante e saborosa que faz sucesso nos brunchs. Com suco de laranja e espumante, essa bebida com certeza vai te conquistar.

Dicas para um café da manhã de aniversário

Confira algumas dicas preciosas que contemplam aniversariantes de todas as idades e que vão deixar a manhã de comemoração ainda mais especial e organizada.

1. Observe as preferências do aniversariante

Pode parecer bobeira lembrar isso, mas essa é a parte mais importante ao se preparar um café da manhã de aniversário para alguém. Pense sempre se quem vai receber esse mimo gostaria de comer tais coisas, ou o que faria mais sucesso. Demos algumas ideias de comidas e bebidas acima, mas tudo pode, e deve, ser adaptado conforme os gostos do aniversariante!

2. Aposte em apresentações lúdicas para as crianças

Nós comemos primeiramente com os olhos, e para os pequenos isso não é diferente. Um café da manhã divertido, com panquecas desenhadas e sanduíches em formatos de bichinhos, por exemplo, é bem mais atrativo do que as preparações que fazemos no dia a dia. Vale a pena investir uns minutinhos a mais nisso.

3. Prepare tudo com antecedência

Sendo um café da manhã de aniversário surpresa ou não, o ideal é que a maior parte das coisas estejam preparadas até a noite anterior. Assim, você não precisa se preocupar tanto com preparos complicados e pode dedicar mais tempo à uma mesa posta, ou uma decoração especial.

4. Invista em uma decoração especial

Uma mesa bem posta, flores frescas, plaquinhas com o nome de cada comida, balões…tudo isso deixa o café da manhã de aniversário ainda mais especial, além de mostrar para o aniversariante que quem preparou aquele momento se importa com o visual, além do sabor. Bandejas personalizadas, toppers de papel, plaquinhas feitas a mão ou até decorações temáticas são muito bem-vindas!

Publicidade



Agora que você já sabe tudo o que precisa para preparar um café da manhã especial sem erros, que tal ver como algumas pessoas colocam as ideias em prática?

Como fazer café da manhã de aniversário

Parece muita coisa para se cuidar, não é mesmo? Mas não se preocupe, preparar um café da manhã de aniversário para alguém, ou como presente para si, é muito mais fácil e divertido do que parce! Veja os vídeos abaixo e se inspire:

Como preparar um café da manhã especial

Nesse vídeo, Dani Noce te ensina a preparar comidinhas deliciosas para um café da manhã superespecial para quem você ama. É sucesso garantido!

Como preparar café da manhã de aniversário ao ar livre

Nesse vídeo da Juliana Pernomo, você a acompanha nos preparativos para o café da manhã de aniversário do noivo, tendo ótimas dicas de comidinhas, mesa posta e como se organizar para o evento.

Ideias para montagem de bandeja de café da manhã

Quem não ama um café na cama, não é? Se optar por essa opção na hora de preparar o café da manhã de aniversário, não se esqueça de conferir essas dicas para montar a bandeja perfeita!

Ainda em dúvida sobre como preparar o café da manhã mais especial do ano? Então, aproveite as lindas inspirações que selecionamos para você:

Publicidade



30 fotos de café da manhã de aniversário para começar bem o dia

Nada melhor do que se inspirar com com lindos cafés da manhã preparados por outras pessoas, não é? Confira algumas ideias incríveis que você pode reproduzir em casa facilmente:

1. Papel preto e giz é uma dupla ótima para a decoração

2. Para um café da manhã especial, aposte em uma bandeja decorada

3. Detalhes como a plaquinha de parabéns fazem a diferença

4. Especialmente para os pequenos!

5. Mas não tem quem não ame ser mimado no dia do aniversário, não é?

6. Flores deixam a mesa ainda mais linda

7. Assim como balões e faixas de “parabéns”

8. Uma bandeja moderna e sóbria para café de aniversário de homem

9. Não tem quem não ame uma bela mesa posta

10. A criançada vai amar começar o dia com um café da manhã como esses

11. Um carinho extra para um dia especial

12. Seja em uma mesa com toda a família

13. Ou em uma cesta cheia de delicadezas

14. O café da manhã de aniversário tem tudo para se tornar tradição

15. Invista tempo nos pequenos detalhes

16. E mostre para aquela pessoa especial o quão amada ela é

17. Não tem como não se encantar

18. Um café da manhã de aniversário infantil lúdico e delicioso

19. Não é preciso muita coisa para começar bem o dia

20. Mas amor e comida boa não pode faltar!

21. Que tal um café da manhã junino?

22. O preto e branco é ótimo para criar uma mesa elegante

23. Perfeito para começar o dia no mundo da lua

24. A bandeja personalizada dá um toque especial

25. Assim como o recado do quadro

26. Mesa farta para comemorar o começo de mais um ano de vida

27. Enfeites de papel são baratos e dão um visual incrível

28. Aposte em cafés da manhã temáticos para os pequenos

29. Quanto mais detalhes, mais especial!

30. O café da manhã de aniversário é perfeito para começar o dia com um sorriso no rosto

Agora é só começar as preparações para o dia especial! Se quiser mais ideias diferentes para aniversários, confira esses temas de festas infantis.