Como fazer tricô: tudo que você precisa saber para começar a tricotar

Escrito por Mariana Jati
Em 23.06.20

iStock

O tricô é uma forma de artesanato bastante tradicional. Além de ser um ótimo passatempo, fazer peças para venda é uma opção de renda extra. Cardigãs, blusas, cachecóis e golas são apenas alguns dos itens que você pode fazer para se aquecer no inverno ou ganhar dinheiro. Quer aprender como fazer tricô? Selecionamos dicas e tutoriais incríveis para você!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Materiais necessários

iStock

Antes de começar a aprender como fazer tricô, é muito importante saber quais são os materiais necessários para a confecção das peças, não é? Não são muitos, mas são importantes para garantir a qualidade do seu trabalho. Veja só:

  • Agulhas: a agulha mais indicada para iniciar no mundo do tricô é a de 5 ou 6mm. Esse tamanho é o ideal para linhas mais grossas, que facilitam o processo para iniciantes. Diferentes espessuras de linha pedem diferentes tamanhos de agulha, mas não se preocupe: a indicação da agulha ideal aparece nos rótulos das linhas.
  • Agulha de tapeçaria: a agulha de tapeçaria ou de crochê pode ser utilizada para dar o acabamento às peças que você confeccionar.
  • Lã ou linha: é a matéria-prima de qualquer peça de tricô. Para iniciantes, é indicado o uso de fios mais grossos, como o mollet. Use as cores que mais te agradam!
  • Tesoura: é necessária para cortar os fios de lã ou linha.
  • Fita métrica ou régua: é essencial ter como medir o tamanho do que você está tricotando durante o processo. Isso garante que a peça será feita nas medidas certas e evita que você precise desmanchar os trabalhos.
  • Caderno: ter um caderno ou bloco de anotações te ajuda a deixar registrado quantos novelos ou rolos foram usados, quais as agulhas, número de carreiras, etc. Isso é importantíssimo se você pretende repetir peças ou comercializar seus trabalhos.
  • Calculadora: não é um item essencial, mas pode ser de muita ajuda na hora de calcular a quantidade de pontos.

Agora que você já sabe o que precisa ter em mãos antes de começar a se aventurar pelo mundo do tricô, que tal conferir alguns tutoriais?

Como fazer tricô passo a passo

Trabalhos manuais podem ser muito recompensadores. Aprendendo a fazer cachecóis, blusas de frio e cardigãs, por exemplo, você passa a depender menos de lojas de vestuário, além de produzir peças nos tamanhos e cores exatas que você deseja. Quer aprender? Confira os tutoriais que selecionamos:

1. Kit iniciante para fazer tricô

Esse vídeo da Rosiene, do canal Tricô e Tal, te mostra os materiais necessários para começar a tricotar e dá dicas ótimas sobre tipo e cores de linha e agulha. Uma boa introdução ao processo de criação!

2. Como colocar e tirar ponto de tricô

Continua após o anúncio



Vamos começar? Esse vídeo da Marie Castro ensina bem certinho o processo de colocar o ponto na agulha e tirar. Pode até parecer difícil, mas nada que não melhore com a prática!

3. Como fazer tricô com duas agulhas

Nesse vídeo do canal Receitas & Dicas, você vai aprender o ponto meia – ponto básico do tricô, utilizado para a confecção de diversas peças – usando duas agulhas.

4. Como desenrolar tricô

As peças podem enrolar enquanto você estiver tricotando: é um processo totalmente normal. Quer aprender a desenrolar o tricô e fazer blocagem? Então, esse vídeo da ModaVessa é perfeito para você!

5. Tutorial para cachecol de tricô fácil

Quer aprender a fazer um cachecol fácil e rápido? Nesse vídeo da Nil Mari, você vai aprender o passo a passo para um lindo cachecol de lã, usando uma agulha de 8mm. O resultado é encantador!

Continua após o anúncio



6. Como fazer gorro de tricô fácil

Esse vídeo da Nat Petry vai te ensinar certinho como produzir um gorro lindíssimo usando apenas um novelo. Ideal para quem quer começar com um projeto rápido.

7. Como fazer sapatinho de bebê em tricô

Sapatinho de bebê de tricô é um presente muito atencioso, além de ser muito útil. Se você quer presentear, vender ou está esperando um bebê, esse vídeo da Ana Alves vai ser perfeito para você!

8. Blusa de tricô fácil

Quer fazer uma blusa oversized exclusiva? Esse vídeo incrível da Bianca Schultz te mostra o passo a passo para tricotar uma blusa linda e superfácil, usando 3 novelos de 100g e agulha número 6. Vai fazer sucesso!

9. Como fazer gola de tricô fácil

Quem não gosta de estar bem vestido, não é? Esse cachecol gola em duas cores vai transformar qualquer look e ainda é fácil de fazer. Olha só esse vídeo da Marie Castro, que ele te ensina certinho como tricotar!

10. Como fazer ponto arroz

Continua após o anúncio



O ponto arroz é formado por um ponto meia e um ponto tricô, que você aprende nesse vídeo do canal ModaVessa, em uma belíssima gola. Para ficar aquecida e cheia de estilo!

11. Como fazer tricô com as mãos

Você já deve ter visto essas peças de maxi tricô decorando sofás, cadeiras e camas… Mas você sabia que elas são superfáceis de fazer? Com esse vídeo do canal Love it by Alice, você vai aprender como fazer tricô com as mãos e sem erro.

12. Como fazer capa de almofada de tricô

Esse tricô vai ficar lindíssimo na sua decoração, e sabe qual é a melhor parte? Você nem vai precisar de agulhas! A Nat Petry te ensina o passo a passo nesse vídeo.

Gostou das dicas? Não fique triste se não conseguir replicar as técnicas logo de cara. É a prática que leva à perfeição! E para aprender mais projetinhos DIY, que tal esses tutoriais de puff de garrafa PET?