Como limpar o banheiro de forma prática e rápida

Escrito por Alexandre Poletto

Foto: iStock

Aprender como limpar banheiro vai facilitar sua vida e tornar o processo de higienização muito mais rápido. Afinal, como esse ambiente é pequeno, com alguns truques é possível deixar o espaço totalmente limpo, livre de bactérias e germes, e o principal: pronto para ser usado. Acredite, a questão da limpeza pode ser resolvida em minutos, sem grandes esforços e com eficiência. Pensando exatamente na praticidade, separamos aqui dicas pontuais de como fazer tudo rapidinho e deixar o banheiro brilhando.

Para você aprender como limpar banheiro, é preciso entender 7 pontos importantes que envolvem naturalmente esse espaço tão usado em qualquer casa. Conhecendo essas dicas vai ficar muito mais fácil remover a sujeira e manter o ambiente sempre em ordem, com aquela aparência de limpeza mais duradoura.

Sobre os produtos, podemos adiantar que os custos são acessíveis e você não vai precisar mudar muita coisa da sua lista de compras. Para todo o processo de limpeza, você vai precisar de água sanitária, removedor, vinagre, detergente líquido, desinfetante (caso queira um ambiente mais perfumado), esponja e escova sanitária. Não esqueça de separar panos de tecidos macios. Vamos usar um pano mais úmido para remover a primeira camada de limpeza e um seco para dar o brilho final. Vem com a gente para as dicas!

1. Limpando o vaso sanitário

FOTO: ISTOCK

O vaso sanitário é o item mais sujo do banheiro. Por isso, antes de iniciar a limpeza, não se esqueça das luvas, que podem ser aquelas plásticas usadas para limpeza ou as de silicone. O importante é proteger as mãos para manter a saúde em dia.

Utilize água sanitária e uma bucha para esfregar a parte interna do vaso. O ideal é deixar sempre de molho por um tempo, normalmente uns dois minutos. Na parte externa do vaso, você pode utilizar um pouco do vinagre com aqueles removedores especiais de gordura. Eles são mais cremosos e formam também uma camada para limpar e proteger o objeto. Outra dica é usar o bicarbonato de sódio e água quente para limpeza externa, isso ajuda a remover as bactérias que podem ficar nesta região.

Para retirar o produto é só jogar água. Dentro do vaso, a própria descarga pode ajudar na hora de enxaguar. É importante lembrar que é indicado utilizar um pano exclusivo para limpeza do vaso.

Paula Roberta da Silva, gerente da marca Dona Resolve, empresa especializada no ramo de limpeza,  alerta para um cuidado que nem todo mundo toma na hora de limpar esse ambiente. “Um dos maiores erros em uma limpeza é utilizar o mesmo pano e a mesma bucha que foi utilizada no banheiro, o que leva diversas bactérias e problemas de saúde para as outras localidades da casa. Desta forma, tenha separado esses itens para manter a saúde do seu lar. ”

2. Limpando pias e cubas

FOTO: ISTOCK

As pias e as cubas também merecem cuidados. Na hora de aplicar as dicas de como limpar banheiro é preciso lembrar que o material do vaso é basicamente o mesmo da pia, mas o indicado é usar uma outra bucha para remover a sujeira desse ponto.

Em relação às superfícies, a consultora do lar Sueli Rutkowski tem uma dica importante. “Faça um desinfetante colocando um pouco de água, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio em um borrifador. Esta mistura é ótima para limpar superfícies do banheiro e também da cozinha”, ensina.

O armário é um item importante para manter o banheiro organizado e a limpeza no objeto também é fundamental. Alguns itens pessoais como cremes, pasta de dentes e até papeis higiênicos podem ser guardados no armário. No caso da limpeza, vale consultar o fabricante e tomar os cuidados para não estragar o material, que normalmente é de plástico, pedra ou até mesmo madeira.

3. Limpando os ralos

Foto: iStock

Normalmente, um banheiro possui dois ralos. Um fica bem embaixo do chuveiro e o outro mais no centro do espaço onde está a pia e o vaso. Ambos ficam sujos, pois recebem a água da limpeza. Porém, o ralo de dentro do box é quem sofre mais com maus odores e até com a junção da sujeira do corpo com os cabelos, que normalmente formam uma crosta no ralo ou dentro do cano.

Aqui, a dica é usar aquelas escovas de vaso para retirar a sujeira mais grossa. Para limpar, é preciso usar um pouco de removedor com água e esfregar bem, tirando as camadas de sujeiras. Outro bom produto para retirar o mau cheiro é o vinagre. Limpe com detergente ou água sanitária e em seguida jogue o vinagre.

4. Limpando o box

FOTO: ISTOCK

Outro item importante da lista de como limpar banheiro é o box. Muita gente fica com dúvidas e até receio de riscar ou manchar o material. Porém, a limpeza é simples e vale a dica que separamos.

Utilize uma bucha macia, com detergente neutro e água quente. Utilize a parte macia da bucha para fazer a esfregação por fora e por dentro. Depois, enxague até remover toda a camada de sabão no vidro. Depois de limpo e seco, temos uma segredinho neste item. Para evitar aquelas manchas de gordura no vidro do box que ficam depois do banho, o indicado é passar lustra móveis depois de fazer toda a limpeza e secagem.

O lustra móveis vai criar uma fina camada. Assim, toda vez que alguém sair do banho, a água que está parada no vidro vai evaporar e as quelas manchas não se formarão. Ou seja, você vai ter por uma semana, mais ou menos, o vidro sempre limpo, sem manchas. Lembrando que não é indicado passar a mão no vidro depois da aplicação do lustra móveis, e que o pano para aplicar o produto deve ser macio para não riscar o vidro.

O ideal é realizar a limpeza semanalmente. Caso as manchas persistam, procure uma empresa especializada em limpezas, que utilizará produtos específicos para a retirada dessas manchas.

Até aqui está bem fácil para você aprender como limpar banheiro de forma prática e rápida, não é?!?

5. Limpando outros objetos

FOTO: ISTOCK

A dica dada pela Sueli também pode ser aplicada na hora de limpar outros objetos do banheiro. Uma boa passada de pano nos produtos e objetos decorativos que ficam à mostra é importante, pois neles também contêm sujeira, bactérias e germes.

Falando em sujeira, a saboneteira é um acessório muito utilizado neste ambiente. Para limpá-la, utilize um pouco de água morna  com uma porção de detergente neutro. Deixe agir por alguns minutos e faça a remoção com a ajuda de uma bucha macia. Não utilize buchas abrasivas para não danificar sua saboneteira, principalmente se for de plástico ou inox.

6. Paredes e pisos

FOTO: ISTOCK

Talvez essa parte do banheiro seja a mais simples de lavar. As paredes normalmente são de azulejos, e isso facilita a remoção daquelas gorduras naturais que formam uma camada, por vezes até manchas escuras.

No piso, temos em alguns casos a aparição daquele lodo, aquelas manchas verdes. Elas surgem por conta da água que fica mais tempo parada após o banho. De acordo com Paula, a limpeza é simples. “Pode-se utilizar bicarbonato de sódio, água quente e uma escova de cerdas duras. Basta fazer essa mistura e escovar os rejuntes do piso, realizando o enxágue para que não fique resíduos. Conte com a água do chuveiro na temperatura alta para essa limpeza”, explica.

7 . Banheiro com exaustor ou janelas

FOTO: ISTOCK

Quem tem um banheiro com janelas não precisa se preocupar com mofo, por exemplo. A limpeza do box é a mesma indicada para o vidro do banheiro. Porém, quem tem o exaustor no banheiro, precisa tomar um cuidado a mais.

Na hora de remover as manchas de mofo, o indicado é usar uma mistura de água sanitária com água, esta última deve aparecer em um nível bem maior na mistura. É ideal espirrar esse mix na mancha e esperar alguns segundos para esfregar. Use uma bucha e depois um pano seco para tirar a umidade da região.

Outro detalhe importante, principalmente para quem tem um banheiro com exaustor e sem janelas, é sempre deixar a porta do banheiro aberta para ventilar o ar. Evite deixar toalhas úmidas dentro banheiro, pois isso só colabora para o aparecimento de manchas e mofo.

Essas dicas confirmam como limpar banheiro é fácil e qualquer um pode aplicar esses cuidados para manter o ambiente limpo. Agora, depois de limpar tudo, você pode usar um desinfetante para colocar no vaso sanitário ou também aqueles odorizadores de ambiente. Nada melhor então do que um banheiro limpo e cheiroso, não é mesmo?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS