Como pintar MDF: passo a passo para ter uma peça impecável

Escrito por Beatriz Ramirez

iStock

Um item artesanal tem o poder de encantar por ser exclusivo e ter o toque de quem o fez. Por isso, saber como pintar MDF é uma forma de personalizar algumas peças e oferecer presentes únicos para os amigos.



Além desses benefícios, o artesanato também é uma forma de relaxar a mente e incentivar a imaginação. Então, confira como ter uma peça incrível e com uma pintura perfeita:


Materiais para pintar MDF

iStock

É possível fazer vários tipos de pintura de MDF. Você pode utilizar pincel, rolo de pintura ou um spray. Por isso, os materiais podem variar de acordo com a sua escolha. Em geral, os itens necessários são:

  • Tinta branca para compor a base;
  • Tinta spray ou acrílica;
  • Pincel ou rolo de pintura;
  • Lixa para remover imperfeições;
  • Pano seco para remover a poeira;
  • Jornais antigos para forrar o chão;
  • Pote com água para limpar o pincel;
  • Verniz acrílico para dar acabamento.

Com esses materiais é possível fazer o processo de pintura de uma maneira organizada e com o mínimo de sujeira.

Se a peça for vazada, o ideal é usar tinta spray; se ela for pequena, use um pincel menor; já se for grande, a pintura com o rolo pode ser mais confortável.

Tintas para pintar MDF

iStock

Antes de sair para comprar seus materiais para artesanato, é preciso conhecer melhor as opções. Sabendo qual o efeito final de cada tinta, você escolhe qual tipo é o melhor para o seu trabalho, confira!

  • Tinta Látex PVA: apresenta acabamento fosco e sua aplicação pode ser feita com pincel ou rolo. Ideal para iniciantes por sua praticidade e durabilidade;
  • Tinta Acrílica: tem um acabamento brilhante que é mais resistente à água, por isso a peça pode ser limpa com um pano úmido, por exemplo;
  • Tinta Spray ou automotiva: ideal para peças com detalhes mais difíceis de alcançar com o pincel. É mais rápida para aplicar, mas exige destreza.

Para ter o acabamento brilhante, mesmo na tinta fosca, basta aplicar verniz acrílico. Esse material ajuda a evitar riscos na pintura, protegendo também da umidade com a função de selador.



Passo a passo para pintar MDF

Com todos os instrumentos em mãos, é a hora da prática. Acompanhe os passos em detalhe de como pintar MDF e ter um trabalho perfeito:

  1. Verifique se a peça tem partes sem acabamento e lixe essas áreas. Esse passo não será necessário para todos os materiais em MDF;
  2. Pinte com a tinta branca para fazer a base e ter uma pintura mais duradoura;
  3. Aplique a tinta colorida com, pelo menos, duas demãos;
  4. Aguarde a secagem da peça;
  5. Sele com o verniz acrílico.

Viu como é simples fazer a pintura de um MDF? Esse material é muito versátil e pode ser usado em peças menores ou até mesmo móveis para decorar sua casa.

Outras formas de pintar MDF

Além da maneira tradicional de pintura, algumas dúvidas podem surgir como “qual a melhor maneira de pintar um móvel vazado?” ou “quais são as melhores técnicas para pintar com tinta spray?”. Então, confira essas respostas nos vídeo:

Como reformar móvel de madeira em MDF

O vídeo mostra como você pode pintar um móvel de MDF com uma camada mais resistente. Assim, seus móveis podem ganhar cara nova sem muito investimento ou trabalho!

Como pintar guarda-roupas de MDF sem lixar

Mesmo que seja indicado lixar sempre as peças antes de aplicar a pintura, esse tutorial mostra uma alternativa para não usar lixa.

Como pintar de MDF sem deixar marcas de pincel

Veja na prática como pintar a sua peça e deixá-la com um acabamento incrível, sem ficar com as marcas do pincel comum.



Como pintar de MDF com detalhes vazados

Confira como pintar uma mesa provençal com detalhes vazados utilizando tinta branca e um rolo comum.

Como pintar de MDF com tinta spray

Aprenda mais detalhes sobre o MDF e veja dicas muito importantes para fazer uma pintura com tinta spray sem erro.

Como pintar de letras de MDF

Esse tutorial mostra como fazer uma pintura simples de letras em MDF. Para ter um acabamento melhor, lembre-se de usar a base branca e o rolinho para evitar marcas.

Como você viu, existem diversas maneiras para pintar MDF e vários modelos para fazer a decoração da sua sala ou do seu quarto.

Dicas extras para pintar MDF

Você já está prestes a dominar a pintura de MDF, apenas falta acrescentar algumas dicas-chave para facilitar sua vida e seu trabalho artístico. Veja!

  1. A base pode ser feita com goma laca incolor: para que a peça não absorva tanta tinta, você pode aplicar a goma laca no lugar da tinta branca antes da pintura, basta esperar secar bem;
  2. Peças antigas precisam ser lixadas: se você vai pintar um MDF que já recebeu tinta, é preciso usar uma lixa de madeira como a número 300 para remover a textura anterior;
  3. Use o rolo para tirar marcas de pincel: se não quiser que o MDF fique com as linhas do pincel, basta passar o rolo com a tinta ainda úmida logo depois de pintar;
  4. Remova todo o pó: é comum que os móveis ou caixas venham com um pouco de poeira do corte. Então, limpe tudo com um aspirador ou com um pano seco para que a tinta fixe na peça e não no pó;
  5. Espere o tempo de secagem antes de dar a segunda demão: o recomendado é esperar de 2 a 3 horas, mas você também pode observar se a peça já absorveu a primeira demão antes desse período.
  6. Nunca use goma laca com tinta spray: a goma laca não deixa uma boa base para a aplicação de tinta spray, o que pode danificar o seu MDF.

Anote essas dicas essenciais para não errar enquanto faz o seu trabalho em MDF. Com alguns cuidados, seu item durará muito mais tempo, conservando a beleza.

Pronto! Agora você já sabe como pintar MDF e pode colocar em prática tudo que aprendeu. Seu lar vai ficar ainda mais estiloso com uma decoração feita por você!