Cortineiro de gesso: modelos, medidas e 30 ideias incríveis

Escrito por Katharina Barkmeyer

Cortinas são itens decorativos indispensáveis em um ambiente. Além de conceder um toque mais charmoso ao espaço, a peça é responsável por promover privacidade e bloquear, dependendo de seu tecido, a entrada de iluminação natural. E, para complementar o visual, aposte no cortineiro de gesso que vem conquistando cada vez mais o seu espaço em projeto de interiores.



Muitas pessoas optam por um forro feito de gesso e, este recurso, permite maior equilíbrio na decoração e esconder imperfeições. Conheça os diferentes modelos desta técnica, além das medidas necessárias e ideias de cortineiros de gesso para acrescentar na sua casa!

Tipos de cortineiro de gesso

A técnica, além de esconder imperfeições, complementa com a cortina para um espaço mais bonito. Confira os três modelos de cortineiros de gesso para acrescentar na sua decoração.

Embutido

Moderno, o modelo embutido é um dos mais utilizados em projetos de interiores e é caracterizado por um vão entre forro de gesso e a parede em que o varão fica escondido. Assim, concede a impressão de que a cortina está saindo de dentro do teto.

Sobreposto

Cortineiro de gesso sobreposto é marcado por estar abaixo do forro, sendo assim, fica visível. Escondendo o trilho da cortina, este modelo ainda pode ser liso ou desenhado, criando composições lindas e sofisticadas. Por estar abaixo do teto, esta versão também pode estar presente em espaço sem forro.

Iluminado

Tanto com o modelo embutido quanto o sobreposto, você pode acrescentar uma iluminação especial que promove um visual ainda mais charmoso e elegante ao ambiente, além de destacar a cortina. Com a iluminação indireta, o espaço ganha mais conforto e aconchego.

Os modelos apresentados garantirá um espaço elegante e moderno, além de também valorizar a cortina – ainda mais se for escolhido o modelo iluminado. Veja a seguir as medidas necessárias para fazer um cortineiro de gesso sem erro.



Cortineiro de gesso: medidas

Para fazer uso desta técnica, é importante conhecer as medidas necessárias para construir um cortineiro de gesso sem que dê algum defeito depois. Veja os números a seguir:

  • É indicado um espaço de 15 a 20 centímetros de profundidade entre o cortineiro e a janela para que a cortina não fique amassada – ainda mais se você optar por uma que tenha mais do que uma camada. Também é necessário esta largura para que caiba uma mão para instalação e, caso preciso, uma manutenção;
  • Já nas laterais, tenha um espaço de 10 a 20 centímetros para poder tirar e colocar novamente a cortina sem muito esforço.

Sem muito mistério, não é mesmo? Agora que você já conheceu os tipos de cortineiro de gesso e já sabe quais as medidas necessárias para construir uma em sua sala de estar, quarto ou no jantar, veja dezenas de inspirações para te deixar com mais vontade ainda de aderir à esta técnica.

30 fotos de cortineiro de gesso para você se inspirar

Para o dormitório, sala de estar ou jantar, dê um visual ainda mais charmoso e moderno se inspirando nas ideias a seguir de como usar um cortineiro de gesso em sua decoração.

1. Modelo sobreposto no quarto do casal

2. Valorize a cortina com uma iluminação especial

3. O embutido é o mais utilizado em projetos

4. A cortina é item essencial na decoração

5. Dê um visual mais charmoso à sua sala de estar

6. Cortineiro de gesso embutido na área de jantar

7. A cortina parece estar saindo do forro de gesso

Babi Teixeira



8. O modelo iluminado é perfeito!

9. A profundidade deve ser de 15 a 20 centímetros

10. Cortineiro concede um toque mais moderno e charmoso

11. Cortina oferece aconchego à suíte

12. Cortineiro de gesso no modelo embutido

13. Sobreposto pode ser usado também sem ter o forro

14. Além de cortinas, você pode usar persianas

15. Sobreposto,o cortineiro concede continuidade ao forro de gesso

16. Com tecido leve, a cortina conta com um cortineiro de gesso

17. O cortineiro fica entre a janela e o forro

Dudi Duarte



18. Delicada cortina acompanha o visual elegante da sala de jantar

19. O cortineiro de gesso promove um espaço elegante

20. Saiba qual tecido de cortina você quer para depois escolher o modelo do cortineiro

21. Opte pelo modelo iluminado tanto para áreas sociais quanto íntimas

22. O cortineiro acompanha os diferentes níveis do forro

23. Cortineiro de gesso sobreposto faz toda a diferença neste projeto

24. Para uma cortina elegante, aposte em um cortineiro de gesso

25. Combine a cor da cortina com o cortineiro

26. Faça uso de uma iluminação indireta e discreta para a sala

27. Cortineiros de gesso podem ser usados em todas as áreas da casa

28. Destaque ainda mais a cortina

29. Repare no delicado desenho da moldura do modelo sobreposto

30. A cortina e o cortineiro concedem continuidade por usar o mesmo tom claro

Agora que você já está inspirado com todas essas ideias, escolha um dos modelos! Seguindo as medidas indicadas, é certo que o seu espaço ficará ainda mais lindo e charmoso, além de moderno e elegante. Faça uso de iluminação para fechar com chave de ouro!

PARA VOCÊ