Decoração de Páscoa: 30 ideias e enfeites para deixar sua casa linda

Escrito por Priscila Silva

Foto: iStock

Páscoa: o que isso simboliza para você? Muito além do feriado, dos coelhos, da troca de ovos, dos chocolates, a Páscoa é um momento de reflexão, em que as famílias e os amigos mais próximos se juntam para comemorar o rito cristão mais emblemático de toda a Bíblia: a ressurreição de Cristo!

Em uma data tão marcante quanto o Natal, deve-se seguir os mesmos “protocolos” de festa, como um cardápio especial, decoração apropriada, brincadeiras típicas, detalhes passados mentalmente e repassados no papel para sair tudo como planejado, presentes – sim, eles são sempre bem-vindos – e, o mais importante: lembrar sempre (e não só no feriado) o motivo da festa.

Quando se tem criança na família, a Páscoa é ainda mais encantadora, já que muitos detalhes são feitos pensando na reação de cada um dos pequenos. Por isso, acompanhe a seguir 30 ideias para a decoração da casa e alguns tutoriais, no melhor estilo “faça você mesmo”, que garante um décor criativo e uns reais a mais no bolso com a economia de não comprar um produto pronto. Aprecie:

Como decorar a mesa para o almoço de Páscoa

Foto: Reprodução / Decorating Of Party

Para montar a mesa de Páscoa, o que vale é pensar… com o coração. Resgate memórias afetivas para deixar o ambiente gostoso e a decoração da mesa harmônica. Vale a pena apostar em uma paleta de cores que combine com todo o espaço, sejam elas cores fortes, ou candy colors, que ficam um charme na decoração pascal!

Escolha uma toalha de mesa com desenhos delicados, com renda, e com uma cor neutra. Ela servirá como base para todo o restante da decoração, inclusive, até um caminho de mesa por cima. Caso sua mesa permita, ainda é possível não usar toalha, e substituí-la por jogo americano ou souplasts.

Para montar a mesa, junte todos os acessórios que você tiver que possam ser usados no tema, incluindo louças de família. Disponha todos em uma superfície em que todos fiquem visíveis, e vá montando a decoração, de forma que dê movimento aos objetos – ou seja, não precisa deixar os decorativos todos alinhados, eles podem ficar em zig-zag ou dispostos aleatoriamente.

1. Cores clarinhas

Foto: Reprodução / Better Homes & Garden

O uso de uma toalha branca permite o uso de qualquer cor que seja do seu gosto. Junto com o dourado, cria um aspecto de refinamento à mesa. O uso de acessórios candy colors deixam o visual ainda mais encantador.

2. O almoço é lá fora

Foto: Reprodução / EatSmarter!

Se você tem uma mesa no jardim, não pense duas vezes! Monte sua decoração ao ar livre! Para o visual ficar ainda mais natural, use flores e elementos brancos, para a composição se integrar ao espaço.

3. Mimo doce

Foto: Reprodução / Casa Valentina

Para deixar a recepção ainda mais caprichada, marque o lugar de cada convidado. Existem muitas opções de marcadores disponíveis no mercado, mas você também pode colocar um docinho no lugar no marcador, fica um charme só!

4. Mesa pelada

Foto: Reprodução / The happy house

Se a sua mesa for bonita, incorpore-a à decoração! Nem todas as mesas precisam de toalhas para ficarem charmosas. Em vez disso, use louças de porcelana e capriche na decoração rústica.

5. Adereços charmosos

Foto: Reprodução / At home on the bay

Caso não tenha uma toalha lisa, escolha uma com estampa bem delicada, como essa, com raminhos de flor. Intercale louças brancas e transparentes com acessórios de bambu ou madeira, além de pequenos detalhes em cores claras.

Como fazer guirlanda de Páscoa

Ainda não tão difundida quanto a sua versão natalina, a guirlanda de Páscoa tem muitas versões e opções de cores, objetos e formatos. Bem fácil de fazer, ela deve ser colocada na porta de casa durante a quaresma. Veja o passo a passo de como fazer essa guirlanda, com coelhinhos de pelúcia:

Passo 1: defina o centro da guirlanda de cipó ou palha seca e passe a fita de cetim por dentro dela, de maneira que forme um laço, segurando a guirlanda;

Passo 2: separe os enfeites com tema de páscoa. Vale ovinhos, cenouras de pelúcia, coelhinhos e outros adereços com tema pascal. Se for comprar, prefira os picks. Como possuem hastes de madeira ou alumínio, fica mais fácil para inserir na guirlanda. Disponha todos os decorativos na guirlanda, depois, cole um por um com cola quente;

Passo 3: o próximo passo é preencher os espaços vazios entre os enfeites. Para isso, corte as flores e folhas artificiais dos caules, e cole com cola quente em cada espaço vago;

Passo 4: para finalizar, dê acabamento com a fita de cetim, formando um laço;

Passo 5: pendure na porta para desejar Feliz Páscoa para seus familiares e amigos!

14 enfeites de Páscoa para fazer sem gastar muito

Foto: Reprodução / Martha Stewart

Alguns enfeites podem ser comprados ou feitos em casa, no melhor estilo “faça você mesmo”. Além deles ficarem totalmente com seu estilo, você ainda vai economizar um pouco. Ou então, esse valor poupado pode ser investido em mais chocolates!

1. Coelhinhos de feltro

Um dos projetos mais fáceis e rápidos, esses coelhinhos, nas versões menino e menina, servem para diversos tipos de decoração: como aplique, enfeite para cestas de Páscoa, colado na tampa de um pote recheado de chocolate, ou até como chaveiro, para dar de lembrancinha para seus convidados.

2. Cestinha na latinha

Uma ideia barata e que pode ser feita junto com seus filhos para presentear os professores, ou então, pode servir como lembrancinha para primos e sobrinhos que aparecerem em casa no almoço de Páscoa. As latinhas de leite condensado podem ser reaproveitadas, uma economia no bolso e uma ajuda para a natureza. Quando as cestinhas ficam prontas, nem de longe dá para saber que, por baixo dela, tem material reciclado.

70+ lindíssimas escadas de madeira para você se encantar

3. Pote de coelhinho com garrafa pet

Garrafa pet é um item curinga para fazer artesanato. Com metade da garrafa, a parte de baixo, você consegue o pote. A parte de cima pode ser usada para fazer a tampa, que deve ser decorada com esmero, com flores e folhas em feltro, envolta da coelhinha. Esse pote pode servir como porta-treco tradicional ou, claro, ser recheado com bombons para presente.

4. Osterbaum – Árvore de Páscoa

Prima da árvore na Natal, a Osterbaum é a árvore da Páscoa. Diferente da versão natalina, que representa o nascimento, é bem colorida e com galhos cheios e vistosos, a opção pascal representa o renascimento, que é o significado da Páscoa, e usa galhos secos com ovos para decorar. Os ovos representam uma nova vida, então, tem tudo a ver com o propósito. O ideal é que a árvore seja montada na sexta-feira da Paixão, mas fica a seu critério. A montagem da Osterbaum pode ser uma atividade para unir toda a família.

5. Enfeite de Páscoa para Maçaneta

Um enfeite para maçaneta é um mimo extra para sua casa. Ele pode aparecer em todas as portas da casa, ajudando a criar ainda mais o clima pascal. Você pode fazer todos os enfeites iguais, ou personalizar, de acordo com cada cômodo. Por exemplo: na porta da cozinha, você pode colocar um toque blanche, aquele chapéu de chef, no quarto do seu filho, um coelho, no quarto da sua princesa, uma coelhinha, e assim por diante. Como fica um charme só, pode servir também para presentear amigos e família.

6. Potinhos de vidro para doces de Páscoa

Mais uma ideia com reciclagem, já que esses potinhos de vidro são aqueles de geleia, palmito, azeitona, entre outros. Ideia super simples e rápida de fazer: basta colar o molde do desenho escolhido, e pintar o vidro com tinta apropriada para esse material. Para a cobertura ficar completa e bem lisinha, dê duas ou três demãos de tinta. Depois, só descolar o molde, que deixa a parte aberta vira um visor para descobrir o que tem dentro do potinho, que pode ser jujubas, balinhas coloridas ou amendoim coberto de chocolate colorido.

7. Lembrancinhas de Páscoa

Esse tutorial é 4 em 1, uma ideia-base serve para fazer quatro tipos diferentes de lembrancinha: duas cenouras diferentes, um coelhinho e um pintinho. Feito com papel para scrapbook, os bichinhos ficam durinhos e resistentes, perfeitos para receber uma porção de confetes coloridos, que vão fazer a alegria da criançada. Você pode chamar os pequenos para ajudar a fazer ou, ainda, criar mais bichinhos ou personagens, de acordo com as ideias e sugestões deles.

8. Porta-doces para a Páscoa com garrafa pet

Esse porta-doces também é baratinho de fazer, já que é mais uma opção feita com reciclagem e garrafa pet. Para fazer essa cenoura recheada, só é necessário cobrir a parte de baixo da garrafa com EVA laranja. Depois, fazer a parte de cima, as folhas, que também servem para fechar o potinho. Como essa é a parte mais bojuda da garrafa, o pote fica gordinho, então cabe bastante doce!

9. Cestinha de Páscoa com pote de sorvete

Outra ideia que apoia o reaproveitamento, essa cestinha é feita com potes de sorvete. Aqui, ela é feita com o pote branco e quadrado, bem comum na parte das delícias doces e geladas, mas ela também pode ser feita com potes de outros formatos, como os que são mais arredondados, que lembram a forma de vaso. Depois de decorada, encha com os chocolates preferidos e presenteie alguém especial.

10. Cenoura de feltro

Essa cenoura é tão simples de fazer, que dá para encher a casa com elas! Experimente fazer em tamanhos variados, e use para decorar a mesa, o buffet, mesinhas de apoio, ou use como decorativos na Osterbaum ou na guirlanda. Ela ainda serve como enfeite de maçaneta, enfeite para as cadeiras e marcadores de lugar. Se fizer em um tamanho bem maior, ela ainda pode servir de almofada.

11. Saquinho de coelho

Esse passo a passo ensina a fazer um saquinho com formato de coelho para presentear na páscoa. Muito fofo, é perfeito para famílias que têm muitas crianças. Em vez de gastar uma fortuna comprando um ovo para cada criança, encha os saquinhos com guloseimas. O saquinho também pode servir como lembrancinha para seu pequeno entregar para os amiguinhos. Com o mesmo molde, é possível fazer cachorro, gato, urso, etc.

12. Cestinha de Páscoa de papel

Para fazer essa cestinha, os produtos e as técnicas aplicadas são de scrapbook. Mas, caso você não seja familiarizada com as ferramentas, não tem problema, basta não desgrudar os olhos desse vídeo. Com o passo a passo simples, é uma atividade perfeita para pedir ajuda dos pequenos artistas e artesãos da casa. Decore com meia pérola, botões e fitas. Ah, e capriche no conteúdo da cestinha!

13. Casquinhas decoradas para Páscoa

O presentinho mais barato e fofo que você vai fazer! Quando usar ovos, quebre com cuidado, e tente tirar apenas a parte de cima – aquela mais pontudinha –, deixando um buraquinho meio arredondado. Lave e seque bem todas as cascas. Depois basta decorar da forma que preferir: cobrindo com lã ou fita, cobrindo com tiras de papel de seda (essa fica com a impressão de retalhos), ou pintando com tinta. Quando estiverem prontas, recheie todas as cascas com confeitos de chocolate. Feche o buraco com uma forminha de doces. Pinte e decore também a caixa os ovos. Tente usar os materiais de artesanato e costura que você já tem em casa, para economizar.

14. Varalzinho de Páscoa

Super charmoso, esse varalzinho tem ovos, cenouras e carinhas de coelhos. Todos com carinhas meigas, que dá a impressão de ser a versão baby de cada item. Então fica perfeito para decorar quartos de crianças, ou as portas dos quartos, cornijas de lareira e janelas. Enfeite com fitas, botões, pompons, rendinhas e sianinhas. Você ainda pode usar o varalzinho como “cordão” para colocar na sua árvore de Páscoa, deixando os galhos mais carregadinhos.

Mesa redonda: 60 opções bonitas e estilosas para sua sala de jantar

30 ideias de decoração de Páscoa que você pode fazer na sua casa

Agora que você já viu vários tutoriais e está cheia de ideias no melhor estilo “faça você mesmo”, que tal incorporar algumas das ideias abaixo para ajudar a compor a decoração pascal da sua casa?

1. Ovos decorados

Foto: Reprodução / La gatta sul tetto

As cascas dos ovos podem ganhar roupa de festa! Para isso, é só cobrir toda a superfície dos ovos com tecido (algodão, renda e linha deixam um visual encantador) e depois, finalizar com detalhes, como um laço, apliques e pérolas.

2. Jardim de Páscoa

Foto: Reprodução / Concrete Powder

O jardim de Páscoa representa toda a história da ressurreição de Cristo. Com esse pequeno jardim, fica mais fácil contar e mostrar para a criançada o verdadeiro sentido da comemoração, que não é apenas um dia de ganhar ou trocar chocolates.

3. Passarinhos também têm vez

Foto: Reprodução / HGTV

Nem só de coelhos é feita uma decoração de Páscoa! Outros animais são muito bem-vindos, para deixar a cena mais completa e diversificada. Passarinhos sempre são uma boa pedida. Galinhas e pintinhos também, afinal de contas, os ovos aparecem…

4. Lugar marcado

Foto: Reprodução / Crafthubs

Muito versáteis, as cascas de ovos podem aparecer diversas vezes na decoração. Pinte todas elas com as cores da paleta escolhida. Depois, olhe em volta e descubra novos lugares e usos para elas, como o arranjo de flores e até como marcador de lugar.

5. Boas-vindas

Foto: Reprodução / Dekorella

Um mimo extra para sua casa e para que seus convidados se sintam muito bem recebidos. O enfeite de maçaneta é bem delicado, e pode aparecer em outras portas da casa, não apenas na de entrada. Ou, então, você pode usar uma guirlanda na porta principal e esse enfeite nas demais.

6. Árvore de desejos

Foto: Reprodução / Concrete Powder

A Osterbaum é a árvore pascal. Mas, com tantos ovinhos pendurados, a ideia pode ir mais longe: desenhe ou escreva seus desejos para a data em cada casca. Por exemplo: fé, amor de Cristo, comunhão, esperança…

7. Egg art

Foto: Reprodução / Dekorella

Para incrementar a decoração, que tal transformar o ovo em uma obra da arte? E a ideia aqui ainda deixa o objeto moderno, em 3D. Forme um ovo com galhos secos (se precisar, use arame para deixar no formato desejado). Com o auxílio de uma fita de cetim, pendure uma casca, de forma que pareça ser a gema do ovo… ou um ovo dentro do outro. Enquadre e terá uma arte incrível.

8. Guirlanda rústica

Foto: Reprodução / Crafthubs

Dentre as opções de decoração para a Páscoa, uma que rende muitas ideias é a rústica. Faça uma guirlanda com cores terrosas, sisal e barbante. O visual fica meio vintage, charmoso e delicado ao mesmo tempo.

9. Um toque de dourado

Foto: Reprodução / Concrete Powder

As cascas de ovos podem ser pintadas de várias formas: tinta e pincel, mergulho na água com tinta, spray e até esmalte – sim, aquele esmalte que você adora a cor, mas não tem coragem de usar nas suas unhas… chegou a vez de usá-lo! E isso vale para aquele dourado maravilhoso usado apenas no Reveillón. Use canetinhas para escrever ou fazer desenhos menores.

10. Traje a rigor

Foto: Reprodução / Baú de Menino

Até os móveis podem entrar no clima de Páscoa e ganhar algum adereço. Fica bonitinho, uma graça para as fotos e todo mundo vai perceber o seu capricho ao pensar em cada detalhe da decoração, até mesmo as cadeiras.

11. Vasinhos de ovos

Foto: Reprodução / Concrete Powder

Um jeito muito charmoso de usar os ovos é como vasinhos para flores. Lave bem as cascas e deixe pequenas rosinhas repousando dentro deles. Faça um arranjo com galhos e rococó, formando um ninho. Disponha as cascas de ovos no ninho e use como centro de mesa.

12. Guardanapo com orelhas

Foto: Reprodução / Martha Stewart

Tem guardanapos de tecido esquecidos lá no fundo da gaveta? Agora é hora de resgatá-los para fazer uma graça na mesa. Dobre cada um em formato de coelhinho – ele fica com um corpo e as orelhas. Para manter o origami de pano em pé, amarre um lacinho.

13. Toca do coelho

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Com cola, barbante e uma bexiga é possível criar um ovo que lembra a textura de um ninho. Depois de pronto, recorte uma abertura. Será a portinha da toca do coelho. Use coelhinhos de feltro, ou até de chocolate, para serem os donos das tocas.

14. Flores e cenouras

Foto: Reprodução / Concrete Powder

As tulipas são flores lindas e delicadas, e que combinam muito bem com a temática. Com cores lindas e vivas, são perfeitas para aparecerem em um arranjo com cenouras, já que as cores do legume também pode ser encontrada nas flores.

15. Arte de Páscoa

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

O coelho lindo e fofo também pode aparecer na decoração de outras formas. Uma ideia é que, diferente do tradicional ser branco, fofinho e gordinho, ele seja colorido, moderno e esbelto. Crie essa imagem na sua cabeça, passe para o papel e dê um novo objeto de decoração para sua casa.

150 ideias para decorar diversos ambientes da casa com móveis coloridos

16. Roupa de festa

Foto: Reprodução / Cantinho da Nenessa

Todo mundo gosta de se arrumar para ir a uma festa. Então, vista seus móveis também! Use capas, adereços, mantinhas… Tudo para deixar sua casa mais bonita e aconchegante, pronta para receber os convidados!

17. Móbile para a criançada

Foto: Reprodução / Home Inspiration Design

Os pequenos vão amar colocar a mão na massa e criar um enfeite que estará presente no cômodo principal no dia da festa. Esse móbile é feito com cartolina e linha de pesca. Bem fácil de fazer, você pode variar na cor dos coelhinhos, ou adicionar outros elementos para deixar o resultado ainda mais interessante.

18. Ovos: 1001 utilidades

Foto: Reprodução / Ai Menina

Os ovos servem para fazer pratos doces, salgados, bebidas… E as cascas deles também podem ser úteis de várias formas diferentes. Aqui, serviram como corpo para velas. Para a base (ou melhor, para o ovo parar em pé), usa tampinhas de garrafas pet. O uso desse tipo de enfeite pode ajudar a explicar o sentido da festa, dizendo que a luz é Jesus!

19. Coelhos por todos os lados

Foto: Reprodução / Beauty Things

Coelhos nunca são demais nessa época do ano. Mas eles podem ser de tamanhos e materiais diferentes: na mesa principal, use coelhos de porcelana. Na mesa auxiliar, pelúcia. Em cima do buffet e do aparador, papel machê e de tecido…

20. Solte a criatividade

Foto: Reprodução / Alexs Silvah

Se você conseguiu juntar muitas cascas de ovos e agora não sabe o que fazer com elas, basta olhar em volta e deixar a criatividade falar mais alto. Dentre todas as formas que elas podem ser usadas, a mais gostosa delas é quando são cheias de confetes ou mini ovinhos de chocolate.

21. Redoma

Foto: Reprodução / Niche & Nook

Para montar a mesa de doces ou o buffet, aposte em vidros transparentes, para poder abusar das cores dentro deles. Encha com guloseimas em formato de ovos e coelhos. Use redomas ou vidros de compotas. Além de deixar a decoração mais bonita, ainda podem ser levadas pelos convidados como lembrança do dia.

22. Flores, muitas flores

Foto: Reprodução / Vamos Receber

Para compor a mesa de Páscoa, use suas louças mais bonitas, e que tenham as cores que combinem entre si. Ou você pode apostar nas peças brancas e apenas algumas com toque de cor. Nesse caso, combine com as cores das flores utilizadas. Aqui, os arranjos receberam um vaso todo especial, feito com cenouras! Que ideia incrível!

23. Clima por toda a casa

Quando tem festa, parece que todos os cômodos estão com uma aura alegre! Então, decore cada um de acordo com os móveis e utensílios que são de uso comum. Até o jardim e a varanda podem receber um mimo especial.

24. Porta-guardanapos

Foto: Reprodução / Realizando um sonho

O carinho em cada detalhe é o que faz a diferença ao final de uma recepção. Capriche na escolha de cada item que vai compor sua decoração, como esses porta-guardanapos, que você mesma pode fazer: envolva argolas de madeira (aquelas de cortina) em fita branca, e costure um par de orelhinhas de feltro nelas: um charme só!

25. Crie um cenário

Foto: Reprodução / Vamos Receber

Se você tem vários objetos de decoração que podem ser usados na mesa, disponha-os de forma que contem uma história. Deixe coelhos e ursos lado a lado, disponha chocolates em cestinhas e carrocinhas. Se puder, coloque passarinhos no décor também.

26. Obrigada por ter vindo!

Foto: Reprodução / Happiness is Homemade

Seus potes de conserva guardados há tempos podem virar uma linda lembrancinha. Pinte os vidros por fora, e deixe sem tinta a silhueta de um coelho ou de um ovo. Decore a boca e a tampa do pote com renda, papel de scrapbook, fitas e botões. Depois da peça pronta, aplique uma camada de verniz em spray para proteger e impermeabilizar o trabalho. Encha o frasco com docinhos coloridos.

27. Guirlanda diferente

Foto: Reprodução / Southern Living

Crie uma guirlanda floral que cause um efeito visual: de longe, uma cenoura gigante. De perto, um ramalhete de flores na cor salmão. Para evitar que murchem, use rosas e folhagens artificiais.

28. Topiaria

Foto: Reprodução / Keyword Suggest

A mesa principal ou as de apoio podem ganhar um item decorativo a mais, como essa topiaria, feita com cascas coladas em uma bola de isopor. Com a mesma técnica, dá para criar uma torre de ovos, no mesmo estilo das torres de doces e frutas.

29. Fotografia personalizada

Foto: Reprodução / Better Homes & Garden

Use adesivos ou etiquetas temáticas para personalizar as fotografias espalhadas pela casa, transformando os quadros da família. Cole ovos, dentes, focinhos e, claro, orelhas! Para não correr o risco de danificar a foto, cole os adesivos por cima do vidro protetor no porta-retrato.

30. Osterbaum doce

Foto: Reprodução / Southern Living

A árvore da páscoa pode ter ainda outra versão. Dessa vez, uma ideia mais doce, completamente comestível. Para fazer essa árvore, capriche na quantidade de argila para ter apoio suficiente na base. Coloque os galhos secos e pendure cones recheados de confetes e ovinhos e de chocolate.

Faltam poucos dias para a Páscoa, mas ainda dá tempo de deixar sua casa no clima da festa! Mãos à obra!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS