Garrafas decoradas: lindas peças para todos os tipos de ambientes

Escrito por Alexandre Poletto

foto: Reprodução / Katia Guadalupe

Garrafas decoradas são peças indispensáveis para quem busca enfeitar diferentes ambientes. A versatilidade desse elemento o torna uma peça importante na decoração de salas, quartos, cozinhas, banheiros e até em eventos. Quem nunca viu uma bela garrafa decorada numa mesa de centro, por exemplo? É possível encontrar uma variedade de garrafas decoradas com adereços de diferentes materiais, como bijuterias, tecidos, papéis e até flores. É exatamente por esta vastidão de possibilidades que há centenas de modelos dessas garrafas. Aliás, até você pode fazer a sua, reaproveitando peças que você já tem em casa!

Pode-se dizer que as garrafas decoradas ganham uma nova vida, já que muitas delas, de plástico ou vidro, nem são sempre reutilizadas e muitas são descartadas incorretamente. O gesto de usá-la para decoração ajuda a amenizar a produção de lixo que é despejada na natureza. O Tua Casa conversou com duas artesãs que passaram algumas dicas indispensáveis para quem quer montar garrafas decoradas lindas e exclusivas. Confira:

1. Garrafas decoradas precisam ser higienizadas

foto: reprodução / Atelier Arte e Cultura

Independentemente do tipo de material de garrafa que você for usar, o ideal é deixá-la bem limpa. Esse cuidado é fundamental para na hora de decorar não atrapalhar na aplicação dos adereços, principalmente se for tecido ou outro material do tipo.

2.  Escolha o tipo de arte que deseja fazer

foto: reprodução / Ateliê Shirley Liz

Existem vários modelos de garrafas decoradas e você pode fazer qualquer um deles. Porém, a dica principal é escolher a arte que deseja fazer e comprar os materiais antes, assim poderá produzir tranquilamente com todos os acessórios.

3. Separe os materiais que vai usar

foto: reprodução / Amélia Gomes

Comprou o que precisava? Então escolha um espaço na sua casa para produzir as garrafas. Dependendo do tipo de material que for usado, se preocupe em separar jornais para cobrir o chão e a mesa, principalmente se for mexer com produtos como tinta.

4. Escolha qual tipo de garrafa quer usar

foto: reprodução / Maxi Criações

A escolha da garrafa que será usada para ser decorada é importante para definir a combinação com os materiais. Além disso, não esqueça de higienizar e secar cada uma delas, isso é importante para eliminar odores e sujeiras.

5. Cuidado com garrafas de vidro

foto: reprodução / Handmade Leticia Grieco

Dependendo de como você optar em decorar a garrafa, será preciso cortá-la. Esse procedimento não deve ser feito de forma amadora. A artesã e decoradora Cecilia Miranda González, da Perry Possibilidades,  explica que esse é um dos maiores desafios e todo o cuidado é necessário. “Não recomendo perfurar a garrafa em casa, pois é perigoso. Às vezes elas quebram com o procedimento e, quem não tem familiaridade, pode se machucar”.

6. Cuidado com garrafas de plástico

foto: reprodução / decoração de garrafas

Garrafa de plástico também pode causar cortes se o procedimento for feito sem o equipamento de proteção. Portanto, utilize luvas e materiais adequados para evitar acidentes e assim conseguir produzir as peças.

7. Diferentes tamanhos

foto: reprodução / Arte Decor Salvador

Existem diversos tamanhos de garrafas, e é a sua criatividade que vai determinar o que fazer e qual usar. A artesã Ana Sílvia Rothschild fala exatamente como as possibilidades são muitas. “Gosto bastante de garrafas de vidro de todos os tipos, e acho que elas ficam bonitas em qualquer ambiente, existem várias formas de decorá-las e acho que as recicláveis, com seus próprios rótulos ficam ainda mais charmosas”.

8. Garrafas decoradas com led

foto: reprodução / é puro é vidro

As garrafas decoradas com led são incríveis, e ideais para ambientes mais escuros, afinal a luz precisa brilhar para dar o efeito na decoração. Existem diversos tipos de leds que podem ser usados na garrafa, porém é sempre bom avaliar o calor da lâmpada e se o vidro da garrafa é resistente. O fio normalmente pode sair pela tampa ou por um furo no final da garra.

9. Garrafas decoradas com pintura

foto: reprodução / Blog Agora Casada

Existem alguns tipos de tintas que são mais fáceis de pegar no vidro ou plástico, como tinta látex PVA para artesanato ou parede, tinta esmalte com base de água, tinta acrílica e spray premium multiuso.

10. Garrafas com cordas

foto: reprodução / Arte Decor Salvador

As cordas mais finas são indicadas para o uso decorativo. Elas são mais fáceis de colar e pegam o formato depois da secagem. É importante que o material esteja limpo para que a aderência seja efetiva, evitando assim reparos e estragos da decoração.

11. Garrafas como suporte para velas

foto: reprodução / artesanato e humor de mulher

Com muita criatividade é possível usar garrafas como suporte para velas. Neste caso, é indicado usar um recipiente pequeno de alumínio, algo mais resistente do que a tampa, por exemplo. A vela jamais é usada dentro da garrafa, mas sim em cima.

12. Garrafas decoradas com renda

foto: reprodução / Ateliê Cantinho da Arte

Algumas peças de renda que não são mais usadas podem servir para formar uma espécie de roupa para a garrafa. Vários artesãos exploram essa ideia e deixam a garrafa linda para qualquer ambiente da casa.

13. Pedras na decoração

foto: reprodução / Rejane Seródio

As garrafas decoradas podem também ganhar pedras. Calma, não precisa ser nenhum tipo de pedra valiosa, mas aquelas usadas justamente para decorar outros produtos. O brilho e a combinação dão um ar de sofisticação.

14. Preenchendo as garrafas

foto: reprodução / Sweet 7 Poison

Alguns itens podem ser usados para preencher uma garrafa transparente, por exemplo. A famosa ‘bolinha de gude’ é algo fantástico para isso, afinal existem de vários tamanhos e cores. Vale a pena conferir o resultado!

15. Decoração com bexiga

foto: reprodução / inspire sua festa

Outro item decorativo que ganha nova finalidade quando se mistura com a garrafa: a bexiga. Muitos decoradores têm apostado na elasticidade dela para envolver garrafas de diferentes tamanhos. O resultado também é fantástico e a vantagem é que você pode ir trocando as cores com o tempo.

16. Decoupage na garrafa

foto: reprodução / Valéria Hub

Já imaginou garrafas decoradas com decoupage? São vários exemplos que comprovam que essa junção dá certo. A escolha do desenho depende de um todo da decoração, mas certamente fica bonito, combinando mais com cozinhas, por exemplo.

17. Suporte para flores

foto: reprodução / Rejane Seródio

A tradicional garrafa de vidro sem decoração que recebe a flor pode ganhar vida. Além da decoração em volta, as flores podem receber a companhia de galhos também decorados, o que fica extremamente chique dependendo da coloração escolhida e o ambiente.

18. Garrafas com areia

foto: reprodução / center noivas

As tradicionais garrafas decoradas com areia não podiam faltar. Ao contrário dos outros modelos, essas costumam dar mais trabalho. A técnica varia de artesão para artesão, mas é comum que se usem canudinho para inserir pouco as diferentes areias coloridas.

19. Garrafas como suporte para fotos

Foto: reprodução / On the Wall Quadros

Uma garrafa transparente e bem limpa pode servir como suporte para foto. Para isso, é preciso escolher uma boa imagem que queira colocar no vidro e enrolar o papel até que a espessura consiga passar pela boca da garrafa. Depois, é só soltar a foto, escolher uma tampa bonita e dar um retoque final na decoração.

20. Garrafas decoradas com esmalte

foto: reprodução / Blog Lovin

Assim como a garrafa ganha outra função no artesanato, o esmalte também ter outra utilidade. Escolha uma cor que você goste, que vá combinar com o seu projeto de decoração. Em seguida, pegue a garrafa de vidro e despeje lentamente o esmalte, cerca de um dedo de tintura. Gire a garrafa até o esmalte preencher todo o vidro. Não exagere na quantidade, já que aos poucos você vai cobrindo o vidro e, na hora de secar o líquido, não escorrerá.

21. Separe algumas horas para trabalhar

foto: reprodução / garrafas decoradas

O grande segredo da criatividade é não ficar preocupado com relógio e nem fazer nada correndo. Então, separe algumas horas em um dia da semana, preferencialmente aquele em que você descansa, para decorar as garrafas e relaxar a mente.

22. Suporte para plantas

foto: reprodução / studio roberto reis

Achou que só as flores poderiam entrar nas garrafas decoradas? As garrafas de vidro também podem virar suporte para as plantas. O que muda na verdade é a posição delas, já que a garrafa deve ser cortada e a parte  da boca é colocada para baixo, liberando para que a planta seja colocada por cima, como um buquê.

23. Garrafas que viram abajur

foto: reprodução / peguei na rede

A base do abajur pode ser uma garrafa decorada. A cúpula pode ser facilmente adaptada ao modelo artesanal, o que dará uma outra cara ao produto. Dependendo do estilo da garrafa, não é preciso nem colocar adereços.

24. Garrafas temáticas

foto: reprodução / Lamparina 83

Cada época do ano pode servir de inspiração na hora de produzir as garrafas decoradas. Com a chegada do Natal, por exemplo, suas peças podem ser trabalhadas nas cores e nos elementos natalinos. Além da data ajudar na criatividade, o produto tem mais chances de ser vendido.

25. Decoração com folhas secas

foto: reprodução / form2 design

As folhas secas não precisam ir para o lixo. Dependendo do tipo da planta, as folhas podem ressecar e serem usadas para decorar as garrafas, passando apenas um esmalte ou verniz quando todas estiverem coladas. Esse cuidado é fundamental para que as folhas não criem mofo.

26. Garrafas decoradas com bonecas

foto: reprodução / fika a dika

Falando assim parece até coisa de criança, mas as garrafas decoradas com bonecas ficam extremamente lindas, se tornam peças versáteis para qualquer tipo de ambiente. O resultado é magnifico, mas a beleza depende muito da delicadeza do artesão.

27. Garrafas decoradas para lustres

foto: reprodução / SK Decorações

Se você já for um expert em produzir garrafas decoradas pode inovar e fazer um modelo para lustre. Certamente você vai precisar montar uma logística, pensar em materiais mais resistentes para segurar as garrafas e ainda colocar o soquete para a lâmpada.

28. Relógio com garrafas

foto: reprodução / Dual Personalize

A criatividade é algo que não tem fim. Dá para imaginar um relógio um pouco maior e todo feito com garrafas de vidro? Pois é, não se tem muito trabalho como decorar cada garrafa, porém é possível reunir as embalagens bonitas para enfeitar a sala ou cozinha.

29. Monte um kit para sua decoração

foto: reprodução / Flor de Ligia

Você não precisa usar só uma garrafa para enfeitar o ambiente. É possível usar tamanhos de diferentes de garrafas e decorá-las combinando os tons e materiais e assim formar uma espécie de “família”, deixando as garrafas unidas em cima da mesa ou um aparador.

30. Você pode vender garrafas decoradas

foto: reprodução / Camis Bueno

Já pensou em vender esses artesanatos? Pois é, muitos artesãos produzem peças únicas, uma mais linda que a outra e totalmente personalizada, e vendem esses itens em lojas e pela internet. Dependendo do produto, você encontra garrafas a partir de R$ 15 reais e até R$ 150.

Garrafas decoradas em diferentes ambientes

Confira mais algumas ideias inspiradoras de artesanato que reaproveita garrafa:

31. Garrafas decoradas coloridas

foto: reprodução / kelly paura

32. Garrafas de vidro coloridas e decoradas

foto: reprodução / atelie samara ferreira

foto: reprodução / Dan Dronacharya

34. Decoração marrom

foto: reprodução / Cadu GloobMund

35. Garrafas decoradas com rosa e dourado

foto: reprodução / atelie de feminices

36. Decoração para área externa

foto: reprodução / boa tentativa

37. Coleção cactos

foto: reprodução / Feito Pra Tu

38. Simples e elegante

foto: reprodução / carinho em papel

39. Conjunto com garrafa decorada

foto: reprodução / Mariza Freittas

40. Enfeite de mesa

foto: reprodução / Meus Mimos

41. Garrafa decorada para servir

foto: reprodução / studio arte flor do campo

42. Especialmente para o Dia das mães

foto: reprodução / Ju Pinheiro Arte

43. Garrafas com frases

Foto: Reprodução / Doca Criativa

44. Decoração juvenil

foto: reprodução / atelier jana munniz

45. Garrafas decoradas para eventos

foto: reprodução / Terapia da Casa

46. Garrafa com tema de melancia

foto: reprodução / Flying Artes

47. Cordas e barbantes

foto: reprodução / artesanatos nazi

48. Para todos os gostos e bolsos

foto: reprodução / Ateliê ReciclArt

49. Garrafas decoradas de diferentes tamanhos e modelos

foto: reprodução / Decor & Arte Moderna

50. De lembrança

foto: reprodução / meus mimos

51. Tema com frutas

foto: reprodução / Sublime Personalizados

52. Adereços de biscuit para decorar garrafas

foto: reprodução / Modelarte Festas E Eventos

53. Detalhes que fazem a diferença

foto: reprodução / sales cunha artesanato

54. Quando a natureza inspira

foto: reprodução / Feito Pra Tu

55. Garrafas decoradas nos mínimos detalhes

foto: reprodução / atelier jana munniz

56. Com inspiração nas galáxias

foto: reprodução / kantinho da kapi

57. Decoração branca

foto: reprodução / Ju Pinheiro Arte

58. Jogo de contraste

foto: reprodução / Traçando Estúdio Criativo

59. Decoração africana

foto: reprodução / compartilhando arte

60. Preto e branco

foto: reprodução / Feito Pra Tu

61. Kit de presente

Foto: Reprodução /Arte Engarrafada

62. Kit com porta-retrato

foto: reprodução / um laço decora

63. Para escritório

foto: reprodução / loja barbante

64. Anjo da guarda

foto: reprodução / Caribé Art

65. Garrafa iluminada

foto: reprodução / Idée Créative

66. Garrafa decorada com tema de bichos

foto: reprodução / nadia walendows

67. Cultura africana

foto: reprodução / Simone Castello

68. Garrafas com decoupage

foto: reprodução / Cleusa Martins Baisso

69. Com cordões

foto: reprodução / Artes da Tete

70. Acessórios

foto: reprodução / Casa Bem Cheirosa

71. Decoração Jasmine

foto: reprodução / Papel e Cor

72. Rústico

foto: reprodução / Minha Casa Rustica

73. Coleção especial de garrafas decoradas

foto: reprodução / tamy artes

74. Pintura feita à mão

foto: reprodução / Chic Fairy Ateliê

75. Contraste na decoração do ambiente

foto: reprodução / tascher arte & design

76. Com diferentes tecidos

foto: reprodução / Atelier da Zizi

77. Para uma festa temática de futebol

foto: reprodução / ScrapMAP

78. Detalhes em renda e sianinha dourada

foto: reprodução / Caribé Art

79. Tons mais escuros

foto: reprodução / odara arte

80. Paris

foto: reprodução / Angelica Martins

81. Cangaceiro

82. Decoração clássica com tons claros

foto: reprodução / Aromas e Mimos Artesanatos

83. Nossa Senhora de Aparecida

foto: reprodução / Rosane Martins ARTISTA PLÁSTICA

84. Em mosaico pintado à mão

foto: reprodução / Caribé Art

85. Anjo

foto: reprodução / Rosane Martins ARTISTA PLÁSTICA

86. Conjunto vintage!

foto: reprodução / Espalhe Amor com Flor

87. Com sisal e flores

foto: reprodução / Brechó Open Closet

88. Pintura e renda

foto: reprodução / feito pra tu

89. Garrafa decorada para sabonete líquido

foto: reprodução / Caribé Art

90. Um craquelê simples e bonito

foto: reprodução / BAZAR PINCEL ENCANTADO

91. Combinação de sisal, tecido e até madeira

92. Garrafa de champanhe

93. Garrafinhas de Nossa Senhora Aparecida

94. Garrafa vintage

foto: reprodução / Espalhe Amor com Flor

95. Kit inspirado no Buda

foto: reprodução / Solange ViaSolDecor

O que achou das garrafas decoradas? Se você já fez alguma ou tem algum truque legal, compartilhe com as amigas! Os dois grandes elementos para produzir lindas peças são criatividade e capricho.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS