Madeira Pinus: conheça o material e saiba como proteger e aumentar a durabilidade

Escrito por
Atualizado em 27.05.22

Arq. Patricia Pomerantzeff

Por
Atualizado em 27.05.22

A madeira pinus é um material resistente e econômico que pode ser utilizado na fabricação de vários itens. Além disso, ela é uma madeira de reflorestamento, o que a torna uma opção sustentável. Para conhecer um pouco mais sobre ela, confira seus benefícios, cuidados e dicas interessantes!

Publicidade

O que é a madeira pinus e seus benefícios

A madeira pinus é extraída da árvore pinheiro e é muito utilizada na fabricação de móveis e casas. É uma madeira de reflorestamento, que possui alta durabilidade, resistência e um bom custo-benefício.

Além disso, ela pode ser pintada, colada e revestida sem que altere suas características. A média de preço de uma tábua de três metros já aparelhada é de aproximadamente R$45,00, sendo um material econômico.

Publicidade

Diferença entre a madeira pinus e o MDF e qual a melhor opção

A madeira pinus se diferencia do MDF, pois é maciça e retirada de uma árvore específica. Já o MDF é fabricado através de fibras de madeira e resina sintética. Dessa forma, o pinus é mais resistente e durável. Ou seja, é uma boa escolha para fabricação de móveis ou para usar em outras peças.

Vantagens e desvantagens ao utilizar a madeira pinus

Este material possui prós e contras como todo material. É importante se atentar a alguns detalhes antes de adquirir peças fabricadas com ela. Conheça quais são suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Bianchi & Lima Arquitetura

Publicidade

  • É resistente, durando cerca de 50 anos;
  • Por ser de reflorestamento, é um material sustentável;
  • Pode ser usada em muitos lugares e na fabricação de várias coisas;
  • Possui um preço baixo e oferece boa qualidade.

Desvantagens

  • Se não for tratada, pode sofrer ataques de fungos;
  • É mais sensível aos cupins, porque possui a cor clara;
  • Pode empenar facilmente, pois tem baixa estabilidade dimensional.

Com essas informações você vai conseguir decidir se o pinus é a madeira ideal para o seu projeto. E, se você escolheu o pinus, veja dicas para cuidar dessa madeira.

Dicas e cuidados com seus materiais

Existem alguns cuidados que devem ser seguidos para prevenir problemas futuros com a madeira pinus. Por isso, confira dicas que vão te ajudar muito:

  • Higienização: a limpeza da madeira deve ser feita utilizando água com sabão neutro e um pano macio. Nunca utilize produtos químicos;
  • Proteção: para proteger a madeira de cupins, é indicada a utilização de óleo queimado. Passando três camadas, a eficácia será maior;
  • Impermeabilização: se a madeira estiver em áreas que sejam externas e tenham contato com a umidade, é importante o uso de verniz. Esse produto evita o apodrecimento da madeira;
  • Contato com o sol: é recomendado que, se possível, o pinus não receba constantemente luz solar direta. O calor excessivo pode causar rachaduras na madeira;
  • Fungicida: o pinus é uma madeira bastante sensível e propícia a ataques de fungos. Por isso, é importante fazer a aplicação do fungicida para evitar problemas futuros.

Seguindo as dicas e cuidando de forma correta, você certamente terá itens de madeira com ótima duração. Gostou de se informar sobre esse material? Conheça também madeira plástica e se surpreenda com esse material.