Categories: Decoração

120 modelos de adega que irão te convencer a montar uma em sua casa

Quem gosta de beber um bom vinho e receber convidados em casa, certamente já pensou em incluir ou já adicionou na decoração de sua casa uma bela adega. E quem acredita que este é um item exclusivo para ambientes amplos, engana-se: hoje já é possível criar um espaço perfeito para armazenar suas bebidas, de acordo com as suas possibilidades, seja debaixo de uma escada, em um cômodo exclusivo ou apenas adicionando uma opção compacta e climatizada próximo ao bar.
Para uma adega perfeita, os produtos que serão adicionados trarão a qualidade tão desejada. De acordo com o sommelier Charles Campos, da Casa Europa, espumantes, vinhos do porto e sauternes são excelentes para servirem em qualquer ocasião: “Muitas vezes nos preocupamos apenas com os grandes vinhos, mas é preciso ter alguns bons vinhos de preços mais acessíveis para abrir sem culpa e a qualquer momento“, esclarece o profissional.
Antes de colocar qualquer projeto em prática, é importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada, qual tamanho e modelo ideal para o espaço em questão, e quais os cuidados necessários para manter a boa conservação das bebidas.

Modelos de adegas

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Armazenar um bom vinho e manter a sua durabilidade requer alguns cuidados básicos, como deixar as garrafas em um local onde a temperatura e iluminação sejam adequadas. Para isso, é importante investir na construção de um ambiente especial: “Atualmente existe uma grande gama de empresas que realizam o projeto de adegas climatizadas sob medida. Usualmente, esses projetos costumam ser desenvolvidos para restaurantes e bares que possuem muitas garrafas, porém vejo cada vez mais projetos do tipo sendo executados em apartamentos e residências unifamiliares”, explica a arquiteta Flávia Prata.
Para espaços mais compactos ou ambientes menores, há ainda as opções parecidas com geladeiras, e estão disponíveis em diversos tamanhos: “As adegas climatizadas encontradas no mercado podem começar com uma versão pequena de 8 a 16 garrafas, as médias que vão de 24, 30 a 60 garrafas, até as maiores, de 90, 120, 160 e 190 garrafas”, complementa Charles.
E qual é a diferença de uma adega compacta de um frigobar? Muitas! “Existem desde adegas mais simples até as mais elaboradas. No caso, algumas funcionam como reguladoras de temperatura externa, ou seja, trabalham diminuindo a temperatura externa a X graus (são adegas mais simples). Temos as que funcionam com motor similar ao de geladeiras, com uma regulagem mais precisa de um termostato mais fiel. Por fim, temos adegas que fazem o controle de temperatura e umidade, o que é muito importante para os vinhos chamados de Guarda, para que a rolha se mantenha em condições de manter o líquido perfeito ao longo dos anos”, explica João Marcos, sócio-fundador da House of Wine.

Qual o modelo mais indicado para minha casa?

Foto: Reprodução / Daiana Arnold

A adega ideal pode variar de acordo com o tamanho do espaço no qual ela será instalada, como também a proposta que você deseja seguir: “Eu acredito que essa peça faz parte da decoração de uma casa. Escolha uma que harmonize com o ambiente e móveis escolhidos. Aquele canto em que as pessoas gostam de guardar coisas, como embaixo de uma escada, pode dar uma bela adega, com muito charme”, sugere Charles.
Já para quem não tem problemas com a metragem, mas tomará essa decisão por influência dos números de garrafas, João dá uma dica certeira: “Uma adega destas tipo ‘geladeira’, para até 60 garrafas, atende muito bem ao enófilo que já tem um desejo de ter vinhos de guarda! Para vinhos de dia a dia, uma adega de 12 a 24 garrafas atende muito bem”.

Onde colocar sua adega

Foto: Reprodução / Priscila Mantelli Machado

Tecnicamente falando, o melhor local para armazenar vinhos é longe do sol direto, que não só prejudicaria a qualidade das bebidas em relação a iluminação, como também o calor: “Um cômodo sem janelas, como uma despensa ou porão, por exemplo, são locais ideais para adicionar uma adega”, conta a arquiteta. Embutir o equipamento junto à marcenaria da cozinha ou de algum ambiente social é outra sugestão dada por Flávia.

Temperatura ideal e manutenção

Foto: Reprodução / Camila Ferreira Papin

Para João Marcos, a temperatura ideal para vinhos brancos é de 8 a 12 graus, enquanto para tintos, 15 a 18 graus são suficientes para manter a qualidade das bebidas.
Quanto a manutenção, Charles explica que é fundamental escolher bem os produtos a serem usados: “É importante lembrar que a limpeza, conserto e manutenção de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como tintas, colas e desinfetantes, pois as rolhas absorvem os odores do ambiente e, com o passar do tempo, acabam passando para o vinho”.

120 adegas para você se apaixonar

Dadas as devidas dicas e informações, agora é hora de conferir uma lista completa de adegas das mais diversas estruturas, tamanhos, estilos e ambientes diferentes:

1. Adegas com decoração rudimentar são as mais encontradas

Foto: Reprodução / Camila Ferreira Papin

E você ainda pode incluir garrafas e tubos de ensaios nas prateleiras para armazenamento das rolhas das garrafas que já foram abertas. Se você ainda pedir para cada convidado assinar uma rolha de vinho que degustou, a tática acaba se tornando mais especial ainda.

2. Mas elas também podem ser bem moderninhas

Foto: Reprodução / Roberta Jardim

“Generosos vinhos, como porto e sauternes, são excelentes para finalizar refeições e embalar conversas com um bom charuto. Um conhaque de boa qualidade também é uma boa pedida”, sugere Charles.

3. Uma utilidade e tanto para o vão da cozinha

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

Para o projeto desta marcenaria, algumas prateleiras não lineares foram incluídas no contorno da grande adega, ideal para armazenar outras garrafas e, até mesmo, outros tipos de bebidas.

4. Uma coleção dessas precisa de um lugar especial da casa

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

A enorme prateleira conta com portas de vidro, para que a coleção de garrafas fique à mostra, e também uma escada sobre trilhos, para facilitar o alcance das bebidas ao alto. As prateleiras ao meio deixam as taças mais acessíveis.

5. Balcão com adegas climatizadas

Foto: Reprodução / Consuelo Jorge Arquitetos

Para ambientes maiores, Flávia sugere uma ideia genial: “acredito que seja interessante criar um espaço do tipo bar dedicado, tanto para vinho quanto para outras bebidas. Esse espaço pode ter uma marcenaria exclusiva junto à área de jantar, com alguma decoração e iluminação de destaque, por exemplo”.

6. Usando as garrafas como artigos de decoração

Foto: Reprodução / Illa

Se a temperatura do ambiente permitir, é possível armazenar os vinhos em locais abertos, longe do sol. A exposição das garrafas ainda deixa a decoração mais descolada e divertida, principalmente se tiverem esses pinos de encaixe, como os da foto.

7. Encaixada em seu devido lugar

Foto: Reprodução / Ricardo Lopez

Para a arquiteta, um ambiente completo precisa atender as necessidades do usuário não só para armazenar as bebidas, mas também para prová-las: “Independente do tamanho da adega escolhida, o ideal é sempre ter uma superfície de apoio para que ocorram as degustações e experimentações do vinho”.

8. Empilhando as garrafas com maestria

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Neste ambiente, os nichos na parte superior da parede abrigou pratos, livros, adornos decorativos e também uma pilha de garrafas preciosas, formando não só uma singela adega, como também uma obra de arte.

9. Adicione outras bebidas para completar o bar da casa

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

“O controle de temperatura facilita a armazenagem do vinho, então é imprescindível que exista essa definição de temperatura no caso da adega climatizada, ou então que o ambiente em que as bebidas ficarão seja o mais ‘estável’ e fresco da casa”, acrescenta Flávia.

10. Complementando a área gourmet

Foto: Reprodução / Daarna Arquitetura

Por ser um ambiente fechado, o terraço gourmet pôde receber o estoque de vinhos da casa sem o menor problema, já que a luz natural ainda foi inibida pelo blackout. Os nichos foram incluídos na marcenaria do armário planejado.

11. Inclua uma iluminação estilizada

Foto: Reprodução / AR Arquitetura

… e que, ao mesmo tempo, não seja agressiva às bebidas. “O vinho é uma bebida viva e evolui, sendo sensível, portanto, grandes variações de luz e temperatura não são bem vindas”, afirma João Marcos.

12. Quanto mais praticidade, melhor

Foto: Reprodução/Amanda Ramirez

O bar da casa ganhou não só nichos na parede para armazenar os destilados, como também um balcão com banquetas, ideal para servir refeições rápidas e quitutes enquanto o morador e seus convidados degustam um bom vinho.

13. A decoração indica que aquele é o canto especial das bebidas

Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory

Sabe aquela área construída para servir de depósito do imóvel? Ela também pode ter uma outra finalidade bem mais interessante: ser transformada em um cantinho de bebidas, com adega climatizada e algumas prateleiras.

14. Adegas escuras ajudam a conservar melhor o vinho

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Garrafas de vinhos costumam ser escuras e não é à toa, e o ambiente em que elas devem ficar armazenadas não deve ser muito diferente, como já mencionado anteriormente. Caso o espaço tenha uma janela, pense em incluir uma marcenaria escura. Assim a iluminação não é rebatida e naturalmente controlada.

15. A melhor maneira de guardar a sua garrafa é na horizontal

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

“É imprescindível que qualquer adega – seja climatizada ou seja um nicho de marcenaria – permita que as garrafas sejam armazenadas na horizontal para evitar o ressecamento da rolha”, garante a arquiteta.

16. Fique de olho na temperatura

Foto: Reprodução / Studio Due Arquitetura

Não se esqueça que cada tipo de vinho pede uma temperatura diferente, como os vinhos brancos que variam de 8 a 12 graus e tintos de 15 a 18 graus. Mas existe uma temperatura meio-termo para adegas que tenham esses títulos misturados, que é de 12 graus.

17. E também na umidade do ambiente

Foto: Reprodução/Bruno Gap

“Esses modelos com diversos compartimentos são ideais para enófilos e entusiastas que tenham diferentes tipos de garrafas em seu interior, já que cada tipo de vinho pede uma temperatura específica”, garante Flávia.

18. Prefira construir sua adega onde as garrafas poderão ficar bem quietinhas

Foto: Reprodução/Léo Shehtman

Assim você evita de ficar mudando as garrafas de lugar e, sem perceber, acaba promovendo uma mudança brusca de temperatura e iluminação. Quanto menos elas se mexerem, melhor.

19. Taças e acompanhamentos são bem-vindos

Foto: Reprodução/Marel – Grupo Factory

E para complementar o estoque, algumas garrafinhas de água e acessórios para servir alguns drinks, café e petiscos. Claro que entre tudo isso há aquele toque pessoal necessário para incluir a identidade do morador no espaço.

20. Nunca um vão sob a escada teve tanta serventia!

Foto: Reprodução/C+C Arquitetura

Com criatividade, é possível encontrar soluções práticas para cada cantinho da casa, sem precisar quebrar muito a cabeça. Foi a saída utilizada neste projeto, que incluiu a adega e o bar no pequeno espaço, que ainda ganhou uma proteção de vidro por toda a sua extensão.

21. Embutida na parede para otimizar espaço

Foto: Reprodução/In House

“Uma adega pode fazer parte de uma cozinha gourmet, da decoração de uma sala temática e até ficar embutida de forma que ninguém saiba o que é, causando uma surpresa quando os amigos descobrirem do que se trata”, comenta Charles.

22. Pequenos apartamentos exigem soluções práticas

Foto: Reprodução/Estudio Brset

E utilizar ao máximo as paredes do imóvel é uma mão na roda para quem não quer perder a oportunidade de incluir uma adega na decoração. Os nichos para armazenar bebidas foram instalados sob medida entre o balcão da cozinha americana e o rack da sala deste moderno apartamento.

23. Uma estação muito bem abastecida

Foto: Reprodução/Patrícia Azoni

A adega com estante acoplada permite que as garrafas sejam guardadas não só na área climatizada, como também nos nichos e prateleiras. As gavetas são fundamentais também para armazenar acessórios e outros itens que compõem o ambiente.

24. Revestimento com rolhas

“É possível encomendar com algumas empresas especializadas adegas sob medida para o seu espaço ou até mesmo adegas ambiente, em que você pode adentrar – e torná-la a atração da casa”, comenta Charles.

25. Prateleira vazada feita de colunas de vidro

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

Foi dessa forma que o arquiteto projetou a divisão de ambientes entre o hall de entrada e a sala de jantar. As bebidas, juntamente com as prateleiras de vidro instaladas na vertical, adicionaram um toque moderno à decoração contemporânea.

26. Ao lado do ambiente mais confortável da casa

Foto: Reprodução / Piloni Arquitetura

O bar desta aconchegante sala de estar ganhou um móvel com revestimento de espelhos para valorizar ainda mais a decoração. Nele, a adega climatizada foi encaixada perfeitamente bem no meio do buffet, que ainda ficou mais completo com a bandeja de bebidas na parte superior.

27. Um espaço para armazenar o precioso estoque

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Se a intenção é montar o seu bar completo na área gourmet, atente-se se este cômodo da casa não está localizado para o oeste, pois é justamente a posição onde o sol bate por um período muito maior do dia. Caso este seja justamente o posicionamento de sua varanda, instale sua adega na sala, para garantir a durabilidade de suas bebidas.

28. Home office / cofre de relíquias

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

Trabalhar no meio do que é bom deve ser tentador, não é? Este home office, além da marcenaria sob medida na área de trabalho, também ganhou um super bar com armários planejados em outro tom, justamente para servir como demarcação de ambientes.

29. Fica mais fácil de escolher com os rótulos à mostra

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

E ainda por cima deixam a decoração muito mais bonita, quando as garrafas mais legais são expostas desta maneira. Uma forma bem simples de utilizar as embalagens dos produtos ao nosso favor.

30. Gavetinhas individuais na bancada

Foto: Reprodução / Amanda Gaioso

Para enólogos apaixonados, Flávia aposta em uma produção maior para acomodar a coleção: “converta algum cômodo não utilizado, como um dormitório de serviço, e crie uma adega climatizada personalizada sob medida”.

31. Um ambiente todo aconchegante e intimista

Foto: Reprodução/Bruno Gap

Uma adega não precisa ser necessariamente um ambiente frio para entrar e sair rapidamente. Se o espaço permite, é interessante criar uma área de estar, para que você e seus convidados possam degustar a bebida com muito conforto e jogar conversa fora.

32. Versão minimizada para a sala de jantar

Foto: Reprodução / Studio Novak

Como o cantinho utilizado para montar o bar era pertinho da janela, foi adicionado um blackout para controlar a entrada da iluminação natural no ambiente, garantindo assim a proteção necessária.

33. Compartimento para receber as rolhas

Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory

Outra ideia genial para armazenamento de rolhas: compartimentos de vidros instalados no mesmo painel onde as bebidas ficam expostas. Mais uma vez, as garrafas foram usadas também como o objeto decorativo principal do cômodo.

34. Sua adega também pode ser aquele móvel bem bonito na sala

Foto: Reprodução / Desmobilia

Quanto mais ela estiver integrada entre os móveis do espaço, melhor. Principalmente se o ambiente for pequeno. Manter a harmonia da decoração é fundamental e agradável aos olhos.

35. Cores marcantes sempre deixam qualquer ambiente mais alegre

“Caso a casa comporte, o morador poderia criar uma adega no nível do subsolo, já que eles costumam ter temperaturas mais frescas e estáveis, além de zero incidência de luz solar e claridade”, garante Flávia. Ou seja, o ambiente ideal!

36. Discretinho e essencial

Foto: Reprodução / Chris Silveira

E para quem prefere manter a neutralidade da composição, é possível adicionar a adega em um local mais reservado e discreto. Neste projeto, a solução foi instalá-la acoplada à estante da sala de estar.

37. Aquele cômodo especialmente elaborado para tal finalidade

Foto: Reprodução / Urbano Studio

Para projetos que fazem de um cômodo inteiro uma adega, as possibilidades são maiores: é possível não só climatizar o ambiente, como também adicionar diversas “geladeiras” com temperaturas diferentes, podendo assim armazenar diferentes tipos de vinhos, respeitando as temperaturas ideais para cada um deles.

38. As adegas podem ser adaptadas em qualquer canto que desejar

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araujo

Contanto que as bebidas não fiquem expostas às condições já mencionadas, como no caso deste ambiente, que foi construído logo abaixo do mezanino da casa, com prateleiras embutidas de forma bem discreta e funcional.

39. Painel para encaixe de garrafas

Foto: Reprodução / Grace M F Srulzon

Além de toda a estrutura necessária, o que não pode faltar mesmo em uma adega, como João Marcos diz, são os vinhos, não é mesmo? Tenha bons títulos para serem degustados em comemorações especiais, além de marcas acessíveis e de boa qualidade para consumo em dias corriqueiros.

40. Entre os livros e a decoração

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Para a estante principal da casa, os últimos nichos na parte inferior ganharam divisórias próprias para garrafas, que além de estar a fácil alcance, também estão bem protegidas e armazenadas.

41. Climatização em tamanho família

Foto: Reprodução / Carol Costalonga

Para a sala de jantar, o projeto arquitetônico adicionou uma versão triplex junto com a marcenaria sob medida, que ainda contou com nichos, armários e um balcão super funcional.

42. Ambiente de armazenamento e degustação

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Para a decoração da adega no subsolo da casa, foi utilizado o papel de parede imitando tijolinhos desgastados, dando mais rusticidade ao ambiente, e também deixando tudo com um climinha de cave no porão.

43. Quanto mais aconchegante, melhor

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

“Um casa localizada em uma área que tenha opção de um subsolo, até mesmo no Rio de Janeiro, pode se ter uma cave natural, desde que tenha um controle de umidade e temperatura através de sistemas de automação, como os da Crestron”, garante João Marcos.

44. Adegas a postos debaixo do aparador

Foto: Reprodução / Moreno Interiores

Assim fica mais fácil acessar as bebidas durante o jantar, e ainda ter um suporte para abrir as garrafas sem dificuldades. Tudo adicionado em seu devido lugar, sem prejudicar a área de circulação.

45. Planejados internos sob medida

Foto: Reprodução / Ambidestro

Revestido internamente com laca fosca preta, o móvel é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios. Um projeto definitivamente completo!

46. Escondidas atrás do espelho

Foto: Reprodução / Gloria Copello

O mesmo recurso utilizado para quartos e closets também foi utilizado para a criação deste ambiente, que deixou todas as bebidas da casa discretamente armazenadas neste extenso armário. Ao meio, a porta de correr também garantiu privacidade à adega.

47. Um toque rústico ao contemporâneo

As estantes suspensas garantiram o bom armazenamento dos vinhos e ainda ganharam um destaque maior com a instalação do enorme quadro amarelo entre elas. Para completar, a meia luz do ambiente deu todo um clima rudimentar e aconchegante.

48. Uma partida de poker e uns bons drinks

Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura

Uma sala de jogos também é um ótimo ambiente para montar a sua adega dos sonhos, principalmente pela finalidade que os vinhos terão entre uma partida e outra. A mesa com estampas de rótulos de várias bebidas entrou no clima da decoração.

49. Aquela marcenaria de arrancar suspiros

Foto: Reprodução / Nara Cunha

E que ainda ganhou uma sensação incrível de amplitude com a instalação de espelhos do chão ao teto. Os objetos decorativos contribuíram para deixar a decoração mais clássica.

50. É ou não é um estoque feito no capricho?

Foto: Reprodução / Bárbara Dundes

As portas de acesso desta adega no subsolo ganharam também a função de claraboia, deixando as bebidas expostas de uma maneira diferenciada entre as estantes de madeira. Para garantir a temperatura, um climatizador portátil foi incluído na confecção do espaço.

Veja mais adegas para todos os tipos de ambientes

Não importa o tamanho de sua adega, o que importa é incluí-la em seu projeto em grande estilo:

51. Um projeto que mais parece uma vitrine de shopping

Foto: Reprodução / Fábio Morozini

52. Sala de jogos com ambiente fechado e climatizado para as bebidas

Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis

53. A área para bebidas também foi adaptada para ser um cantinho do café

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt

54. Nichos criados no hall de entrada para comportar as garrafas

Foto: Reprodução / Laura Santos

55. A decoração do bar contou com refrigerador, plantas e caixotes de feira

56. A prateleira ganhou mais profundidade com o espelho ao fundo

Foto: Reprodução / Chris Silveira

57. Armário com gavetas e iluminação interna projetado na cozinha

Foto: Reprodução / Evviva Bertolini

58. As portas em madeira clara acompanharam a decoração clean do ambiente

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

59. Tudo escondidinho atrás dos espelhos

Foto: Reprodução / Gloria Copello

60. Estante vazada com iluminação interna valoriza ainda mais o móvel

Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis

61. A adega privativa garante mais segurança, principalmente para quem tem crianças em casa

Foto: Reprodução / CH Arquitetura

62. Aproveitando todas as paredes do cômodo

Foto: Reprodução / ODVO Arquitetura e Urbanismo

63. Taças à mostra pode dar um outro visual à decoração

Foto: Reprodução / Mariana Borges e Thaysa Godoy

64. Esta adega ganhou marcenaria planejada com bancada e gavetas

Foto: Reprodução / Marilia Caetano

65. Adegas na varanda precisam de proteção especial contra a luz solar direta

Foto: Reprodução / Caroline Manfrin

66. Os títulos preferidos foram expostos de maneira divertida no móvel

Foto: Reprodução / Marlette Lima

67. O bar da casa ganhou uma decoração temática com os quadros

Foto: Reprodução / MIS Arquitetura e Interiores

68. Um toque especial e confortável dado com a adição do tapete étnico

Foto: Reprodução / Luciano Dalla Marta

69. Parece uma obra de arte, mas é só uma adega

Foto: Reprodução / FCstudio

70. O papel de parede imitando caixote de importação deu uma atmosfera industrial ao espaço

Foto: Reprodução / Marlette Lima

71. A estante iluminada ainda ganhou um letreiro estilizado

Foto: Reprodução / Daniella e Priscilla de Barros

72. Além da adega, é possível aproveitar o espaço para criar um ambiente social

Foto: Reprodução / Renata Basques

73. Armários recheados de garrafas por todos os lados

Foto: Reprodução / Caroline Manfrin

74. Um para os vinhos, outro para as cervejinhas

Foto: Reprodução / Carolina Vilela

75. Para um espaço clean, aposte em uma única cor sóbria

Foto: Reprodução / Paula Ines Sizinando

76. Perceba como uma boa iluminação faz toda a diferença

Foto: Reprodução / MarchettiBonetti+

77. Assim como uma bela decoração também

Foto: Reprodução / Daniela Gradella

78. Os espelhos das portas do armário ajudam a dar mais amplitude ao cômodo

Foto: Reprodução / Carin Cordeiro Gonçalves

79. Quando as bebidas se tornam o destaque principal do ambiente

Foto: Reprodução / LB Arquitetura

80. O móvel cinza adicionou bastante delicadeza ao espaço

Foto: Reprodução / Mariana Lobo

81. Quanto maior a paixão por vinhos, maior é a adega

Foto: Reprodução / MEG Arquitetura

82. O ambiente especial ficou incrível ao lado do piano

Foto: Reprodução / Vivian Coser

83. Integrado a decoração com discrição

Foto: Reprodução / CA Arquitetos

84. Armazenados por categorias

Foto: Reprodução / Carvalho e Valente Arquitetura

85. Uma estante do teto ao chão

Foto: Reprodução / Marcello Marcassa

86. Incluída a sala de estar como um grande aquário

Foto: Reprodução / Maricy Marcos Borges

87. Garrafas na horizontal também evitam o ressecamento da rolha

Foto: Reprodução / Art des Caves

88. A adega instalada no mezanino ganhou maior destaque mesmo no andar inferior

Foto: Reprodução / Rocha Andrade Arquitetura

89. Você ainda pode criar uma cave climatizada no subsolo da casa

Foto: Reprodução / Projetebem Arquitetura

90. Buffet com cristaleira: rústico e extremamente funcional

Foto: Reprodução / Manuela Almeida

91. O painel se tornou também as boas vindas da casa

Foto: Reprodução / Breves Arquitetura

92. Os barris deixaram a decoração ainda mais temática

Foto: Reprodução / Preall

93. Aproveitando a parede para não comprometer a circulação do pequeno espaço

Foto: Reprodução / Carvalho e Valente Arquitetura

94. Independentemente do estilo decorativo, uma adega sempre será bem-vinda

Foto: Reprodução / Neza Cesar

95. Na dúvida, monte a sua adega em um ambiente inspirador

Foto: Reprodução / Marcello Marcassa

96. Tenha certeza que o charme e o requinte serão garantidos

Foto: Reprodução / Marcello Marcassa

97. Mesmo que ela esteja acoplada na marcenaria da cozinha

Foto: Reprodução / Neza Cesar

98. Ou no porão de casa

Foto: Reprodução / Paula Roque

99. O que importa é ter um ambiente com sua personalidade

Foto: Reprodução / Steck Arquitetura

100. … e claro, o seu gosto pessoal

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

101. O termostato externo ajuda a controlar a temperatura

Foto: Reprodução / Marcello Marcassa

102. O painel luminoso destacou ainda mais as garrafas

Foto: Reprodução / Casa RA Arquitetura

103. Incluída na decoração retrô

Foto: Reprodução / Neza Cesar

104. Além de armazenar os vinhos, também colaborou para dar a sensação de amplitude à sala

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

105. Crie uma coleção que agrade todos os paladares

Foto: Reprodução / Roberta Trida

106. Assim os seus convidados sempre estarão bem servidos e satisfeitos

Foto: Reprodução / Renato Maia

107. Mantenha o foco com a organização de sua adega

Foto: Reprodução / Contento Decor

108. E evite armazenar neste espaço outras coisas que não sejam bebidas

Foto: Reprodução / Ticiane Lima

109. Afinal de contas, a ideia é ter uma adega, não um depósito, certo?

Foto: Reprodução / Nardaci Móveis

110. O casamento perfeito entre a adega e o frigobar

Foto: Reprodução / Apê Sweet Apê

111. Além de deixar a cozinha completa, adiciona também um toque de modernidade

Foto: Reprodução / Neza Cesar

112. Uma cave de estilo colonial

Foto: Reprodução / Patricia Covolo

113. Os nichos para bebidas foram incluídos debaixo da escada junto com o armário

Foto: Reprodução / Cláudia Breias

114. Mais uma vez, o espelho colaborou, e fez parecer o espaço ter duplicado de tamanho

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

115. Tudo encaixado em seu devido lugar

Foto: Reprodução / Leonardo Hermenegildo

116. Quadrinhos de bebidas populares para caprichar na decoração do ambiente

Foto: Reprodução / Lucia Stuhlberger Wjuniski

117. Quando a simplicidade se torna suficiente

Foto: Reprodução / Janaina Leibovitch

118. Três adeguinhas para dar conta do recado

Foto: Reprodução / Cris Paola

119. Receber e servir fica muito mais fácil com a adega ao lado da sala de jantar

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

120. A porta ganhou o destaque necessário em meio à sobriedade

Foto: Reprodução / Lieu Du Vin

Depois de encarar toda essa infinidade de inspirações, conseguiu visualizar qual seria a adega dos seus sonhos, dentro do espaço disponível em sua casa para tal finalidade? Qual é a sua opção favorita?

Compartilhe
Escrito por
Sheila Almendros