30 ideias criativas para usar pisca-pisca na decoração de casa

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Luana Araújo



Item de decoração muito utilizado na época do Natal, o pisca-pisca ou cordão de luz é um adereço fácil de se encontrar e com ótimo custo-benefício, deixando a decoração desta época tão especial ainda mais bela.

O efeito que a utilização deste item causa, seja na árvore de Natal ou mesmo emoldurando outro cantinho da casa, encanta a qualquer um que o admire. Então, por que não utilizar este belo recurso também nos outros meses do ano? Vendido nas versões branca, multicolorida ou com um único tom, existem ainda as opções mais modernas, como os cordões em LED.

Versátil, o pisca-pisca pode ser aproveitado na decoração do seu lar de inúmeras maneiras e, nenhuma delas, fará referência à data comemorativa na qual ele é mais popular. Para isso, basta soltar a imaginação, deixar a criatividade fluir e botar as “mãos na massa”.

Além de conferir mais personalidade ao lar, ainda irá garantir ares exclusivo ao ambiente, afinal, ninguém terá um item tão especial e único como você. Não sabe por onde começar? Então confira a seguir uma seleção de lindos e criativos projetos utilizando o cordão de luz para deixar o seu lar ainda mais bonito:

1. Que tal uma cabeceira cheia de personalidade?

Foto: Reprodução / Carolina Nascimento

Fazendo às vezes de cabeceira, o pisca-pisca mostra toda sua versatilidade: é possível prendê-lo à parede, desenhando conforme seu gosto pessoal, basta solta a imaginação e escolher seu formato favorito.

2. Luminária fofinha ao lado da cama

Foto: Reprodução / Jamile Ribeiro

Ideal para que não possui um abajur, ou mesmo deseja uma iluminação extra ao lado da cama, aqui o cordão foi preso no formato de nuvem, combinando perfeitamente com o tom de azul céu escolhido para a parede.

3. Dê destaque aos outros itens decorativos

Foto: Reprodução / Lu Azevedo



Possui uma prateleira com seus elementos de decoração favoritos, mas não sabe como destacá-los? Para isso, basta dispor o pisca-pisca ao redor destes. Quando estiver ligado, ele evidenciará seus itens preferidos, deixando a decoração mais bela.

4. Emoldure uma galeria de quadros

Foto: Reprodução / Camila Prata

Buscando ressaltar a parede repleta de quadros temáticos, a arquiteta lançou mão do cordão de luzes para emoldurá-la, delimitando os quadros dispostos por toda sua extensão. A dica é evitar fixá-los em uma linha reta, deixando o movimento mais natural.

5. Trazendo mais feminilidade e beleza à penteadeira

Foto: Reprodução / Belisa Corral

Para embelezar o quarto da jovem menina, a arquiteta utilizou um cordão de luzes envolto por flores brancas, trazendo mais feminilidade ao móvel. Esta é uma boa opção para deixar o cantinho da beleza mais iluminado, facilitando na hora da maquiagem.

6. Apenas pendurado, conferindo encanto ao quarto

Foto: Reprodução / Feelings Decor

Para um quarto com decoração minimalista, ao pendurar um cordão com luzes de cores brancas acima da prateleira, é possível deixar a decoração mais charmosa, sem perder a harmonia das cores.

7. Uma opção de varal somente com as luzes

Foto: Reprodução / Indecisa Girl

Se na opção anterior as luzes estavam entrelaçadas com o varal, aqui, nesta versão, o cordão é o próprio varal. Como a cor de seus fios é branca, assim como a cor de suas luzes, esse detalhe garante uma aparência mais leve e bonita visualmente.

8. De cor vibrante, com um adereço a mais

Foto: Reprodução / Juliana Daidone



Para deixa-lo mais bonito, pinte os fios com a sua cor favorita. Se desejar, pendure pequenos pompons de lã na mesma cor escolhida. O estilo boho ficará representado onde quer que ele seja pendurado.

9. Lindas luminárias exclusivas

Foto: Reprodução / Vane Cristina

Simples de fazer, estas luminárias deixam qualquer canto da sua casa mais belo. Basta colocar o cordão de luzes dentro de uma garrafa de vidro e ligá-lo na tomada. A dica é utilizar garrafas de cores diferentes e luzes de tamanhos variados, garantindo um efeito único.

10. Um cordão cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Hey Gorgeous

E por que não deixá-lo mais bonito para pendurar em seu lar? Aqui, a sugestão é utilizar copos de papel, cortando o seu fundo em uma cruz e encaixando-os em cada luzinha. Para um visual mais belo, encape os copinhos com um papel estampado de sua preferência.

11. Mais estilo para suas pequenas lâmpadas

Foto: Reprodução / Thalita Carvalho

Aqui, um cordão de luzes brancas ganhou uma repaginada inusitada: para um visual mais autêntico, a blogueira prendeu pequenos guarda-chuva de coquetéis com o auxílio de uma fita adesiva. Fica a dica: quanto mais cores, mais bonito o resultado.

12. Um cordão digno de fadas

Foto: Reprodução / Pretty Quirky Pants

Inspirado na beleza das fadas, este cordão de luzes recebeu uma “capinha” de tule rosa, alternando-se por toda sua extensão. O resultado é um item de decoração delicado, repleto de magia.

13. Nostalgia e um visual lúdico para sua casa

Foto: Reprodução / Kittenhood



Você é daqueles saudosistas que lembram com carinho da infância? Estão este projeto de pisca-pisca é ideal para você. Aqui a ideia é utilizar petecas, desmontando-as e montando-as em cada luzinha. Se possível, escolha petecas de cores diferentes, para um visual mais bonito.

14. Bolinhas de barbante para um cordão delicado

Foto: Reprodução / Morando Sozinha

Fácil de fazer, este projeto de “faça você mesmo” é bem simples de ser executado. Basta encher uma bexiga, passar cola por toda sua circunferência e aplicar barbante, de forma circular. Assim que a cola secar, estoure a bexiga e encaixe as bolinhas em cada luz do cordão.

15. Origami e pisca-piscas

Foto: Reprodução / Casa de Firulas

Opção ideal para quem adora fazer dobraduras, este cordão recebeu uma caixinha feita em origami para encapá-lo. Esta é uma boa alternativa para quem possui cordões multicoloridos e não deseja que a cor dos mesmos se sobressaia.

16. Delicadeza em renda

Foto: Reprodução / Dani Vasconcelos

Utilizando toalhas rendadas para festa, corte-as ao meio e faça um cone, encampando cada uma das luzes do pisca-pisca. Fácil e rápido de fazer, o resultado final transparece delicadeza e charme.

17. Destaque especial àquele quadro amado

Foto: Reprodução / Jardim do coração

Para garantir que aquele quadro, foto ou obra-de-arte se sobressaia, prenda o pisca-pisca em sua moldura, chamando ainda mais atenção a este item tão querido.

18. Forminhas de cupcakes resultam em uma bela flor

Foto: Reprodução / Oh Happy Day

Outra ideia para renovar a aparência do cordão de luz: basta escolher forminhas de cupcakes de tamanhos e cores diferentes, cortar o fundo das mesmas, facilitando o encaixe da lâmpada e deixar a imaginação correr solta.

19. Cordão de luzes no lugar do bandô

Foto: Reprodução / Comprando meu Apê

Para uma cortina em evidência, sem a necessidade de utilizar o bandô como item decorativo, aqui o cordão de luz é disposto por toda a cortina, além de ser complementado de pequenas flores decorativas para uma decoração mais feminina.

20. Guirlanda decorativa cheia de charme

Foto: Reprodução / Martha Stewart

Que tal uma guirlanda decorativa para deixar sua casa mais bonita? Aqui foi utilizada uma base circular de metal, onde os guardanapos de papel decorados foram aplicados intercalando-se com as lâmpadas. Um visual de tirar o fôlego.

21. Peça decorativa inusitada

Foto: Reprodução / A Merry Mishap Blog

Gosta de um estilo de decoração mais ousado? Então por que não arriscar e simplesmente entrelaçar uma corda com o pisca-pisca? Essa peça pode ser moldada no formato que desejar, dando uma nova função ao cordão de luzes encostado.

22. Que tal um lustre de pisca-pisca

Foto: Reprodução / Sarah on The Blog

Fácil de fazer, este lustre deixa qualquer ambiente mais luxuoso. Para confeccioná-lo, utilize um bambolê como base, e entrelace o cordão, deixando algumas partes pendentes. Por fim, basta prendê-lo com o auxílio de cabos em um gancho ao teto.

23. Cabeceira com iluminação embutida em quadro

Foto: Reprodução / DIY Network

Lindo projeto, utiliza um quadro customizado como cabeceira da cama. Para executá-lo, basta utilizar uma placa de madeira, realizar a pintura desejada, usar pregos para desenhar o formato escolhido e distribuir o cordão luminoso. Espetacular.

24. Eu vejo flores em você

Foto: Reprodução / Pink Fluffy Warrior

Especialmente para as amantes desta técnica, a ideal aqui é confeccionar pequenas flores em crochê, de cores e formatos variados, ao redor de cada lâmpada do cordão. Um projeto de artesanato lindo de se ver.

25. Deixe sua mensagem

Foto: Reprodução / Zone Maison

Como o cordão é maleável, ele é ideal para ser moldado nos mais variados formatos. Uma boa opção é escrever frases de efeito, deixando a parede com mais personalidade.

26. Como pendente e acompanhando as bandeirolas

Foto: Reprodução / Irislights

Aqui temos dois exemplos de utilização: o primeiro é um cordão coberto com pequenos globos de cores neutras, o qual foi apenas pendurado em um canto do quarto. Já o segundo foi utilizado para acompanhar as bandeirolas, deixando a decoração do cômodo mais interessante.

27. Seu jardim também merece destaque

Foto: Reprodução / Succulent Garden Thái Nguyên

E por que não deixar seu jardim ou mini horta em evidência? Basta adicionar o cordão de luzes na lateral das prateleiras para deixar o verde da natureza se sobressair, encantando o ambiente.

28. Para os românticos incuráveis

Foto: Reprodução / L’instant Poétique

De uma delicadeza sem igual, esta peça de decoração fará a diferença no seu cômodo favorito. Para confeccioná-la, utilize um arame e molde-o no formato e tamanho desejado. Depois é só entrelaçar o cordão de luzes e pendurá-lo onde você desejar.

29. Beleza enjaulada

Foto: Reprodução / Irislight

Possui uma gaiola sobrando? Então pinte-a na sua cor favorita e adicione um cordão de luzes envolto por globos na cor escolhida. Para um visual ainda mais interessante, o dinossauro deixa a decoração mais divertida.

30. Flores de origami para um cordão único

Foto: Reprodução / L’opificio Delle Feste

Outra ideia que elege a milenar técnica japonesa de dobradura como forma de mudar a aparência simplória do cordão. Aqui a flor escolhida foi a tulipa, em tons vibrantes e variados.

O encanto proporcionado por este cordão de luzes é um recurso que pode e deve ser explorado em qualquer época do ano. Seja com o intuito de decorar um canto da casa, substituir um móvel ou ressaltar um item de decoração, utilizar pisca-piscas no seu lar é uma boa pedida. Aposte!

PARA VOCÊ