Posters estilosos para você baixar de graça e usar em casa

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Entrance Makleri

Foto: Reprodução / Entrance Makleri

Continua após o anúncio



Posters são uma alternativa simples e super versátil para decorar ambientes de diferentes tipos. É possível escolher o estilo, as cores e o formato que mais lhe agrada e combina com o espaço em que serão colocados, afinal a variedade de modelos disponíveis para compra é enorme.

Mas, para além da opção de adquiri-los em lojas de decoração ou especializadas em quadros, pode-se investir em posteres personalizados, em que você produz ou escolhe a imagem online e dá conta das etapas de impressão e emolduramento, caso pretenda adicionar uma moldura.

A ideia do customizado é uma ótima pedida para conseguir um objeto mais exclusivo e com a sua cara. Hoje existem diversos sites que disponibilizam imagens gratuitas para impressão e, também, há a possibilidade de você produzir suas próprias imagens.

Saiba mais sobre as possibilidades ao utilizar posteres na decoração, confira dicas para combiná-los com sua personalidade e a linha decorativa do seus ambientes, onde baixar imagens gratuitamente e opções exclusivas do Tua Casa para você baixar.

Sites para baixar modelos gratuitamente

Foto: Reprodução / Open Art Project

Foto: Reprodução / Open Art Project

Como já foi dito, existe na internet uma grande quantidade de imagens disponíveis de para download de forma gratuita. Conheça alguns sites que oferecem modelos de posteres para você baixar:

Os sites possuem estilos distintos, portanto há opções para todo gosto. É só baixar e passar para o próximo passo que é a impressão.

Faça você mesma: como criar seus próprios posteres?

Apesar de existirem várias opções prontas e gratuitas online, algumas vezes você procura um modelo muito específico que não está disponível para compra ou download do jeito que idealizou. Nesses casos, uma alternativa é colocar a mão na massa e criar você mesma os quadros.

Continua após o anúncio



Você pode fazê-los manualmente caso possua afinidade com o desenho ou outra forma de criação artística. Porém, também é possível criá-los no computador, por meio de programas de edição, como o Photoshop, o Illustrator e o Inkscape.

Se você não possui nenhum conhecimento sobre esses programas pode se arriscar com criações mais simples que envolvam um fundo liso, uma margem simples e combinações de fontes, em programas como o Microsoft Word e o Paint.

10 modelos simples e bonitos para baixar

Agora, se você prefere não se arriscar na produção, confira alguns modelos simples para você baixar e embelezar a sua casa.

Opções para a cozinha

Posteres na cozinha são uma ótima forma de colorir e completar esse ambiente que normalmente é tão sóbrio e funcional. Imagens e frases relacionadas aos elementos da cozinha podem cumprir o papel de decorar, sem fugir do contexto e do clima do espaço.

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Outra opção para a cozinha são posteres com mensagens positivas sobre o ambiente da casa toda e de boas-vindas para os convidados.

Continua após o anúncio



Opções para o quarto e a sala

Na sala e no quarto é possível ousar mais, dependendo da linha decorativa adotada no ambiente. Você pode investir em cores e imagens que tragam contraste, para criar um ambiente mais marcante, quanto complementem a decoração, para um espaço mais leve e discreto.

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Posteres que trazem alguma mensagem inspiradora são uma boa pedida pois, na sala, estão sob a vista de todos os que moram na casa e também das visitas. No quarto, motivam o seu dono tanto ao se deitar e quanto ao se levantar, além de traduzirem a personalidade do morador.

Opções para quartos infantis

Delicadeza e sobriedade são características marcantes quando o assunto é ambiente infantil, afinal o espaço deve passar tranquilidade e aconchego para a criança. Quadros simples, em tons pastel são uma opção curinga.

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Imagem: Tua Casa |

Imagem: Tua Casa. Clique aqui para baixar

Continua após o anúncio



A linha dos quadros pode se alterar dependendo da idade e do gosto da criança, mas os elementos lúdicos e imagéticos se comunicam melhor com os pequenos e ajudam a criar um espaço leve e divertido.

Como deixar seus posteres ainda mais lindos

Veja dicas para acertar todos os detalhes da impressão do seu poster personalizado e inovar na hora de aplicá-lo na decoração da sua casa:

Escolha do papel

A depender do desenho escolhido, você pode completar a beleza do seu poster investindo em papéis diferentes, como o reciclável, que traz uma textura suave e um toque mais fosco, ou o fotográfico, que deixa a imagem com um certo brilho. O papel couchê é uma opção certeira, pois é revestido e portanto é mais resistente e firme, além de ser muito utilizado em impressões de panfletos, cartões de visita, folders e outros materiais gráficos.

Também vale a pena investir em uma gramatura maior que 90g para que o seu poster fique mais firme e dure mais tempo. Atente-se à gramatura máxima que a sua impressora ou a do local em que pretende imprimir roda.

Dicas de impressão

Por falar em impressão, este é um fator que é preciso muito cuidado, afinal é uma fase que pode garantir ou comprometer a qualidade do seu poster. Além de escolher um papel bacana é importante cuidar de alguns aspectos.

O tamanho da sua imagem é a primeira coisa que você deve considerar, verifique se ela tem o tamanho que você deseja, para que nada fique cortado ou fora do lugar na impressão. Se estiver criando seu próprio poster, já trabalhe com o arquivo do tamanho certo e caso baixe a imagem de algum site, verifique o tamanho e redimensione se necessário, cuidando ao aumentar imagens, pois neste processo elas tendem a perder a qualidade, comprometendo o resultado final da impressão.

Um outro fator é o sistema de cores. As impressoras funcionam no sistema CMYK (utilizam o ciano, o magenta, o amarelo e o preto para compor as imagens coloridas), enquanto os monitores de computador no padrão RGB (utilizam o vermelho, o verde e o azul).

Como as cores são formadas de maneiras diferentes nos dois sistemas, algumas cores que existem em um não existem em outro e, portanto, pode haver diferença nas cores que você vê na tela e nas que serão impressas. Caso esteja criando seu próprio poster, procure já trabalhar com o CMYK ou converter antes da impressão para evitar surpresas.

Acabamento especial

Outra coisa que pode garantir a qualidade do seu poster e até mesmo adicionar um toque especial a ele é o acabamento gráfico. Existem acabamentos localizados em toda página e além de incrementar a aparência do material impresso, o tornam mais resistente. Os tipos mais comuns são a laminação e o verniz, no caso de um efeito mais brilhoso, mas também há a laminação fosca que traz um toque aveludado à peça.

Lembre-se que o resultado final do seu poster depende de todos os elementos dele, então cuidado para não pesar a mão. Se optar por um papel mais elaborado, invista em uma impressão mais simples e vice-versa, pois além de equilibrar a imagem, cada detalhe adicionado pode aumentar o custo sobre o seu poster.

Possibilidades criativas com posteres

Agora que você já sabe como trabalhar e montar um poster, você pode ousar ainda mais e inovar na maneira como ele é apresentado em sua casa. A seguir, você confere dicas de montagens criativas para inovar na apresentação.

Divida o poster

Foto: Reprodução / Bosthlm via Coco Lapine Design

Foto: Reprodução / Bosthlm via Coco Lapine Design

Emoldurar e fixar à parede é a forma mais comum de aplicar um poster à decoração, mas existem outras formas de pensar um poster a fim de torná-lo mais interessante e original. Uma ideia é dividir a imagem em duas, resultando em dois quadros separados que lado a lado se complementam. A composição ganha um toque todo especial, além de trazer a sensação de ampliação do espaço.

Faça composição com quadros

Foto: Reprodução / Fantastic Frank

Foto: Reprodução / Fantastic Frank

Foto: Reprodução / Hitta Hem

Foto: Reprodução / Hitta Hem

Foto: Reprodução / Hitta Hem

Foto: Reprodução / Hitta Hem

Também é possível criar uma composição de quadros diferentes, mas que possuam o mesmo estilo ou a mesma paleta de cores. Essa ideia é uma ótima alternativa para cômodos e paredes bem vazias, como em corredores ou espaços com poucos móveis ou cores.

Que tal colar direto na parede?

Foto: Reprodução / Chatelaine

Foto: Reprodução / Chatelaine

Como alternativa para quem não quer ou não pode furar a parede, há a possibilidade de apenas posicionar o poster apoiado em algum suporte e na parede, como em prateleiras tipo trilho ou de base reta, móveis ou mesmo no chão, no caso de quadros maiores. Fugindo da tradicional aplicação com moldura, pode-se colar os posteres diretamente à parede, reforçando a ideia de poster.

Para isso você pode utilizar fita dupla face, fita adesiva colorida nas extremidades do papel ou ainda investir em suportes alternativos como pranchetas, varais, cabides ou do tipo usado em flâmulas e banners.

Use suportes diferentes

Foto: Reprodução / Stadshem via Coco Lapine Design

Foto: Reprodução / Stadshem via Coco Lapine Design

Foto: Reprodução / Gaveta Mix

Foto: Reprodução / Gaveta Mix

Além disso, você pode compor a parede com vários posteres e tipos de suporte, desde que se preze pelo equilíbrio.

É possível criar diferentes composições e formas de exibição dos posteres, bem como efeitos de impressão, basta abusar da criatividade e, na hora de definir cada detalhe, considerar o conjunto das escolhas.