40+ ideias de prateleiras criativas e modernas

Escrito por Danielly Oliveira

Foto: Reprodução / A Beautifull Mess



A boa utilização dos espaços e a organização são fatores essenciais na hora de decorar ambientes, por isso é importante investir em móveis que sejam ao mesmo tempo decorativos e funcionais.

Um bom exemplo desse tipo de móvel são as prateleiras que servem tanto para armazenar itens que exigem maiores cuidados (livros, revistas), quanto aqueles elementos decorativos com os quais você possui alguma relação afetiva (souvenir, porta-retratos, brinquedos).

De acordo com o designer de interiores Guga Rodrigues, as prateleiras são um trunfo para quem procura praticidade, economia de recursos e otimização de espaços. “Elas se compõem facilmente em qualquer ambiente, podem também substituir armários”, afirma.

Além de funcional, a prateleira é um item bastante versátil, pode ser encontrada em versões presas à parede, ao teto ou de chão, podem variar de tamanho, de estilo (rústica, moderna, simples, divertida) e a variedade de formatos e cores é bastante vasta.

Uma outra vantagem é que por se tratar de um item consideravelmente simples, elas podem ser facilmente recriadas em versões artesanais feitas através da reutilização de materiais e usando a criatividade a seu favor.

Confira ideias simples e criativas de prateleiras para você mesmo fazer e usar na decoração da sua casa, gastando pouco e desenvolvendo seu poder criativo.

40 prateleiras criativas para fazer em casa

Existem no mercado diferentes modelos de prateleiras e também móveis que cumprem a mesma função dessa peça. Veja 30 opções de móveis, de prateleiras a estantes, para produzir em casa sem muito esforço e deixar seu canto mais funcional e organizado.

1. Estante de nichos

Foto: Reprodução / Homedit

Foto: Reprodução / Homedit

Essa é uma ideia super simples e uma forma mais econômica de adquirir uma nova estante para a sua casa. Será preciso investir apenas nos nichos e em uma tinta (da cor que você preferir) para pintá-los e igualar as peças.



2. Prateleira suspensa com corda

Foto: Reprodução / Carnets Parisiens

Foto: Reprodução / Carnets Parisiens

Essa prateleira possui um ar bastante clássico devido as cores escolhidas, porém é possível recriá-la em diferentes estilos alterando os tons usados. Apesar do site ser estrangeiro, o passo a passo é simples. O que você precisará: 2 pranchas de madeira de 20 x 50 cm, corda fina e dois ganchos de parede.

Fure os quatro cantos de cada prancha, passe a corda entre os furos (um fio de corda de cada lado) fixando as bases de madeira com um nó abaixo da mesma e lembrando de deixar um pedaço de corda na parte superior da primeira base para prendê-la ao gancho.

3. Prateleira com shape de skate

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Essa prateleira, além de ser neutra e versátil, possui um toque de modernidade por ter como base um shape de skate. A ideia é uma ótima opção para lugares pequenos e super simples de ser reproduzida, pois só é preciso passar a corda pelos furos que o shape já tem e fixar a prateleira da forma que você achar melhor (presa ao teto ou à parede).

4. Prateleira de chá

Foto: Reprodução / Look what i made

Foto: Reprodução / Look what i made

Essa prateleira é uma peça bastante delicada e uma ótima ideia para aplicar na sua cozinha. Além de chá, ela pode armazenar temperos e especiarias. A intenção é trazer um toque aconchegante à sua cozinha e facilitar o acesso à esses alimentos. Feita com caixas de champanhe, a peça une charme, economia e funcionalidade!

5. Pegboard de Eucatex

Foto: Reprodução / Brit + Co

Foto: Reprodução / Brit + Co

Também conhecido como painel perfurado, o pegboard é uma alternativa simples e barata para você organizar ferramentas, itens de papelaria e até para pendurar roupas ou acessórios (colares, pulseiras).

O apoio fica por conta de ganchos e pinos que podem ser encaixados em qualquer furo do painel e por esse motivo pode ser considerada uma peça super versátil, é possível encaixar ganchos e pinos de acordo com o seu gosto e sua necessidade. Além disso é possível utilizar pinos como suportes de algumas prateleiras.



6. Pegboard de madeira

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Essa ideia também é de um pegboard, mas com uma abordagem um pouco diferente. Feito de madeira (chapa perfurada, pinos e bases para prateleira), o modelo deixa qualquer ambiente mais charmoso e aconchegante.

O tutorial é em inglês, mas montagem é bastante simples, basta medir o intervalo dos furos no painel de madeira, furá-los com uma furadeira, encaixar os pinos e as bases das prateleiras (opcional), fixar o painel na parede e pendurar o que você quiser.

7. Prateleira suspensa com couro

Foto: Reprodução / Camille Styles

Foto: Reprodução / Camille Styles

Apesar do tutorial estar em inglês é bastante simples reproduzir a peça. Você irá precisa de uma prancha de madeira do tamanho que preferir para a sua prateleira, duas fitas de couro, que servirão como suporte para a base, e dois parafusos para prender a peça à parede.

8. Mini prateleira com ganchos

Foto: Reprodução / Hey Carpe Diem

Foto: Reprodução / Hey Carpe Diem

Essa prateleira é uma ótima opção para quem não tem muito espaço em casa, porém é totalmente adaptável. Caso você queira fazer algo maior basta escolher uma ripa de madeira mais comprida.

Além disso, os ganchos da parte inferior da prateleira permitem que ela tenha diferentes funções: porta-colar, pendurador de roupas, bolsas, entre outras coisas. O tutorial é bastante simples e o resultado super bonito e delicado, vale a pena testar!

9. Pendurador suspenso

Foto: Reprodução / A beutiful mess

Foto: Reprodução / A beutiful mess

Uma ideia clean e super simples para abrigar seus utensílios de cozinha e outros objetos decorativos. O pendurador é formado por uma barra de ferro presa à parede e argolas que sustentam potes, que por sua vez sustentam os utensílios ou objetos selecionados.



A montagem consiste na fixação das barras à parede e no encaixe das argolas nos potes e na barra. O resultado é uma peça moderna e muito funcional!

10. Estante de escada

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Partindo para um estilo mais rústico, mas não por isso menos elegante, esse é o tutorial de uma estante feita com uma escada. A estante é formada pela adição de pranchas de madeira entre os degraus da escada dupla aberta.

A confecção é bastante simples e o resultado super legal e moderno, além de ser uma peça com espaço de sobra para guardar seus livros, porta-retratos e o que mais você quiser.

11. Arara de escada

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Essa peça também é feita a partir de uma escada, porém se trata de uma arara de roupas e duas prateleiras. Nesse caso os dois lados da escada são separados, um cabo de madeira faz o papel do cabideiro e une os lados da escada e nos dois últimos degraus são adicionadas as pranchas para apoiar outros itens (roupas, bolsas, sapatos).

12. Estante com nichos de OBS

Foto: Reprodução / A casa que a minha vó queria

Foto: Reprodução / A casa que a minha vó queria

A montagem dessa estante é bastante parecida com a primeira ideia dessa post, porém com uma abordagem mais rústica e sustentável. A estante é formada por nichos de OBS, um tipo de madeira resistente e barato, e uma ótima opção para guardar livros.

13. Prateleira dupla de corda

Foto: Reprodução / Homedit

Foto: Reprodução / Homedit

Uma prateleira super charmosa e simples de ser feita. As bases são tábuas de madeira com furos nos quatro cantos, os suportes são nós feito em uma corda grossa e resistente e a fixação na parede é feita através de um gancho. A cor nas laterais das prateleiras dão um toque de alegria à peça.

14. Prateleira e estante de caixote de feira

Foto: Reprodução / Textil Abril

Foto: Reprodução / Textil Abril

Os caixotes de feira são um material bastante versátil, pois podem ser facilmente transformados em peças decorativas e móveis. Eles podem formar nichos quando presos à parede, estantes quando parafusados lado a lado, organizadores quando são simplesmente empilhados. A lista de opções é bastante vasta!

Confira o tutorial em vídeo de como preparar o caixote para produzir qualquer item com ele (prateleiras, armários, estantes e afins) e use a sua criatividade para criar o seu móvel.

15. Porta-livros

Foto: Reprodução / A casa que a minha vó queria

Foto: Reprodução / A casa que a minha vó queria

Esse tutorial é para ensinar a produzir um porta-livros que deve ser colocado sobre uma prateleira, porém ao adicionar mais ripas de madeira e torná-la mais comprida e, então, fixar a peça na parede, ela pode se tornar uma prateleira moderna e criativa.

16. Prateleira tripla com rodinhas

Foto: Reprodução / Homedit

Foto: Reprodução / Homedit

Esse modelo de prateleira é uma alternativa para quem não pode ou não quer furar a parede ou então gosta de mudar os móveis de lugar frequentemente, pois se trata de uma prateleira de chão com rodinhas.

As bases são de madeira e os apoios feitos de tubo de aço presos por flanges (peça que une dois componentes de um sistema de tubulações) também de aço. O tamanho, as cores (da madeira e dos tubos) e a quantidade de prateleiras variam de acordo com seu gosto e espaço disponível.

17. Prateleira de cinto

Foto: Reprodução / Papo de Homem

Foto: Reprodução / Papo de Homem

Seguindo a linha de peças rústicas, esta prateleira representa muito bem o estilo. A peça é formada por duas bases de madeira e alças formadas pela junção de dois cintos de couro (que não precisam ser iguais). A prateleira fica muito bem presa à uma parede branca, devido ao contraste das cores.

18. Prateleira redonda de corda

Foto: Reprodução / A pair and a spare

Foto: Reprodução / A pair and a spare

A dificuldade dessa prateleira está em encontrar uma peça de madeira em formato redondo,uma alternativa é utilizar as laterais de uma cesta. De qualquer forma, a ideia é que com apenas dois furos e uma corda é possível suspender prateleiras de diferentes formatos. A sustentação da prateleira é feito por meio de um gancho e a alegria da peça fica por conta da corda colorida.

19. Stand de Pallets

Foto: Reprodução / Homens da casa

Foto: Reprodução / Homens da casa

Mais uma ideia bacana, econômica e versátil: um stand feito de pallets que também serve como painel de TV e como decoração para festas. Totalmente adaptável, o stand abriga suas peças de decoração favoritas e pode ter o tamanho e as cores que você preferir, além da opção de adicionar ou não prateleiras.

20. Prateleira organizadora

Foto: Reprodução / A beutiful mess

Foto: Reprodução / A beutiful mess

Essa prateleira é perfeita para organizar itens pequenos e que precisam estar ao alcance dos olhos e das mãos frequentemente (canetas, pincéis e itens de maquiagem, entre outras coisas).

Para fazê-la você irá precisar de uma placa de madeira (o tamanho depende da sua necessidade), objetos que servirão como suporte (copos, baldes, potes) e uma fita ou corda para prender tais suportes na madeira. É só marcar o local dos suportes, furar, amarrá-los e prender a peça no local que você decidir.

21. Prateleira de cano de PVC

Foto: Reprodução / A beutiful mess

Foto: Reprodução / A beutiful mess

Feita com pequenos pedaços de cano de PVC, essa prateleira possui um resultado final surpreendente. Seu passo a passo consiste em unir os canos de diferentes tamanhos e espessuras e formar uma peça harmônica.

22. Prateleira Invertida

Foto: Reprodução / Instructables

Foto: Reprodução / Instructables

Assim como o nome já diz, essa é uma prateleira montada de forma invertida, onde os livros ficam de cabeça para baixo. O fato que permite que os livros sejam dispostos dessa forma é um pequeno e simples segredo na montagem dessa peça. O resultado final é muito legal e intriga todos que olham a prateleira pela primeira vez. Vale a pena testar!

23. Prateleira Invisível

Foto: Reprodução / Manual do mundo

Foto: Reprodução / Manual do mundo

Ainda na linha do surreal, essa é uma prateleira que causa a sensação de que os livros estão flutuando. Assim como a prateleira invertida, o segredo está na montagem e o visual da peça fica incrível, além de poupar espaço.

24. Prateleira de skate

Foto: Reprodução / The crafted sparrow

Foto: Reprodução / The crafted sparrow

Novamente uma prateleira feira com skate, porém essa é fixada à parede por meio de um suporte em “L” e, por se tratar do skate completo (shape, lixa e rodas), o resultado é uma peça jovem e despojada. A vantagem da peça está na facilidade de montagem e também no visual arrojado que o ambiente ganha.

25. Porta-livros de mala

Foto: Reprodução / Two hand design

Foto: Reprodução / Two hand design

Essa ideia é bem bacana para usar em quartos infantis, pois a altura de uma mala é pequena e a visibilidade e o acesso aos livros é facilitado. Para criar a sua basta posicionar a mala de forma que ela fique aberta e pregar divisórias de madeira no interior da mala, que servirão de apoio para os livros.

26. Prateleiras com suporte de mala

Foto: Reprodução / The butget decorator

Foto: Reprodução / The butget decorator

A prateleira em questão também é formada por uma mala, porém neste caso ela encontra-se fechada e é fixada à parede, onde servirá como suporte direto para os objetos que você escolher. Além de super simples, a ideia traz ao ambiente um toque vintage, unindo charme e uma sensação de aconchego.

27. Prateleira de ponte

Foto: Reprodução / Instructables

Foto: Reprodução / Instructables

O formato dessa prateleira lembra bastante uma ponte, pois ela é formada por pequenas tiras de madeira presas por uma corda. São 11 peças de 6 cm que formam a base e 2 peças de 5 cm que ficam nas extremidades.

Na montagem, é só furar as peças, passar a corda entre elas, separando as tiras de madeira com 3 pequenas arruelas de aço e finalizando com um nó em cada extremidade. Depois é só prender a peça ao suporte e fixá-la na parede.

28. Porta-treco de sacola de papel

Foto: Reprodução / Le zoe musings

Foto: Reprodução / Le zoe musings

Um organizador super simples e delicado para você guardar objetos leves e pequenos que normalmente se perdem nas suas gavetas é esse feito com sacolas de papel, aquelas sacolas coloridas e bonitas que algumas lojas possuem. Basta escolher as suas favoritas e prendê-las na parede do cômodo escolhido.

29. Prateleira de Chão

Foto: Reprodução / Casa de Firulas

Foto: Reprodução / Casa de Firulas

Essa é uma opção para quem tem pouco espaço na parede ou tem costume de deixar sapatos pela casa, além de ser móvel essa prateleira serve como organizador de sapatos e brinquedos, bem como suporte para plantas.

A prateleira de chão pode ser feita do tamanho que você preferir e ainda ganhar a sua cor favorita. Sua produção é extremamente simples: basta parafusar as rodinhas em uma prancha de madeira. Fácil, rápida e prática!

30. Estante de gaveta

Foto: Reprodução / Better Homes & Gardens

Foto: Reprodução / Better Homes & Gardens

Uma prateleira feita a partir do reaproveitamento de gavetas antigas. O tutorial é bastante simples e a peça pode ser adaptada ao seu gosto apenas alterando as cores e a estampa dos adesivos da parte interna.

31. Prateleiras amarelas

Foto: Reprodução / Suzy Melo

Foto: Reprodução / Suzy Melo

A composição da prateleira que faz toda a diferença. O design desta dá uma sensação de modernidade ao ambiente, ainda mais com a cor amarela. As curvas da madeira garantem uma prateleira com muito estilo.

32. Ideal para guardar livros

Foto: Reprodução / Duo Imóveis

Foto: Reprodução / Duo Imóveis

Esta prateleira conta com design arrojado fica linda em qualquer parede e é indicada para guardar livros. Além de organizar o material, o ambiente ficará com um visual moderno.

33. Com suporte especial

Foto: Reprodução / BRV Imóveis

Foto: Reprodução / BRV Imóveis

O destaque desta prateleira são os suportes em formatos diferentes. O fato de cada um ser de um modelo distinto deixará muitas paredes mais charmosas.

34. Como se fosse uma rosa

Foto: Reprodução / Abanak

Foto: Reprodução / Abanak

Um jardim dentro da sua casa, mas em forma de prateleira. A parede ficará ainda mais bonita e seus itens organizados com muito estilo com uma peça assim.

35. Prateleira fofa

Foto: Reprodução / Ana Paula Castro

Foto: Reprodução / Ana Paula Castro

Além de criativa, esta prateleira em forma de árvore fica uma graça, principalmente em quartos de crianças. O visual lúdico torna o ambiente ainda mais bonito.

36. Uma prateleira em forma de árvore

Foto: Reprodução / HomeDosh

Foto: Reprodução / HomeDosh

O estilo modular conseguiu dar formas de galhos e ramos de uma árvore para a prateleira. Ela ficará linda em qualquer sala, com toda certeza.

37. Nichos embutidos

Foto: Reprodução / Nội thất Ehome

Foto: Reprodução / Nội thất Ehome

Os nichos embutidos deixam a prateleira ainda mais incrível.

38. Estilo Tetris

Foto: Reprodução / My Home Store

Foto: Reprodução / My Home Store

Quem conhece o jogo Tetris vai amar o visual dessas prateleiras. Formando uma combinação com encaixe perfeito, a parede da sua casa ficará cheia de estilo com um móvel assim.

39. Cor e forma

Foto: Reprodução / Essência Móveis de Design

Foto: Reprodução / Essência Móveis de Design

Mais uma prateleira para guardar livros com muito estilo. Este projeto se beneficia da mistura de cores alegres em um ambiente mais sóbrio, trazendo destaque para a parede.

40. Prateleira em formato de diamante

Foto: Reprodução / Ideação Arquitetura

Foto: Reprodução / Ideação Arquitetura

Esta é uma prateleira fácil de fazer em casa. Você vai precisar de ferro e pequenas tábuas para montar. O resultado fica encantador.

Capriche nas cores e no material

Segundo o especialista em design, Guga Rodrigues, é preciso escolher atentamente as cores que serão utilizadas, pois elas podem mudar totalmente a aparência das peças e influenciar na atmosfera do ambiente. Além disso, por meio das cores é possível dar uma cara nova aos móveis que você já possui.

As cores neutras concedem ao espaço um ar mais clean e permitem utilizar as cores em outros elementos decorativos que não sejam parte da mobília. “Se o ambiente tiver um estilo contemporâneo e cores neutras, opte por prateleiras também em cor neutra e de espessuras finas, pois transmitem leveza e modernidade”, explica Guga.

Cores terrosas costumam remeter um estilo mais rústico e trazem um sentimento aconchegante ao ambiente (assim como os tons pastel). “Nos ambientes rústicos, geralmente utiliza-se prateleiras de materiais de acabamentos rústicos, como madeira de demolição, neste caso as prateleiras de espessura maiores ficam muito bem”, orienta o designer. Por fim, as cores mais vivas trazem um ar divertido e são bastante recomendadas para ambientes infantis e jovens.

Sobre a reutilização de materiais Guga defende: “A utilização de materiais recicláveis como pallets e caixotes para prateleiras é muito interessante, pois além de ecologicamente correto, o custo é reduzido, podendo usar da criatividade e gosto pessoal e, sendo assim, o ambiente fica personalizado.”

Portanto, independente do estilo ou ocasião, lembre-se de caprichar na criatividade para ter móveis exclusivos, mais modernos e ainda mais lindos.

Mais prateleiras para você se inspirar

Foto: Reprodução / <a href="http://apairandasparediy.com/2015/02/diy-ladder-shoe-shelf.html" target="_blank">A pair and a spare</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://alightdelight.wordpress.com/2013/08/11/d-i-y-modular-shelves/" target="_blank">Alightdelight</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.theprettyblog.com/house/in-good-company-cape-town-shop-tour/" target="_blank">The pretty blog</a>

Foto: Reprodução / <a href=" http://www.brit.co/diy-hanging-shelf/" target="_blank">Brit+co</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://sylvieliv.blogspot.com.br/2012/05/industrial-rustic-shelf-tutorial.html" target="_blank">Sylvie Liv</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/top-33-creative-bookshelves-designs/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.etsy.com/pt/listing/216377216/dvd-storage-center-finished-in-satin?ref=sr_gallery_38&ga_page=2&ga_search_type=all&ga_view_type=gallery" target="_blank">Etsy</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://homeadore.com/2014/09/04/wonderland-apartment-house-design-studio/" target="_blank">Home Adore</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.pbteen.com/products/travelers-suitcase-shelving/?pkey=cshelves-hooks&bnrid=3317500&cm_ven=AfCompShop&cm_cat=ShopStyle.com&cm_pla=CJ&cm_ite=Std" target="_blank">PB Teen</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/520306563173593154/" target="_blank">Pinterest</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/box-shelves/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/box-shelves/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/box-shelves/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/box-shelves/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href=" http://www.vtwonen.nl/diy/kidsproof-stoer-pallet-bureau/" target="_blank"> Vtwonen </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/box-shelves/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.homedit.com/box-shelves/" target="_blank">Homedit</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.etsy.com/listing/95662481/custom-made-wooden-book-rack-bookshelf" target="_blank">Etsy</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://titatoni.blogspot.com.br/2012/05/vollig-von-der-rolle.html" target="_blank">Titatoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/60094976251647617/" target="_blank">Pinterest</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.vtwonen.nl/diy/vakkenkast-met-verlichting/" target="_blank">Vtwonen</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://room269.tumblr.com/post/115842632566" target="_blank">Room 269</a>

Foto: Reprodução / <a href=" https://journaldesorrisos.wordpress.com/2014/02/17/estante-de-caixa-inspiracao-diy/" target="_blank">Journal de sorrisos</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.abeautifulmess.com/2014/08/copper-pipe-hanging-planter-easy-cute-.html" target="_blank">A beutiful mess</a>

Foto: Reprodução / <a href=" http://www.abeautifulmess.com/2013/04/bedside-table-diy.html" target="_blank">A beutiful mess</a>