18 dicas de experts para quem vai reformar o banheiro

Escrito por Aline Costa

Foto: Reprodução / Beto Galvez e Nórea de Vitto

Normalmente eles são os menores, mas estão bem longe de ser o ponto menos importante de uma casa. Por isso, a reforma de banheiro deve ser pensada com muito cuidado.

“É interessante notar que, assim como os eletrônicos possuem um andamento de tecnologia avançado, as facilidades que vem surgindo no mercado referente a banheiros também não ficam para trás. Quem não quer ter um apartamento lindo que te faça se sentir bem em casa?”, comenta o engenheiro civil André Cardoso, da Materialize Reformas.

Confira agora uma lista com 18 dicas de planejamento e escolha de materiais para reforma de banheiro. Ela foi elaborada, inclusive, com informações passadas pelo engenheiro civil André Cardoso, da Materialize Reformas, e os arquitetos Daniel Szego e Caio Malatesta.

1. Verifique as condições gerais do banheiro

Foto: iStock

Antes de iniciar qualquer tipo de reforma em um banheiro, o mais importante é verificar se não há vazamento ou infiltração nas paredes e pisos. Outro detalhe importante é conferir os registros e as tubulações de água e esgoto. Caso estejam velhas, será o momento ideal para troca. Se você não está certo sobre a necessidade da reforma do banheiro todo, cheque também:

– Se há manchas ou escurecimento do piso e revestimentos em geral;
– Se há pisos e revestimentos descolando, soltando ou “oco”;
– Se os registros estão vazando ou não fecham;
– Se há mofo nas paredes, piso ou no teto;
– Se o forro ou teto do banheiro estão amarelando.

2. Contrate uma equipe especializada

Foto: iStock

Conte com profissionais qualificados para receber orientações mais precisas. São eles que saberão indicar as soluções ideais para chegar aos resultados que você deseja.

3. Observe as regras do condomínio

Foto: iStock

Se você mora em prédio, confirme com o síndico os horários em que a obra pode ser realizada. Conversar com o vizinho do andar de baixo é crucial. Dependendo de como o edifício foi construído, você terá que contar com auxílio dele para realizar os reparos.
Com ajuda profissional, cheque minuciosamente os detalhes da planta, atentando para onde estão os canos e colunas. Essa análise é ainda mais importante no caso de instalação de banheiras. Cheque se a estrutura tem como suportar o peso dela – em alguns casos, não é possível ter o equipamento.

4. Defina o estilo do seu banheiro

Foto: iStock

Identificados os possíveis problemas estruturais, chegou o momento de pensar em qual será a nova cara do seu banheiro. “O ideal é que o banheiro não destoe negativamente do restante da casa. É interessante que a área siga o estilo da residência, seja ele qual for”, comenta Cardoso.

5. Cor

Foto: iStock

As cores da moda atualmente são os tons pastéis e também cinza claro, linho e fendi. Esta última tem causado um verdadeiro frisson no universo da decoração é a queridinha do momento.

6. Pintura

Foto: iStock

Muitas pessoas ainda são reticentes ao uso da pintura nos banheiros. Contudo, a modernidade chegou também ao mundo das tintas e há tipos específicos para este fim. A única ressalva é com relação a área do box.
Já as outras, que não têm contato com grandes volumes de água, só com vapor, podem receber este tipo de acabamento tranquilamente. Só é necessário fazer o preparo adequado e escolher o tingimento certo: a tinta tem que ser ou acrílica ou epóxi. Esta última é a melhor – alguns arquitetos chegam a “liberá-la”, inclusive, para as áreas molhadas.
Prefira os produtos com tratamento antimofo. A dica de ouro dos arquitetos é um cuidado extra com relação aos rodapés, que precisam ser mais altos quando as paredes são pintadas.

7. Papel de parede

Foto: Reprodução / Rico Mendonça

Olha a tecnologia aí de novo! Hoje em dia há papéis de parede específicos para serem usados em áreas úmidas, como os banheiros. Embora eles possam se desgastar com relativa rapidez, são uma ótima solução para mudar o banheiro sem precisar de grandes investimentos, quebradeira e sujeira. De acordo com os profissionais, os vinílicos e os laváveis são os mais indicados.

8. Revestimento 3D

Foto: Reprodução / Daniel Kalil

Junto com os desenhos geométricos, um dos elementos mais em voga hoje em dia, quando falamos em decoração, é o revestimento 3D. Ele traz mais classe e modernidade para qualquer ambiente, inclusive para os banheiros.
Nesta área, os modelos de PVC são os mais indicados. Isso porque eles são mais fáceis de limpar e mais resistente a ambientes úmidos.

9. Iluminação indireta

Foto: Reprodução / Cristiane Vassoler

Assim como a pintura, o papel de parede e o revestimento 3D, a iluminação é outra opção de mudança que, normalmente, não requer tanto quebra-quebra. A iluminação indireta, com lâmpadas em sancas e espelhos, continua sendo uma alternativa elegante e moderna.
Contudo, sua aplicação requer estratégia. É necessário estudar bem o local para checar os melhores lugares para os pontos de luz. Do contrário, há o risco de ter sombra justamente no espelho de maquiagem, por exemplo.

10. Cromoterapia

Foto: Reprodução / Poliedro Arquitetura

Se for mexer na iluminação, pode considerar a instalação de lâmpadas coloridas. Escolha a sua preferida considerando os efeitos de cada cor segundo a cromoterapia. Para relaxamento, os tons de azul costumam ser os mais indicados.

11. Aromas

Foto: iStock

Além das cores, os aromas também ajudam a tornar o ambiente mais agradável e relaxante. Considere incluir na decoração do seu banheiro difusores, velas perfumadas e até mesmo plantas aromáticas.

12. Plantas

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Não só as aromáticas, mas as plantas, de um modo geral, são bem-vindas no banheiro. A única exigência é que o ambiente tenha luz natural, mesmo que pouca. As espécies mais indicadas são as de sombra ou meia sombra.
E lembre-se que as folhosas são mais fáceis de cuidar que as floridas. Além de melhorar o ar e controlar a umidade, elas ajudam na redução de bactérias, acalmam e, claro, embelezam o ambiente.

13. Tubulação aparente

Foto: Reprodução / Hug Arquitetura

Decoração de casa com pegada industrial não é exatamente uma novidade. O estilo surgiu quase sete décadas atrás. E a proposta voltou com tudo há cerca de seis anos, pelo menos. Ela aparece como alternativa para espaços pequenos e, dependendo de como o projeto for conduzido, pode até gerar alguma economia.
No caso do banheiro, é a tubulação aparente que vai dar ares de fábrica ao espaço. Cardoso também sugere o uso de tijolo tipo brique, que só não pode ser utilizado em áreas molhadas, como é o caso do box.

14. Menos é sempre… mais!

Foto: Reprodução / Vanessa Kairiyama

O conceito minimalista é contemporâneo ao industrial, que vimos acima. Contudo, ele sugere ambientações mais limpas. Privilegia as texturas e formas em detrimento das cores em abundância e do excesso de objetos.
Tem um ar frio e sóbrio e é a melhor opção para quem busca sofisticação e elegância no projeto. Pode tanto ser aplicado de forma bem pura, sem nenhuma extravagância, quanto permite trazer um único objeto que se destaque e vire ponto focal do ambiente.

15. Água que cai do céu

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

Não é exatamente como trazer a sensação de banho de chuva para dentro de casa, mas os chuveiros de teto costumam ter mais vazão de água. Outra vantagem é que a altura de quem usa não interfere na colocação. Além disso, traz ares de modernidade para o ambiente. Sem contar na possibilidade de instalação de luzes LED para cromoterapia.

16. Elementos duplos

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

Dependendo do tamanho do banheiro e do estilo de vida, uma boa pedida é apostar nos elementos duplos. Eles facilitam muito a rotina do casal. Duas cubas e até mesmo dois chuveiros em um mesmo local ajudam os moradores a tocar sua rotina de higiene com mais rapidez e autonomia, sem depender do tempo do outro.

17. Cuba do lado de fora

Foto: Reprodução / Claudia Arakaki

Banheiros menores requerem outras estratégias para otimizar a sua função. Uma delas é colocar o lavatório fora do cômodo. Mais uma vez, casais e famílias vêem seu dia-a-dia se tornando mais simples e com a rotina mais independente.

18. Espelhos

Foto: Reprodução / Patricia Covolo

Eles simplesmente não podem faltar no banheiro! Além da funcionalidade mais óbvia, ele ainda é um importante elemento de decoração. Sem contar que ele melhora bastante o aspecto do banheiro, fazendo com que o espaço pareça maior, mais amplo. Dê preferência para os modelos que não embaçam.

20 banheiros antes e depois da reforma

Veja abaixo vinte exemplos de como seu banheiro pode ficar melhor após a reforma. De pequenas intervenções, com pintura ou papel de parede, à grandes transformações, com a troca de todos os metais e louças, confira o antes e depois de 20 espaços:

1. A delicadeza do papel de parede

Foto: Reprodução / Daiana Parrela

Não houve necessidade de trocar a cuba ou a bancada para que o ambiente ganhasse vida nova. O papel de parede com motivos florais e fundo azul claro deu um toque romântico e delicado, em uma composição que não cansa o olhar.

2. Mudança radical

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Já este banheiro ficou muito diferente do que era antes. A única referência que permaneceu é muito sutil, e se revela na preferência pela pintura – olha ela aí – opaca e igual em todas as paredes. A iluminação indireta traz um charme todo especial.

3. Geométrico

Foto: Reprodução / EF Design de Interiores

Este projeto aproveitou muito bem várias tendências. A divisória amadeirada e geométrica é o grande charme. Além disso, abusa dos tons pastéis, e traz outros elementos que estão em alta: plantas, mármore, formas e iluminação indireta.

4. A pureza do branco

Foto: Reprodução / Diegues Arquitetura

O ambiente ganhou uma atmosfera clean e organizada, mas sem cair na monotonia. De novo vemos as formas geométricas, dessa vez, aplicadas na parede. Além disso, o armário ganhou reforço, ampliando o espaço para acomodar roupas e objetos.

5. Espaço ampliado

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

O espelho faz toda a diferença neste projeto. O ambiente ficou mais elegante e parece maior do que realmente é. Bancada esculpida, iluminação indireta e plantas casam perfeitamente entre si. A parede imitando madeira é outro elemento em voga.

6. Atualizado, mas sem perder a essência

Foto: Reprodução / Melissa Martins Silveira

Tudo mudou neste banheiro e ele ganhou elementos bem modernos, como texturas, nichos, iluminação indireta e plantas. Mesmo assim, é possível perceber que o gosto por tons pastéis e amadeirados foi preservado, mantendo a identidade do ambiente.

7. Elegância em cada detalhe

Foto: Reprodução / InLoco

Mais um exemplo de transformação total. O resultado é um ambiente extremamente elegante e sofisticado – muito por conta do mármore como revestimento. Armário com espelho, iluminação indireta, nicho, gesso e ventilação completam o projeto.

8. A suavidade dos tons pastéis

Foto: Reprodução / Tetu Arquitetura

A cor é o grande trunfo deste projeto. Veja como os elementos em tons pastéis tornam a atmosfera mais equilibrada. A bancada mais bem desenhada, a iluminação indireta e o mármore como revestimento também conferem classe ao banheiro.

9. Tudo no seu devido lugar

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

A mudança do revestimento deixou o ambiente muito mais elegante. Além disso, o nicho e o suporte na parede são soluções ao mesmo tempo belas e funcionais. Note que o piso remete ao fendi, a cor queridinha do momento. E as plantas também não ficaram de fora.

10. Madeira no box

Foto: Reprodução / Bihel Furtado

O box ampliado e com madeira na área molhada é destacado neste projeto – inclusive pelo espelho, que ficou bem maior após a reforma. Os nichos permitiram a melhor organização dos produtos da família. A iluminação indireta é outra tendência presente no projeto.

11. Sobre textura e suavidade

Foto: Reprodução / Carolina de Nani

Delicadeza é palavra de ordem neste ambiente. A textura deu um toque tenro ao projeto, reforçado pelo tom suave de rosa do armário e da pintura da parede. O resultado é uma atmosfera clean, simples e doce – mas com muito charme e personalidade.

12. Direto da fábrica

Foto: Reprodução / Brenda Costa

Este projeto abusa de referências industriais. O chão remete à madeira de demolição. Os tijolinhos aparentes e o cimento queimado na parede do espelho não deixam nenhuma dúvida a respeito da inspiração. E a cereja do bolo fica por conta da lâmpada suspensa por um fio.

13. Da água para o vinho

Foto: Reprodução / Cotta Arquitetura

Os elementos industriais trouxeram vida e personalidade para este lavabo. Tijolos aparentes, cimento queimado, cuba metálica e lâmpadas suspensas compõem a atmosfera fabril e única. Até a “planta” é acobreada e, mesmo a vela, carregada de rusticidade.

14. Factory feelings

Foto: Reprodução / apto.91

A madeira de demolição é um elemento conhecido. Aqui ele aparece no chão, prateleira e bancada. A cuba metálica também é familiar. O charme e diferencial fica por conta da torneira estilosa e bem industrial mesmo. Este projeto abraçou bem o conceito.

15. Delicadeza e luminosidade

Foto: Reprodução / Carolina De Nani

Aqui a arquiteta usou argamassa sobre os azulejos. O porcelanato creme quebrou a monotonia do branco total. O ambiente é bem favorecido pela luz natural, mas a iluminação indireta traz mais charme ao projeto. O espelho grande também “aumenta” o local.

16. Era um banheiro muito engraçado…

Foto: Reprodução / Brenda Costa

… que tinha teto e pia… E mais nada! Este projeto envolve mais a finalização do banheiro do que uma reforma propriamente dita. Nichos para aproveitar os espaços, iluminação indireta, espelho grande, plantinha e tons pastéis: os principais elementos que estão entre os mais usados atualmente aparecem neste ambiente.

17. Pintura com requinte

Foto: Reprodução / Livia Dalmaso

A pintura no lugar do azulejo deixou o ambiente bem mais sofisticado. A bancada e a cuba em modelo retangular com linhas retas também trazem sofisticação ao projeto. O espelho grande amplia o espaço e melhora até a luminosidade, e a planta traz vida ao local quase todo branco.

18. Bem aproveitado

Foto: Reprodução / Camila Ribeiro

Inteligente, este projeto aproveitou até mesmo um mínimo espaço para prolongar a bancada e aplicar textura. Espelho grande, tons pastéis e mini vaso de planta complementam o uso das tendências mais atuais. Fechando com chave de ouro, está a lâmpada com pegada industrial.

19. Como na realeza

Foto: Reprodução / Denise Varella

A delicadeza do papel de parede com estampa de flores aliada com a imponência do espelho que remete à era vitoriana tornam esse lavabo um charme só. Tons pastéis, madeira, planta e difusor completam a inspiração nas principais tendências do momento.

20. Transformação total

Foto: Reprodução / Livia Dalmaso

Uau! O banheiro ficou muito mais organizado e sofisticado. Veja que sem o bidê sobrou espaço para uma bancada maior e elegante. O chuveiro no teto é tendência e aparece neste projeto. Observe também uma sutil referência ao estilo industrial, presente na luminária.

São muitas referências para se inspirar, não é mesmo? Agora é só ter paciência para se planejar com cuidado. Assim, certamente você vai conseguir alcançar o resultado que deseja. Depois, é só ver o seu banheiro se transformar na estrela da casa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS