10 maneiras simples e super baratas de deixar a casa perfumada

Escrito por

Imagem: iStock

Continua após o anúncio



Não existe sensação melhor do que chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e sentir um aroma agradável, capaz de nos deixar relaxados, tranquilos, de bem com a vida, e que, de quebra, ainda ajuda a restaurar nossas energias e até mesmo a equilibrar nosso corpo, mente e espírito.

Porém, mesmo que você deixe sua casa limpa diariamente e abra sempre as janelas para ter os ambientes ventilados, o cheirinho gostoso dos produtos de limpeza acabam saindo em pouco tempo, principalmente se você tem animais de estimação, muitos moradores e recebe visitas frequentemente, além de lugares úmidos, pessoas fumantes ou cozinhas abertas, que deixam a casa inteira com o cheiro dos alimentos, principalmente no caso de frituras.

Para evitar o problema, existem alguns truques simples e maravilhosos que ajudam a deixar a sua casa perfumada por muito mais tempo e ainda neutralizam diversos cheiros desagradáveis. Confira abaixo nossas dicas e deixe todos os ambientes da sua casa muito mais aconchegantes e perfumados!

1. Flores e folhas secas

Imagem: iStock

Super baratinhas e encontradas em mercados especializados em aromatizantes, as flores e folhas secas são ótimas opções para deixar um cheirinho bem leve e agradável em qualquer ambiente da sua casa. Basta você colocar os saquinhos em um pote de vidro e, a cada dois dias, pingar algumas gotas de essência com o aroma que você preferir.

2. Cheirinho de café

Imagem: iStock

Existe alguém que não seja apaixonado pelo cheirinho que predomina na casa inteira quando o café é preparado? Pois saiba que é possível fazer com que o aroma permaneça no ambiente por muito mais tempo. Para isso, basta comprar os grãos, distribuir pela casa em potinhos e potencializar o perfume acendendo uma vela no meio dos grãos: o cheiro ficará mais forte e gostoso, igual café torrado.

3. Pote de cravos

Imagem: iStock

Continua após o anúncio



Pegue um pote de sua preferência e coloque dentro diversos cravinhos, que você encontra facilmente em qualquer supermercado. Eles por si só já exalam um perfume bem marcante e deixam o ambiente extremamente cheiroso, porém, você pode potencializar o aroma e pingar diariamente algumas gotinhas de essência. Além disso, você pode também preparar um chá de cravo e borrifar no pote e em diferentes ambientes.

4. Arranjos de canela

Imagem: iStock

Além de ser uma decoração super charmosa, os arranjos de canela perfumam a casa inteira com um aroma muitíssimo agradável. Amarre os pauzinhos de forma bem bonita para deixar sobre alguma mesa, ou então coloque os paus de canela dentro de um vaso de vidro. Para fazer o laço, você pode usar uma fita ou ráfia, para deixar um toque mais rústico.

5. Incensos variados

Imagem: iStock

Quando estão acesos, os incensos liberam um perfume delicioso no ambiente da sua casa. Além disso, é possível encontrar os mais variados cheiros, desde os mais doces até os mais neutros, para assim poder agradar a todos os gostos. Para evitar que o aroma fique muito forte, utilize no máximo três hastes por vez.

6. Aromatizadores com varetas de madeira perfumadas

Imagem: iStock

Que tal apostar nos tradicionais palitos de madeira dentro de recipientes com líquidos cheirosos? Enquanto houver líquido (ele dura cerca de um mês), as varetas deixarão o ambiente com um aroma super agradável e relaxante, perfeito para você deixar em banheiros, lavabos, hall de entrada ou até no corredor.

7. Sprays aromatizantes

Imagem: iStock

Como o cheirinho dos sprays aromatizantes saem mais rapidamente, o ideal é que você os borrife no ar de toda a casa diariamente. Aqui, a dica para prolongar o perfume é aplicar diretamente em tecidos e cortinas.

Continua após o anúncio



8. Difusores elétricos

Foto: Reprodução / Alibaba

Os difusores elétricos podem ser colocados em qualquer ambiente da casa, e irão perfumar sem parar até o líquido acabar. Se sua casa for bastante espaçosa, você pode apostar em mais de um e espalhar pelo menos três difusores pelos principais cômodos.

9. Cascas de frutas cítricas

Imagem: iStock

Além de refrescantes e super estimulantes, os aromas cítricos são deliciosos. Nessa dica, para usar as cascas das frutas, além de simples, também é uma solução baratinha e que deixa a casa com um aroma perfeito. Basta você pegar cascas de laranja ou limão, ferver com um pouco de água (não se esqueça de tampar a panela), coar e borrifar o líquido perfumado onde você desejar.

10. Amaciante de roupas

Imagem: iStock

Uma boa alternativa para tirar o cheiro ruim da sua casa, principalmente após fazer frituras, é apostar no amaciante de roupas, que é muito cheiroso e deixa tudo perfumado! Anote a receita: misture 30ml de amaciante, 20ml de álcool e 1 litro de água, e utilize o líquido tanto para borrifar no ar, quanto para passar pano na casa. De quebra, você ainda vai deixar o chão limpinho.

Aromatizador de varetas

O aromatizador de varetas proporciona um aroma agradável e torna qualquer ambiente da sua casa muito mais aconchegante. Nesse vídeo, você aprende de uma forma rápida e prática a fazer o seu próprio aromatizador caseiro.

Você vai precisar de 700ml de álcool de cereais (que tem um cheirinho mais suave), 200ml de essência (aromas de macadâmia, perfume da princesa, rosa da macena e amoras), 100ml de água mineral, corante cosmético líquido nas cores vermelho e rosa, varetas de madeira e um recipiente de vidro.

Continua após o anúncio



Sachê perfumado para armários e gavetas

Que tal deixar os seus armários de roupas e gavetas super perfumados? Nesse vídeo, você aprende o passo a passo simples de como fazer sachês com essências e sagu.

O artesanato é bem baratinho e precisa dos seguintes materiais: alguma tigela de sua preferência, 500g de sagu, essência, fixador (que prolonga o perfume da essência por mais tempo), saquinhos de tule ou organza (que você encontra facilmente em lojas de tecido ou de presentes) e um saquinho plástico.

Pot pourri: aromatizador caseiro com cascas

Aprenda a fazer um aromatizador caseiro sem gastar muito dinheiro utilizando cascas de frutas e especiarias, ideia perfeita para aromatizar sua casa e presentear pessoas queridas em datas especiais.

Para preparar esse perfumado pot pourri de laranja, tenha em mãos cascas de laranja, 3 paus de canela quebrados pela metade para liberar a fragrância, cravo e 2 colheres de chá de noz moscada ralada.

São formas simples, diferentes e para todos os gostos e bolsos e que, sem dúvidas, irão deixar o seu dia a dia muito melhor, com cheirinhos irresistíveis! Em qual deles você vai apostar? Conta pra gente!