Adicione requinte e tranquilidade com o azul turquesa

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Muebles Soliño

Opção certeira para alegrar qualquer ambiente, o azul turquesa é uma tonalidade que vem sendo utilizada cada vez mais na hora de decorar os lares. Versátil, pode deixar qualquer cantinho do lar mais especial ao ser eleita como cor predominante ou mesmo figurando em pequenos pontos na decoração.

Segundo a arquiteta Isabelle Lattaro, a tendência do uso desta cor em residências ocorreu a partir de 2010, quando a Pantone, empresa especializada em escala de cores, a elegeu como a cor do ano. “O azul turquesa tem um grande elemento a seu favor como cor, ele é bastante unissex, além de combinar bem com várias outras cores”, explica.

Conforme revela a profissional, esta tonalidade é considerada refrescante, ajudando a tranquilizar e eliminar o stress mental do cotidiano. Cor muito conhecida dos amantes de joias, o azul turquesa também pode ser denominado como azul Tiffany, devido ao uso desta cor na embalagem da famosa joalheria, relacionando elegância e sofisticação.

Boatos relatam que o proprietário da grife de joias escolheu este tom para estampar seus catálogos e embalagens como uma homenagem à rainha Maria Antonieta, grande fã da pedra com este nome. Variando entre um tom de verde e azul, também pode ser encontrada com o nome de verde água.

Qual o significado da cor azul turquesa

Foto: Reprodução / Color Hex

Cor envolvente, seu tom é frequentemente relacionado ao oceano, transmitindo paz e tranquilidade. Ainda combate o stress, podendo também ser utilizada como recurso para eliminar o cansaço e ajudar na busca de purificação espiritual.

Além disso, ajuda na elaboração de novas ideias, renovando as energias. A criatividade flui mais fácil em ambiente com toques desta cor, além de ser um tom que facilita a comunicação. Sendo assim, é uma cor que combina muito bem na decoração de quartos.

Quais cores combinam com o azul turquesa

Foto: Reprodução / Cory Connor

As possibilidades de combinações com a cor azul turquesa são amplas, partindo de tons neutros, tons vibrantes e até os tradicionais branco e preto. Confira a seguir a paleta de cores elaborada pela arquiteta e a descrição de como combinar tais tons:

Foto: Reprodução / Tua Casa

  • Tons neutros: conforme orientação de Isabelle, o turquesa fica perfeito com bases neutras, como bege, cinza e off-white, sendo muito explorado em pequenos objetos decorativos pontuais. “Em excesso o turquesa pode deixar o ambiente exagerado e cansativo”, alerta.
  • Tons de madeira: para a profissional, esta é a combinação perfeita: “turquesa e madeira casam muito bem, deixando o ambiente com ares mais rústicos e altamente acolhedor”.
  • Verde: cor da natureza, o verde é uma tonalidade fácil de combinar com outras cores. “Ao ser utilizado com o turquesa, esta combinação traz muito frescor ao décor”, ensina.
  • Laranja e pink: “ousadia define! Esta extravagante combinação pode ser altamente alegre e trazer informação e beleza à decoração, se usada na dose certa”, revela Isabelle. Com certeza, cores quentes e alegres transformam qualquer ambiente.
  • Branco e preto: segundo a arquiteta, estes são tons neutros e o turquesa vai bem com ambos. “A mim agrada mais a combinação com o branco, deixando o ambiente sofisticado e refrescante”, adiciona.
  • Azul marinho: esta bela combinação de tom sobre tom traz ares descontraídos, podendo conferir um visual de casa de praia à decoração. “Eu sempre aposto!”.

4 dicas para acertar na decoração com azul turquesa

Foto: Reprodução / Amity Worrel & Co.

Possui dúvidas em como utilizar esta bela tonalidade na decoração do seu lar? Então confira as dicas elaboradas pela profissional e aprenda a utilizar o azul turquesa sem errar a mão:

1. Cuidado com exageros

Foto: Reprodução / Maargaret Donald Interiors

“Não exagere! Esta é a principal dica, pois esta linda cor em excesso pode deixar o ambiente cansativo”, alerta Isabelle. Uma boa dica é utilizar este tom com as bases neutras claras, como branco ou off-white, ou ainda utilizá-lo em objetos de decoração, vasos e almofadas, garantindo um ambiente elegante e clean.

2. Invista em ousadia

Foto: Reprodução / Decorumhome

Se quiser ousar na decoração com o turquesa, combine-o cores mais quentes e vibrantes, tomando cuidado para não pecar pelo exagero. “Neste caso, evite pintar paredes inteiras e opte em manter as cores nos móveis e objetos de decoração”, orienta a arquiteta.

3. Busque equilibrar proporções e cores

Foto: Reprodução / Vick Vanlian

Se apostar em um belo sofá azul turquesa, por exemplo, uma peça grande e de muito destaque no living, aposte em um tapete neutro e almofadas estampadas com tons vibrantes. Aqui é recomendável que a mesa de centro seja mais neutra, elaborada com material branco ou madeira.

4. Abuse de objetos com este tom

Foto: Reprodução / Cllive Daniel

“Vasos vietnamitas possuem tons naturais em turquesa maravilhosos”, revela a profissional. Segunda ela, elementos como estes são uma boa opção para decorar um ambiente, pois mesclados com o verde da vegetação, eles são capazes de garantir elegância ao cômodo.

Como decorar o quarto com azul turquesa

Foto: Reprodução / Dome Arquitetura

Neste ambiente, a dica da arquiteta é optar pelo uso do azul turquesa apenas em objetos pontuais ou ainda na colcha da cama, com uma manta aos pés da cama clara e almofadas estampadas. “Evite paredes para não deixar o ambiente pesado, por se tratar de um quarto, cômodo que deve trazer tranquilidade, a preocupação dobra”, indica.

Como aplicar o azul turquesa na sala

Foto: Reprodução / Curiosa Conta

“Este é o meu local preferido para o uso do turquesa!“, relata Isabelle. Ainda segundo ela, aqui o uso da cor é mais liberado, podendo apostar apenas em objetos de decoração, deixando o local mais sofisticado, ou ainda utilizar o tom em móveis grandes e paredes. “Apenas evite cortinas neste tom. As cortinas sempre devem estar em uma base neutra para garantir amplitude e elegância ao ambiente”, conclui.

Como usar a cor azul turquesa no banheiro

Foto: Reprodução / Ana Yoshida

“A parede ao fundo do box é sempre propícia para um revestimento diferenciado. Uma boa dica é apostar no uso do turquesa nela”, orienta a arquiteta. Para um ambiente mais equilibrado, procure manter as outras paredes com revestimentos neutros e claros.

Como decorar cozinhas com azul turquesa

Foto: Reprodução / Diegues Arquitetura

“Gosto do uso do turquesa nas paredes: se optarmos por uma bancada e armários claros, teremos uma cozinha diferenciada e alegre”, evidencia a profissional. Outra ótima opção de utilização deste tom é como um detalhe no revestimento atrás da cuba ou do fogão. Se desejar usar armários turquesa, Isabelle indica esta cor somente nas portas, possibilitando trocá-las futuramente sem nenhuma complicação.

Azul turquesa na lavanderia

Foto: Reprodução / Gabriel e Luiz

Assim como no caso da cozinha, utilizar o azul em uma parede ou bancada de trabalho é opção certeira para um ambiente mais alegre e bonito. O uso de cobogós nesta tonalidade é um bom exemplo de como o ambiente fica mais elegante com a escolha por esta cor.

Como aplicar o azul turquesa em varandas e sacadas

Foto: Reprodução / Maurício Arruda

Neste ambiente, a arquiteta prefere um uso mais discreto do tom, apostando em elementos decorativos como almofadas, vasos e mobiliários. Para os mais ousados, escolher uma parede e aplicar a cor também trará alegria e tranquilidade ao local.

55 ambientes com azul turquesa para aderir hoje ao tom

Agora que você já conferiu dicas para utilizar esta linda cor, nos ambientes e formas mais variadas de seu lar, que tal ver a decoração com o azul turquesa na prática? Confira a seguir lindos ambientes e inspire-se:

1. Quarto com suaves nuances de azul turquesa

Foto: Reprodução / Larissa Galindo

Ambiente equilibrado, possui predominantemente tons claros na decoração. Aqui, o azul turquesa é visualizado nas almofadas em cima da cama, nos nichos da prateleira, na cadeira de design diferenciado: tudo para garantir um visual tranquilo, proporcionando bons momentos de relaxamento.

2. Sala integrada, cheia de estilo e beleza

Foto: Reprodução / Madelon Móveis

Para dar destaque à área de refeições neste ambiente integrado, a parede junto à mesa de jantar foi pintada no tom azul turquesa. Buscando uma melhor harmonia com o restante do ambiente, é possível perceber toques de azul também na prateleira e na região do home office.

3. Azul turquesa, madeira e tons vibrantes

Foto: Reprodução / Pieno Di Vita

Este ambiente traduz bem a ousadia ao decorar com este tom. Visualizado tanto em objetos decorativos quanto no sofá e frigobar, ele faz um belo contraste com o vermelho no pôster pendurado na parede, assim como o excesso de madeira, a qual pode ser conferida no piso e no painel da TV.

4. Jogo de contrastes e azul turquesa para alegrar

Foto: Reprodução / Antunes & Schor

Cozinha predominantemente em tons escuros, utilizou a dica proposta pela arquiteta no mobiliário da cozinha: elegeu o azul turquesa apenas decorar as portas dos armários, opção fácil de mudar no caso de enjoar da cor. O contraste com a cafeteira vermelha deixa o ambiente cheio de personalidade.

5. Quarto delicado, para uma jovem menina

Foto: Reprodução / Prospere Arquitetura

Contendo tudo o que a jovem necessita, este amplo quarto ganha mais charme com a penteadeira em azul turquesa. O tom também pode ser visualizado nos nichos e gaveteiro na área da escrivaninha. Ao eleger o papel de parede chevron em cinza e branco, a bela cor ganha ainda mais destaque, encantando o cômodo.

6. Ambiente neutro, cheio de bossa

Foto: Reprodução / Johnny Thomsen

Para esta cozinha, os tons de bege predominam nos armários térreos e na parede de tijolos. Já os armários suspensos ganham destaque ao serem confeccionados em azul turquesa, ganhando focos de luzes embutidos. As banquetas em preto garantem um equilíbrio para o ambiente não ficar exagerado.

7. Em pequenas doses, por todo o ambiente

Foto: Reprodução / Studio110volts

Se este azul é o seu tom favorito, é possível aplicá-lo em vários detalhes do ambiente. Nesta sala, além da bela poltrona turquesa, o papel de parede aplicado como fundo do painel de TV possui motivos com este tom. À direita, ainda é possível visualizar um belo mosaico de pastilhas no mesmo tom, na região da lavanderia.

8. Azul turquesa e vermelho: contraste que dá certo

Foto: Reprodução / Projeto Decor

Mais um exemplo deste jogo de contraste que funciona. Aqui o banquinho pintado no tom de azul faz as vezes de mesinha lateral, acomodando um lindo vaso de plantas. Tanto o vaso quanto o tapete da sala garantem o tom vibrante ideal para destacar ainda mais a cor do pequeno móvel.

9. Quarto elegante e confortável

Foto: Reprodução / Liz Ribeiro

Aqui a cabeceira da cama de casal perdeu o lugar para a linda parede pintada no tom turquesa. Vale observar que tanto o lustre, a prateleira acima da cama e os objetos de decoração restantes são predominantemente brancos, deixando o destaque à parede e a bela roupa de cama também com a cor escolhida.

10. Ambiente amplo com mobiliário azul turquesa

Foto: Reprodução / Decor da Ka

Este refeitório pode acomodar um número maior de pessoas, sendo opção ideal para um ambiente comercial. Como os armários foram confeccionados unicamente com a cor azul turquesa, cabe aos tons neutros espalhados no ambiente equilibrar o excesso e cor. Para um visual mais descontraído, cadeiras em rosa e verde.

11. Um toque de cor em meio a uma decoração rústica

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura

Como a arquiteta revelou anteriormente, este tom de azul é curinga para equilibrar ambientes com o uso de madeira, além de ser uma boa opção para destacar o uso de plantas naturais como recurso decorativo. Aqui, a parede de tijolos à mostra ganha mais charme ao contrastar com o tom.

12. Como uma faixa acima dos móveis, de visual sem igual

Foto: Reprodução / Samy e Ricky

Neste projeto, o arquiteto inovou na forma de pintar a parede com o tom azul: ao invés de pintar uma parede toda, ele apostou em pintar a partir da altura acima dos móveis, utilizando o tom nas três paredes. Como o restante do ambiente é todo em preto e branco, o contraste causado pelo uso da cor deixa o visual cheio de personalidade.

13. Ambiente requintado, cheio de estilo

Foto: Reprodução / Marisley Balbino

Para este cômodo, o tom de azul garantiu um visual requintado, juntamente com recursos como a cômodo branca com puxadores dourados e o lindo espelho ornamentado. O sofá possui design diferenciado, utilizando a técnica de capitonê para lhe conferir ainda mais estilo.

14. Para os amantes de azul turquesa, o quarto ideal

Foto: Reprodução / Design Coolture

Este cômodo não economizou na decoração em azul turquesa. A cor é vista em todos os cantos do quarto, indo desde as longas cortinas, a roupa de cama, ao belo e trabalhado corpo do abajur até em detalhes do quadro na parede. Para equilibrar o ambiente, muito branco e amadeirado arrematam o visual.

15. Recanto de paz e tranquilidade

Foto: Reprodução / Lica Giordano e Gisele Almeida

Esta varanda emana boas energias e garante um ambiente relaxante e tranquilizador, com materiais orgânicos como a madeira e a trama do sofá, ela fica ainda mais bela com elementos decorativos no tom de azul. Aqui o turquesa pode ser visualizado nas almofadas estampadas no sofá e nos pufes.

16. Embelezando até os menores ambientes

Foto: Reprodução / Patricia Ccesca Decor

Nesta cozinha de tamanho reduzido, o turquesa foi utilizado como revestimento laqueado para o mobiliário. Buscando um ambiente mais harmônico, a cor branca impera, juntamente com o uso abundante de elementos metálicos, vidro e efeito espelhado, deixando tudo ainda mais belo.

17. Projeto delicado, onde o turquesa traz encanto ao ambiente

Foto: Reprodução / Bruna Martins Arquitetura

Como a base da decoração deste quarto é toda em tons neutros e delicadeza, o azul turquesa garante pontos de cor, trazendo alegria através de seu uso nos criados-mudos e na penteadeira. Ao eleger uma fronha coral para a cama, o contraste gerado pelas duas cores vivas deixou o ambiente mais encantador.

18. Muito luxo e requinte para qualquer canto da casa

Foto: Reprodução / Officio e Arte

O ambiente em si já dispõe de elementos elegantes e requintados, como a parede toda espelhada, o aparador trabalhado também com espelhos, o belo lustre pendente e os abajures com cúpulas cheias de estilo. O tom de turquesa figura nos pufes acomodados ao lado do móvel principal, garantindo o luxo final para um ambiente perfeito.

19. Área gourmet que qualquer um gostaria de ter

Foto: Reprodução / Agueda de Padua Ferreira

Aqui os tons neutros imperam no ambiente. Representados pela cor branca nas paredes e mobiliário, os revestimentos em tons de bege garantem um visual requintado. Para quebrar a monotonia, banquetas em trama turquesa e elementos decorativos no mesmo tom se destacam em meio aos tons sóbrios.

20. Diferentes tons de azul, mas só um deles ganha destaque

Foto: Reprodução / Patricia Ccesca Decor

Não há dúvidas que o tom turquesa é o favorito atualmente. Neste quarto da jovem menina, ele aparece tanto na suntuosa penteadeira e seu banquinho, quanto na parede atrás do sofá cama e no nicho pendurado na parede. Mostrando que este tom vai bem com outras nuances de azul, o papel de parede estampado mixa grande variedade de tons.

21. Para um quarto de bebê moderno

Foto: Reprodução / ana Yoshida

Neste cômodo, o berço de formato não tradicional ganhou a pintura no tom turquesa. Para contrastar com a cor escolhida, um enxoval que mistura este azul com um tom de amarelo bem clarinho. Buscando trazer mais cor ao ambiente, um mapa mundi multicolorido foi pendurado na parede que acomoda o berço.

22. Azul turquesa e pink: decoração ousada e cheia de estilo

Foto: Reprodução / André Piva

Para um visual com mais personalidade, este projeto utiliza o recurso de contraste proposto anteriormente pela arquiteta Isabelle: combina o tom de azul com objetos decorativos em um pink vibrante. O resultado é um cômodo com decoração cheia de personalidade e estilo.

23. Pequenos detalhes que fazem a diferença

Foto: Reprodução / Arq. Up

Esta cozinha de ares retrô ganhou mais charme ao utilizar-se de uma pia com o tom de azul turquesa. Como o destaque é somente neste elemento, a parede de tijolinhos foi pintada de branco, assim como os armários da cozinha, no mesmo tom. Combinando perfeitamente com este azul, os pichadores em dourado garantem mais charme ao ambiente.

24. Para um ambiente cinza, um toque de cor

Foto: Reprodução / Hotel Youu2 Rio

Esta sacada parece poderia passar por um ambiente retratado em uma foto em branco em preto, não fosse o toque de cor proporcionado pelas confortáveis almofadas no tom turquesa. Justamente com o verde das plantas, trazem vida e tranquilidade a um ambiente bicolor.

25. Ambiente aconchegante, graças ao tom escolhido

Foto: Reprodução / Maria Catarina

Todo em tons de bege, o turquesa em pequenos elementos decorativos garante vivacidade e tranquilidade ao ambiente. A almofada estampada ganha destaque em meio as outras opções em tons neutros e a manta azul sobre o sofá garante a sensação de aconchego.

26. Aqui ele é combinado com amarelo, deixando o ambiente mais belo

Foto: Reprodução / The Goort

Neste ambiente integrado, o tom de azul turquesa figura na parede ao fundo dos armários da cozinha, os quais foram confeccionados na cor branca. Com um aspecto espelhado, deixa o cômodo mais belo. O tom ainda figura no estofamento das cadeiras e, juntamente com o amarelo, traz vida a um ambiente neutro.

27. Um canto todo em turquesa e amarelo

Foto: Reprodução / Arqdes

Mais um exemplo de como a decoração em turquesa e amarelo deixa o ambiente cheio de charme e cor. Aqui as cores predominantes são o preto e branco, com o turquesa figurando no enfeite na parede e na cômoda cheia de pompa. Já o amarelo ganha decoração pontual, misturando-se a elementos dourados.

28. Projeto de sala contemporânea com itens turquesa

Foto: Reprodução / Diegues Arquitetura

Para uma sala contemporânea, a arquiteta abusou de móveis de linhas retas e design minimalista. O tapete em preto e branco é um ótimo recurso para não sobrecarregar a decoração e os quadros em tons neutros garantem destaque para o azul turquesa representado na mesa lateral, rack e prateleira.

29. Cozinha diferenciada, com tons de preto, branco e azul

Foto: Reprodução / ArteDesign

O charme desta cozinha ficou garantido pela pintura inusitada na mesa de refeições: aqui o móvel de base preta, ganhou uma demão de tinta branca e turquesa, deixando apenas metade de seu tampo na cor natural. O tom de azul ainda é observado na parede do cômodo e o preto confere estilo aos armários.

30. Ambiente diferenciado, cheio de informações

Foto: Reprodução / Creare Design Ideas

Este quarto infantil encanta pela grande quantidade de detalhes. O turquesa figura nas luminárias pendentes, no relógio de parede e em gavetas alternadas da cômoda. Formas geométricas variadas, papel de parede diferenciado e muito branco e preto deixam o visual único.

31. O tom de madeira clarinha garante destaque ao azul turquesa

Foto: Reprodução / F. Arquitetura

Como já sabemos, combinar este azul com madeira é uma opção que confere sensação de aconchego ao cômodo. Para equilibrar e não sobrecarregar o visual, mobiliário em branco e papel de parede em um tom de bege clarinho. Conferindo charme ao quarto, o turquesa aparecerem nas cortinas, quadros, roupa de cama e abajures.

32. Que tal um banho relaxante neste lindo banheiro?

Foto: Reprodução / amado Apê 507

Para um banho que renove as energias, este banheiro ganhou um revestimento em azulejos de metrô no tom turquesa. Demonstrando como esta cor é uma boa opção para combinar-se com o laranja vibrante, uma banqueta neste tom foi posta na área do box. Para mais cor, itens decorativos coloridos decoram a superfície da pia.

33. Quarto moderno, ideal para momentos de tranquilidade

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Com design delicado, este quarto proporciona a sensação de aconchego a seus residentes. A banqueta com pele falsa, auxilia neste processo, assim como o amplo tapete bege. A cama ainda conta com grande variedade de almofadas, incluindo uma com estampas na cor azul turquesa, tom o qual impera no ambiente, como auxílio do belo papel de parede geométrico.

34. Um hall de entrada ideal para encantar os visitantes

Foto: Reprodução / Célia Beatriz

Logo na entrada da residência os visitantes são recepcionados por uma parede cheia de vida e beleza. Com o tom turquesa como o escolhido para sua pintura, ela ainda conta com grande variedade de quadros de diferentes cores e tamanhos. Destaque para o aparador com um degradê de tons turquesa acompanhando a decoração.

35. Para um home office mais belo, aposte neste tom de azul

Foto: Reprodução / Apê 704

Aqui a parede pintada em azul turquesa complementa a parede adjacente decorada com pequenos triângulos pretos em um fundo branco. Seguindo um design minimalista, o restante da decoração se mantém na dupla preto e branco, exceto pela lixeira no tom de azul e nos quadros em degradê turquesa.

36. Trazendo cor para um ambiente sóbrio

Foto: Reprodução / Divahgi

Este quarto possui decoração no duo preto e branco, ganhando toques amadeirados através do uso de pallets como base da cama e tons de bege na mesinha de cabeceira. Quebrando este império tricolor, o azul turquesa traz vida ao ambiente através de seu uso na bela roupa de cama.

37. Opção ideal para não sobrecarregar o mobiliário

Foto: Reprodução / Meu Apê 114

Esta pequena cozinha também apostou no duo tradicional de preto e branco para decorá-la. Buscando trazer um pouco de vida e aconchego ao ambiente, portas alternadas dos armários ganharam o tom turquesa. A coluna revestida de pastilhas de um tom azul clarinho equilibra a composição.

38. Cozinha em marrom e turquesa: uma graça

Foto: Reprodução / Design Creare Idea

De design cheio de linhas retas, esta cozinha aposta na combinação inusitada de azul turquesa no mobiliário com acabamento fosco e nos armários em tons de marrom. Uma variedade de estilos de madeira ainda é observada e a parede de tijolos pintada de branca garante um charme extra, sem pesar o visual.

39. Ambiente cheio de contrastes

Foto: Reprodução / Ana Yoshida

Para uma sala cheia de personalidade, por que não abusar dos contrastes? O tom de azul foi o eleito para a marcenaria do rack da tv, enquanto as paredes ganharam um tom quente de marrom, com uma faixa em amarelo vibrante. O recurso do faixa amarela replica-se no chão da sala, conferindo mais estilo ao cômodo.

40. Quarto feminino, mas sem muito frufru

Foto: Reprodução / Ana Yoshida

Para um quarto de uma jovem, a arquiteta elaborou um projeto que emana delicadeza, sem a necessidade de utilizar elementos descaradamente femininos. A combinação dos móveis em off-white e madeira com a penteadeira suspensa e sua cadeira turquesa é de encantar a quem o admira.

41. Um pequeno detalhe nesta cor já faz a diferença

Foto: Reprodução / Renata Matos

Apesar desta varanda abusar do uso da combinação de elementos amadeirados, juntamente com a cor branca e revestimento marrom, ao adicionar a cor turquesa na base da mesa, é possível garantir mais vida e beleza ao ambiente já acolhedor. Quem não adoraria passar bons momentos aqui?

42. Azul com azul para um ambiente mais refinado

Foto: Reprodução / D2N Arquitetura

Outro ambiente que ilustra bem a sugestão da arquiteta Isabelle, o tom de azul turquesa é visto na mesa lateral do sofá. Já um tom mais escuro da mesma cor azul complementa o visual, trazendo mais tranquilidade e refinamento ao ser utilizando tanto no amplo tapete quanto nas almofadas dispostas no confortável sofá.

43. Um lindo quarto para uma princesa

Foto: Reprodução / Patricia Ccesca Decor

Com ares de contos de fadas, este quarto infantil lança mão da combinação do azul turquesa no berço de design clássico com tons variados de rosas, figurando nos elementos decorativos como almofadas, pompons e no monograma junto à parede. Combinação digna de uma pequena princesa.

44. Ambiente integrado cheio de estilo em azul e branco

Foto: Reprodução / Locomotive Creative Group

As cores predominantes deste ambiente que engloba a sala de jantar e a sala de TV são o branco e o turquesa, transmitindo requinte e tranquilidade para seus residentes. O tom de azul fica lindo nas cadeiras de acrílico ou em um tom mais escuro na coluna ao lado do painel de TV espelhado.

45. Ambiente com um visual impactante

Foto: Reprodução / Jô Design Interiores

Conforme a própria autora do projeto descreve, esta sala possui um visual impactante para quem a aprecia. Elaborada em tons bege, abusa da madeira de tons fortes para garantir aconchego ao cômodo. Aqui o turquesa figura nas portas dos armários, com acabamento fosco e no aparador, utilizando acabamento laqueado.

46. Para um lavabo com charme extra, detalhes em turquesa

Foto: Reprodução / Jéssica Morais Ferreira

Tons neutros predominam neste ambiente. Com parede em concreto queimado, revestimento branco no chão e bancada de madeira, ao utilizar detalhes em turquesa a arquiteta garante charme e beleza ao cômodo. O tom pode ser observado no pôster na parede e nos banquinhos abaixo da pia.

47. Opção para quem ama a cor azul

Foto: Reprodução / Decor dLuxo

Este ambiente é ideal para os mais ousados, amantes da cor azul. Aqui até o teto é pintado no tom turquesa, assim como a cúpula do lustre e as cadeiras. Para adicionar mais cor e beleza, a parede ganha um tom mais escuro, semelhante ao jeans. Ainda é possível visualizar variações da cor em objetos de decoração e cortinas.

48. Que tal quebrar o branco com um pouco de cor?

Foto: Reprodução / ENGARQ

Neste quarto, a cor dominante é o branco, visto desde as paredes, móveis e cortinas. Buscando adicionar um pouco de cor, quebrar a frieza deste tom e proporcionar a sensação de aconchego, o turquesa foi o eleito para decorar a bancada do computador desta jovem menina.

49. Para momentos de tranquilidade e relaxamento

Foto: Reprodução / Irla Karla

Este quarto é ideal para quem gosta de passar bons momentos na cama, recarregando as energias e deixando as preocupações de lado. Aqui o turquesa é utilizado no enxoval, no pôster pregado à parede com o auxílio de fita adesiva, no tapete geométrico, na lixeira e no porta-objetos em cima da mesa.

50. Para uma sala de estar confortável e delicada

Foto: Reprodução / Mariana Martins

O destaque da banqueta azul turquesa é garantido pelo sofá de cor chumbo, deixando que o tom de azul se sobressaia. Para mais delicadeza, tapete feito de corda, almofadas de estampas variadas e muito verde proporcionado pela variedade de plantas dispostas em cantos variados do ambiente.

51. Cozinha moderna com ampla bancada turquesa

Foto: Reprodução / Decore e Organize

Como este cômodo aposta em tons neutros como o bege e o amadeirado das cadeiras, nada melhor do que adicionar cor e beleza ao utilizar o tom de azul na bancada da cozinha. Para harmonizar esta escolha, formas geométricas no mesmo tom foram pendurados na parede conferindo ousadia ao ambiente.

52. Um móvel nesta cor garante vida ao ambiente

Foto: Reprodução / Arina Araújo

Para este quarto preparado para receber gêmeos, a decoração escolhida foi elaborada em tons de cinza e bege, sobrando para a cômoda em azul turquesa o papel de trazer cor ao ambiente, além de auxiliar na sensação de tranquilidade, ajudando a embalar o sono dos pequenos.

53. Madeira, branco e azul: trio de sucesso

Foto: Reprodução / Leila Dionizio

Outro exemplo de como o mix de azul turquesa, branco e madeira garante uma decoração requintada e cheia de atitude. Para esta sala de jantar, a mesa foi confeccionada no tom turquesa, destacando-se em meio às cadeiras que utilizam da base de madeira com estofamento branco. O quadro com tons de azul marinho ao fundo complementa o visual.

54. Que tal combinar mármore e turquesa?

Foto: Reprodução / Isabela Canaan

Este banheiro ganha mais requinte ao utilizar dois recursos sofisticados como decoração: o tom queridinho do momento e revestimento em mármore. Indo de encontro com esta sofisticada escolha, ainda temos um belo lustre pendente em cristais e nichos confeccionados em vidro transparente.

55. Integrando e alegrando o ambiente

Foto: Reprodução / Studio Bene Arquitetura

Neste ambiente integrado, é possível visualizar a importância de que cada canto tenha um toque do tom escolhido para manter a harmonia do cômodo. Na sala de jantar visualizamos o tom de azul no belo aparador junto à parede de espelhos, enquanto na sala de TV o azul figura em pequenos objetos de decoração.

10 itens em azul turquesa para comprar e decorar a casa

Que esta cor é capaz de trazer elegância e requinte ao lar, não há dúvidas, e que tal conferir uma seleção de lindo itens no tom azul turquesa para deixar o seu lar ainda mais belo e cheio de personalidade? Confira:

  • Produto 1: Espelho Oval Rococó Turquesa. Compre na LojasIncor
  • Produto 2: Kit Nicho 3 Peças 3018 Azul-Turquesa Madesa. Compre na Tricae
  • Produto 3: Vasos Decorativos Marajó Azul Turquesa. Compre na Decore Bem
  • Produto 4: Banqueta Bistrô Turquesa Mart. Compre na LojasIncor
  • Produto 5: Cômoda 4 Gavetas Retrô 35. Compre na Lojas KD
  • Produto 6: Capa De Almofada Travessia Turquesa. Compre na Lojas Americanas
  • Produto 7: Jogo americano de PVC azul turquesa. Compre na ShopFácil
  • Produto 8: Cooktop a Gás Casavitra Classical Azul 4 Bocas. Compre na Walmart
  • Produto 9: Gaveteiro Vegas Azul Turquesa – Madesa. Compre na Lojas Americanas
  • Produto 10: Sofá Cama Azul Turquesa. Compre na Madeira Madeira

Seja em pequenos toques de cor em uma decoração mais neutra ou ainda imperando no ambiente com uso em amplos espaços e móveis de tamanhos maiores, o azul turquesa é uma cor que garante vida, beleza e requinte a qualquer ambiente. Aposte!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS