Banheiro preto e branco: estilo e elegância em duas cores

Escrito por Aline Carrasco

Foto: Reprodução/Iara Kilaris

O banheiro costuma ser um ambiente pequeno e, por isso, a escolha de cada detalhe é estratégica e fundamental. Um detalhe a mais ou a menos pode mudar toda a perspectiva, como amplitude e o aspecto do local. Por isso, neste caso, as cores precisam ser escolhidas com cuidado, já que podem influenciar de maneira positiva ou negativa em seu banheiro.

A proposta de um banheiro preto e branco parece bastante complicada para a sua decoração? Se a resposta for “sim”, não se preocupe. A designer de interiores Roberta Cavina explica que a dupla de cores queridinha da decoração representa elegância e estilo quando aplicada no banheiro. “A utilização do preto e branco em banheiros é um clássico difícil de dar errado”, comenta.

A composição em preto e branco pode ir desde o moderno até o minimalista. Tudo dependerá de seu estilo e em como combinar peças e materiais que transformam o simples em algo extremamente elegante. Para o contraste, é possível optar por revestimentos claros, enquanto a cor preta seja utilizada exclusivamente nas peças, dando um ar minimalista e intimista.

Harmonia em preto e branco no banheiro

“O banheiro costuma ser pequeno, portanto devemos ter cuidado na utilização do preto para não diminuí-lo ainda mais. O ideal é usar os revestimentos brancos na parede e deixar o preto para os detalhes. A cor pode ser empregada, por exemplo, no armário de bancada, nos acessórios – como porta-sabonete, bancada ou louças –, ou até mesmo em pequenos detalhes de pastilha ou revestimento”, Roberta explica.

Basta, então, combinar o estilo desejado de maneira harmoniosa e ousar na hora de decorar o seu banheiro ou lavabo. E lembre-se: os detalhes é que vão fazer a diferença. Tome cuidado para não exagerar e deixar o ambiente carregado.

Agora, para te auxiliar e inspirar, confira uma lista com 60 banheiros preto e branco super estilosos e sofisticados:

1. A mistura do moderno e do clássico

banheiro-preto-e-branco-1

Foto: Reprodução/Flávio Moura

No contraste do preto e do branco é possível alinhar estilos como o moderno e o clássico, como o design do espelho. Aposte na riqueza de detalhes como estes que podem ser encontrados por todos os cantos do banheiro. Bancadas, acessórios, espelhos e pastilhas fazem a diferença nessa composição.

2. Uma verdadeira sala para banho

Imagine uma sala. Imaginou? Agora imagine poder tomar banho nela. É isso mesmo! A composição dessa sala para banho ficou incrível em preto e branco. Os elementos foram bem distribuídos para não sobrecarregar o ambiente e deixá-lo muito escuro, por isso, teto e revestimentos ficaram na cor branca, enquanto locais únicos e itens exclusivos foram colocados na cor preta.

3. Detalhes no piso que fazem a diferença

banheiro-preto-e-branco-3

Foto: Reprodução/INÁ Arquitetura

É possível optar por um banheiro bastante claro e iluminado e, mesmo assim, contar com a cor preta. Para isso, deixe o ambiente todo branco, mas invista em detalhes, como no piso, por exemplo, que vão quebrar o aspecto super clean do ambiente!

4. Banheiro street style

banheiro-preto-e-branco-4

Foto: Reprodução/Motirõ Arquitetos

Para os mais modernos e contemporâneos, vale inovar na composição levando o estilo street para os ambientes da casa. Nesse caso, o graffiti preto e branco deixou o banheiro completamente inovador e descolado. A composição é super válida para quem gosta do estilo!

5. Tudo mais preto no branco

Foto: Reprodução/Carolina Vilela

Se a ideia é mesclar o preto no branco de maneira uniforme, além do piso, selecione uma parede para dar o destaque escuro na composição. Neste caso, o ideal é deixar o ambiente ainda mais iluminado, ok?

6. Todo mundo ama um pretinho básico!

Que tal inovar para valer no preto e branco do banheiro? Esta composição teve sua aposta total na cor mais escura, deixando pequenos detalhes em branco, como no revestimento em pastilha. E claro, a iluminação foi essencial para o destaque dos desenhos.

7. Tijolinho e piso preto e branco

banheiro-preto-e-branco-7

Foto: Reprodução/INÁ Arquitetura

O azulejo branco de metrô é uma opção lindíssima para a composição do banheiro. Aposte na ideia para dar um aspecto moderno e, ao mesmo tempo, mais rústico, com piso em detalhes pretos de maneira mais minimalista!

8. Parede única como destaque

banheiro-preto-e-branco-8

Foto: Reprodução/Francisco Calio

Além do visual supermoderno, o ambiente é composto quase que inteiramente do branco, bem como a banheira redonda, que dá todo o charme no ambiente. Mas o destaque mesmo está na parede única em preto e a arte diferenciada. Lindo, não é mesmo?

9. Papel de parede: solução prática e bonita

banheiro-preto-e-branco-9

Foto: Reprodução/Lilian Morel

Se ainda há certo receio para investir no banheiro preto e branco, opte pelo revestimento com papel de parede pela praticidade. Dê só uma olhada neste exemplo com desenhos em P&B e inspire-se para o seu!

10. Bancadas e nichos como protagonistas

banheiro-preto-e-branco-10

Foto: Reprodução/Raduan Arquitetura

Se seu ambiente conta com bancada e nichos, dar maior destaque em cores para eles vai fazer a diferença no projeto de decoração do banheiro. Nesse caso, estes dois foram protagonistas e, ao entrar no ambiente, são os primeiros a serem notados!

11. Saindo do convencional

banheiro-preto-e-branco-11

Foto: Reprodução/INÁ Arquitetura

Os subway tiles, também chamados de azulejos de metrô, estão em alta no momento. Opte por eles para seu banheiro e aposte em louças em preto opaco ou metalizado, como nessa inspiração supercharmosa!

12. Make nossa de cada dia

banheiro-preto-e-branco-12

Foto: Reprodução/Cristiane Vassoler

Além de um convencional ambiente de higiene, o banheiro também tem como função relaxar e nos preparar para o dia a dia, principalmente quando falamos sobre maquiagem. A bancada com penteadeira então é ideal para contar com peças em preto e ter uma iluminação perfeita com o branco.

13. Formas geométricas na composição

Foto: Reprodução/Marianne Clasen Arquitetura

Saindo da linha dos pretinhos básicos, ainda é possível apostar em papéis de parede com formas geométricas em preto e branco. Se o ambiente for pequeno, coloque uma iluminação adequada e cênica.

14. Dê foco aos armários

banheiro-preto-e-branco-14

Foto: Reprodução/Maurício Karam Arquitetura

Não se esqueça dos armários. Assim como nessa inspiração belíssima, eles podem ser o foco no ambiente ao contar com a cor preta em suas portas. Além disso, toalhas e banquinhos em preto também se destacam do restante do lugar!

15. Brincando com as texturas

Foto: Reprodução/Francieli Dembeski

Para equilibrar o aspecto mais pesado do preto, brincar com texturas é uma ótima opção. Nessa inspiração, com a cor mais chumbo, texturas de spikes e bancadas foscas. Belíssimo!

16. Azulejo geométrico P&B

banheiro-preto-e-branco-16

Foto: Reprodução/Amanda Fernandes

Quer ver como um detalhe muda tudo? Esse banheiro possui elementos mais claros e brancos. Mas, apenas ao contar com um azulejo geométrico preto e branco, o ambiente tornou-se mais descontraído e moderno.

17. Quando o simples é perfeito

banheiro-preto-e-branco-17

Foto: Reprodução/Fernanda Duarte

A composição não precisa ser mega elaborada para deixar seu banheiro preto e branco perfeito. O prático e simples também transforma todo o ambiente. Que tal adotar azulejos, pisos e bancada em tom escuro, enquanto o restante permanece claro? Faça o teste!

18. O menos é mais!

Foto: Reprodução/Haifatto

Elementos em preto podem estar contidos em pequenos detalhes, quase imperceptíveis, do seu ambiente. Neste caso, o menos é mais. E a utilização do branco e preto é extremamente sutil. Se for o caso, aposte nessa ideia!

19. Faixas na decoração

banheiro-preto-e-branco-19

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Se a ideia é deixar o ambiente clean usando o preto e o branco, utilizar faixas como essas mantém o clima mais neutro, deixando o banheiro moderno e bonito!

20. Porcelanato é o queridinho do ambiente

banheiro-preto-e-branco-20

Foto: Reprodução/Eduardo Raimondi

Para deixar também o ambiente clean utilizando o preto e o branco, optar pelo porcelanato com veios escuros é a opção ideal. De maneira simples, os pisos e azulejos podem ser elementos chaves para um banheiro bonito!

21. Listrado no banheiro? Pode, sim!

banheiro-preto-e-branco-21

Foto: Reprodução/TM Interiores

Clássico e luxuoso, este lavado abusou do preto e branco ao apostar em listras em contraste com os elementos do piso. O visual contou ainda com o branco e o dourado para deixar tudo ainda mais elegante!

22. Design industrial para o casal

banheiro-preto-e-branco-22

Foto: Reprodução/Interior Design Magazine

O banheiro para o casal é moderno e foi projetado com um design industrial. O revestimento do piso segue até uma das paredes e deixa o ambiente ainda mais contemporâneo. Ideal para quem gosta de modernidade em todos os detalhes!

23. Estilo com ladrilhos!

banheiro-preto-e-branco-23

Foto: Reprodução/Paula Neder Arquitetura

Uma opção prática para deixar o banheiro nas cores preto e branco é utilizar ladrilhos de diversas formas na composição. Escolha aquela que mais se adaptar ao seu estilo e abuse das formas!

24. Faixinhas com pastilhas

banheiro-preto-e-branco-24

Foto: Reprodução/Marcelo Rosset Arquitetura

Usar e abusar de pastilhas é sempre uma boa escolha para banheiros preto e branco. Mas se a ideia for inovar, utilize esse recurso com criatividade ao criar faixas na composição. Olhe só como ficou incrível!

25. Parede adesivada para os meninos

Se papel de parede não é bem o que pede seu projeto, que tal utilizar uma parede preta com adesivos? A iluminação deu apoio para o ambiente mais claro, além das pastilhas brancas sextavadas na parte interna do box!

26. Preto e branco fora da caixa

Foto: Reprodução/Roberto Migotto

Inovar, inovar e inovar! Com certeza essa foi a palavra-chave para a decoração deste banheiro em preto e branco. Ao optar por desenhos incrivelmente reais, o ambiente se transformou em uma obra de arte de cair o queijo, não é mesmo?

27. Papel de parede por toda a parte

banheiro-preto-e-branco-27

Foto: Reprodução/Diane Bishop Interiors

O papel de parede também pode ser usado para decorar o ambiente por completo, em todas as paredes do banheiro, como nessa lindíssima inspiração. Além disso, o piso em madeira mais escura também transforma o clima em mais clássico!

28. Portas e janelas como molduras

banheiro-preto-e-branco-28

Foto: Reprodução/lovewarriors

Utilizar portas de vidro e janelas com molduras em preto é uma incrível opção de ambiente moderno. Sem contar com os revestimentos de tijolinhos e ladrilhos nos pisos que dão um charme e tanto no local!

29. Proporção ideal entre as cores

Foto: Reprodução/Jaime Derringer

Box com moldura em preto, pisos e paredes também, além de revestimentos com formatos diferentes é o exemplo ideal de como dosar bem a mistura do preto com o branco. Leve a inspiração para você e seu ambiente!

30. Banheira P&B

banheiro-preto-e-branco-30

Foto: Reprodução/Canto Arquitetura

Outro exemplo de banheiro simples em preto e branco que pode se tornar mais bonito também com uma banheira no ambiente. Veja como a mescla é simples, mas ao mesmo tempo possui uma boa harmonização com a iluminação ideal!

31. Revestimento com desenho 3D para um banheiro incrível

banheiro-preto-e-branco-31

Foto: Reprodução/Dani Guimarães Arquitetura

O banheiro é todo branquinho, mas basta bater os olhos no revestimento em preto e branco para notar que o efeito 3D é o clímax no ambiente. Na hora de revestir, dê uma boa olhada em todos os estilos disponíveis no mercado para inovar no seu banheiro.

32. O clássico que nunca sai de moda

banheiro-preto-e-branco-32

Foto: Reprodução/Erika Sesso

Isso mesmo! O P&B nunca sairá de moda, pois é uma proposta que dificilmente dá errado. O importante, como nessa inspiração, é saber escolher os detalhes que vão compor o ambiente e suas cores. Repare como o simples pode ser sofisticado!

33. Preto, branco… E mais uma coisa!

banheiro-preto-e-branco-33

Foto: Reprodução/Marcia Rubinatti

Se o ambiente em preto e branco for mais simples e prático, é possível quebrar a monotonia com a adição de mais uma cor, como esses nichos amarelos que chamam a atenção no ambiente. A opção é mega válida!

34. Amplitude em tons neutros

Foto: Reprodução/Rúbia M Vieira Interiores

Ao utilizar papéis de parede e elementos em preto e branco por todo seu lavabo, o ideal é optar por colocar espelhos grandes e sem molduras para dar a sensação de amplitude no espaço. Assim, abusar dos tons não vai influenciar de maneira negativa em seu ambiente.

35. Box em vidro fumê

banheiro-preto-e-branco-35

Foto: Reprodução/L2 Arquitetura

Banheiros com banheiras costumam contar com espaços maiores – e aí é como uma tela em branco para a composição das cores. Mas, não exagere. Se quiser, é possível optar por box com vidro fumê e bancadas com detalhes mais escuros, como esse, para equilibrar o preto no branco.

36. Caminho de pastilhas pretas

banheiro-preto-e-branco-36

Foto: Reprodução/Camila Amaral

Banheiras são itens que podem ganhar destaque em seu espaço. Portanto, que tal criar um caminho de pastilhas pretas que integra sua banheira e pisos? O efeito é bonito e compõe bem o ambiente em preto e branco!

37. Elementos que quebram o simples P&B

Foto: Reprodução/Projeto 3 Design

Sim! É possível utilizar de diferentes elementos de decoração para quebrar a típica praticidade do preto e branco. Nesse caso, a escolha foi do painel de água com bolhas, trazendo movimento e destaque para uma bancada inteiramente preta.

38. Pequenos detalhes, grandes diferenças!

Foto: Reprodução/Daniella Lima

A utilização do preto apenas nas bancadas e beiradas da banheira traz o estilo minimalista para o ambiente. O visual é clean e a iluminação por trás dos espelhos dá todo o clima do espaço!

39. Granito em elementos arredondados

banheiro-preto-e-branco-39

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

As formas arredondadas do espaço ganham mais vida ao receberem a cor preta nos detalhes, assim como a bancada. O espelho e as faixam complementam toda a decoração desse ambiente cheio de beleza!

40. Pastilhas como método tradicional

banheiro-preto-e-branco-40

Foto: Reprodução/Andrea Del Monaco

O tradicional preto e branco é, geralmente, composto de pastilhas de vidro com essas duas cores alternadas. Nesse caso, as pastilhas possuem tons de preto, cinza e branco, que deixam o ambiente com um toque de modernidade.

41. Um toque a mais de cor

banheiro-preto-e-branco-41

Foto: Reprodução/Patrícia Azoni

O quadriculado está por todo o banheiro, bem como nas pastilhas de vidro em verde. O preto e branco nesse ambiente é tradicional e pode ser usado como inspiração para espaços menores.

42. Duas composições, um só ambiente

banheiro-preto-e-branco-42

Foto: Reprodução/Serra Vaz

Em espaços um pouco maiores, mesclar composições diferentes é uma brincadeira que dá certo. De um lado, faixas que vão do chão ao teto, do outro, pequenos pontos pretos lembram poás. Divertido e bonito ao mesmo tempo!

43. Amplie com espelhos por todos os lados

banheiro-preto-e-branco-43

Foto: Reprodução/Luis Fabio Rezende de Araujo

Ao optar por ter a maior parte dos elementos do banheiro na cor preta, instalar espelhos e vidros por todos os lados amplia e traz luminosidade necessária para não “pesar” o espaço.

44. Muita personalidade no ambiente

Quase futurista, esse banheiro é bastante iluminado e espelhado, apesar de ter pisos pretos. Suas paredes são compostas de vidro temperado e permitem que a luz entre por todo o espaço! Incrível!

45. Preto e branco na organização

banheiro-preto-e-branco-45

Foto: Reprodução/Nadine Brandão Coutinho

Além de azulejos decorativos, as caixas organizadoras são parte da decoração em preto e branco deste banheiro superbonito. Que tal usar itens de organização na composição do design?

46. Tecido adesivo como decoração

Foto: Reprodução/Neto Porpino

Não é preciso muito para utilizar as cores preta e branca no banheiro. Opte por um tecido adesivo nas cores, com elementos que se diferencie do restante e pronto!

47. All black: abusando do preto sem medo

banheiro-preto-e-branco-47

Foto: Reprodução/Carol Vilela

Para os mais ousados, abusar do preto é possível, sim! A composição contou com pias, toalhas e vaso sanitário em branco, enquanto o restante permaneceu escuro. Mesmo assim, o ambiente não ficou carregado, pois a iluminação e o espelho auxiliaram na busca por luz.

48. Peças estilosas para o ambiente

banheiro-preto-e-branco-48

Foto: Reprodução/Cerqueira Stylo

Na hora de pensar em um banheiro preto e branco, pense em peças com estilos diferenciados e únicos para o ambiente. A banheira, nesse caso, contou com uma estampa que deu charme e elegância ao banheiro!

49. Rejunte de tom escuro

banheiro-preto-e-branco-49

Foto: Reprodução/Muniz E Gaby Interiores

Mesmo ao utilizar as pastilhas, escolha por tamanhos diferentes e utilize também rejuntes de tons mais escuros. Afinal, você pode usar o preto de maneira ainda mais fechada e ganhar amplitude ao utilizar espelhos.

50. Mix de tons em destaques únicos

Foto: Reprodução/Katalin Stammer

Do chão ao teto, a trilha de pastilhas de vidro formam uma unidade fantástica no banheiro. O revestimento ainda cobre a bancada da pia. Destaque para o desenho formado na parede com as peças. Entre tons claros e escuros, a decoração é lindíssima e combina com muitos estilos!

51. Efeitos de iluminação

banheiro-preto-e-branco-51

Foto: Reprodução/CONECTARQ

Para utilizar preto e branco em ambientes menores, a iluminação é um fator determinante. Aqui, a luz atrás do espelho redondo criou efeitos fora do comum. Sem falar das pastilhas hexagonais nas paredes!

52. Os pequenininhos também podem

banheiro-preto-e-branco-52

Foto: Reprodução/Innovazione Interiores

Não pense que ao ter um espaço pequeno, o efeito preto e branco deve ser descartado. Afinal, este banheiro com móvel tamponado na cor concreto ganhou a mistura de elementos neutros e se tornou um novo espaço! Viu só?

53. Elegância em pequenos detalhes

Foto: Reprodução/Iara Kilaris

Selecionar apenas uma parte do espaço para receber o revestimento em preto é uma ótima alternativa para deixar o ambiente mais clean e elegante. Detalhes menores ainda podem contar com a cor escura, mas sem ganhar tanto destaque.

54. Entre o clássico e o retrô

Foto: Reprodução/Dulux

Este banheiro minimalista conta com detalhes clássicos e também com misturas de elementos retrô. A parede na cor chumbo e os tijolinhos brancos de metrô são os destaques desta composição super estilosa!

55. Delicadeza nos elementos

Foto: Reprodução/Adriana Scartaris


A cor escura não é sinônimo de elementos pesados. É possível ganhar delicadeza por todo o espaço ao escolher papéis de parede com estampas florais e leves. Fica a dica!

56. Azulejos hexagonais

banheiro-preto-e-branco-56

Foto: Reprodução/Papier Peint Direct

Sabe o que mais está em alta? Azulejos hexagonais! Suas formas diferentes do tradicional transformam o ambiente simples em algo poderoso. Diferentão e super moderno, não é?!

57. Elementos totalmente retangulares na composição

banheiro-preto-e-branco-57

Foto: Reprodução/Kasia Orwat

A utilização de itens retangulares e retos no design do ambiente dá o ar de modernidade e sofisticação para o banheiro preto e branco. Aqui também há um mix de texturas nas paredes, bancadas e atrás do vaso sanitário.

58. Armários de madeira para um ar mais rústico

Foto: Reprodução/Papier Peint Direct

Vai dizer que esses armários lindos de madeira não deram um ar mais rústico ao ambiente? A composição é simples, mesmo com os pisos desenhados e o clima intimista é foco do design.

59. Palavra de ordem? Classe!

Foto: Reprodução/Davida’s Kitchen & Tiles

Nada definiria melhor este ambiente do que classe e sofisticação. O branco do mármore e os armários em preto dão o charme perfeito para um banheiro dos sonhos de qualquer mulher! Cada detalhe é composto com riqueza de elementos. A cortina também compõe muito bem a decoração.

60. O charme do estilo vintage

banheiro-preto-e-branco-60

Foto: Reprodução/Christa Pirl Interiors

Olha só como o piso preto e branco ganha destaque no ambiente claro… Além disso, as paredes divididas ao meio, entre madeira e cores claras, dão o charme do estilo vintage para o banheiro. Dá ou não dá para voltar no tempo?

Estas inspirações comprovam que é possível sim criar espaços incríveis utilizando o preto e branco, independentemente do estilo que você deseja mostrar. O importante mesmo é saber usá-las com equilíbrio, além de lançar mão da luz como uma peça-chave para a harmonia da cor escura com a clara. Agora, basta criatividade e mãos à obra para criar um cantinho encantador!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS