Como colocar papel de parede passo a passo

Escrito por Ana Kordelos
Foto: iStock

Foto: iStock

Para aqueles que desejam mudar o visual do seu lar sem muita complicação, aplicar papel de parede é uma boa opção. Esta técnica garante um ambiente renovado e cheio de estilo, possibilitando a aplicação caseira, sem a necessidade de um profissional.

Para a arquiteta Isabelle Lattaro, devemos destacar duas vantagens deste material: sua facilidade de aplicação e ainda seu baixo custo, tornando o papel de parede a opção perfeita para criar os mais diversos efeitos e composições na decoração.

“Outros benefícios do papel de parede são sua praticidade e principalmente grande gama de opções, podendo ser considerado a melhor saída na hora de decorar o lar”, adiciona.

Material versátil, o papel de parede possui variedade em texturas, estampas, cores e opções. “Basta aplicar um papel ousado em qualquer ambiente, que instantaneamente criamos uma nova atmosfera, muito mais estimulante. Em ambientes de uso menos intenso, como por exemplo lavabos, podemos abusar da ousadia, revestindo todas a paredes, usando cores e estampas sem medo”, ensina a arquiteta.

Se o papel escolhido for de padronagem marcante, é necessário verificar se a decoração escolhida para o restante do ambiente está de acordo com o mesmo. “É de suma importância equilibrar o papel com os móveis, pois temos várias opções com muitas estampas e desenhos. Nesse caso, atenção redobrada às cores e estampas nos móveis, pois podemos comprometer a decoração. Caso opte por um papel mais neutro, terá liberdade maior para compor a decoração”, ensina Isabelle.

Materiais necessários para aplicar papel de parede

Foto: iStock

Foto: iStock

Para uma aplicação mais eficaz, existem alguns materiais que irão auxiliar para que a técnica seja executada da melhor forma o possível. Confira:

  • Recipiente para diluir a cola
  • Escada
  • Fita métrica ou trena
  • Rolinho e pincel (brocha) de pintura
  • Tesoura
  • Estilete
  • Espátula
  • Pano seco
  • Esponja
  • Cola de papel de parede em pó
  • Cola branca para cantos de papel

Como aplicar papel de parede: passo a passo

Foto: iStock

Foto: iStock

Apesar de parecer complicado à primeira vista, aplicar papel de parede pode ser extremamente fácil e divertido. Para isso, basta seguir alguns passos, garantindo uma aplicação caseira, porém com aspecto profissional. Confira as instruções da profissional:

Passo 1: limpeza e preparação da parede

“Caso a parede apresente calosidades, prepare a parede com gesso ou massa corrida. Após este processo, passe tinta para evitar que o pó grude futuramente no papel. De preferência, faça esse processo de preparação da parede pelo menos uma semana antes da instalação. No caso da parede já estar nivelada, basta passar um pano úmido para deixá-la bem limpa e livre de pó antes de iniciar a instalação”, explica Isabelle.

Passo 2: meça a parede

Foto: iStock

Foto: iStock

Antes de iniciar a aplicação, faça a medição da parede para verificar quanto de papel você necessitará. Este processo irá facilitar na hora de realizar os recortes de tomadas e janelas, por exemplo. “Meça a parede com uma trena. É importante anotar a altura e a largura, pois o modelo do papel irá influenciar na quantidade a ser comprada de acordo com a altura e largura da parede. Comece a medir a partir do rodapé e pare em eventual presença de gola de gesso no teto, medindo somente a área onde será instalado o papel”, orienta.

Passo 3: cortando o papel de parede

Foto: iStock

Foto: iStock

Lembre-se que o rolo sempre vem com uma largura fixa, porém deve-se cortar a altura desejada de acordo com a metragem da parede, por isso a importância de medi-la antes de começar o processo de aplicação.

“Sempre cortar as faixas com 10 cm de folga, caracterizando 5 cm superiores e 5 cm inferiores. No caso do papel ter estampas, cada faixa terá que contar com 10% a mais da sua altura, para casar as estampas, portanto se a altura da parede for 270 cm, temos que cortar uma faixa com 270 cm + 27 cm = 297 cm. Esse é o cálculo a se fazer para casar adequadamente os desenhos”, instrui a arquiteta.

Passo 4: passar cola no papel

Foto: iStock

Foto: iStock

Para proteger o piso de eventuais respingos, deve-se forrá-lo com um plástico ou fazer o processo em cima de uma mesa. Apesar de a cola não manchar, esta pode fazer bastante sujeira. “Para aplicação de cola, a brocha é uma opção melhor que o rolinho, mas se não tiver uma, pode utilizar o rolo de tinta sem problemas. Depois de espalhar a cola, dobre a tira de papel, deixando cola com cola. Aguarde 5 minutos no caso de papel importado ou 2 minutos no caso de papel nacional, e passe novamente a cola. Dobre mais uma vez o papel e aplique-o diretamente na parede”, ensina Isabelle.

Passo 5: passar cola branca nos cantos da parede

Uma boa dica é aplicar cola branca nos cantos de cima e de baixo da parede. Este procedimento irá garantir que as pontinhas do papel não se soltem com facilidade.

“Caso a tinta aplicada na parede seja impermeável ou lavável, deve-se passar a cola branca feita da seguinte mistura: 100 gramas de cola do papel (em pó) + 2 litros de água, prepara com 1 dia de antecedência. Quando for aplicar na parede, pode-se incluir 200 ml de cola branca, mas isto só deve ser feito se a tinta da parede for impermeável, do contrário não há a necessidade”, indica.

Dependendo do tipo de papel escolhido, pode ser necessário passar cola branca em toda a parede. Para ter certeza, é válido verificar junto ao fabricante ou revendedor se há esta necessidade.

Passo 6: aplicando na parede

Foto: iStock

Foto: iStock

Para deixar a aplicação mais fácil, inicie a aplicação pela parte superior da parede, encaixando-o nos cantos e cuidando para deixar a sobra de papel para recorte posterior.

“Ajeite o papel com as mãos para posicioná-lo. Com uma escova, vá escovando do centro para fora, removendo as bolhas de ar, deixe as bolas menores pois são excesso de cola e irão secar naturalmente de 2 a 3 dias. Assente as emendas com o polegar ou um rolete. É importante pressionar a emenda para que ela não levante futuramente”, aconselha a profissional.

Passo 7: retire as bolhas

Segundo Isabelle, não é aconselhável passar uma espátula para a retirada de bolhas, pois este processo danifica o papel ou retira a cola. “As bolhas de cola em excesso devem permanecer para garantir a fixação adequada do papel, sendo que o excesso desaparecerá em cerca de 2 dias”.

Passo 8: cortando as sobras

Foto: iStock

Foto: iStock

Para retirar as sobras de papel, a profissional recomenda apenas encostar a espátula e passar o estilete delicadamente sobre elas, sem pressa, garantindo um resultado mais uniforme.

Passo 9: tomadas e interruptores

Foto: iStock

Foto: iStock

“No caso de tomadas e interruptores, desparafuse o espelho e com o estilete faça o recorte durante a instalação. Conforme o papel chegar nele é recomendável recortá-lo imediatamente para a tira de papel ficar reta e fixada de forma total na parede. Recoloque o espelho cerca de 1 hora após a instalação”, instrui.

Passo 10: passar esponjas nas emendas

Foto: iStock

Foto: iStock

“Para retirar algum resquício de cola que possa manchar o papel se permanecer sobre ele, utilize uma esponja umedecida com água, passando somente sobre as emendas”, recomenda.

Vídeo: como aplicar papel de parede

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre a técnica necessária para aplicar o papel de parede, confira o passo a passo com detalhes no vídeo acima.

Como limpar o papel de parede

Foto: iStock

Foto: iStock

Em relação à limpeza deste material, a arquiteta revela que 90% dos papéis são plastificáveis e laváveis, por isso, basta um pano umedecido ou até mesmo utilizar o lado amarelo de uma bucha para higienizá-los. “Se for alguma sujeira mais forte, há a possibilidade de passar um pano com sabão neutro e água. No caso de papel mais simples, é necessário tomar muito cuidado, sendo recomendado passar somente um pano levemente umedecido”.

Dicas para escolher o papel de parede ideal para sua casa

Foto: iStock

Foto: iStock

Item disponível nos mais variados estilos, padrões, cores e texturas, o papel de parede pode ser o toque de estilo que falta para seu lar ficar ainda mais belo. Para tornar a escolha deste item mais fácil, confira algumas dicas da arquiteta:

Dica 1: tire a medida de sua parede antes de comprar

Este procedimento é de extrema importância para que não haja gastos desnecessários, ou mesmo que o rolo comprado não seja suficiente para cobrir toda a parede. “Esta etapa é importante, pois se o papel escolhido tiver estampas irá influenciar na quantidade da compra, já que o cálculo para verificar a quantidade necessária é diferente”.

Dica 2: cores estampas e texturas

“É aconselhável que você possua um profissional para te ajudar a escolher o melhor modelo, já que hoje temos uma gama infinita de desenhos, sendo eles temáticos, neutros, arabescos e florais, por exemplo. O importante é casar com o restante da sua decoração”, informa a arquiteta.

Vale lembrar que em ambientes pequenos, a melhor opção são papéis neutros, com estampas pequenas e claras. Já em ambiente maiores, é permitido papéis com estampas mais ousadas. Se deseja passar uma impressão de ambiente mais alto, o papel ideal pode ser aquele com listras verticais. Mas deseja reproduzir a sensação de cômodo mais largo, opte por um papel com listras horizontais. Outra dica é prezar por ambiente harmônicos ao utilizar papéis com tons em sintonia com a tinta utilizada nas paredes restantes.

Dica 3: escolha materiais de qualidade

Lembre-se que assim como qualquer item de decoração o papel de parede é um investimento e, muitas vezes, optar por um material mais barato pode não ser a melhor opção.

No mercado existem papéis de diversas nacionalidades, preços e qualidade. Segundo Isabelle, papéis de boa qualidade e acessíveis são alguns nacionais, os argentinos e os coreanos, já os de elevada qualidade seriam os de fabricação italiana.

Dica 4: tipos de papel de parede

Para escolher o papel de parede ideal para seu lar, conheça os tipos mais encontrados à venda:

  • Vinílico: papel fabricado em PVC, é resistente à luz, umidade e poeira, sendo opção ideal para ambientes úmidos. Possui alta durabilidade e limpeza fácil, utilizando pano úmido ou detergente neutro.
  • Tradicional: composto por celulose, é de fato um papel. Por este motivo, recomenda-se utilizá-lo em ambientes secos, sendo limpo apenas com um pano úmido.
  • TNT: conhecido como papel tecido-não-tecido, é composto por fibras de poliéster e celulose, sendo outra opção resistente à umidade. Pode ser higienizado com um detergente neutro e pano úmido.

Onde comprar papéis de parede online

Possuindo grande gama de opções, comprar papéis de parede em lojas online é uma boa escolha, sem contar que o preço muitas vezes é mais baixo do que em lojas físicas. Buscando evitar problemas, verifique as orientações e medidas do rolo no site.

1. Papel de parede pavão luxo 3d

Compre na Aliexpress por R$138,00.

Compre na Aliexpress por R$138,00.

2. Papel de parede floral Olivia

Compre na Casas Bahia por R$40,00.

Compre na Casas Bahia por R$40,00.

3. Papel de parede não tecido listrado 3d

Compre na Aliexpress por R$133,19.

Compre na Aliexpress por R$133,19.

4. Papel de parede listrado

Compre na Leroy Merlin por R$339,90.

Compre na Leroy Merlin por R$339,90.

5. Papel de parede pedras Canjiquinha

Compre na Extra por R$49,90.

Compre na Extra por R$49,90.

6. Papel de parede Modern não tecido

Compre na Aliexpress por R$94,88.

Compre na Aliexpress por R$94,88.

7. Papel de parede Rosas

Compre na Casas Bahia por R$49,90.

Compre na Casas Bahia por R$49,90.

8. Papel de parede Arabesco

Compre na Leroy Merlin por R$194,89.

Compre na Leroy Merlin por R$194,89.

9. Papel de parede Madeira Marrom Cacau

Compre na Casas Bahia por R$68,00.

Compre na Casas Bahia por R$68,00.

10. Papel de parede autocolante Pedras Marrom

Compre na Extra por R$123,75.

Compre na Extra por R$123,75.

11. Papel de parede adesivo Concreto

Compre na Oppa por R$399,00.

Compre na Oppa por R$399,00.

12. Papel de parede Palha

Compre na Leroy Merlin por R$199,56.

Compre na Leroy Merlin por R$199,56.

13. Papel de parede Tex Vinílico Bege

Compre na Etna por R$249,90.

Compre na Etna por R$249,90.

14. Papel de parede Tree Branch

Compre na Casas Bahia por R$49,90.

Compre na Casas Bahia por R$49,90.

15. Papel de parede Trilha-Azul

Compre na Oppa por R$349,30.

Compre na Oppa por R$349,30.

16. Papel de parede Colored Birds

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

17. Papel de parede Listrado

Compre na Leroy Merlin por R$259,90.

Compre na Leroy Merlin por R$259,90.

18. Papel de parede autocolante Listrado Rosa

Compre na Extra por R$123,75.

Compre na Extra por R$123,75.

19. Papel de parede Textura Pedra Cinza

Compre na Casas Bahia por R$68,00.

Compre na Casas Bahia por R$68,00.

20. Papel de parede Cubos de Madeira

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

21. Papel de parede Listrado

Compre na Leroy Merlin por R$194,89.

Compre na Leroy Merlin por R$194,89.

22. Papel de parede Cúbico Azul

Compre na Oppa por R$349,30.

Compre na Oppa por R$349,30.

23. Papel de parede Bússola

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

24. Papel de parede Fusion Geometri

Compre na Etna por R$229,90.

Compre na Etna por R$229,90.

25. Papel de parede Trento Branco

Compre na Extra por R$69,90.

Compre na Extra por R$69,90.

26. Papel de parede Harmonia Flora Azul/Marrom

Compre na Etna por R$199,90.

Compre na Etna por R$199,90.

27. Papel de parede Leaves

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

28. Papel de parede Tamarindo Azul

Compre na Oppa por R$349,30.

Compre na Oppa por R$349,30.

29. Papel de parede Harmonia Floral Marrom/Rosa

Compre na Etna por R$199,90.

Compre na Etna por R$199,90.

30. Papel de parede Penas – Amarelo Claro

Compre na Casas Bahia por R$69,90.

Compre na Casas Bahia por R$69,90.

31. Papel de parede Cherry Blossom

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

32. Papel de parede Aveiro Branco

Compre na Casas Bahia por R$69,90.

Compre na Casas Bahia por R$69,90.

33. Papel de parede Bobinex Bambinos

Compre na Extra por R$78,99.

Compre na Extra por R$78,99.

34. Papel de parede Amarie

Compre na Mobly por R$159,90.

Compre na Mobly por R$159,90.

35. Papel de parede Listrado

Compre na Extra por R$68,00.

Compre na Extra por R$68,00.

36. Papel de parede Damask Amarelo

Compre na Casas Bahia por R$68,00.

Compre na Casas Bahia por R$68,00.

37. Papel de parede Virton Branco

Compre na Extra por R$69,90.

Compre na Extra por R$69,90.

38. Papel de parede Mandalas

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

39. Papel de parede Kiruna

Compre na Casas Bahia por R$49,90.

Compre na Casas Bahia por R$49,90.

40. Papel de parede Edessa

Compre na Mobly por R$59,90.

Compre na Mobly por R$59,90.

De fácil instalação e com uma grande variação de cores, estampas, texturas, materiais e preço, o papel de parede é a opção ideal para quem deseja mudar renovar o visual e trazer mais charme ao ambiente. Aposte!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS