Como fazer laço: passo a passo, dicas e macetes para ficar expert

Escrito por Aline Costa

FOTO: ISTOCK

Charmosos, chiques, inusitados e encantadores: há laços de todos os jeitos! Eles dão um toque muito especial às embalagens, decoração, roupas e até em penteados. São aquele “gran finale” que torna qualquer produção muito mais bonita.

Separamos uma lista de vídeos com dicas valiosas de como fazer laço em diferentes materiais, como fita de gorgurão, cetim e até papel. Aplicando a técnica certa, todos são bem fáceis de fazer – e, com a prática, certamente você sentirá cada vez menos dificuldade na confecção deste artigo. Confira:

1. Laço boutique dupla face

Foto: Reprodução / Mari Colatino

Um truque para fazer este laço glamuroso com perfeição é queimar levemente os pontos de marcação das dobras, assim eles ficam mais firmes e visíveis.

2. Laço boutique invertido

Foto: Reprodução / Letartes

Alfinetes são grandes aliados para a confecção deste outro elegante modelo de laço, que precisa ser alinhavado.

3. Laço catavento

Foto: Reprodução / Mariane Paiva

Para que o divertido e doce laço catavento fique impecável, o segredo é utilizar um molde e prendedores (bico de pato) durante a modelagem.

4. Laço de festa

Foto: Reprodução / Carol Rodrigues

Este belo modelo, que tem tudo a ver com festas, é feito com a união de pequenos pedaços de fita – em vez de um comprimento maior que já corresponde a todo o enfeite.

5. Laço chanel duplo

Foto: Reprodução / Mari Colatino

A confecção do clássico e tradicional chanel duplo é uma das mais fáceis, contudo, o resultado final é um laço tão charmoso quanto os outros.

6. Laço duplo com garfo

Foto: Reprodução / Ideias DIY

O macete deste laço não é nenhum segredo, mesmo assim, é surpreendente ver como entrelaçar a fita no garfo gera um efeito tão bonito.

7. Laço de presente repolhudo

Foto: Reprodução / que achado

Com aparência tridimensional, o repolhudo é um laço de impacto e versátil: pode ser feito com fitas bem firmes ou com vários tipos de papel, inclusive de revistas.

8. Laço simples de duas cores

Foto: Reprodução / Carol Rodrigues

Para ficar bem bonito e harmônico, existe um jeito certo de alinhavar e escolher a proporção ideal entre as fitas de cores diferentes.

9. Laço com fita dupla simples

A dica para esse tipo de laço é finalizar a produção com spray de cabelo, assim a peça fica mais firme e definida.

10. Laço envelope

Foto: Reprodução / Carol Rodrigues

Gracioso, o laço envelope tem como segredo para ficar lindo a perícia nas marcações.

11. Laço transpassado

Foto: Reprodução / Carol Rodrigues

Nesse tutorial, entenda como organizar as fitas transpassadas para chegar ao resultado perfeito!

12. Laço bico de pato

Foto: Reprodução / Artes de Luxo

Veja a maneira exata de modelar a fita para chegar à mimosa aparência de bico de pato.

Ótimas ideias de laços, não acha? Além de serem lindos e versáteis objetos de decoração, os laços têm uma simbologia muito interessante. É verdade que o significado tem diferenças sutis entre as tradições. Contudo, de um modo geral, ele representa união: com aliados, consigo próprio, com o universo e com o divino.

De certa forma, eles também corporificam a busca pelo belo, pelo excelente. Afinal, as pessoas nem sempre se contentam apenas com os nós – que cumprem a função prática de manter a tampa presa à caixa de presente, a roupa fechada ou o cabelo preso, por exemplo. Em vez disso, elas fazem questão de um acabamento bonito, deixando tudo mais gracioso e especial.

PARA VOCÊ