Como lavar roupa de bebê: tudo que você precisa saber sobre essa missão fofa

Escrito por Amanda Barata

iStock

A lavagem de roupas de bebês merece atenção especial devido aos cuidados que os pequenos exigem desde cedo. A pele do bebê é extremamente sensível e mais propensa a desenvolver assaduras, dermatites e alergias, por isso é importante saber como lavar roupa de bebê corretamente.



Mas não se assuste! Apesar de requerer certos cuidados e atenção, é mais simples do que parece. Para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas de ouro. Confira:

15 dicas para lavar roupa de bebê corretamente

São muitas as questões na hora de lavar as peças do bebê e, para que você tenha clareza nas informações, trouxemos as dúvidas mais comuns sobre esse assunto. E o melhor, todas as respostas!

1. Quais peças devem ser lavadas?

iStock

Todas as peças que tenham contato direto com a pele do bebê precisam ser lavadas. Desde roupinhas até os lençóis, tudo precisa passar pelo processo de lavagem, devido a possíveis exposições a ácaros, sujeiras e poeiras.

2. Quando lavar as roupas dos bebês?

Recomenda-se que as roupinhas comecem a ser lavadas a partir da 30ª semana de gravidez. Você pode escolher se prefere lavar todas as peças de uma vez ou conforme for ganhando ou comprando as peças.

3. As roupas do bebê podem ser lavadas junto às da família?

iStock

As roupas do bebê, além de serem extremamente delicadas, precisam de cuidados especiais, dessa forma, a lavagem da roupinha do bebê deve ser feita em separado da dos demais membros da família.

4. Quais itens são necessários para a lavagem?

É importante que, além do sabão, seja providenciado um balde para este fim. Isso é importante, pois os baldes da casa podem conter restos de produtos de limpeza que podem se misturar na água no momento da lavagem. Busque adquirir um balde que seja bem diferente dos demais para fácil identificação entre eles.

5. Qual melhor sabão para lavar a roupa do bebê?

iStock



Opte por usar um sabão neutro ou de coco, que seja específico para bebês. Existem diversos produtos disponíveis no mercado, porém é importante lembrar que produtos com cheiro muito forte podem trazer irritação à pele ou respiração do bebê.

6. Como higienizar a máquina antes de lavar as roupas do bebê?

Antes de tudo, higienize internamente a sua máquina de lavar. Alguns modelos possuem uma função autolimpante, mas um ciclo normal dos demais modelos é suficiente. Quando a máquina estiver cheia de água para iniciar a “lavagem” acrescente água sanitária e deixe que cumpra todos os ciclos até o fim. Recomenda-se colocar água sanitária também nos compartimentos de sabão e alvejante. Se a sua máquina tiver opção de lavagem com água quente, opte por ela.

7. Como lavar roupas de bebê na máquina de lavar?

iStock

Deixe que a máquina encha de água, acrescente o sabão líquido e em seguida coloque as roupinhas do bebê. Use o ciclo mais delicado da máquina de lavar, afim de não danificar as peças que costumam ser bem delicadas. É importante que a máquina cumpra todo o ciclo de lavagem de forma a limpar bem as roupas e retirar todo o excesso de sabão.

8. Que produtos devo evitar?

Evite produtos que exalem cheiro muito forte. As roupas dos bebês devem ser higienizadas da forma mais neutra possível para que a pele e respiração do bebê sejam preservadas. Existem amaciantes específicos para a lavagem desse tipo de roupa que devem seguir os critérios anteriormente pontuados.

9. Como lavar roupas de bebê na mão?

iStock

Em um balde, misture a água junto ao sabão líquido e em seguida coloque as roupas do bebê. Esfregue de forma delicada e fazendo movimentos circulares e em seguida deixe-as de molho por aproximadamente 15 minutos. O passo mais importante desse processo é o enxágue. Certifique-se que as roupas não fiquem com resquícios de nenhum produto utilizado e repita o enxágue em água corrente até que as peças estejam limpas.

10. Qual o melhor momento do dia para a lavagem?

Recomenda-se lavar as roupas logo pela manhã em dias mais quentes e ensolarados, de forma que todas as peças sequem rapidamente e por completo.

11. Posso lavar todas as peças juntas?

iStock

É ideal que seja feita uma separação para a lavagem das roupas do bebê. Procure lavar peças similares e da mesma cor juntas. Nunca lave toalhas de bebê junto a uma peça delicada como uma blusa. As peças que soltam bolinhas devem ser lavadas separadamente, ou dentro de um saco especial que pode ser levado à máquina. Uma boa dica é categorizar as roupinhas, como por exemplo separando blusas coloridas, calças brancas, mantas e etc. Dessa forma você evita manchas e outros danos às peças.



12. A lavagem das roupas precisa ser com água morna?

Não! A água morna pode ajudar sim na esterilização das peças e ajuda na remoção de manchas, mas não é regra para lavagem de rotina.

13. Onde secar as roupas do bebê?

iStock

O mais recomendado é o uso de varais de teto ou de chão. As roupas devem ficar bem esticadas e preferencialmente em um local com bastante ventilação para secarem por completo. Algumas máquinas já possuem a função secagem, mas evite fazer esse processo em lavanderias comerciais devido ao excesso de exposição que as roupas podem sofrer.

14. As roupas precisam ser passadas?

Recomenda-se que todas as peças sejam passadas em temperatura média para ajudar na prevenção de irritações na pele, além de manter as peças sempre prontas para uso.

15. Como armazenar as roupas lavadas?

iStock

É importante que, ao final de todo o processo, as roupas sejam armazenadas em um local limpo e preferencialmente por tamanho, a fim de facilitar na rotina das trocas.

Uma outra dica importante é a de eliminar todas as etiquetas das roupas antes da lavagem, pois elas podem incomodar o bebê ou irritar sua pele.

Agora que você já tem as respostas para as suas dúvidas, confira como você pode lavar as roupinhas de diferentes maneiras.

Como lavar roupa de bebê

  1. Antes de começar a lavagem, separe as peças por cor e tipo, lembrando que toalhas não devem ser lavadas junto à roupas e lençóis;
  2. Ligue a máquina e selecione a opção de lavagem de roupas delicadas;
  3. Depois que a máquina estiver cheia de água, misture o sabão e coloque as roupas;
  4. Certifique-se que a roupa seja devidamente enxaguada e centrifugada de modo a não conter nenhum resquício de qualquer produto usado;
  5. Após a lavagem, estenda as roupas em local arejado para que sequem por completo;
  6. Após a secagem, recomenda-se passar as roupas e guardá-las em local limpo.

Para que você sinta mais segurança, separamos alguns tutoriais simples e eficazes de como lavar a roupinha do seu bebê sem mistério e complicação. Confira:

Como lavar roupa de bebê na máquina



A lavagem na máquina costuma ser mais prática e rápida, mas exige alguns cuidados. Siga as instruções do vídeo e deixe as roupas bem limpinhas.

Como lavar roupa de bebê na mão

As roupas lavadas na mão costumam ter menos risco de serem danificadas, porém exigem maior trabalho e esforço. Nesse processo, o enxágue é bastante importante para não deixar resquícios de produtos nas roupas.

Como lavar roupa de bebê usada

As roupinhas usadas exigem mais cuidado por já terem sido lavadas anteriormente. Tenha maior cuidado com roupas que tenham babados ou bordados evitando que se desfaçam.

Como lavar roupa de recém-nascido na máquina

As roupas dos recém-nascidos exigem muita atenção, por isso é importante que sejam cuidadosamente lavadas, de forma pouco abrasiva e com produtos específicos para bebês nessa primeira idade.

Como deixar roupas de bebê bem lavadas e cheirosas

O cheiro de roupa limpa já é bom, mas o das roupas do bebê é muito melhor! Use produtos de boa qualidade e específicos para os pequenos, lembrando sempre que sua pele é mais sensível e exige cautela.

Lavar as roupas do bebê é uma tarefa muito prazerosa e simples. Contando com os produtos e dicas certas, você vai conseguir fazer a lavagem do enxoval do seu bebê de forma prática e correta, sem precisar usar táticas mirabolantes que possam vir a danificar as roupinhas ou expor as peças a produtos que sejam inadequados. Siga nossas dicas e boa sorte!