Deixe seu fogão brilhando: aprenda truques para limpá-lo corretamente

Escrito por Iara Avelino
Em 27.08.20

iStock

Você sabe como limpar fogão de forma eficiente? Consultamos Leide Organiza, personal organizer, para ensinar você de uma vez por todas a manter o fogão limpo e deixá-lo brilhando. Ela preparou dicas de limpeza para cada parte do eletrodoméstico que vão te ajudar na hora de fazer essa tarefa. Vem conferir com a gente!

Continua após o anúncio



Passo a passo de como limpar o fogão de forma simples

Primeiramente, Leide afirma que o fogão deve ser sempre limpo no dia em que foi sujo, pois isso evita que arranhões causados pelo acúmulo de sujeira. Para ajudar você a fazer a limpeza do fogão, ela montou o passo a passo para cada parte do utensílio:

Tua Casa

Bocas e peças

  1. Aguarde o fogão esfriar;
  2. Retire as bocas e as grades;
  3. Faça a limpeza com uma esponja macia úmida com detergente;
  4. No caso de acúmulo de gordura, aplique uma mistura de vinagre branco e bicarbonato e deixe de molho antes de lavar essas partes.

Peças de vidro

  1. Não utilize esponjas ásperas;
  2. Faça a limpeza com água e detergente.

Mesa do fogão

  1. Certifique-se de que o fogão esteja frio;
  2. Utilize uma esponja macia ou um pano de microfibra para fazer a limpeza;
  3. Molhe o pano com desengordurante ou detergente;
  4. Caso a mesa esteja muito suja, você pode aplicar vinagre.

Forno

  1. Faça a limpeza sempre que usar, depois que o forno esfriar;
  2. Com um pano molhado com água e detergente, faça a limpeza.

A personal organizer recomenda que as partes de vidro sejam a última etapa da limpeza e que o fogão seja limpo com frequência. Ela também afirma que desengordurantes encontrados em supermercados são o suficiente para limpeza diária e rápida da mesa do fogão.

8 outras formas de limpar o fogão e deixá-lo brilhando

Além das dicas dadas por Leide para uma limpeza diária e eficiente, existem outras formas de como limpar o fogão usando misturinhas e truques para mantê-lo mais brilhante e limpo por mais tempo. Por isso, separamos alguns tutoriais de como fazer essa limpeza. Aperte o play e confira:

Como limpar o fogão por dentro

A limpeza do forno é a parte mais difícil do fogão. Caso você use bastante essa parte, é importante que a sua limpeza seja mais profunda, usando misturinhas feitas em casa. Que tal usar bicarbonato de sódio, água e vinagre? É muito simples e vai tirar toda a gordura do forno.

Saiba como limpar o fogão com sal

Isso mesmo, o sal pode ser um grande aliado na hora de limpar o seu fogão. Com uma colher rasa de sal, você vai deixar o fogão brilhando. É uma dica simples, mas bastante eficiente.

Continua após o anúncio



Como limpar o fogão com Veja

Se você prefere usar produto químico para limpar o fogão, o Veja multiuso pode ser de grande ajuda. Com um pano de microfibra e o produto, você consegue limpar muito bem, tirando a gordura do produto. Como Leide afirmou, esse tipo de produto pode ser usado no dia a dia, após usar a mesa do fogão. Essa é uma das formas de como limpar fogão de inox.

Limpando o fogão com pasta de dente

Em resumo, a pasta de dente branca vai ajudar a tirar as manchas do fogão de inox. Coloque um pouco de pasta de dente em uma esponja umedecida e faça a limpeza.

Como limpar o fogão com bicarbonato

Além de usar o bicarbonato para limpar o forno, você também pode usar o bicarbonato para limpar o fogão. Basta misturar com um pouco de água e seu fogão estará limpo.

Aprenda a limpar fogão cooktop

O cooktop exige um pouco mais de cuidado, já que ele é mais sensível. No vídeo, você vai aprender uma receitinha com produtos caseiros para limpar o cooktop. Lembre-se de apostar em panos e esponjas macias para não arranhar o seu eletrodoméstico.

Como limpar as grades do fogão

Continua após o anúncio



Muita gente limpa as grades do fogão esfregando-as, mas não é bem assim. No vídeo, você vai aprender a usar uma pasta especial para limpar essas grades e deixá-las brilhando.

Limpando boca do fogão queimada

A dica agora é para você aprender a limpar as bocas do fogão que estão queimadas usando bicarbonato e água oxigenada, apenas aplicando a mistura nas bocas. Muito simples, não é mesmo?

Assim, você pode fazer a limpeza do fogão como desejar, usando misturas caseiras ou produtos industrializados. Mas lembre-se de mantê-lo sempre limpo para evitar arranhões e surgimento de bactérias. Agora que você já sabe como limpar fogão, que tal aprender a como limpar alumínio e deixar as panelas brilhando também?