Como limpar sapatos de diferentes materiais e tecidos

Escrito por Nathália Barreto

FOTO: ISTOCK

Cuidar dos seus sapatos e mantê-los sempre limpos ajuda a conservá-los por muito mais tempo. Mas cada tipo de material requer um tratamento diferente. Palmilhas, cadarços e solados também não podem ser esquecidos! Tanto a parte interna quanto a externa devem ser higienizadas adequadamente.

São tantos cuidados, que existem lavandeiras especializadas apenas em limpeza de sapatos. Porém, caso você queira limpar seus calçados em casa, não se precisa se preocupar. Separamos uma lista de dicas sobre a manutenção e limpeza dos mais diferentes materiais. Dê uma olhada:

Sapatos de couro natural

FOTO: ISTOCK

Sapatos de couro são lindos e, quando bem cuidados, duram uma vida inteira. Mas, para isso, é preciso atenção redobrada. Esse tipo de material não pode ir para a máquina de lavar e, por isso, deve ser lavado manualmente.

O primeiro passo é retirar toda a poeira. Para isso, use uma escova própria para couro em todo o calçado. Em seguida, dilua um pouco de detergente neutro na água e molhe levemente a escova nessa mistura. Então basta passar a escova em pequenas partes do sapato e em seguida esfregar uma toalha úmida na mesma região, para retirar os resíduos de sabão.

Faça o mesmo processo na parte de dentro e depois aplique um desodorizador. Por fim, deixe-os secar em local arejado e longe de fontes de calor.

Para quem quer dar um brilho extra, é possível passar um pouco de hidratante. O produto vai ajudar a realçar a cor e o brilho, dando cara nova ao calçado.

Sapatos de couro sintético ou courino

FOTO: ISTOCK

A limpeza dos sapatos de couro sintético pode ser feita com a ajuda de uma esponja e uma mistura de água com um pouquinho de detergente neutro. Molhe a esponja na mistura a esfregue cuidadosamente o calçado. Depois basta passar um pano úmido e macio para retirar o detergente. Deixe secar na sombra e em local ventilado.

Sapatos de tecido

FOTO: ISTOCK

Os sapatos de tecido não podem ficar molhados, senão, corre-se o risco de manchar o tecido. Por isso, a dica é usar uma escova macia (pode até ser aquela escovinha de cabelo de bebê) levemente úmida com uma mistura de água com duas gotas de vinagre. Passe-a em uma pequena região do sapato e seque o local com secador, logo em seguida. Repita esse processo até que o sapato esteja toda limpo.

Sapatos de camurça ou nobuck

FOTO: ISTOCK

Sapatos de camurça ou nobuck não podem entrar em contato com água, senão estragam. Por isso, evite usá-los em dias de chuva.

Para realizar a limpeza, você vai precisar de uma escova própria para esse tipo de material, basta procurar nas sapatarias e mercados. Com a ajuda da escovinha, aplique um limpador de nobuck e camurça no calçado. Caso não tenha em casa, é possível substituir por uma mistura caseira de água com um pouquinho de condicionador de cabelo. Os movimentos devem ser suaves e sempre na mesma direção do tecido. Depois deixe secar em local ventilado e longe do Sol.

Para retirar as manchas mais resistentes, a dica é friccionar suavemente uma borracha branca escolar. Isso vai retirar a sujeira mais pesada sem estragar o tecido.

Sapatos de plástico ou emborrachado

FOTO: ISTOCK

Plástico e borracha são duráveis e fáceis de limpar! Molhe o sapato e limpe-o com a ajuda de uma escova e sabão em barra – pode ser até uma escova de dentes. Os modelos com glitter são os mais delicados, por isso o melhor é deixar a escova de lado e esfregar um pano úmido.

Sapatos com verniz

FOTO: ISTOCK

Sapatos de verniz podem riscar com facilidade. Por isso, na hora de limpar, tenha cuidado e faça movimentos leves. Use um pano macio e úmido e passe um pouco de lubrificante para verniz. Caso não tenha em casa, pode usar um lustra-móveis ou creme. Outra dica essencial é que o produto não deve ser aplicado diretamente no verniz, sempre coloque-o primeiro no pano e então esfregue o pano no sapato.

Sapatos de veludo

FOTO: ISTOCK

O veludo é um material delicado e, por isso, requer atenção em dobro na hora de limpeza. O ideal é que a limpeza seja feita a seco. Para isso, esfregue delicadamente uma escova macia em todo o sapato, sempre na direção do tecido.

Caso as manchas persistam, você vai precisar da ajuda de água e detergente neutro e uma garrafa de plástico de 2 litros. Encha a garrafa com água e uma colher de sopa de detergente e, em seguida, balance até formar espuma. Coloque um pouco da espuma na escova e passe no veludo sem pressionar, em movimentos suaves. Depois retire toda a espuma com um pano limpo e levemente úmido e espere o calçado secar completamente.

Sapatos de cetim

FOTO: ISTOCK

Para limpar sapato de cetim, você vai precisar apenas de água, detergente neutro e uma flanela macia. Com a ajuda do pano, aplique água com detergente diretamente na mancha. Não esfregue demais ou coloque muita força, o ideal é dar pequenas batidinhas, sempre na direção da fibra do tecido. Quando terminar a limpeza, deixe o calçado para secar em local ventilado.

Sapatos de corda

FOTO: ISTOCK

Os sapatos de corda devem ser limpos de maneira delicada e suave para evitar que a corda fique arrepiada e soltando fios. Use um pano úmido com sabão neutro e vá esfregando cuidadosamente. Ao terminar a limpeza, se o material ainda estiver molhado, use um secador com vento frio para não deixar nenhuma parte molhada.

Palmilhas e cadarços

FOTO: ISTOCK

Não é apenas a parte externa que precisa de limpeza. Palmilhas e cadarços também merecem atenção e devem ser lavados separados dos calçados. Para isso, coloque-os em um saco de proteção e leve-os à máquina de lavar. Depois é só colocar para secar em local arejado e pronto.

Solados

FOTO: ISTOCK

A sola é a parte mais suja do sapato, e muitas vezes a mais esquecida na hora da limpeza. Para higienizar essa área, faça uma mistura caseira de água, um pouquinho de detergente neutro e uma tampinha de álcool. Coloque a mistura em um borrifador e passe na sola com a ajuda de uma escova ou pano. Espere secar completamente antes de guardar.

Produtos para ajudar na limpeza dos calçados

Além de aprender a maneira certa de limpar cada sapato, é importante saber qual produto usar em cada um. Por isso, montamos uma lista para lhe a ajudar a encontrar os produtos essenciais para realizar a limpeza do seu calçado de maneira segura e eficiente. Confira:

Imagem: Tua Casa


Produto 1: Verniz spray brilhante Colorart. Compre na Tropikanas.

Produto 2: Creme hidratante para calçados de couro. Compre no Sandro Moscoloni.

Produto 3: Limpanobuck. Compre na Novax.

Produto 4: Limpa tênis Zap. Compre na C&C.

Produto 5: Escova de crina grande. Compre na Novax.

Produto 6: Esponja mágica para calçados. Compre na Posthaus.

Produto 7: Desodorante para Calçados Odor Free Palterm. Compre na Shoe Company.

Produto 8: Espuma Limpadora. Compre na World Pés.

Produto 9: Impermeabilizante para couro liso multicolor. Compre no Walmart.

Produto 10: Escova dupla para nobuck e camurça. Compre na Shoe Company.

Depois das dicas ficou fácil cuidar de cada tipo de sapato e material, não é? Por isso, tire sempre um tempinho para fazer a limpeza, assim eles ficarão bonitos e conservados por muito mais tempo! Aproveite e aprenda também as diversas formas (corretas) de limpar tênis!

PARA VOCÊ