Como organizar armário de cozinha: 15 dicas para deixar tudo no lugar

Escrito por Amanda Barata
Em 20.07.20

Precisa de ajuda para saber como organizar armário de cozinha? Aderindo a algumas práticas infalíveis, você vai aprender a deixar tudo em seu devido lugar. Confira dicas incríveis a seguir e veja tutoriais e fotos de inspiração que vão te ajudar nessa missão!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

15 dicas de como organizar armário de cozinha com eficiência

A organização depende não só do seu espaço disponível, mas também dos itens que possui. Pensando nisso, a Ruche Organização separou dicas incríveis para te ajudar a aproveitar cada cantinho. Confira:

1. Deixe à mão os itens mais usados

Mantenha sempre visíveis e acessíveis os itens que são mais utilizados por você na cozinha. Dessa forma, você não perde tempo buscando algo que usa com frequência.

2. Aposte em cestos organizadores

Cestos são a solução ideal para deixar os itens organizados e fáceis de serem manipulados. Meça o local disponível e adquira cestos de acordo com a necessidade de armazenamento e espaço.

3. Mantenha itens menos usados em locais mais altos

Os itens menos usados podem ser dispostos nos locais menos acessíveis e em locais mais altos. Assim, você garante espaço livre para o que precisa usar com mais frequência.

4. Organize copos em fileiras

Mantenha os copos organizados em fileiras, para que fiquem acessíveis e fáceis de serem identificados. Busque também separá-los em categorias de acordo com suas finalidades específicas, como copos comuns, taças de vinho, taças de chopp e mais.

Continua após o anúncio



5. Pratos empilhados por finalidade

Disponha os pratos empilhados e, se possível, use organizadores apropriados para esse fim. Separe também por conjunto, mantendo pratos de sopa em uma pilha, pratos comuns em outra e assim por diante.

6. Use potes herméticos

home.safe.home

Potes herméticos são perfeitos para armazenar mantimentos. “Etiquetas de identificação facilitam na hora de localizar e também devem, se possível, contar com a data de validade dos produtos”, afirma Claudia Tavares, da Ruche Organização.

7. Ganchinhos para ajudar na organização

Ganchos são uma ótima alternativa para pendurar itens como organizadores de tempero, tampas e até suportes de papel toalha. Assim, o espaço interno pode ser melhor aproveitado, sem comprometer as prateleiras.

8. Mantenha panelas em local de fácil manuseio

As panelas geralmente são armazenadas em armários ou gavetões na parte inferior. São itens indispensáveis, que precisam estar em local de fácil acesso e organizadas, para fácil retirada.

9. Travessas e pirex na vertical

Disponha travessas e pirex na vertical, facilitando a identificação e manuseio. Existem organizadores específicos para esse fim, que ajudam a manter as peças equilibradas e em seus lugares.

Continua após o anúncio



10. Potes plásticos organizados com tampa

Chega de ficar buscando as tampas dos potes. Você pode organizá-los com suas respectivas tampas ou arrumados um dentro do outro, separados por tamanho e formato, e encaixando as tampas em um organizador específico.

11. Talheres organizados

Organizadores são importantes para manter os talheres no lugar. Organize-os por tipo, para facilitar a localização e manuseio. Se possível, mantenha em gavetas separadas os talheres dos utensílios, deixando na gaveta superior os mais usados nas refeições.

12. Canecas penduradas em ganchos

Uma ótima maneira de economizar espaço no armário e manter a organização é usando um organizador de canecas. As canecas podem ser penduradas pelas alças nos ganchinhos, deixando espaço livre para dispor os pratos do conjunto.

13. Jogos americanos organizados em conjunto

Armazene conjuntos de jogos americanos em embalagens com visores para fácil identificação. Além de acessíveis, os conjuntos ficam organizados de maneira compacta.

14. Dobre panos de prato e toalhas de mesa

Mantenha panos de prato e toalhas de mesa bem dobrados e dispostos em local de fácil acesso. Se preferir, use colmeias ou organizadores para melhor acomodá-los.

15. Temperos vedados e identificados

Os temperos precisam estar bem vedados e identificados. É importante que fiquem em lugar acessível, assim como o sal, para facilitar na hora de cozinhar.

Continua após o anúncio



Aproveite para descartar itens que não são usados ou que estejam quebrados, de forma a liberar mais espaço para a arrumação. Planeje a organização considerando o que vai ser mais ou menos utilizado para definir os espaços.

Como organizar armário de cozinha

Confira a seguir tutoriais incríveis, que vão te ajudar a organizar diferentes espaços e facilitar a sua rotina:

Como organizar mantimentos

Usando potes e cestos organizadores, a arrumação fica comprovadamente mais completa. Fique atento à forma de dispor embalagens e ao que realmente precisa ser armazenado nos eficientes potes herméticos.

Como organizar gavetas de cozinha

Esse tutorial bem completo ensina como organizar as gavetas da cozinha. Desde a dobradura dos panos de prato até os organizadores de talheres, tudo foi pensado para otimizar espaço e ganhar tempo.

Panelas organizadas

O vídeo traz o desafio de organizar panelas em um espaço pequeno. Além de se surpreender com o resultado, você ainda vai conferir uma forma caseira de elaborar um suporte de tampas para usar na porta do armário.

Acessórios para organização

Você vai conhecer acessórios bastante utilizados para manter cada coisa em seu lugar. O resultado é um armário bem organizado e com espaço otimizado, para caber todas as suas coisas!

Aliados na organização de armários de cozinha, os organizadores possuem uma grande variedade de modelos e tamanhos. Aposte nos modelos feitos em acrílico ou plástico transparente para facilitar a visualização dos itens e a limpeza!

35 fotos de armário de cozinha organizados de maneira prática e eficiente

Confira a seguir maneiras práticas e eficazes de organizar o seu armário, seja qual for o tamanho. Você vai se surpreender com as diferentes possibilidades de manter tudo no lugar!

1. Mantenha acessíveis os itens mais usados

2. Deixando copos sempre enfileirados

3. E pratos empilhados e separados por categoria

4. Xícaras podem ser dispostas na prateleira do armário

5. Ou penduradas em suportes com ganchos

6. Mantenha talheres organizados por tipo

7. E acomodados em organizadores

8. Para que fiquem acessíveis

9. Assim como os utensílios de cozinha

10. Que devem estar bem visíveis e disponíveis

11. Travessas podem ser organizadas na horizontal

12. Empilhadas umas sobre as outras

13. Ou na vertical, para melhor visualização

14. As panelas devem estar em local de fácil acesso

15. E podem ser guardadas lado a lado com suas respectivas tampas

16. Ou empilhadas, quando em espaços mais compactos

17. Os potes podem ganhar um espaço próprio

18. E serem organizados com ou sem tampa

19. Mantimentos devem ser dispostos em potes de vidro

20. E identificados por plaquinhas

21. Ou adesivos

22. Deixando os itens acessíveis

23. E com fácil identificação

24. Use tanto para alimentos

25. Quanto para temperos

26. Cestos são perfeitos para manter tudo em seu devido lugar

27. Aproveitando o espaço do armário de maneira inteligente

28. Separando por tipos de alimentos

29. E facilitando a visualização

30. Seja em armários mais espaçosos

31. Ou em modelos mais estreitos

32. Aproveite todo o espaço disponível

33. Deixando acessíveis os itens mais usados

34. Para garantir uma boa arrumação

35. E facilitar a sua rotina

Agora, é só começar a colocar as dicas em prática! E para manter a sua cozinha ainda mais em ordem, conte com organizadores e saiba como e quando usá-los.