Do lixo ao luxo: 60 ideias de como reutilizar objetos na decoração da sua casa

Escrito por Mariana Keller

Reutilizar objetos é extremamente importante para o meio ambiente. Em tempos em que a sustentabilidade tem sido muito discutida, precisamos nos conscientizar e mudar alguns hábitos. A reciclagem é uma ótima forma de diminuir o volume de lixo e de criar peças lindas e úteis para as mais diversas funções. Você pode reutilizar objetos na decoração, como pallets, caixotes de feira, latas, garrafas pet, rolhas e até móveis antigos, basta usar a criatividade. Eles podem ser utilizados tanto para decorar, quanto para ajudar na organização.

Além disso, esses objetos também são uma ótima opção para quem quer renovar a decoração de forma mais econômica e sem grandes investimentos. Confira 60 maneiras criativas e inspiradoras para reaproveitar diferentes tipos de objetos.

1. Engradados podem virar uma estante

Nesta sala, os engradados foram utilizados para fazer uma pequena estante, que serviu de apoio para o vaso de planta. É superfácil de fazer, basta empilhar uma caixa em cima da outra. Aqui, elas foram usadas ao natural, mas também é possível pintá-las com a cor de sua preferência.

2. Lindos vasos de flores feitos com garrafas de vidro

Essa ideia simples e charmosa é uma ótima forma de aproveitar as garrafas de vidro que temos em casa! Para conseguir esse efeito da foto, é preciso pintar as garrafas por dentro. Escolha as cores das tintas e utilize uma seringa para despeja-las dentro das garrafas. Ao aplicar a tinta, fique girando a garrafa para que a pintura cubra direitinho todos os cantos. Em seguida, deixe secar bem, colocando as garrafas de cabeça para baixo por algumas horas e depois para cima. Quando estiverem bem sequinhas, os vasinhos já estarão prontos para decorar sua casa.

3. Garrafas de vidro também podem se transformar em abajur

Outra opção muito legal para reutilizar garrafas de vidro é fazer um abajur superestiloso e personalizado. Existem muitos modelos possíveis de fazer. Esses dois da foto foram criados pela artesã Nanna Duarte. Veja como fazer.

4. Uma caixa organizadora super charmosa

Essa caixa organizadora de flamingos foi feita com uma simples caixa de papelão. Neste exemplo, ela foi usada para guardar potinhos de tinta, mas você pode guardar e organizar diferentes objetos. Para decorar, a artista plástica Dany Martines usou feltro, E.V.A. e fitas coloridas; materiais muito fáceis de encontrar. Aprenda o passo a passo!

5. Um cantinho especial para os vasos de planta

Esse cantinho de plantas foi feito apenas com tábuas de madeira e alguns tijolos. Mais simples impossível! Se você tem tijolos sobrando aí na sua casa e não sabe o que fazer com eles, essa ideia pode te inspirar a reutilizá-los de uma forma supercriativa.

6. Uma ótima forma de organizar os brinquedos dos pequenos

Esse organizador de brinquedos foi feito com cilindros de papelão, mas também pode ser feito com rolos de papel toalha, rolos de papel higiênico, ou até mesmo com latas. A peça funciona como uma mini-estante que serve tanto para organizar, como para expor os brinquedos.

7. Nicho de parede feito com palito de picolé

O palito de picolé é um dos materiais mais bacanas para usar quando se fala em reaproveitamento e reciclagem. São muitas possibilidades diferentes para criar! Aqui, a artesã Karla Amadori usou os palitos para fazer um nicho de parede hexagonal superestiloso. Confira o tutorial!

8. Para decorar e iluminar a casa

Olha que lindas essas lanternas feitas com potes de vidro! Além dos potes, a artesã Leticia utilizou velas e couro para fazer o acabamento. Elas podem ser usadas para fazer belas composições decorativas em diferentes ambientes da casa. Veja como fazer!

9. Cabideiros de PVC

Os canos de PVC também podem ser reaproveitados! Aqui, eles foram presos na parede e foram utilizados como cabideiros. A pintura colorida fez toda a diferença, deixando as peças mais alegres. Essa é uma ótima opção para quem gosta do estilo de decoração industrial.

10. Pneus podem incrementar o jardim

Que tal transformar aquele pneu velho e abandonado em um lindo vaso de plantas? Ele pode deixar seu jardim ainda mais bonito e autêntico! Para copiar este exemplo, basta separar dois pneus velhos de tamanhos diferentes e pintá-los com as cores que você mais gostar. Depois, é só colocar o menor sobre o maior e cortar a parte de cima do pneu pequeno para receber a terra e as plantinhas.

11. Uma nova função para a janela antiga

Olha que bacana esta ideia, a janela antiga virou um espelho com porta-chaves e porta-cartas! Ela se tornou uma peça multifuncional e ainda deu um toque especial para a decoração. A artesã manteve a estética antiga da janela, deixando a peça rústica e cheia de estilo. Quer fazer uma dessa em casa? Veja o passo a passo.

12. Reaproveitando jeans velhos

Sabe aquele jeans velho que você não usa mais? Ele também pode se transformar em peças lindas e decorativas para a sua casa. Aqui, ele foi usado para fazer uma capa de almofada e para forrar a cúpula de um abajur e um vasinho de plantas. O conjunto ficou lindo e deixou a sala supercharmosa. Aprenda como fazer.

13. A câmera analógica pode virar uma luminária

Quem disse que a câmera fotográfica analógica não serve mais nos dias atuais? Mesmo que ela não seja mais usada para tirar fotos, ela pode se transformar em uma luminária super autêntica e cheia de personalidade. Essa ideia é perfeita para quem curte o estilo de decoração vintage e retrô.

14. Rolhas são multifuncionais

Aqui, vemos diversas possibilidades de reaproveitamento de rolhas. Com elas, é possível criar muitos objetos úteis e decorativos. Neste exemplo, ela foi usada como porta copo e porta garrafa, como vasinho de planta, como bandeja e até para decorar um pote de vidro.

15. O caixote de feira que queria ser um móvel

O caixote de feira é um dos objetos mais transformados e reutilizados. Aqui, ele virou uma linda mesinha, com um espaço especial para o vasinho de planta! Ela pode ser usada em diferentes ambientes da casa e é super fácil de fazer. Confira o passo a passo.

16. Não descarte CDs velhos e arranhados

Os CDs também não precisam ir para o lixo, eles podem se transformar nesse lindo móbile com pedras. Essa peça fica especialmente bonita em áreas externas, como varandas, sacadas, quintais e também em janelas. O projeto é superfácil, acompanhe o tutorial.

17. Aquele vinil que você não escuta mais pode virar um relógio decorativo

Esse relógio estilo da Audrey Hepburn foi feito com um vinil antigo. A ideia também é bem simples de fazer e você pode escolher as estampas que desejar para o seu relógio. Outra opção é deixar a estética do vinil aparente e colocar apenas os ponteiros.

18. Até mesmo a caixa de sabão em pó pode ser transformada

Olhando assim, é impossível descobrir que esse porta livros foi feito com uma caixa de sabão em pó, não é mesmo? Para fazer um desses em casa, recorte a caixa do sabão e depois forre com tecido ou papel decorado, você também pode usar o contact. Para dar ainda mais charme para a peça, a artesã optou por colocar detalhes em renda.

19. Decorando a casa para o Natal

Agora, uma ótima dica para decorar a casa para o Natal: um globo de neve artesanal feito em um potinho de vidro! Esse é mais um jeito criativo de reaproveitar potes de vidro. Além de ser superfácil e rápido de fazer, fica lindo demais! E se você quiser usá-lo na decoração o resto do ano, pode optar por outros temas para montar o seu globo. Aprenda como fazer.

20. Um estojo autêntico e reciclado

Latas de biscoitos e de salgadinhos são ótimos objetos para serem reaproveitados, pois permitem muitas possibilidades de artesanato. Nesse exemplo, uma latinha de batata foi usada para fazer um estojo fofo. Confira o passo a passo.

21. Uma ideia criativa para reutilizar as tampinhas

Se você gosta de beber com os amigos, guarde as tampinhas das garrafas, elas podem virar lindas peças decorativas! Aqui, foi feito um quadro com diferentes modelos de tampinhas de cerveja; uma ótima ideia para decorar espaços de convivência, como o cantinho do churrasco, por exemplo.

22. Quem disse que a lâmpada queimada não serve mais para nada?

Também é possível reciclar lâmpadas queimadas. Aqui, a lâmpada foi usada como adereço para esse lindo quadrinho pintado à mão, servindo como um vasinho para as plantas artificiais. Além desta ideia, uma outra opção muito comum de artesanato com lâmpadas é a criação de terrários.

23. Baleiros de garrafa pet

Aqui, temos mais uma ideia simples e muito legal de reciclagem: um baleiro feito com garrafa pet! Ele pode ser usado em casa, para guardar e expor doces ou até mesmo na decoração de mesas de festas. Quer aprender como fazer? Veja o tutorial.

24. Um lindo móvel para a cozinha

Essa estante com prateleiras e ganchinhos foi feita com pallets. Nesse exemplo, ela foi usada para decorar a cozinha e expor canecas e xícaras. Repare que ela também têm ganchinhos nas laterais, que podem ser usados para pendurar panos de prato, aventais e outros objetos. Não ficou incrível? Aprenda como fazer.

25. Depois de curtir um bom vinho, guarde a garrafa

Depois de uma comemoração com os amigos ou daquela noite romântica, a garrafa de vinho pode ganhar uma nova utilidade. Uma ideia muito criativa e autêntica é fazer esse lindo sino dos ventos para incrementar a decoração de varandas e áreas externas. Destaque especial para a colher, que também foi reaproveitada como um dos pendentes da peça.

26. A TV antiga virou um jardim moderno

Hoje em dia ninguém mais usa TVs de tubo, não é mesmo? Então, se você tem uma dessas em casa e estava pensando em descartá-la, se inspire nessa ideia e reutilize a carcaça do aparelho. Uma das possibilidades é criar um jardim com as suas plantas preferidas, o da foto foi feito com cactos.

27. De caixa de pasta de dente a porta lápis

As embalagens de produtos são umas das maiores responsáveis pelo grande volume de lixo que geramos. Portanto, a reciclagem é fundamental! Aqui, foi a vez da caixa de pasta de dente se transformar em um porta lápis. Confira o passo a passo.

28. Um calendário diferente

Uma das coisas mais legais da reciclagem é a criatividade na criação dos novos objetos. Nesse exemplo, temos um calendário superlegal e autêntico feito com materiais recicláveis. Cada lado do cubo tem um número, para você organizar de acordo com a data. E nos retângulos, você seleciona o mês e o dia da semana. Veja o tutorial.

29. Puff nunca é demais

Esses puffs lindos foram feitos com pneus! Pode até parecer difícil, mas é um projeto simples de fazer. Os materiais usados foram, basicamente, dois: uma corda, para fazer o acabamento da base; e um tecido estampado, para fazer o assento. Ficou incrível, né?

30. As garrafas pet viraram potinhos sorridentes

Olha que gracinha esses potinhos decorados! Eles foram feitos com garrafa pet e crochê! Esses conjunto é tão fofo que ficaria perfeito em quartinhos de bebês e crianças. Pode ser usado para guardar algodão, lencinhos, fraldas, roupinhas e até mesmo brinquedos pequenos.

31. Para deixar os lenços de papel sempre à mão

Esse porta lenço foi feito com uma latinha de achocolatado. É uma ideia muito legal para deixar os lenços acessíveis e ainda decorar os ambientes. Você também pode usar como porta guardanapo ou papel higiênico. Aprenda como fazer.

32. Imãs com mensagens

Se você é daquelas pessoas que adoram encher a geladeira de imãs, essa ideia é perfeita para você! Ao invés de sair comprando um bando de imãs, faça você mesmo os seus reutilizando tampinhas de plástico. Aqui, elas ainda foram pintadas com tinta lousa, para escrever mensagens. Veja o passo a passo.

33. Uma árvore de Natal sustentável

Aqui, temos mais uma ideia de peça decorativa natalina: uma árvore de Natal feita com páginas de revistas e jornais. Um projeto de reciclagem supersimples e encantador!

34. Tudo natural e orgânico

O lixo orgânico também pode e deve ser reaproveitado. Neste exemplo, as cascas de coco viraram um vaso natural para as plantinhas! Ficou lindo, né?

35. Um flamingo para guardar os controles remotos

Flamingos estão super na moda, existem muitos enfeites e estampas com esse desenho. Aproveitando essa tendência, que tal aprender a fazer esse porta controle remoto? Ele foi feito apenas com uma garrafa de sabão líquido. Confira o passo a passo.

36. Renove e reutilize uma gaveta antiga

Tem uma gaveta velha perdida em casa e não sabe o que fazer com ela? Você pode transformá-la em uma peça superútil para a sua casa. Aqui, ela virou um nicho de parede com ganchinhos para organizar bijuterias e esmaltes. Uma ideia muito criativa e funcional! Acompanhe o tutorial.

37. Quem disse que um violão quebrado não serve mais para nada?

Até mesmo um violão quebrado pode ser reaproveitado. Aqui, ele virou uma espécie de estante com prateleiras para expor objetos decorativos. É uma excelente ideia para decorar a casa, principalmente se os moradores forem músicos ou gostarem de música.

38. Porta talheres de mesa

Olha que ideia bacana para decorar e organizar a mesa de jantar! Esse porta-talheres é superprático e deixa tudo bem acessível durante as refeições. Ele foi feito com latas, placa de madeira e alça de couro. As latas foram presas na placa com pregos, formando uma peça única. Mas, se você não quiser prender as latinhas, pode deixá-las soltas na mesa, que também fica lindo.

39. Luminária com colheres de plástico

Aposto que você nunca imaginou que dá para fazer uma luminária com simples colheres de plástico, não é mesmo? Mas saiba que com criatividade e vontade de reciclar, tudo é possível! Confira o passo a passo!

40. Para deixar a cozinha bem organizada

Esse organizador de cozinha foi feito com vários materiais recicláveis: uma bandeja antiga de madeira, uma latinha de molho e um gancho de fichário. Ficou incrível e superfuncional! Veja como fazer.

41. Aproveite aquela cadeira velha e quebrada

Um cadeira velha e quebrada pode virar um suporte para pendurar vasos de planta. Legal, né? E para dar ainda mais charme para a peça, ela foi revestida com tecido de chita.

42. Luminária colorida e divertida

Essa luminária colorida foi feita com rolos de papel! É muito fácil de fazer, basta furar os rolos e depois revesti-los com papel manteiga de diferentes cores. Depois, prenda os rolos no fio com as lâmpadas. O efeito fica muito divertido e também pode ser usado na decoração de festas.

43. Potes de vidro podem virar até porta retrato

Os potes de vidro são muito versáteis e permitem criar uma grande variedade de peças criativas e originais. O porta-retrato é uma dessas ideias diferentes e fica lindo! Além dessa versão mais simples, você também pode decorar o interior do pote com pedrinhas, miçangas e até líquidos coloridos. Confira o tutorial.

44. Para plantar uma hortinha caseira

Olha aí mais uma opção de reciclagem de latinhas de alimentos. Neste exemplo, elas viraram lindos cachepots para plantar temperos e ervas caseiras. O interessante dessa ideia é que as latinhas foram presas em uma placa de madeira, que fica pendurada na parede, virando uma espécie de quadro. Veja como fazer.

45. A mala velha deu lugar para um aparador cheio de estilo

Uma mala antiga pode ser transformada em um lindo e estiloso aparador. Essa peça é legal, porque além de bonita, também funciona como um baú. Assim, você pode aproveitar o espaço dentro dela para guardar itens que não quer expor.

46. Um porta copo colorido e felpudo

Adivinha como esse porta copo fofíssimo foi feito; apenas com um CD forrado com tecido e pompons! É muito fácil de fazer, basta escolher o tecido desejado e forrar um CD que você não usa mais. Depois, é só colar os pompons em cima. Lembrando que você também pode fazer os pompons em casa.

47. Mini-estante de caixotes

Estantes são sempre úteis em casa, tanto para organizar, quanto para decorar. Então, que tal ter uma estante reciclada e sustentável? Essa foi feita com caixotes de feira empilhados, onde cada um ganhou uma cor diferente. Veja o passo a passo.

48. Potes de mantimentos personalizados

Aqui, latas de leite foram transformadas em potes de mantimentos com tampa e tudo! Uma ideia supersimples e muito charmosa para guardar os alimentos na cozinha. Aprenda como fazer.

49. Resgatando a roda de uma bicicleta quebrada

Se você tem uma bicicleta quebrada em casa que não tem mais jeito, que tal reaproveitar as rodas para fazer lindas peças decorativas? Aqui, a roda recebeu uma pintura e foi decorada com flores. O efeito dela na parede ficou muito parecido com uma mandala.

50. Uma porta que organiza utensílios de cozinha

Se você decidiu trocar as portas da sua casa recentemente e não sabe o que fazer com as antigas, olha aí essa ideia inspiradora! Depois de uma bela pintura e alguns ganchos, ela ficou perfeita para organizar e expor os utensílios de cozinha mais usados no dia a dia. Tem ideia mais criativa que essa?

51. Um unicórnio brilhante

Olha que graça esse quadrinho de unicórnio! Ele foi feito com E.V.A. e pedaços de CDs cortados. Se você ama unicórnios e gostou da ideia, confira o passo a passo.

52. Forme letras com rolhas

As rolhas também podem ser usadas para formar letras. Fica bem legal para usar na decoração de festas ou até mesmo para decorar a casa com a inicial do seu nome. Aprenda a fazer.

53. Velas artesanais em latinhas decoradas

Você também pode usar as latinhas para fazer velas artesanais lindas e perfumadas. Aqui, até a latinha de atum foi reaproveitada e todas foram decoradas com belas pinturas artesanais.

54. Mais uma ideia original para decorar e iluminar

O que fazer com uma garrafa de vidro, um pedaço de madeira e um pisca-pisca? Uma luminária, é claro! Assim, você reaproveita a garrafa e ainda prolonga a vida útil do pisca-pisca, que normalmente só é usado no Natal.

55. Bolsinha fofa para as crianças

Essa bolsinha infantil foi feita com uma caixa de papelão de torradas. Que tal presentear sua pequena com uma dessas? É muito importante trabalhar esse tipo de arte com as crianças, para que elas entendam a importância da reciclagem. Acompanhe o tutorial.

56. Maçãs de garrafa pet

Esse trabalho encantador feito com garrafas pet pode ser uma ótima ideia para decorar festas e eventos temáticos. Também pode ser usado para dar de lembrancinha ou, até mesmo, usar como item decorativo na casa. Aprenda a fazer.

57. Um quadro especial de fitas cassete

Atualmente, ninguém mais escuta fita cassete, mas não é por isso que elas precisam ser descartadas. Nessa ideia superoriginal, as fitas foram pintadas à mão e viraram um lindo quadrinho.

58. Dê uma cara nova para o telefone antigo

Com certeza você se lembra desse telefone antigo, não é mesmo? Mesmo que não tenha vivido na época em que ele era usado, as vovós costumam tê-lo em casa. E quem disse que ele merece ir para o lixo ou ficar guardado no armário? Com uma simples pintura, você o transforma em uma linda peça decorativa vintage com toque moderno.

59. Uma guirlanda de Natal totalmente reciclável

Você não precisa comprar vários enfeites natalinos para a sua casa, basta se inspirar e fazer os seus! Essa guirlanda, por exemplo, foi feita com rolos de papel higiênico. Veja como fazer.

60. Mais personalidade para os potes de sorvete

Todo mundo tem pote de sorvete em casa. Então, ao invés de usá-los só para guardar feijão, que tal aproveitar para fazer organizadores? Os potes de margarina também podem ser aproveitados para essa mesma função. Confira o tutorial.

Gostou das nossas dicas? Esses exemplos mostram que não precisamos gastar muito para ter uma decoração linda e funcional. Se você possui uma grande quantidade de objetos que estava pensando em descartar, solte a imaginação e transforme-os em peças úteis para a sua casa. Objetos reciclados podem dar mais personalidade para o seu lar e você ainda estará contribuindo com o meio ambiente. Inspire-se, crie e recicle!

PARA VOCÊ