8 dicas e receitas caseiras para tirar o cheiro de cachorro de casa

Escrito por Carolina Franco

Foto: iStock

Eles são fofos, alegram qualquer ambiente e tornam-se grandes companhias dentro de casa, os cachorros são mais que bichos de estimação. Quem tem um cão dentro de casa é sempre apaixonado pelo bichinho. Mas nem tudo são flores. Sim, ter um cachorro exige uma série de cuidados, com ele e também com a sua casa.

As raças maiores podem gerar odores diferentes e mais fortes, os cães de pequeno porte são mais fáceis de controlar. Alguns animais acabam fazendo xixi dentro de casa, em lugares próprios ou, por um descuido, no tapete – faz parte da vida dos cães e é normal acontecer. Os banhos nos bichinhos devem ser frequentes, mas não em exagero. Eles também precisam viver com a proteção natural do corpo.

Se o cheiro do seu cão está mais forte naquela semana, se você vai receber visitas ou aconteceu aquela acidente inesperado, existem diversas receitinhas caseiras que podem ter ajudar a solucionar esses problemas, normais e frequentes na vida de quem tem cachorro em casa.

Dá para suavizar o cheiro deixado pelo seu cãozinho no sofá, tapetes e nas roupas de cama. Também existem boas dicas para eliminar o cheiro de xixi e o mais importante: soluções para te ajudar na hora de educar seu cachorro e manter os objetos dele sempre limpos. Esses cuidados são essenciais para manter sua casa em harmonia com o seu bichinho. Confira 8 receitas que irão te ajudar!

1. Como tirar o cheiro de xixi de cachorro

Foto: iStock

Foto: iStock

Com ingredientes simples, que você usa em casa, dá para criar três receitas para tirar o cheiro de xixi do seu cachorro de casa.

A mistura de suco de limão com água e bicarbonato de sódio pode ser uma ótima solução. Encha um balde com água, coloque um ou dois limões espremidos e duas colheres de sopa de bicarbonato. Depois de limpar o ambiente, passe um pouco da mistura.

Vinagre branco com maisena também é outro truque que funciona bem. Misture os ingredientes, aplique sobre a região e deixe agir por 3 horas. Remova após este período. Mais uma boa com vinagre branco: misture com um pouco de álcool, esfregue a mistura no chão e deixe secar naturalmente. Depois, com a ajuda de um pano passe desinfetante e álcool diluídos na água.

Cuidado com as quantidades, não exagere. Não esqueça de deixar o seu bichinho fora do local que será limpo com as receitas caseiras.

2. Como tirar o cheiro de cachorro do tapete e sofás

Foto: iStock

Foto: iStock

É difícil manter o bichinho fora de casa, longe do sofá, dos tapetes e da cama. Ninguém resiste ao charme de um cachorro pedindo carinho, abrigo e atenção, mas mantê-los dentro de casa pode deixar um odor mais forte e indesejado. Use uma mistura caseira pra suavizar o cheiro.

Antes de passar a solução, é importante deixar o local limpo e livre de pelos. Você vai precisar de 1 litro de água, meio copo de vinagre branco (de álcool), 1 colher de sopa (bem cheia) de bicarbonato de sódio, ¼ de copo de álcool líquido e 1 colher de sopa de amaciante para roupas. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nos locais afetados. A solução também pode ser usada em roupas.

3. Vinagre de maçã para lavar roupas de cama

Foto: iStock

Foto: iStock

Quer deixar suas roupas de cama mais cheirosas e garantir que o cheiro do seu bichinho será 100% eliminado na lavagem? Use vinagre de maça nas lavagens, o produto é um excelente aliado na remoção de odores.

Para sua mistura você vai precisar de: 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 4 colheres (sopa) de água. Se você lavar as roupas à mão, acrescente a mistura ao último enxágue. Na máquina de lavar roupas, coloque a solução no reservatório de amaciante.

4. Repelente caseiro para o cão não fazer necessidades em lugar errado

Foto: iStock

Foto: iStock

Você pode investir em alguns métodos para garantir que seu cãozinho faça xixi em apenas um local. Uma outra receita simples e barata pode te ajudar na tarefa: você vai precisar de 1 litro de álcool, duas colheres (sopa) de creme a base de cânfora e 100 ml de essência de citronela.

Em um recipiente limpo, coloque o álcool, a essência de citronela e, por último, o creme de cânfora. Em seguida, mexa bem para que os ingredientes se misturem. Lembre-se que a cânfora não vai diluir, não se preocupe, isso não interfere no resultado final. Depois de mexer, coloque o repelente em um borrifador e espalhe nos locais onde o seu cachorro costuma fazer xixi, mas que não são os locais que você gostaria que ele usasse. A solução pode ser usada em cerâmica, estofados, alumínio, plásticos e até em madeira. Não faz mal à saúde do animal e nem do dono.

5. Aromatizador caseiro para tirar cheiro de cachorro

Foto: iStock

Foto: iStock

Que deixar um cheirinho agradável no ar e suavizar o odor deixado pelo seu cachorro nos ambientes? Temos uma boa receita pra aromatizador de ambientes caseiro. Separe 1 litro de água, 1/4 de um copo de álcool, uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 1/2 copo de vinagre  e uma colher (sopa) de aromatizador, que pode ser encontrado em farmácias de manipulação. Misture a solução em um recipiente separado, e depois coloque em um vidro aberto com alguns palitos próprios para aromatizador. Troque a posição dos palitos diariamente, assim o cheiro se espalha com facilidade pelo ambiente.

6. Mais uma receitinha de vó para limpar urina de cachorro

Foto: iStock

Foto: iStock

Você também pode usar outras dicas para limpar o xixi do seu cachorro, o sal é uma boa opção na limpeza de ambientes com fortes odores.

Veja como usar: remova o xixi com papel toalha ou pano de chão, lave com água limpa, puxe com um rodo, aplique 1 ou 2 xícaras de sal fino de cozinha no piso molhado, em toda área onde ficam os animais e onde eles fazem xixi – espalhe com a ajuda de uma vassoura, como se estivesse esfregando e deixe agir por 20 minutos. Depois, remova o sal lavando o piso com água e detergente. Se quiser, finalize secando com pano molhado em algo perfumado: desinfetante ou óleo de eucalipto.

7.  Como eliminar o cheiro de cachorro molhado

Foto: iStock

Foto: iStock

Para evitar o forte e indesejado odor de pelo molhado, a melhor solução é secar muito bem seu animal sempre que ele tiver contato com água. Pode ser depois do banho, chuva ou qualquer outra situação. O que causa o mau cheiro nos animais são as bactérias que se alimentam dos óleos naturais da pele do seu cão. Então, a melhor solução é manter seu bichinho sempre seco, limpo e cheiroso.

Se isso nem sempre for possível, você também pode fazer uma misturinha com 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre branco, 1/4 de álccol e 1 colher de sopa de amaciante de roupas. Aplique com o auxílio de um borrifador na área que seu cachorro esteve.

8. Como limpar os acessórios do cão

Foto: iStock

Foto: iStock

Antes de lavar tecidos do animal, tire todos os pelos das peças. Lave todas as capas e panos do cachorro pelo menos uma vez na semana e utilize sabão neutro e não use amaciante – o produto pode irritar a pele do seu bichinho.

Os itens de plásticos, potes de comida e brinquedos devem ser limpos com água corrente, de preferência quente, e com detergente líquido neutro biodegradável. Para limpar a casinha (se for de tecido) ou cama do animal, borrife a receita ensinada para tirar cheiro de cachorro de tapetes e sofás, pelo menos uma vez na semana e, se possível, coloque ao sol. É importante secar todos os itens lavados com bastante cuidado, vestígios de humidade podem trazer mau cheiro.

Com dicas simples, baratas e rápidas, você pode manter sua casa livre de odores indesejados, e garantir a boa convivência com o seu animal de estimação.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS