Decoração provençal: aprenda a incorporar esse estilo na sua casa

Escrito por Mariana Bianchini

Foto: iStock

A decoração provençal surgiu no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI. Nessa época, os camponeses buscavam aproximar a decoração de suas casas às decorações existentes nos palácios franceses e não sabiam que suas tentativas resultariam em um estilo único e particular que seria perpetuado ao longo dos anos.

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e por esse motivo possui características singulares. Sua vertente romântica é marcada pela presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves, já o lado rústico se apresenta em forma de madeira e de móveis envelhecidos, enquanto a sofisticação pode ser observada nos espelhos e nos lustres, por exemplo.

Para incorporar essa decoração em sua casa é preciso cuidado, pois suas particularidades fazem da decoração provençal um estilo que se destaca e chama a atenção. Certifique-se de que os cômodo com características provençais conversem entre si e com o restante da casa e também não se esqueça de balancear os móveis e os objetos de decoração de modo a criar um ambiente harmônico e sem exageros.

Quais elementos compõem uma decoração provençal?

Foto: iStock

O estilo de decoração provençal pode ser facilmente identificado em um ambiente se prestarmos atenção em seus elementos. Os itens que compõem esse estilo são muito importantes para caracterizá-lo e se combinam para formar decorações provençais.

Móveis antigos são essenciais

Foto: iStock

Primeiramente, é importante saber que os móveis antigos são parte importante das decorações provençais, já que o estilo provençal surgiu há muito séculos. Os móveis usados na época são o que hoje consideramos móveis antigos, então devem aparecer em cômodos com decoração provençal.

O arquiteto e designer de interiores Avner Posner aponta que “móveis antigos, com pintura pátina, tons claros e com bastante detalhes em marcenaria trazem a sensação de aconchego e delicadeza nos pequenos detalhes.”

Esse elemento pode ser incorporado de vários formas: é possível repaginar um móvel velho, dando a ele um aspecto retrô, é possível comprar um móvel novo inspirado em modelos antigos, e é possível também envelhecer um móvel novo.

Cores: os tons pastel estão presentes

Foto: iStock

A decoração provençal tem a leveza como característica, então, dessa forma, não faz uso de cores muito fortes e escuras. Os tons pastel são marcados pela suavidade e pela delicadeza e estão sempre presentes em decorações provençais.

Essas tonalidades trazem à tona duas das vertentes do estilo provençal combinadas: o romantismo e a elegância.

Flores trazendo romantismo

Foto: iStock

Precisamos lembrar que a decoração provençal surgiu dentro das casas de camponeses. Essas pessoas viviam no campo, cercadas de elementos naturais, como as flores, por exemplo. As flores eram itens de fácil acesso aos camponeses e por isso estavam sempre presentes em seus lares.

O estilo provençal, então, incorpora as flores com a intenção de adicionar delicadeza e romantismo à decoração. Posner diz também que as flores podem ser incorporadas de outras formas na decoração provençal “através do uso de papéis de parede, quadros com imagens de flores, revestimentos nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas.”

Toile de Jouy: estampa clássica provençal

Foto: iStock

Toile de Jouy é um estilo de estampas que surgiu no século XVIII e faz parte da decoração provençal. Essas estampas possuem o fundo branco com desenhos que retratam a vida campestre em vermelho, azul ou preto e são uma ótima escolha para intensificar a presença desse tipo de decoração no ambiente. De acordo com o arquiteto Avner Posner, a Toile de Jouy é normalmente estampada em papéis de parede ou em tecidos como linho e algodão.

As listras também aparecem na decoração

Foto: iStock

As listras também aparecem na decoração provençal, ainda que não sejam um elemento essencial. Elas podem ser combinadas com os tons pasteis ou com os elementos, por exemplo, colaborando para um ambiente delicado e romântico.

“As listras aparecem complementando as estampas, fazendo um composê com as cores e trazendo um aspecto decorativo para o ambiente”, aponta Posner.

Lustres e pendentes

Foto: iStock

Os lustres e pendentes são objetos muito associados aos palácios franceses e por isso se fazem sempre presentes no estilo provençal. São itens elegantes e sofisticados para decorar quartos e salas e além disso, colaboram para ambientes claros e iluminados.

Espelhos são bem-vindos

Foto: iStock

Os espelhos são objetos muito presentes e muito úteis em nosso dia a dia e são bem-vindos nas decorações provençais. Para incorporarmos esses objetos no estilo provençal é necessário prestar atenção em suas molduras.

Com molduras mais delicadas, incorporamos a vertente romântica, com molduras envelhecidas, incorporamos o rústico e com molduras clássicas, o sofisticado se faz presente.

Chalk Paint: a tinta a base de gesso em pó

Foto: Reprodução / Bird and the Bee

A Chalk Paint é um tinta para decoração feita a base de água e que tem o gesso em pó ou giz como principal componente. Ela é versátil e pinta todo tipo de superfície e material. Essa tinta possui uma ampla gama de cores e está diretamente relacionada a tons pasteis e a aspectos vintage.

Além disso, a Chalk Paint traz o efeito desgastado e rústico de forma simples e por isso é muito usada em decorações provençais.

Decoração provençal em casa

Foto: Reprodução / Turnkey Interior Styling

A decoração provençal tem se feito cada vez mais presente nos lares de pessoas ao redor do mundo, indo muito além da França. Cada lugar incorpora os elementos usados em Provença e os combina com elementos próprios.

Esse estilo decorativo tem sido usado em diferentes cômodos da casa respeitando suas particularidades, então, confira dicas de como aderir o estilo provençal em sua residência e como aplicá-lo em quartos, salas e banheiros.

Como aplicar o estilo provençal na sala

Foto: iStock

A sala é o ambiente da casa em que a família se reúne e é também um lugar em que normalmente recebemos as visitas, por isso é importante investir na decoração desse cômodo.

Para aderir ao estilo provençal na sala, faça uso de móveis antigos, repaginados e com aspecto vintage. Opte por móveis de madeira, naturais ou pintados. Lembre-se de escolher também móveis em tons claros. O sofá, por exemplo, se for um móvel em tom pastel, pode ser combinado com almofadas estampadas (quem sabe com estampas florais, para dar um ar romântico ao ambiente?).

A delicadeza e o romantismo podem aparecer nas almofadas, nas cortinas ou nos papeis de parede através de estampas florais ou estampas listradas. As flores e outras plantas podem ser usadas como enfeites de mesa de centro ou também como decoração nos cantos da parede, ressaltando o aspecto romântico da decoração.

Esse cômodo é o ambiente perfeito para colocar um lustre no teto sem medo de exagerar. Os lustres são elementos muito marcantes no estilo provençal e combinam com as salas, de estar ou de televisão. Além disso, é possível aplicar o estilo provençal através de espelhos e molduras nas salas também.

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Como decorar quartos com estilo provençal

Foto: iStock

Assim como a sala, o estilo provençal também pode ser aplicado nos quartos através de lustres, espelhos, móveis de madeira, arranjos de flores, papeis de parede e almofadas. Esses itens são peças chave para transformar um quarto normal em um quarto provençal sem muito esforço.

Rosa claro, amarelo claro, azul claro, bege e branco são cores ideias tanto para as paredes quanto para os objetos de decoração do quarto. Lembre-se que a delicadeza e a suavidade são características importantes desse estilo.

Um item que pode fazer toda a diferença na decoração provençal é a cabeceira de cama. Ela pode ser comprada separadamente e dependendo do modelo pode dar um aspecto clássico ao ambiente.

Explore as estampas florais nas roupas de cama, nas cortinas e até mesmo nas próprias paredes, escolha com cuidado os espelhos do quarto para não fugir da tendência e defina se os móveis serão sofisticados ou rústicos.

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Decoração provençal usada também nos banheiros

Foto: iStock

A decoração provençal também pode ser usada nos banheiros. Alguns ambientes podem pedir por um papel de parede floral ou listrado, por exemplo, mas com ou sem papel de parede, os vasos de flor na decoração das bancadas são quase sempre uma boa escolha para aplicar o estilo provençal nos banheiros.

Além disso, a escolha da moldura do espelho é importante para estabelecer esse estilo. Molduras de madeira, molduras clássicas, molduras brancas e molduras com ornamentos são opções provençais. Quadros decorativos com molduras também podem ser adicionados ao ambiente.

A escolha da bancada também faz diferença. Lembre-se de não optar por uma bancada muito moderna e descolada já que a intenção é decorar um banheiro de forma clássica ou rústica.

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Quarto de bebê com estilo provençal

Foto: iStock

A opção mais óbvia para decorar um quarto de bebê dentro do estilo provençal é ir pelo caminho romântico e por isso pode-se pensar que esse estilo é voltado para quartos femininos, mas isso não é verdade. Os quartos de bebê pedem por decorações em tons pasteis, como rosa, azul e amarelo, ou em branco e essas cores podem ser exploradas criando ambientes românticos, clássicos ou rústicos de acordo com a intenção dos pais da criança tanto para meninos quanto para meninas.

Os móveis de madeira são uma boa opção para se manter dentro do estilo e você pode escolher berços marrons ou brancos e que não fujam da linha clássica.

Decore o quarto com molduras, brinquedos, caixas e outros itens que sejam leves e delicados. As almofadas e as cortinas podem ser simples e claras ou também podem ter estampas com flores ou listras.

Os lustres e espelhos também são itens que podem fazer parte de quartos de bebê para colaborar com o estilo provençal e sem fugir do lúdico e do alegre, aspectos importantes para um quarto infantil.

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: Reprodução / MR18 Arquitetura

Foto: Reprodução / Betsy

Foto: iStock

Decoração provençal em festas

Foto: iStock

O estilo provençal não aparece apenas em cômodos de casas, ele pode ser utilizado também na decoração de festas. As festas de aniversário tem incorporado elementos bucólicos, rústicos e delicados, enquanto os casamentos fazem uso principalmente de elementos mais sofisticados para criar festas dignas de contos de fada.

Festas infantis com decoração provençal

Foto: iStock

Os tons claros e delicados estão quase sempre presentes nas festas de aniversário infantis e por isso o estilo provençal tem sido incorporado nesses eventos. Ele aparece nos doces coloridos, nos aparadores de comida clássicos, nas decorações de mesa e nos móveis de madeira.

Arranjos de flores devem ser colocados como enfeites das mesas de comida e como enfeites de centro de mesa também. As flores também podem aparecer nas toalhas e em outros detalhes da decoração.

O bolo estilo naked cake é uma boa opção para reafirmar as características bucólicas da decoração.

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: Reprodução / Festivity DF

Foto: iStock

Festas de casamento com decoração provençal

Foto: iStock

Grande parte das pessoas que pensam em se casar sonham com uma festa no estilo dos contos de fada e a decoração provençal consegue tornar esse sonho realidade.

Belíssimos arranjos de flores devem decorar toda a festa, principalmente os centros das mesas, deixando o ambiente romântico e elegante. As mesas também devem ser decoradas com toalhas sofisticadas e em tons claros e com copos, pratos e talheres que reflitam a elegância e o estilo clássico da decoração.

Cortinas, cadeiras, lustres e velas são elementos que também podem ser incorporados na decoração de estilo provençal.

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

Foto: iStock

50 ambientes com decoração provençal para se inspirar

Antes de começar a decorar é preciso inspiração. Observe com calma as imagens separadas como referência de decoração provençal, perceba os detalhes de cada ambiente e identifique os elementos mencionados. Dessa forma, você poderá analisar quais itens, objetos ou características podem se adequar à sua casa.

1. Misturando o campestre com o sofisticado

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Neste ambiente, podemos observar a combinação de elementos que variam entre rústico e sofisticado e essa é uma característica importante do estilo provençal. O armário azul, as cadeiras de madeira, o pequeno arranjo de flor e a cortina são responsáveis pelo aspecto campestre do ambiente enquanto o sofisticado é marcado pelo lustre.

2. Investindo no rosa com branco

Foto: Reprodução / Angela Pinheiro

Usar o rosa para quartos de menina é uma boa opção para ressaltar a vertente romântica do estilo provençal. A penteadeira e o baú possuem as características vintage que o estilo pede, o lustre ressalta a elegância e o romântico fica por conta dos detalhes, como a cortina, as almofadas, o abajur e as flores na penteadeira.

3. A presença do rústico

Foto: Reprodução / Carro de Mola

A parede de tijolinhos e os móveis de madeira afirmam a presença marcante do rústico no ambiente, reforçado também pelos enfeites de mesa e pelas louças em cima do armário. Alguns pequenos detalhes como o lustre, o quadro e as velas trazem um aspecto clássico.

4. Cantinho romântico e feminino

Foto: Reprodução / Jessyca Hervilla

As flores estão presentes em quatro pontos diferentes na decoração: no papel de parede, nos pendentes, nas almofadas e no arranjo entre as duas penteadeiras e por isso a característica principal desse cômodo é o romântico e delicado. Os móveis antigos e clássicos, as molduras e o rosa também colaboram com esses aspectos.

5. Quarto de casal clássico e elegante

Foto: Reprodução / Composê da Mari

Os elementos desse cômodo trazem a elegância como característica básica do ambiente. A cabeceira da cama, o sofá, o criado-mudo, a penteadeira, o espelho e a bandeja são os itens que mais se destacam e colaboram para o estilo clássico do quarto.

6. O clássico e o rústico presentes no quarto de bebê

Foto: Reprodução / Espaco Provence

Nesse quarto de bebê, as principais características do estilo provençal estão presentes. Os detalhes de madeira dos móveis e a cortina marcam o rústico e o campestre, enquanto o mosquiteiro e os objetos menores como o espelho e o abajur destacam o clássico e também o romântico.

7. O estilo provençal presente em um cantinho de maquiagem

Foto: Reprodução / Espaco Provence

Um espaço como este é principalmente usado como cantinho de maquiagem ou de estudo e foi decorado de forma clássica e romântica dentro do estilo provençal. A cadeira com estampa Toile de Jouy ganha destaque diante da predominância do branco no cômodo.

8. A importância da moldura do espelho

Foto: Reprodução / Mara Rocha Decoração

A moldura do espelho faz toda a diferença na hora de decorar um cômodo dentro do estilo provençal. Ela precisa ser clássica, com aspectos vintage ou retrô, colaborando com a sensação de decoração antiga e sofisticada que o ambiente deve possuir. Escolha a cor que melhor combinar com o restante do cômodo.

9. Os móveis antigos

Foto: Reprodução / Espaco Provence

Os móveis antigos, repaginados ou vintages precisam estar de alguma forma presentes no cômodo para construir uma decoração provençal. A dica é apostar em espelhos, armários e penteadeiras com esses aspectos para destacar o clássico e o bucólico no ambiente.

10. Apostando em tons pastel no quarto

Foto: Reprodução / Espaco Provence

Os tons pastel são a escolha adequada tanto para pintar as paredes quanto para a decoração de ambientes provençais. A combinação de branco, azul e amarelo entra em harmonia com os móveis clássicos do quarto criando um cômodo elegante e coerente.

11. Cama com dossel

Foto: Reprodução / Loja Dom Mascate

Chamamos essas cortinas ao redor da cama de dossel e essa peça, combinada com o lustre, traz características clássica, elegante e provençal a um ambiente simples. As plantas presentes na decoração são responsáveis pelo toque rústico do cômodo.

12. Cozinha e sala de jantar provençais

Foto: Reprodução / Espaco Provence

Os elementos clássicos desse cômodo são muito bem combinados para transformar o ambiente em uma cozinha elegante, fina e sofisticada. A porta, os armários, as cadeiras, os enfeite de mesa e até mesmo o gesso no teto da cozinha entram em harmonia, criando um espaço definitivamente provençal.

13. Sala de jantar campestre

Foto: Reprodução / Espaco Provence

Os móveis de madeira são uma boa escolha para ambientes em que se busca o estilo rústico, como na imagem acima. As flores e plantas estão presentes no quadro, na estampa das cadeiras e nos arranjos e garantem o delicado e o romântico do ambiente, enquanto os armários e os detalhes de alguns móveis trazem o clássico ao cômodo.

14. Atenção à cabeceira da cama

Foto: Reprodução / Yanaina Mella

Observe esse ambiente. A parede de tijolinhos de madeira e o arranjo de flor do lado esquerdo são elementos que colaboram com o estilo rústico do cômodo, mas é a cabeceira da cama, com alguns simples detalhes ornamentais, que garante a decoração provençal do quarto.

15. Um cantinho decorativo

Foto: Reprodução / Loja Dom Mascate

O principal objetivo desse cantinho é contribuir para a decoração do cômodo e ele cumpre com sua intenção pois além de tudo colabora com o estilo provençal desejado. A cadeira antiga combinada com as hortênsias e com a planta pendurada trazem um ar campestre ao espaço.

16. Festa de 15 anos provençal

Foto: Reprodução / Fantasy Eventos

Não são só festas infantis e festas de casamento que podem usar os elementos provençais para decorar, as festas de debutante também podem. Nessa imagem, os doces foram dispostos em bandejas douradas que trazem muita elegância e sofisticação para a festa, enquanto os arranjos de flor destacam o romantismo da ocasião.

17. Papel de parede no banheiro

Foto: Reprodução / Loja Dom Mascate

Os papeis de parede podem ser utilizados também nos banheiros em algumas situações. Na imagem, o papel de parede entra em harmonia com a moldura do espelho e com a torneira da pia criando um ambiente extremamente clássico e elegante.

18. Sala de estar provençal

Foto: Reprodução / Secrets de Famille

Esse ambiente é ao mesmo tempo uma sala de jantar e uma sala de estar e combina diversos elementos diferentes, o que poderia levar ao exagero, mas a decoração se dispõe de forma equilibrada e harmônica. Os móveis antigos, as plantas, o lustre e outros objetos decorativos reafirmam o estilo provençal.

19. Sala de jantar provençal

Foto: Reprodução / Secrets de Famille

Os móveis de madeira com aspecto retrô trazem a simplicidade para o ambiente ao mesmo tempo que o lustre traz elegância de forma balanceada. Objetos como o vaso de flor, as molduras e os outros itens dispostos sobre os móveis colaboram com o estilo provençal.

20. Armário com detalhes provençais

Foto: Reprodução / Secrets de Famille

Esse armário, disposto ao lado de uma cama com cabeceira rústica e ao mesmo tempo clássica, possui um aspecto antigo e foi decorado com um vaso de flor e com um abajur que combinados caracterizam esse cômodo dentro do estilo provençal.

21. Fugindo dos tons claros

Foto: Reprodução / Secrets de Famille

A decoração dessa sala de estar fugiu dos tons claros normalmente usados na decoração provençal, porém os móveis e objetos antigos e também as estampas Toile de Jouy usadas nas cadeiras e na cortina são responsáveis por garantir a presença do estilo provençal dentro deste ambiente.

22. Elementos campestres em festa infantil

Foto: Reprodução / Festivity DF

Nessa festa infantil, elementos do campo como os enfeites de flores e os enfeites de passarinhos foram incorporados e transformaram o ambiente, trazendo delicadeza e simplicidade. Toda a decoração foi pautada em tons pastel de rosa, verde e azul.

23. Combinando elementos clássicos e rústicos em um quarto

Foto: Reprodução / Secrets de Famille

A decoração desse quarto optou por harmonizar elementos elegantes como o dossel da cama, os espelhos, os pendentes e o lustre com elementos mais simples como os baús, as flores e a cama, combinando, dessa forma, duas características muito importantes do estilo provençal.

24. Quarto simples, mas ainda provençal

Foto: Reprodução / Miss Kiraly

O quarto acima tem uma decoração simples, com poucos elementos e sem exageros, mas não deixa de ser caracterizado como um quarto provençal, pois possui elementos chave como a cabeceira da cama, as almofadas e a o edredom que possuem um estilo clássico.

25. Três elementos do estilo provençal combinados

Foto: iStock

Nesse espaço podemos observar a combinação de três elementos que estão sempre presentes na decoração provençal: móveis antigos, arranjos de flores e espelhos. Todos os itens presentes na imagem tem o aspecto antigo ressaltado e se combinam criando um ambiente provençal.

26. Papel de parede floral e móveis antigos

Foto: iStock

O destaque para o cômodo acima fica por conta dos móveis antigos e clássicos e também do papel de parede floral, que apesar de fugir dos tons claros, não deixa de trazer à tona elementos românticos e campestres.

27. Cortina, espelho e flores

Foto: iStock

Cortinas de estampa floral, espelhos com moldura clássica e arranjos de flores são elementos que aparecem de forma recorrente em ambientes com decoração provençal. Esses elementos se combinam para criar espaços harmoniosos e para destacar as características principais desse estilo de decoração.

28. Penteadeira delicada e romântica

Foto: iStock

Esse cantinho possui elementos que definem o estilo romântico no ambiente, como a parede rosa, os espelhos, as flores e o banco e apesar do toque moderno que a decoração possui, a delicadeza é a característica mais marcante.

29. Mix de estampas na decoração

Foto: iStock

Apesar de serem ambas estampas florais, a estampa presente no papel de parede usado no cômodo é diferente na estampa usada no estofado da cadeira. Isso poderia ser um problema, mas as duas se combinam de forma harmônica e bonita.

30. Decoração clássica para banheiro

Foto: iStock

A pia, os armários, os pendentes, o espelho, o tapete e os vasos de flor são elementos que caracterizam muito bem este banheiro como um ambiente provençal. O tom de azul claro usado na pintura das parede apenas ressalta esse característica.

31. Um cantinho provençal

Foto: iStock

Qualquer cantinho da casa pode ser decorado dentro do estilo provençal. Esse ambiente possui parede de madeira, o que facilita na hora de incorporar esse estilo, e os objetos escolhidos para decoração apenas realçam a simplicidade do cômodo.

32. Flores e madeira

Foto: iStock

O arranjo de flores e a parede de madeira são elementos do campo e podem estar ser incorporados em ambientes que desejam ser decorados dentro do estilo provençal. Esses elementos trazem simplicidade e delicadeza ao ambiente e ressaltam o aspecto rústico, necessário dentro desse estilo.

33. Menos é mais e é provençal

Foto: iStock

A sala de jantar acima é diferente das salas clássicas e com decoração carregada. Ela é simples, com poucos elementos e sem nenhum exagero. Elementos rústicos estão presentes e firmam a principal característica do cômodo, mas o lustre e o arranjo de flor não deixam o ambiente sair do estilo provençal.

34. As roupas de cama também podem ser provençais

Foto: iStock

Os detalhes são muito importantes para criar uma decoração provençal, por isso, cada elemento do cômodo deve ser pensado de modo a colaborar com esse estilo. As roupas de cama, por exemplo, devem ser escolhidas pensando no provençal, como na imagem acima, em que uma estampa floral foi escolhida.

35. Decoração de mesa de festas

Foto: iStock

O estilo provençal pode estar presente na decoração de mesas de festas de casamento ou de aniversário através de objetos como cadeiras brancas de madeira, de arranjos de flores, de louças e de gardanapos decorados. Esses elementos combinam o romântico, o elegante e o campestre na imagem acima.

36. Poltrona, papel de parede e arranjo de planta

Foto: iStock

A poltrona, o papel de parede e o arranjo de planta são os elementos que se destacam nessa decoração e colocam o cômodo dentro do estilo provençal. Sem esses elementos, esse ambiente seria um ambiente simples e distante do estilo.

37. Sofás estampados

Foto: iStock

Para ambientes neutros, é possível escolher sofás estampados ou comprar uma capa de sofá estampada para transformar o cômodo e trazer personalidade. As estampas florais são uma boa pedida para criar um ambiente delicado e provençal.

38. O provençal nos pequenos detalhes

Foto: iStock

Nesse ambiente, o provençal se faz presente nos pequenos detalhes. O cômodo em si não tem o provençal muito forte ou carregado, mas se enquadra no estilo através dos detalhes. A cortina e os vasinhos com flor trazem aspectos românticos, enquanto o abajur e o espelho colaboram com o clássico.

39. Sala clássica e delicada

Foto: iStock

Esse cantinho fez uso dos detalhes para se tornar um ambiente clássico e delicado. A estampa da poltrona define o estilo romântico, enquanto o espelho, o pendente e a cortina ressaltam o elegante e o clássico no espaço.

40. Elementos provençais no quarto

Foto: iStock

O quarto acima poderia ser um ambiente comum, porém elementos chave do estilo provençal foram utilizados na decoração trazendo-lhe originalidade. Destaque para a penteadeira, para cadeira, para os abajures e para os criados-mudos.

41. Penteadeira clássica e elegante

Foto: iStock

Essa penteadeira possui um aspecto clássico, romântico e elegante e tem um ar de móvel antigo. Esse fator combinado com o vaso de flores e com a moldura do espelho caracterizam o ambiente dentro do estilo provençal.

42. Mesa de doces no estilo provençal

Foto: iStock

A decoração provençal está presente nessa mesa de doces de festa de aniversário através dos arranjos de flores que combinam com as cores dos doces e também através do bolo estilo naked cake. Além disso, a festa foi realizada no campo, o que colabora ainda mais com o estilo bucólico.

43. Poltrona com estampa floral

Foto: iStock

Na imagem acima, é possível perceber alguns elementos da decoração provençal como a cortina em tom pastel e o armário de madeira, mas o destaque do ambiente vai para a poltrona que possui uma estampa floral romântica e delicada.

44. Um cantinho elegante e clássico

Foto: iStock

Um espaço como este pode ser adicionado na sala, nos quartos ou até mesmo no corredor de sua casa. Ele possui um espelho com moldura sofisticada, um móvel com aspecto antigo e dois pendentes que se destacam numa decoração sem muitas cores.

45. Bandejas e vasilhas clássicas de vidro

Foto: iStock

As bandejas e vasilhas de vidro para dispor os doces em uma festa são uma boa escolha para contribuir com a elegância, com o romantismo e com o clássico desejados na decoração de uma festa dentro do estilo provençal.

46. O papel de parede floral

Foto: iStock

O papel de parede floral é uma escolha adequada para ambientes, principalmente quartos, que tenham o objetivo de ressaltarem o romantismo, a delicadeza e a feminilidade. Existem muitas opções e estampas diferentes, então, escolha a que mais te agradar e invista nesse item.

47. Flores e tons pastel em festa de aniversário

Foto: iStock

Para a decoração dessa festa de aniversário, optou-se por utilizar os tons pastel nas cores usadas para fazer os doces. Vasos de flores também foram adicionados ao ambiente e esses dois elementos combinados caracterizam essa decoração dentro do estilo provençal.

48. Arranjos de flores para mesa

Foto: iStock

Nessa festa, arranjos de flores altos e grandes foram escolhidos como enfeites de centro de mesa. Esse elemento entrou em harmonia com os tons de rosa pastel usados para a decoração e foram combinados com as cadeiras e com as louças, trazendo elegância e sofisticação ao ambiente.

49. Aposte nas almofadas

Foto: iStock

As almofadas são itens de decoração utilizados nas salas e nos quartos e também colaboram para o conforto do ambiente. Aposte nas estampas e nos detalhes das capas das almofadas para criar um ambiente provençal: os tons pastel conversam com a proposta, os babados nas capas podem ressaltar elegância e as estampas florais devem trazer delicadeza.

50. Um quarto de princesa

Foto: iStock

Esse ambiente tem o rosa e as flores muito fortes e bem destacados, mas são elementos como a cabeceira da cama, a moldura do espelho, a cadeira e os detalhes do abajur que trazem o clássico para o espaço, transformando-o em um quarto digno de princesa.

11 itens e móveis provençais para comprar pela internet

Confira alguns itens e móveis que podem fazer parte de decorações provençais quando combinados com outros elementos desse estilo para comprar pela internet e começar a decorar sua casa.

1. Criado-mudo provençal

Compre na Tricae.

2. Cristaleira provençal

Compre nas Lojas KD.

3. Puff branco provençal

Compre nas Lojas KD.

4. Berço provençal Paris branco

Compre na Cantinho Meu.

5. Cama infantil provençal

Compre na Casa Tema.

6. Cadeira provençal com estampa floral

7. cômoda realiza com 4 gavetas

Compre nas Lojas Manicas.

8. Aparador provençal preto em madeira

Compre na Prime Home Decor.

9. Espelho decorativo branco provençal

Compre na Decore Pronto.

10. Cadeira branca

Compre nas Lojas Incor.

11. Mesa redonda provençal

Compre na ShopFácil.

Por ser uma tendência europeia, a decoração provençal pode estar por vezes fora da nossa realidade, mas quando elementos provençais e elementos autênticos são combinados temos ambientes únicos, originais e com personalidade como resultado. Comece a planejar a decoração de sua casa usando as inspirações e dicas dadas e crie ambientes provençais.

PARA VOCÊ