Mesa de pallet: 40 ideias para uma decoração barata e sustentável

Escrito por Talita Freire

Foto: Reprodução / Histórias de Casa



Versátil e sustentável: essas são as maiores vantagens de quem escolhe uma mesa de pallet para compor a decoração da casa ou do escritório. Além disso, a possibilidade de você mesmo produzir sua própria mesa pode tornar o projeto muito mais barato e personalizado. As opções na hora de criar sua mesa podem ser variadas, utilizando tampos de vidro, rodinhas, mantendo o tom do próprio pallet ou adicionando um toque de cor.

O importante na hora de pensar em fazer seu próprio móvel é em deixar o pallet bem higienizado, especialmente quando é utilizado para fazer uma mesa. Uma boa dica para a limpeza do material é preparar uma solução contendo água, detergente líquido e água sanitária e esfregar por toda a superfície com uma esponja, deixando-o desinfetado.

Antes de começar a montar seu móvel, remova possíveis lascas de madeira, pregos, parafusos, e lixe os espaços, para que fique com uma superfície lisa. O verniz pode ser uma boa maneira de manter sua mesa mais protegida caso a ideia seja utilizá-la em áreas externas. Ficou com vontade de fazer sua própria mesa de pallet também? Então confira estas 40 imagens para te inspirar:

1. Área externa

Foto: Reprodução / Carllos Criações

Você pode fazer uma mesa e poltronas de pallet para a área externa da sua casa. Neste projeto, manteve-se a simplicidade da cor do próprio material.

2. Mesa de pallet com azulejo hidráulico

Foto: Reprodução / Pallets Decor

Se quiser dar um toque diferente no seu projeto, faça como nessa ideia e decore sua mesa com azulejo hidráulico. Um charme!

3. Mesa de centro comprida

Foto: Reprodução / SuperLimão Studio

Para ambientes maiores, você pode usar e abusar do pallet. Faça pequenas mesas e junte-as criando o efeito de um móvel maior. 



4. Superfície bem lisa

Foto: Reprodução / Pallets Decor

Muito cuidado no processo de lixamento dos pallets utilizados neste projeto. Note como a superfície ficou extremamente lisa e uniforme.

5. Mesa de pallet instalada na parede

Foto: Reprodução / Pallets Cariri

Olhe esta dica, para apostar na praticidade no dia a dia! Você pode instalar a sua mesa de pallet na parede e, com o auxílio de correntes, fazê-la se tornar desmontável, otimizando o espaço.

6. Pallets escurecidos

Foto: Reprodução / A Palleteria

Se quiser trazer um tom mais escuro para sua mesa, escureça os pallets antes de montar. Note o detalhe dos pés da mesa que parecem grampos de cabelo, chamados de “hairpins”.

7. Mesas para festas

Foto: Reprodução / Mundo Palete

Esta é uma opção mais barata para você que quer ter mesas bonitas em seu salão de festas ou área de lazer.

8. Máquina de costura?

Foto: Reprodução / A Palleteria

Indiscutível a originalidade deste projeto, que aproveitou a base de uma máquina de costura antiga para fazer os pés para essa mesa de pallet.



9. Tampo de vidro

Foto: Reprodução / Cia do Pallet

O tampo de vidro é uma excelente opção para mesas, pois facilita a limpeza após as refeições, além de deixar um aspecto mais sofisticado.

10. Pallet e latões

Foto: Reprodução / Mundo Palete

Linda mesa em forma de bancada, e reaproveitando dois materiais: os pallets e os latões. Você pode dar o acabamento que quiser nos latões e deixar o projeto com a sua cara.

11. Tampo redondo em base quadrada

Foto: Reprodução / Ribeiro Móveis

Mesa simples, com a utilização de uma base quadrada e um tampo redondo fino. Neste projeto, optou-se por manter a cor original dos pallets.

12. Pallet e madeira

Foto: Reprodução / Pallet Maceió

Este projeto foi feito com pallets e madeira pinus, trazendo um aspecto mais rústico para o ambiente. O tom dos pallets foi modificado para se assemelhar à madeira.

13. Mesa para área de churrasco

Foto: Reprodução / Garage Social

Linda opção de mesa em forma de bancada para a área da churrasqueira. Os bancos mais altos  são feitos de madeira em um tom mais escuro.



14. Mesa de centro e futons

Foto: Reprodução / MLT Móveis de Pallet

Se quiser trazer conforto para o espaço, aposte em uma mesa de centro de pallet e sofás feitos do mesmo material, com futons em cima.

15. Mesa de jantar

Foto: Reprodução / Pallet Maceió

Os pallets são muito comuns para fazer mesas de centro, porém a sua mesa de jantar também pode ser feita com o mesmo material.

16. Mesa multifuncional

Foto: Reprodução / MLT Móveis de Pallet

Muita criatividade neste projeto de mesa de pallet multifuncional. Note que parte da mesa foi reservada para o fogão e outra, com tampo de granito, para fazer as refeições.

17. Mesa de trabalho

Foto: Reprodução / Pallet Maceió

A sua mesa de trabalho também pode ser feita de pallets. O ambiente ficou mais vibrante com a escolha de cadeiras coloridas.

18. Base e tampo redondos

Foto: Reprodução / Sou de Pallet

A base e o tampo da sua mesa podem ter o mesmo formato. Neste caso, a escolha foi por mantê-los redondos, como um carretel – e a base da mesa serve de apoio para os pés.

19. Pallet customizado

Foto: Reprodução / A Palleteria

A mesa de centro ganhou pallets com cor customizada. Ao invés de pintá-lo de branco apenas, também optou-se por aplicar uma técnica de pátina, para envelhecimento no móvel.

20. Efeito safári

Foto: Reprodução / Pallet Maceió

A mesa de pallet do escritório ganhou um efeito chamado “safári”, pois lembra um pouco os padrões da pele das zebras. A escolha do tom marrom deixa mais próximo da madeira.

21. Base colorida

Foto: Reprodução / DePaletes

Projeto divertido com a base da mesa feita em pallets coloridos como cavaletes. Você pode ousar na escolha da cor sem deixar o ambiente com o visual pesado.

22. Mesa ou armário?

Foto: Reprodução / Nara Borborema

Mais um projeto multifuncional. Neste caso, a mesa de estudos também serve como armário! Além da função para os estudos, essa é uma opção que pode ser montada em sua cozinha e servir para guardar temperos, livros de receitas e fazer refeições rápidas.

23. Mesa de reunião

Foto: Reprodução / A Palleteria

Linda mesa de pallet para sala de reunião. Destaque para os pés brancos e as cadeiras coloridas para complementar o ambiente.

24. Mesa de centro e jantar

Foto: Reprodução / DeLcorar

A sustentabilidade é a palavra da vez neste projeto: painel para TV, mesa de centro e mesa de jantar foram feitos em pallets com acabamento envernizado.

25. Charme nos detalhes

Foto: Reprodução / Pallets Decor

O seu projeto de mesa de pallet não precisa ser tão diferente, desde que os detalhes façam a diferença. Neste caso, almofadas e vasinhos deixam a composição mais especial.

26. Mesa quadrada

Foto: Reprodução / Carllos Criações

Projeto simples, que manteve os pallets na cor original e com tampo em formato quadrado. Os bancos seguiram o mesmo padrão.

27. Mosaico

Foto: Reprodução / A Palleteria

Lindo trabalho feito com os pallets nesta mesa de trabalho. Note que o tampo da mesa mais parece um mosaico de madeira!

28. Mesa e banco integrados

Foto: Reprodução / Di Madeira

Esta é uma ideia excelente para quem quer fazer uma mesa para área externa ou de lazer. Os bancos podem ficar integrados à mesa!

29. Mesa em L

Foto: Reprodução / Di Madeira

Essa mesa de escritório em L permite que duas pessoas possam usufruir do mesmo espaço de trabalho, porém com individualidade.

30. Pallets e cavaletes

Foto: Reprodução / Essentia Sustentável

Essa mesa de estudos e trabalho foi feita com pallets em sua cor natural e cavaletes como base para sustentação.

31. Mesa de pallet preta

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

O projeto ficou muito mais elegante com a escolha desta mesa de centro preta para complementar o ambiente que já é cheio de detalhes.

32. Nichos

Foto: Reprodução / Pallets Decor

Essa mesa de trabalho ganhou dois nichos que podem servir para guardar materiais, revistas ou o que mais for preciso!

33. Projeto minimalista

Foto: Reprodução / Studio Guilherme Torres

Linda composição nesta sala, com sofá longo em tom cinza e a escolha de uma mesa de centro feita em pallets com cor natural.

34. Mesa decorativa

Foto: Reprodução / Pallets Decor

Você também pode dar um toque especial na sua casa com uma mesa de pallet decorativa, servindo para apoiar vasos, velas ou o que mais desejar.

35. Mesa redonda com latão

Foto: Reprodução / Mundo Palete

Outro projeto que aproveitou o latão como base para a mesa. Neste caso, a escolha foi por um tampo em formato redondo.

36. Acabamento em fórmica

Foto: Reprodução / Mundo Palete

Todos os móveis deste escritório são feitos em pallet, porém o diferencial ficou no acabamento das superfícies em fórmica.

37. Base preta

Foto: Reprodução / A Palleteria

Se quiser trazer um ar mais industrial para o projeto, uma boa ideia é manter os pés da mesa em ferro, pintados de preto ou grafite.

38. Efeito colorido

Foto: Reprodução / Mundo Palete

Não sabe que cor escolher para sua mesa de pallet? Então copie a ideia deste exemplo e deixe o tampo da mesa com várias cores!

39. Mesa com rodinhas

Foto: Reprodução / Palle Minas

A sua mesa de centro pode ganhar rodinhas, isso facilita a movimentação do móvel na sala. Além disso, o tampo de vidro facilita a limpeza.

40. Mesa desmontável

Foto: Reprodução / Palett & Móveis

Você pode ter uma mesa de pallet desmontável em sua casa. Desta forma, não é preciso reservar um espaço grande para guardá-la.

Acompanhe estes 3 vídeos que vão te ensinar o passo a passo para fazer uma mesa de pallet

1. Mesa de centro

Neste vídeo, você confere como fazer uma linda mesa de centro para a sua casa reaproveitando pallets.

2. Mesa com ladrilho hidráulico

Se você está pensando em fazer uma mesa de jantar para sua casa, então siga as dicas deste vídeo que traz um detalhe especial: a instalação de ladrilho hidráulico na mesa!

3. Móvel que funciona como mesa e aparador

Aprenda nesse passo a passo a fazer uma mesa que pode funcionar como aparador para alguns cômodos da sua casa.

Agora vai ficar muito mais fácil fazer uma mesa para a sua casa utilizando pallet! Você também pode conferir algumas dicas para utilizar caixotes na decoração da sua casa. As duas ideias são baratas, fáceis de executar e deixam sua casa com mais personalidade!