10 formas criativas de organizar os potes na cozinha

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Eleven Magnolia Lane

Há quem julgue quem tem um monte de potes no armário da cozinha, mas é inevitável dizer o quão importante eles são para armazenar e congelar alimentos na dispensa, geladeira ou congelador, não é mesmo?

E só damos conta disso quando nos fazem falta: o parente que leva uma marmitinha para casa e nunca mais devolve, quando evitamos comprar um monte deles e apelamos para embalagens vazias para congelar o feijão (e confundimos com aquele sorvete que acabou faz tempo), ou quando os quebramos por mal armazenamento.

E, para evitar que este último infortúnio aconteça, é importante elaborar formas práticas para guarda-los, não só para evitar que eles se quebrem, como também para facilitar na hora de procurá-los.

Quanto tempo você já perdeu procurando a tampa daquele potinho? Ou tentando encaixar peças com formatos diferentes em um espaço pequeno no armário? Tais soluções podem ser tomadas sem nem precisar investir muito, ou até com recursos que já temos em casa, e que você poderá conferir nas dicas a seguir:

1. Uma gaveta organizadora dentro do armário

Foto: Reprodução / Polished Habitat

Caso não caibam todos os potes com suas respectivas tampas no compartimento, deixe somente as tampas armazenadas em seu interior, e os potes empilhados do lado de fora.

Nesses casos, é legal manter um padrão com o tamanho das tampas, para que a pilha não tombe dentro do seu armário, ok? Além disso: tampas quadradas empilhadas com tampas quadradas, assim como as redondas junto com as redondas. Pode parecer TOC, mas os formatos ajudam a manter a pilha equilibrada.

2. Caixas plásticas também são uma boa pedida

Foto: Reprodução / My House My Home

Elas podem ser encaixadas dentro da dispensa e cada uma pode receber um tamanho específico de pote. Caso for inevitável manter um padrão quanto ao formato, deixe uma caixa para as tampas e outro para os potes.

30 truques para tornar a limpeza de casa mais rápida

3. Tampas armazenadas na grelha

Foto: Reprodução / Raining Hot Coupons

Nesta inspiração, uma grelha foi fixada em uma caixa organizadora para que as tampas fiquem mais visíveis. Outros aparatos com o mesmo formato também podem ser usados para essa finalidade, e também funciona perfeitamente com pratos e tampas de panelas, ou seja: você pode estender a dica para outros armários de sua casa.

4. Suporte de linhas

Foto: Reprodução / HGTV

Outra maneira de deixar as tampas milimetricamente organizadas e expostas é com a ajuda de um simples suporte para linhas e barbantes – que são peças de madeira que possuem “palitos” de madeiro. Eles são baratinhos, bonitos e podem caber facilmente dentro do armário ou gaveta.

5. Aquele aposentado escorredor de pratos

Foto: Reprodução / In This Crazy Life

O gabinete abaixo da pia comportará facilmente o velho escorredor de louça, que agora pode ser chamado de um verdadeiro organizador de tampas. Para facilitar ainda mais a sua vida, deixe as tampas menores a frente e as maiores atrás, fazendo uma fila por ordem de tamanho.

6. Organizador de pratos

Foto: Reprodução / Listotic

Lojas especializadas comercializam este produto como organizador de pratos, mas serve para você organizar tudo o que quiser mesmo. Além do mais, também abre um bom espaço no armário para que outras coisas possam ser guardadas sem ficar tudo entulhado.

7. Criando nichos no gabinete da pia

Foto: Reprodução / The Kim Six Fix

Se os seus dotes para trabalhos manuais estão em dia, vale a pena caprichar na construção de nichos no gabinete da cozinha, e incluir gavetas plásticas para organizar não só os potes, como também outros utensílios que você precisa deixar mais à mão.

8. Porta cartas fixado na porta

Foto: Reprodução / Better Homes & Gardens

Dicas de ouro para quem quer aprender a cozinhar

Alguns objetos de escritório servem como uma luva na hora de decorar. Este porta cartas deixou as tampas a mostra e organizadas na medida certa. Há outras opções com os mais diversos tipos de materiais, como acrílico e plástico e você pode comprar aquela que melhor cabe no seu bolso e no estilo da sua cozinha. Só atente-se para não comprar um modelo muito grande que pode dificultar o fechamento da porta do armário.

9. Na gaveta do armário

Foto: Reprodução / Boredart

Mesmo se a gaveta não tiver divisórias, é possível organizar os potes encaixando-os uns aos outros, ou criar tais repartições com a ajuda de materiais acessíveis. Você pode comprar pedaços de MDF (pedindo-os com tamanhos específicos que você deve medir em casa) e fazer essas divisórias, que podem ser coladas com cola para madeira eu simplesmente encaixadas.

10. Aramados

Foto: Reprodução / Second Chance to Dream

Abra mais espaço no armário, criando novas divisórias com este tipo de aramado, vendido em lojas especializadas. Eles são versáteis e super práticos. As peças se encaixam facilmente nas prateleiras dos armários e possuem tamanhos distintos, ou seja: com certeza você encontrará um aramado com as dimensões que necessita.

Para manter a organização destas peças, é importante investir em opções que tenham ao menos o mesmo formato (redonda, quadrada ou retangular), para que seja mais fácil encaixá-las umas as outras, independentemente do material. Depois disso, nunca mais você terá que tirar todos os potes do armário para encontrar aquela bendita tampinha que insiste em sumir no meio da bagunça!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS