Uma das melhores maneiras de manter sua casa organizada é utilizar gavetas para armazenar seus pertences. A facilidade em abrir uma gaveta bem arrumada e encontrar logo de cara o que você precisa faz deste um ótimo lugar para guardar diversos objetos, principalmente os de tamanho pequeno. Mas, para algumas pessoas, pode ser um desafio organizar gavetas sem que em poucos dias elas voltem a ficar desorganizadas, dificultando na hora de encontrar o que precisa. Se você sofre com isso, saiba que, apesar de parecer difícil, existem técnicas que ajudam a manter as gavetas arrumadas por muito mais tempo.
20 ideias criativas para organizar gavetas
As opções de organização são inúmeras, mas em geral os objetos quando guardados em gavetas devem ser mantidos de acordo com a necessidade e frequência de uso, além do fácil acesso e manutenção. Para a personal organizer Cristina Rocha, a nossa situação interna pode influenciar em nossas ações do dia a dia e vice-versa. Portanto, é importante o descarte daquilo que não usamos mais e a boa organização do que frequentemente necessitamos. Sabrina Volante, personal organizer e youtuber, também frisa a importância da organização, e explica que “na organização, não existe certo ou errado, e sim a melhor forma para você, desde que não danifique a peça que está sendo organizada/guardada”. Com base nisso, confira 20 ideias criativas que ajudarão na hora de escolher a melhor forma de organizar suas gavetas.
1. Divida por categorias
“Estabeleça uma gaveta para cada categoria, por exemplo, gaveta de roupa íntima, camisola, academia, biquíni etc. Cada gaveta terá sua categoria e organize de forma que consiga visualizar tudo o que tem dentro dela”, explica Volante. Você pode colar etiquetas coloridas para distinguir o que há no interior de cada gaveta.
2. Escolha rendas para decorar sua gaveta
Prenda uma fita de renda no interior da gaveta, preferencialmente na lateral, para manter perfumes, loções e desodorantes verticalmente. Além de dar um charme a mais, os produtos ficarão mais acessíveis.
Publicidade
3. Coloque seus objetos em potes ou cestos organizadores
Reutilize potes de vidro para colocar objetos pequenos, aproveite para especificar o que cada pote guarda. Você também pode utilizar colmeias organizadoras, caixas de madeira ou pequenos cestos.
4. Utilize canos de PVC
Você pode utilizar canos de PVC para guardar seus cachecóis e lenços, assim eles ficam devidamente organizados e fáceis de serem encontrados. Caso queira guardar cabos diversos, você pode juntar uma certa quantidade de rolinhos de papel higiênico e etiquetá-los de acordo com a função de cada cabo.
5. Use pequenos velcros
Cole pequenos velcros na parte de baixo do recipiente que você for utilizar e na parte interna da gaveta também, para que o recipiente não fique em movimento ao abrir e fechar a gaveta.
6. Reutilize caixas de ovos e cereais
“Caixas de ovos são excelentes organizadores, pois já vêm com buraquinhos perfeitos para guardar objetos pequenos como materiais de costura e bijuterias”, afirma Rocha. Você também pode usar caixas de cereais, que mudam totalmente de visual ao serem encapados com papéis coloridos.
7. Use pastas de documentos
Se você tem muitos lenços e sofre para encontrar um quando precisa, você pode enrolá-los em pastas de documentos e colocá-los na gaveta, assim a visualização de cada um fica muito mais fácil, além de evitar que a peça fique muito amassada.
8. Utilize formas de cupcake
Use formas em alumínio, silicone ou até mesmo aquelas em papel para armazenar suas bijuterias, elas se adequam bem a gavetas e deixam tudo mais organizado.
9. Decore o interior de cada gaveta
Rocha dá a dica de escolher uma cor para cada gaveta, “pinte de cores diferentes o interior de cada gaveta, o que poderá ser feito com tinta spray, cuja secagem é bem rápida”. Caso não leve jeito para pintar, escolha pedaços de tecidos ou papel. Escolha cores e padrões que você já tenha familiaridade, dessa forma você poderá lembrar facilmente a localização de cada objeto.
Publicidade
10. Use formas de gelo e bandejas para talheres
Caso não faça mais uso das suas formas de gelo e nem de bandejas para talheres e objetos similares, decore-os da forma que quiser e coloque em sua gaveta para que seus objetos fiquem organizados por muito mais tempo.
11. Divida a gaveta em dias da semana
Principalmente para gavetas infantis, a dica é organizar as roupas e etiquetar adequadamente cada gaveta de acordo com o dia da semana para manter a ordem e facilitar na correria do dia a dia.
12. Utilize porta clips
Para que seus grampos de cabelo não fiquem perdidos pela gaveta, utilize um porta-clips que, por possuir imã magnético, será capaz de deixar seus grampos organizados em apenas um local.
Principais erros cometidos na hora de organizar gavetas
É muito comum que depois de passar horas arrumando suas gavetas, em apenas alguns dias elas já estejam fora de ordem novamente. Existem diversos fatores responsáveis pela rápida desordem das gavetas, que se evitados podem fazer com que a organização dure por muito mais tempo.
A personal designer Sabrina Volante explica que normalmente guardamos objetos pequenos nas gavetas, e por serem menores e não nos atrapalharem tanto, temos o costume de ir jogando e esquecendo dos objetos, principalmente por estarem escondidos dentro das gavetas e ninguém ver a bagunça, que é lembrada apenas na hora de procurar algo.
Já com objetos maiores, costumamos ir empilhando e enfiando do jeito que dá, até o momento em que não cabe mais nada e precisamos pensar em outras maneiras de armazenar os objetos. “Pra mim existem dois erros que ajudam demais a desordem a ganhar espaço. Primeiro, não ter uma gaveta para cada categoria, a pessoa simplesmente joga o que for em qualquer gaveta que está em sua frente. Segundo: colocar uma coisa em cima da outra, empilhar ou simplesmente jogar em cima das outras de forma que você não visualize o que tem por baixo”, completa.
Para Cristina Rocha, o motivo das gavetas se desorganizarem tão rápido se deve ao fato de termos muita pressa e ansiedade para encontrar tudo com rapidez no cotidiano. Portanto, o ideal é sempre que possível procurar horas antes pelos objetos, com calma e paciência. Ela lembra que não há problema em desarrumar, contanto que em seguida já possamos arrumar novamente, para que a desorganização não fique esquecida e só lembrada no momento que precisarmos de algo.
A personal organizer dá a dica de reservar um dia, a cada três ou seis meses, para que seja feita uma revisão em todas as gavetas. “Descarte o que não serve mais, faça um bazar de trocas com família e amigos. O que permanecer, faça uma doação, mas livre-se dos excessos”, diz Rocha.
Para manter suas gavetas arrumadas, outra solução pode ser adquirir organizadores, “assim que concluir a organização de suas gavetas, cada coisa terá seu lugar. Usou, devolva para o lugar de origem. Comprou, guarde na categoria que pertencer a este novo objeto”, explica Volante. Ter disciplina para utilizar um objeto e devolvê-lo em seu respectivo local é primordial para que a bagunça não tome conta.
relacionadas
Esperamos que, depois de todas essas dicas, suas gavetas possam deixar de ser apenas um local para armazenagem de diversos itens e passem a ser suas aliadas na hora de encontrar algo no seu dia a dia. Aproveite e aprenda como fazer sachês perfumados para deixar suas gavetas cheirosas!
Ótimas dicas. Amei.