15 dicas para organizar o guarda-roupa feito um profissional

Gabriella Machado Arquitetura


Atualizado em 16.11.23

A bagunça do guarda-roupa pode ser frustrante, mas você pode colocar ordem em tudo de forma prática. Para te ajudar a aprender como organizar o guarda-roupa, a especialista e personal organizer Fernanda Piva, fundadora da BellaOrdine dá as dicas. Afinal, manter a casa em ordem “traz uma sensação de bem-estar, de qualidade de vida, já que viver com a bagunça é muito desgastante e estressante. Quando o seu espaço está organizado, você economiza tempo”, explica.

15 dicas profissionais para organizar o guarda-roupa

Segundo Fernanda, a maior dificuldade que as pessoas tem ao organizar um guarda-roupa, é a de definir o espaço certo para cada tipo de peça. Assim, ela ensina a otimizar o seu espaço, organizar as peças e define qual roupa deve ou não ser pendurada nos cabides. Confira as dicas da profissional:

1. Faça descartes e doe o que não usa

Para começar, é importante separar as peças que você realmente usa, de outras que só estão ocupando espaço no armário. Para facilitar, Fernanda aconselha dividir as peças em:

  • Jogar fora: objetos quebrados, que perderam sua utilidade, roupas muito velhas. Não doe peças ruins. Se você não usaria pelo estado em que ela está, também não serve para outra pessoa.
  • Doar: faça uma boa ação e abençoe a vida de outra pessoa com peças que já foram úteis para você, mas que hoje só ocupam espaço. Se você não tem certeza se você quer ficar com a roupa, pense se usou a peça no último ano. Usou? Pense duas vezes. Não usou? Doação!
  • Manter: essa parte é a que volta para dentro do armário. Suas roupas atuais, que servem em você, que possuem bom caimento e que estão em bom estado. Essas têm passe livre para o guarda-roupa.

2. Defina um lugar para cada coisa

Para definir um espaço para cada coisa, primeiro separe as roupas por tipos e estilos… Deixe os locais de mais fácil acesso e no nível dos olhos, para itens que usa diariamente. Nas prateleiras mais altas, coloque as peças que não usa com frequência. Aproveite gavetas para guardar itens menores, como meias, gravatas, pijamas e roupas íntimas. Se as roupas forem penduradas, organize uma sequência do mesmo item, como: saias, bermudas, vestidos, calças e assim por diante, comece da menor peça para a maior. Isso facilitará a visualização e a localização. Caso queira, você pode utilizar etiquetas de identificação, principalmente para ajudar a manter tudo em ordem e facilitar para crianças e ajudantes a visualizarem onde devem armazenar cada item.

3. Padronize os cabides

Foto de como organizar guarda roupa 01 - 1

Alê Florêncio

Publicidade

De acordo com Fernanda, a padronização dos cabides colabora muito para uma visualização organizada e facilita o encaixe. “Para casacos, ternos e roupas de festa, o ideal é usar cabides específicos. São diferentes e podem alterar um pouco o visual, mas eles conservam melhor os tecidos, evitando deformidades”. Para lenços e cintos, também são recomendados modelos diferenciados. O importante é mantê-los todos pendurados, garantindo que a peça dure por mais tempo sem rachaduras, por exemplo, além de ocupar menos espaço no armário. Mas atenção, nem tudo pode ser pendurado em um cabide, como peças de tricô e lã. Por serem mais pesadas, correm o risco de perder o formato original. Veja algumas opções abaixo:

4. Organize as roupas por cores

Depois que você já separou as peças por tipos, que tal organizar por cores? Só pensar na sequência de cores do arco-íris, ou, mais fácil ainda, visualizar uma caixa de lápis coloridos. Dessa forma o armário fica visualmente organizado e facilita, ainda mais, na hora de encontrar uma peça e montar o look que você deseja.

5. Dobre bem as peças e ganhe espaço

Roupas que vão ficar em prateleiras, gavetas ou caixas, devem ser dobradas cuidadosamente para ficarem do mesmo tamanho. Para camisetas, você pode até usar um molde de papelão. Para meias: a recomendação é não fazer bolinhas. Opte por juntar o par e dobrar ao meio, ou fazer um rolinho. Para meias finas, estique a meia aberta sobre uma superfície e dobre uma perna sobre a outra e enrole, de baixo para cima.

6. Abuse dos organizadores

As colmeias e organizadores são 100% bem-vindas. Existem opções específicas, como no caso de lenços e gravatas, que podem ser usados de acordo com a quantidade, conforme a personal organizer. Essa também é a melhor forma de guardar roupas íntimas em gavetas para facilitar a visualização geral das peças. Na falta de gavetas, você também pode usá-las para organizar camisetas e até mesmo sapatos. Para relógios, óculos e bijuterias use modelos com divisórias específicas. Veja alguns produtos para ajudar nessa tarefa:

7. Guarde as calças e bermudas corretamente

Se o seu armário tiver um espaço exclusivo para calças, como um calceiro, é lá que elas devem ficar! Entretanto, para calças sociais, prefira o uso de cabides, pelo fato de o tecido ser mais fino e delicado, você garante que as peças não amassem ao guardá-las. Caso não tenha um local específico, coloque os jeans dobrados em prateleiras, nichos ou até mesmo em cabides. Se possível, coloque também as bermudas em cabides com presilhas para preservar a peça e evitar que fique amassadas ou marcadas.

Publicidade

8. Armazene sapatos em sapateiras ou caixas

Você sabia que existe um jeito certo para guardar-sapatos? Aprenda agora: primeiro, assim que tirar dos pés, dê um tempinho para o “respirar” e tomar um ar. Depois, passe uma escovinha pelas laterais e solas, para tirar o pó da rua. Você pode utilizar sapateiras penduradas, prateleiras baixas ou caixas transparentes que facilitam a visualização do sapato guardado. Para botas de cano alto, utilize enchimentos ou então guarde-as com cabides que tenham prendedor.

9. Use cestos ou caixas

Os cestos e caixas são ótimos organizadores, principalmente em guarda-roupas sem gavetas. A personal organizer recomenda cestos de vime ou tecido ou materiais que são mais delicados. Se você tiver apenas uma peça (ou poucas) de um tipo de roupa ou algo que não se encaixa em nenhum outro grupo para guardar junto, use-os também! Algumas opções para você:

10. Roupas de praia e fitness

O seu kit praia também precisa de um cantinho específico. Guarde tudo em uma gaveta ou caixa, acomode sungas, biquínis, maiôs e saídas de praia. Cuidado com as peças que têm bojo, eles não podem ficar amassados. Guarde com cuidado para estarem impecáveis no próximo verão. Roupas fitness também podem ficar em uma caixa ou gaveta, dobre as peças de forma quadrada, e guarde cada “quadrado” de roupa em pé, uma atrás da outra. Dessa forma, elas ficam organizadas e não desmoronam na hora em que você tirar uma do lugar.

11. Troque de lugar as roupas da estação

Para facilitar a organização e a hora de montar os looks, Fernanda recomenda separar as roupas conforme as estações do ano e trocá-las com a mudança no clima. Afinal, você não irá usar as peças mais pesadas nos dias mais quentes. A melhor forma de fazer isso é optar por caixas plásticas transparentes, com pequenos orifícios para circulação de ar para peças de lã, casacos volumosos, encharpes, luvas e cachecóis. Se possível, coloque um saquinho de silica junto, para evitar umidade nessas peças. Os sacos plásticos, como space bag ou vaccum bag, que permitem que peças sejam embaladas sem ar e reduzem seu tamanho, também são indicados.

12. Prateleiras para bolsas e malas

Bolsas podem ficar lado a lado em prateleiras ou espaços com divisórias. A setorização pode ser feita por cores, modelos, ou marcas. Bolsas de festas, como clutchs são menos utilizadas, assim o recomendado é que sejam guardadas com protetores. Recomenda-se o enchimento para bolsas de couro e de tamanho grande. Já malas ocupam bastante espaço e não são usadas com frequência, assim, o ideal é ficarem o mais alto possível. Uma boa dica para otimizar o armazenamento é guardar malas menores dentro das maiores. Se tiver itens que raramente você usa, vale a pena guardá-los corretamente dentro das malas.

Publicidade

13. Aproveite o espaço da porta com ganchos

Se o seu guarda-roupas tiver portas que abrem ao invés de correr, você pode utilizar a parte interior da da porta para pendurar ganchos. Eles vão ser ótimos aliados da organização para acessórios leves, como colares, lenços, cintos, chapéus e bonés.

14. Proteja peças delicadas

Proteja roupas de festas e peças delicadas com capas que permitam o tecido respirar. Guarde os vestidos pendurados no espaço de maior altura do guarda-roupa. Caso a altura do seu móvel não seja suficiente, coloque as roupas de festa dobradas ao meio, pela cintura, em cabides que não vão deixar a peça escorregar – como os de veludo, por exemplo. O ideal é que as roupas de festa sejam guardadas na lateral dos armários, para que as peças não sejam mexidas a todo momento. Peças de couro também exigem cuidados específicos no seu armazenamento: é importante que sejam hidratadas a cada 6 meses. Passe um pano úmido em toda a peça. Em seguida, um pano seco. O último passo é passar um pano com óleo de amêndoas. Depois de seco, pode voltar para o armário.

15. Roupa de cama

Caso não tenha um armário específico para a roupa de cama, coloque as peças em prateleiras que você menos usa. Para os jogos de cama, a profissional indica guardar todas as peças do jogo juntas e dobradas. Coloque as fronhas e o lençol de elástico dentro do lençol de cima, formando uma espécie de “pacote”. Cobertas finas e leves devem ser guardadas em forma de rolo. Ededrons grandes devem ficar dobrados. A técnica de rolo também serve para toalhas de banho. Já as toalhas de rosto podem ser dobradas de forma simples.

Achou um organizador caro? Veja três opções de “faça você mesmo”

Existem infinitos tipos de organizadores. Do mais básicos até os mais bonitos, que embelezam o armário só por estarem lá. Alguns você pode até encontrar em lojas populares. Caso seus olhos escolham o mais bonito, e mais caro, claro, você pode tentar economizar criando seu próprio organizador. Não é difícil, basta um pouco de coordenação, criatividade e poucos materiais. Confira algumas ideias:

1. Cesto organizador

Esse tipo você encontra para comprar em lojas de shopping. São muito bonitos, mas o preço é mais salgado. Tente fazer em casa e vai ver que não é tão difícil.

 2. Caixa organizadora

Essa caixa é uma graça! Além de você usar para organizar itens no seu guarda-roupa, pelo tamanho, ela também é ideal para ser usada no escritório, com itens pequenos e que facilmente são perdidos. Você pode aproveitar e montar um kit, com 2 ou mais peças e presentear alguém.

3. Organizador colmeia

A ideia aqui é fazer um organizador do tipo colmeia que pode ser utilizado em qualquer gaveta para facilitar a organização. Você pode fazer de diferentes tamanhos para guardar vários tipos de peças, como meias, roupas íntimas e o que mais desejar.

Guarda-roupa organizado e bem cheirosinho

Ufa! Depois de colocar essas dicas em prática, com certeza seu guarda-roupa estará repaginado com um visual completamente novo. E agora vai uma dica extra: deixe “cheirinhos” espalhados no armário!

1. Sachê perfumado para armários e gavetas

Essa é mais uma ideia que também serve para presentear. É simples, barato, rápido de fazer, e deixa o armário perfumado, com cheirinho de roupa sempre limpinha.

2. Água perfumada para roupas, lençóis e tecidos

Uma outra ideia para manter suas roupas – e todos os outros tecidos da casa, como sofá, almofadas, cortinas, entre outros – cheirosas por mais tempo é a água perfumada (também chamada em alguns lugares de água de lençol). Também com poucos itens, você faz essa mistura, que pode ser espirrada nos tecidos sem medo, já que não mancha.

Achou muito trabalho? Calma, não é tão difícil assim. O primeiro passo para ter o guarda-roupa organizado é criar uma motivação. Pense num bom motivo para essa mudança. Por exemplo: suas procuras por roupas ficarão mais fáceis, e cada troca de roupa pode ser feita muito mais rapidamente. E para levar em frente essa organização não tenha medo de desapegar, confira coisas para eliminar do seu guarda-roupa.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments