Origami: tutoriais e ideias criativas para fazer decorações com papel

Escrito por Andressa Oliveira

O origami é uma técnica para a criação de diversas formas com papel, com a qual é possível fazer diferentes animais, flores e muitos outros objetos para inovar na decoração da casa e enfeitar festas. Você pode elaborar as peças de uma maneira fácil e divertida.



E que tal colocar a mão na massa e criar diferentes origamis? Aprenda sobre o significado dessa arte, veja tutoriais para fazer vários tipos de dobraduras e inspire-se com ideias para incluí-las na sua decoração.

Significado de origami

Origami é uma palavra de origem japonesa que significa dobrar papel. É uma arte de origem milenar que surgiu na corte imperial do Japão como um passatempo. Essa técnica tem o objetivo de formar desenhos com dobras em papel sem o uso da tesoura. Para os japoneses, o ato de criar dobraduras de papel simboliza a transformação da vida e cada figura representada tem diferentes significados, como por exemplo, o tsuru que simboliza paz, felicidade, boa sorte e saúde.

Como fazer origami passo a passo

Existem várias formas de flores, animais e outros objetos que podem ser feitas somente com papel. Para começar, veja a seguir tutoriais e aprenda a reproduzir diversas peças:

Origami tsuru

Aprenda como fazer o origami tsuru, a ave que é um dos formatos mais tradicionais e famosos dessa arte. As dobras são bem simples e requerem um pouco de atenção, mas esse modelo pode ser feito facilmente por um iniciante. Você pode utilizar qualquer tipo e tamanho de papel, desde que seja um formato quadrado.

Origami pássaro

Existem diversas variações e formatos de aves que você pode fazer com papel. Com esse passo a passo, você cria um origami de pássaro, diferente do tsuru, que pode ser utilizado para decorar a casa, enfeitar festas e muitas outras coisas. Use as cores que preferir para fazer o seu.



Origami dragão

Entre tantas possibilidades, você pode fazer também um origami de dragão. A maioria dos casos são criações de nível intermediário a avançado, com muitas dobras e que podem exigir um pouco de paciência e prática para chegar ao resultado desejado. Veja no vídeo um passo a passo para fazer esse formato e se divertir.

Origami flor

A sakura ou flor-de-cerejeira é um símbolo nacional no Japão. Ela também simboliza o amor, a renovação e a esperança. Você pode criar essa delicada flor em origami seguindo o passo a passo desse vídeo. Faça diversas cores e use a criatividade para decorar vasos, compor arranjos e confeccionar buquês.

Origami borboleta

Outro modelo bastante popular é o de borboleta e você confere no vídeo como fazer um origami fácil e bem simples nesse formato. Uma dobradura encantadora para decorar o quarto infantil e também fazer com as crianças!

Origami beija-flor

Você também pode fazer um formato de beija-flor, uma dobradura simples e delicada que carrega um significado de boa sorte. Veja como criar esse modelo e surpreenda com peças criativas e originais em papel.

Origami coração

Aprenda como fazer um origami de coração, um modelo fácil e especial para decorar objetos, enfeitar casamentos e presentear pessoas queridas. Um formato perfeito para o Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Dia dos Pais. Você pode criar diferentes tamanhos e elaborar diversas composições cheias de amor e carinho.



Origami sapo

O origami de sapo pode ser um formato lúdico e atrativo para fazer com as crianças. Com apenas papel, é possível fazer um sapo saltitante que fica muito divertido para brincar com os pequenos. Além disso, a arte de dobrar papel incentiva a imaginação, estimula a concentração e é uma ótima prática para fazer em qualquer idade.

A técnica do origami pode ser uma atividade divertida e relaxante, seja para adultos ou crianças. Não há limites para transformar uma folha de papel em outro objeto e você pode criar formas fantásticas. Aproveite esses tutoriais para começar a explorar a incrível arte do origami!

Inspirações de origami na decoração

As peças de origami podem se transformar em quadros, arranjos ou enfeites. Com elas, é possível criar diferentes formas para embelezar a casa e decorar festas, casamentos e muitos outros eventos, veja:

1. Os móbiles são opções criativas para fazer com origamis

2. Eles podem decorar com delicadeza o quarto do bebê

3. E são uma peça versátil para qualquer ambiente

4. Você pode criar o móbile com apenas um tipo de dobradura

5. Ou misturar formas diferentes de animais para um efeito lúdico

6. É possível também fazer um vaso geométrico

Ateliê do Origami



7. E montar uma bela guirlanda natalina para a porta de casa

8. Os origamis são decorações simples e encantadoras para festas

9. As dobraduras de tsurus fazem sucesso em casamento

10. Embelezam topos de bolos de aniversário

11. E podem até ser tema de uma festa infantil

12. As flores podem render um lindo arranjo

13. Com os pássaros, é possível fazer um enfeite suspenso

14. Montar um árvore bem colorida

15. Ou incluí-los na decoração natalina

16. Até a árvore de Natal pode ser feita com papel

17. Os origamis são ótimos para decorar o quarto infantil

18. Utilize várias figuras para uma peça divertida

19. E garanta um efeito maravilhoso com dobraduras de borboletas

20. O papel também pode ser dobrado para virar um pendente

21. Ou se transformar em uma criativa luminária

22. Os origamis deixam qualquer cantinho mais charmoso

23. Podem surpreender na composição de um painel para festa

24. Criar arranjos belíssimos para a casa

25. E são perfeitos para quem adora ter sempre a beleza das flores

26. Há muitas opções para usar os origamis na decoração

27. Como criar um belo quadro para a sala

28. Fazer peças fofas para o quarto do bebê

29. E também deixar momentos muito mais especiais

30. Aproveite para inovar na decoração de forma fácil e divertida

O origami é uma forma diferente, criativa e econômica para enfeitar um ambiente. Além disso, é uma técnica que permite a criação de uma variedade de objetos para você usar na decoração e em diversas ocasiões festivas. É só soltar a imaginação e se divertir criando diversas dobraduras. Experimente!