Saiba como fazer um Tsuru e conheça seu significado

Escrito por
Em 25.07.22

Matt Edwards

Por                                
Em 25.07.22

Os tsurus representam uma lenda japonesa de suma importância. O origami desse pássaro oriental é um dos mais conhecidos. Ele pode ser usado na decoração, para divertir as crianças e estimular a arte.

Publicidade

Além disso, a dobradura de Tsuru é oferecida em templos como pedido de oração. Por simbolizar a paz, o pássaro oriental está muito presente na decoração de comemorações tradicionais, como festas de ano novo e casamentos. A seguir conheça a lenda e aprenda a fazer o origami.

Índice do conteúdo:

O que é tsuru?

Raisa Mochizuki

Publicidade

Embora tenha ficado popular devido ao origami, o Tsuru é um pássaro da lenda japonesa. Sua beleza é considerada sagrada e ele vive até mil anos. Por isso, entre suas representações, está a vitalidade da juventude. Também é considerado o protetor dos eremitas, que viviam refugiados nas montanhas e acreditavam no poder da juventude eterna.

A história do tsuru

Depois da explosão da bomba em Hiroshima em 1945, muitos sobreviventes de guerra ficaram doentes, incluindo uma garota de 12 anos chamada Sadako. Durante o seu tratamento contra a leucemia, a menina recebeu a visita de um amigo que lhe contou a lenda do tsuru: se ela produzisse mil pássaros pensando em um desejo, ao final da produção, ele se realizaria.

A doença de Sadako estava em estágio avançado, assim, a cura não seria uma opção e ela decidiu pedir pela paz mundial. No entanto, Sadako morreu no dia 25 de outubro de 1955, depois de dobrar 964 tsurus. Seus amigos completaram a meta e iniciaram uma campanha para construir um monumento simbolizando a paz desejada por ela. Em 1958, a construção ficou pronta, desde então, os tsurus ganharam mais uma simbologia: a paz.

O que significa o tsuru

Há muitas histórias sobre o Tsuru, assim, com o passar do tempo, ele ganhou várias simbologias: saúde, boa sorte, felicidade, paz, longevidade e fortuna.

Publicidade

Como fazer um tsuru

O origami de tsuru exige somente um material: o papel em formato quadrado (você escolhe o tamanho). Esse tipo de artesanato requer mais atenção do que prática. Com o tempo, é muito fácil decorar cada etapa. Veja o passo a passo:

  1. Unindo duas pontas, dobre o papel quadrado em formato de um triângulo. Depois desdobre, deixando onde estava dobrado bem marcado.
  2. Dobre o quadrado ao meio do lado oposto da marcação, formando outro triângulo. Em seguida, dobre o triângulo ao meio.
  3. Finque bem essa dobradura do triângulo. Abra-o e repita o processo do outro lado.
  4. Crie um losango unindo as pontas principais e dobrando-as para cima.
  5. Dobre uma pequena ponta em direção ao centro, formando um triângulo no lado aberto do origami.
  6. Repita o processo do lado oposto.
  7. O quadrado dobrado deve ser virado para você repetir os novos passos de dobras em triângulo, até ficar parecido com uma pipa.
  8. Desdobre a folha para o formato quadrado, mantendo as dobras e vincos criados com todos os passos anteriores da dobradura. Guie-se por essas marcações para abrir um dos lados, dobrando a ponta do papel para cima.
  9. Repita do outro lado. Esse processo deixará a folha em formato de diamante, com a parte de cima acessível para a abertura.
  10. Dobre um dos cantos (pode ser de qualquer face do origami) em direção ao centro.
  11. Repita o mesmo processo do outro lado, mantendo ao máximo a simetria da dobradura.
  12. Dobre mais uma vez as pontas centrais para o centro.
  13. Faça o mesmo processo do outro lado.
  14. Abra um lado do papel, dobrando-o ao meio. Esse processo vale para os dois lados.
  15. Dobre uma das metades da parte inferior para cima, posicionando para formar o rabo.
  16. A outra metade será posicionada para cima no outro sentido, para formar o pescoço.
  17. Dobre uma das pontinhas para baixo, formando o bico.

Você pode manter a parte central fechada ou abri-la para deixar o Tsuru com asas de voo. O efeito fica ainda mais bonito se você fizer o origami em papel colorido.

Tutoriais para fazer tsuru

Abaixo, uma seleção de vídeos para você soltar a criatividade. Além de aprender a fazer o tsuru tradicional, veja dicas incríveis para enriquecer a decoração de sua casa ou de sua festa.

Passo a passo para fazer um tsuru

Depois de conferir o passo a passo escrito, é hora de aprender visualmente como confeccionar o seu tsuru. O tutorial é bastante didático. Os vincos podem ser criados com as unhas ou com a ajuda de uma tesoura.

Como fazer forminha de doce de tsuru

Se uma decoração com origamis de tsuru já é legal, imagina incluir forminhas de doce no mesmo estilo? Nesse vídeo, você acompanhará o passo a passo da execução desse projeto que é feito somente com papel e nada mais.

Móbile de tsuru

Com menos de R$ 5 é possível confeccionar um lindo móbile de tsuru. Além do papel, você precisará de cordão e algumas contas para enfeitar.

Publicidade

Produzir o seu tsuru pode lhe proporcionar momentos de distração e relaxamento. O artesanato com EVA também é uma ótima forma de estimular a criatividade e decorar a casa com muito estilo.