Aposte na palmeira azul para decorar seu jardim

Escrito por

Foto: iStock

Publicidade

Palmeira azul é o nome popular de uma planta cientificamente chamada de Bismarckia nobilis. Essa planta é originária da região de Madagascar, na África, e recebeu esse nome graças à coloração levemente azulada de suas folhas. Além disso, é bem conhecida pelo formato de leque que sua folhagem possui.

As mudas da palmeira azul podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo e custam por volta de R$ 50,00. Quando plantadas no solo, atingem normalmente 12 metros de altura, mas podem chegar a até 25 metros.

A palmeira azul é uma planta que se adapta a climas úmidos e secos e pode ser resistente à geadas e ao fogo. O ciclo de vida desta planta é chamado de perene, o que significa que ela vive por mais de dois anos e que suas folhas são permanentes.

Com uma beleza exuberante, a palmeira azul aparece em diversos projetos de paisagismo e está cada vez mais presente nos jardins. Ela se torna facilmente um ponto de destaque na paisagem, pois chama atenção e possui um efeito impactante.

Como cuidar de palmeiras azuis

Foto: Reprodução / Evandra Cruz Paisagismo

As palmeiras azuis podem ser plantadas e cultivadas tanto em lugares quentes quanto em lugares mais frescos, porém essas plantas precisam de incidência do sol para crescerem bonitas e saudáveis.

O solo em que as mudas serão plantadas precisa possuir uma boa drenagem e bons nutrientes para colaborar com seu crescimento. Isso pode ser conseguido através de adubos e fertilizantes orgânicos misturados com areia.

Elas não precisam de cuidados muito elaborados, apenas certifique-se de aguá-las com frequência e com moderação, sem deixar o solo encharcado. Dependendo do clima e da região em que você vive, a água da chuva pode ser suficiente, mas lembre-se que essas plantas crescerão melhor e mais rápido quando bem aguadas.

Publicidade

Como fazer mudas

Foto: iStock

Para fazer mudas de palmeira azul, é necessário colher os frutos da planta. Eles devem ser despolpados manualmente, lavados e colocados sob papel toalha, para depois ser feita a semeadura.

Existem duas formas de realizar a semeadura. A primeira deles é feita em recipientes com uma mistura de areia, húmus de minhoca e composto orgânico. As sementes do fruto devem ser levemente cobertas com a mistura para que a germinação comece em aproximadamente três meses, podendo demorar um pouco menos ou um pouco mais. Quando as folhas começarem a crescer, as raízes podem ser colocadas em vasos ou plantadas diretamente no solo.

A outra forma de semear a palmeira azul é colocando várias sementes dentro de um saco plástico com areia e composto orgânico e umedecer essa mistura. Fique de olho no saco plástico até que as plantas comecem a germinar. Quando isso acontecer, você poderá separar as sementes e plantá-las.

Lembre-se de manter sempre as mudas em local sombreado enquanto germinam, independentemente da forma que você escolher semear a palmeira azul.

Como recuperar uma palmeira azul

Foto: Reprodução / Kuezia Silva

A palmeira azul precisa de um solo semi-arejado para crescer, portanto, quando há excesso de água no solo, a planta pode morrer. Se você percebeu que sua palmeira azul está morrendo, você precisará seguir algumas instruções para salvá-la.

Primeiramente, cave ao redor da planta e retire-a do solo, com cuidado. Observe se há raízes podres, pretas ou cinzas. Se sim, corte-as fora. Em seguida, deixe a planta em contato direto com o sol por cerca de duas horas, para que o sol possa secar o restante de suas raízes.

Depois disso, prepare novamente o local em que a palmeira será replantada, colocando nutrientes necessários através de um composto orgânico, por exemplo.

Publicidade

Como usar a palmeira azul no projeto de paisagismo

Foto: Reprodução / Cia Jardim Paisagismo

A palmeira azul é uma ótima planta para ser usada em projetos de paisagismo, ainda mais quando existe espaço suficiente para o desenvolvimento de suas folhas. Ela é normalmente usada como ponto focal do projeto, portanto, evite combiná-la com plantas que possam competir com a palmeira, impedindo o efeito visual desejado.

O objetivo é plantar a palmeira azul em um gramado aberto e preencher os arredores com plantas de pequeno porte. As lisimáquias, as rabo-de-rato e as cigarro-aceso são baixas, coloridas e de muita personalidade que podem contribuir para um projeto de paisagismo agradável.

Também é possível usar flores rasteiras azuis para combinar com a palmeira, como por exemplo a vinca-azul ou a lobélia azul. Essas flores intensificarão a cor azulada das folhas da palmeira azul.

25 jardins charmosos graças à palmeira azul

A palmeira azul é uma planta que pode trazer destaque ao seu jardim, por isso, confira 25 ambientes que se tornaram charmosos graças à palmeiras azuis e os use de inspiração para pensar em plantar no seu.

1. A palmeira azul pode trazer personalidade ao seu jardim

Foto: Reprodução / Ceres Paisagismo

2. Ela pode ser plantada próxima a outras plantas

Foto: Reprodução / Floricultura Rosalinda

3. Como nesse jardim, em que há grande diversidade de folhas

Foto: Reprodução / Flora Eto

4. Pode ser combinada com outros tipos de palmeira também

Foto: Reprodução / Paisagem Serviços Urbanos

Publicidade

5. Você pode suspender uma orquídea na palmeira azul!

Foto: Reprodução / Bras Flores

6. Essa planta pode ser de porte grande

Foto: Reprodução / Marcelo Novaes Paisagismo

7. Ou de porte pequeno!

Foto: Reprodução / Viveiros Tangará

8. A palmeira azul pode decorar a fachada de sua casa

Foto: Reprodução / Depieri Paisagismo

9. Ou pode também decorar o fundo

10. Coloque pedrinhas para decorar ao redor da palmeira

Foto: Reprodução / Karina Albuquerque

11. Use a palmeira azul como ponto focal do seu jardim

Foto: Reprodução / Azaleia Jardins

12. Nesse jardim, um canteiro de iresines foi plantado ao redor da palmeira

Foto: Reprodução / Azaleia Jardins

13. A palmeira azul combina com jardins modernos

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

14. Essa planta se encaixa super bem em jardins amplos e tropicais também

Foto: Reprodução / AuE Paisagismo

15. Você pode plantar uma palmeira azul próxima à piscina

Foto: Reprodução / Emmilia Dias Cardoso

16. Ela combina com casas rústicas e de campo

Foto: Reprodução / Flores e Folhagens

17. E também com casas mais urbanas e modernas

Foto: Reprodução / Flores e Folhagens

18. A palmeira azul de porte grande pode fazer uma sombra útil

Foto: Reprodução / Alex Tree

19. Ainda mais quando plantada próxima a outras plantas!

20. Essa planta normalmente possui uma copa bem ampla

Foto: Reprodução / Cláudia Guapo

21. A palmeira azul foi plantada no meio de um laguinho artificial nesse jardim

Foto: Reprodução / Floricultura SS Artes & Flores

22. Você também pode plantar a palmeira azul em um vaso

Foto: Reprodução / Cila Weil

23. Pra quê ter apenas uma palmeira azul, se você pode ter duas?

Foto: Reprodução / Franciny Maurer

24. Uma palmeira azul de porte pequeno cabe em um canteirinho

Foto: Reprodução / Marcia Andretto

25. Encontre um cantinho de sua casa para essa planta tão charmosa!

Foto: Reprodução / Pedro Shintani

As palmeiras azuis são plantas cheias de personalidade e fáceis de cuidar, por isso são uma ótima opção para jardins espaçosos. Aposte nessa planta para criar um jardim bonito e aconchegante em sua residência.