Penteadeira camarim: 60 inspirações cheias de funcionalidade e estilo

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Athos

Móvel com origem no século XV, a penteadeira deixou de ser exclusividade da aristocracia e se popularizou ao redor do mundo. Elemento essencial no dormitório de mulheres vaidosas, ela reúne funcionalidade e beleza, garantindo um espaço reservado para a rotina de beleza ou para o treinar aquela maquiagem favorita.

Dentre as opções mais procuradas está a penteadeira camarim. Opção com visual marcante, esta versão conta com lâmpadas presas à sua estrutura ou ao espelho, ideal para garantir a luz necessária para o momento de embelezamento. Confira a seguir uma seleção de lindas penteadeiras camarim e inspire-se:

1. Não precisa de muitos detalhes

Foto: Reprodução / Tu Organizas

Com visual mais simples, esta penteadeira conta com três gavetas em formato quadrado, ideal para armazenar os produtos de beleza, garantindo maior durabilidade aos itens. Destaque para os puxadores vazados na madeira.

2. Pode ter armazenamento de sobra

Foto: Reprodução / Boca Rosa

Quem deseja manter a superfície da penteadeira sem muitos elementos deve apostar em um modelo que disponibilize gavetas com tamanhos variados, garantindo um ambiente mais organizado.

3. Dispensando a necessidade de puxadores

Foto: Reprodução / Nuwen

Ideal para quem deseja um visual mais minimalista, este modelo dispensa o uso de puxadores graças os recortes feitos na própria madeira, facilitando o abrir e fechar das gavetas.

4. Que tal uma penteadeira multifuncional?

Foto: Reprodução / Chez Nadi

Quando fechada, a penteadeira simula uma escrivaninha comum, sem muito detalhes. Ao abrir sua tampa, suas luzes retangulares se acendem, dando acesso às maquiagens e produtos de beleza.

5. Inovando na escolha das lâmpadas

Foto: Reprodução / Studio D’BOAH Interiores

Apesar do modelo mais tradicional utilizar lâmpadas redondas, nada impede que o formato delas seja diferenciado, contanto que garantam iluminação suficiente para os momentos de vaidade.

6. Vale mesclar cores quentes de iluminação

Foto: Reprodução / Adriana Aguileras

Para garantir um efeito mais fiel na hora de se maquiar, a dica é mesclar lâmpadas com tons quentes com opções de tons frios, simulando a luz natural. Assim fica mais fácil não errar o visual.

7. Que tal improvisar na hora da montagem?

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Para quem já possui o espaço dedicado ao embelezamento, mas deseja adicionar mais glamour ao cantinho, uma boa dica é investir em um espelho com moldura repleta de lâmpadas, reproduzindo a penteadeira original.

8. Visual moderno e multifuncional

Foto: Reprodução / Quatrtino Arquitetura

Outra opção que utiliza uma moldura especial para o espelho, aqui a penteadeira também é utilizada como escrivaninha, contando inclusive com mural aramado para recados e lembretes.

9. Que tal uma opção contemporânea e minimalista?

Foto: Reprodução / Eliane Mesquita

Possuindo um balcão suspenso e as lâmpadas embutidas no espelho, esta é a opção ideal para quem possui pouco espaço e deseja um modelo mais discreto de penteadeira.

10. Contando com luzes embutidas

Foto: Reprodução / Lay Out Arquitetura

Esta alternativa é ideal para quem busca um visual repaginado para a penteadeira camarim. Aqui as lâmpadas são substituídas por fitas de LED e, para um visual ainda mais moderno, uma cadeira amarela faz par com o móvel.

11. Que tal um modelo personalizado?

Foto: Reprodução / Meu Apto 401

Uma das formas de conquistar um móvel belo e funcional é apostar em versões personalizadas. Assim, tanto seu formato quanto cores podem ser escolhidas de acordo com o seu gosto pessoal.

12. Conteúdo visível

Foto: Reprodução / Faby

Ótima opção para quem gosta de ver seus itens de beleza bem organizados, esta versão conta com tampo de vidro, fazendo com que os produtos de maquiagens façam parte da decoração.

13. A beleza nos pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Jane Carvalho

Contando com banquinho estofado para garantir o conforto, esta penteadeira possui lindos puxadores em forma de flor, além da companhia de um tapete macio e charmoso.

14. Adicione um pouco de cor

Foto: Reprodução / Bianca Pagano

Se a penteadeira escolhida for pintada na cor branca, uma boa dica é apostar em acessórios com cores vibrantes para incrementar o visual. Caprichar na escolha do banquinho também é uma boa opção.

15. Visual marcante e cheio de estilo

Foto: Reprodução / Decora Concept

Substituindo suas laterais por finas vigas de madeira, esta penteadeira ainda possui tampo em vidro, permitindo visualizar seu conteúdo. Com espelho avulso, conta com oito lâmpadas ao total.

16. Visual diferente, com a mesma função

Foto: Reprodução / Renata Linhares

Contando com móveis planejados, a área da penteadeira está anexa ao guarda-roupas. Deste modo, a solução foi adicionar luzes embutidas com diferentes temperaturas.

17. Que tal gavetas coloridas?

Foto: Reprodução / JR Interiores

Uma forma de adicionar mais vida à penteadeira é optar por gavetas coloridas. Com bancada e moldura do espelho na cor branca, ela ainda possui tampo de vidro, evitando que a madeira se suje.

18. Um cantinho dedicado à beleza

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Localizada dentro do closet, a penteadeira conta com amplo espelho e luzes embutidas, conferindo visual moderno e cheio de estilo. Em formato de L, ganha gavetas revestidas em espelhos para incrementar o visual.

19. Um toque de estilo para sair do comum

Foto: Reprodução / Stella Medeiros

Apesar de sua estrutura possuir visual simples, o charme desta penteadeira fica por conta de seus pés palitos. Também visualizados na baqueta, garante um ar descontraído ao móvel.

20. Adicionar flores sempre é uma boa opção

Foto: Reprodução / Gill Vianna

Apara ajudar na decoração da penteadeira, vale apostar em vasos com flores e plantas, sejam elas naturais ou artificiais. Uma boa alternativa para adicionar cor e vida à este cantinho.

21. Espelhos menores valorizam o móvel

Foto: Reprodução / Kethelyn Margato

Ao optar por um espelho com tamanho menor do que a extensão do móvel, é possível garantir ainda mais destaque para sua estrutura e superfície.

22. Um puxador com muito requinte

Foto: Reprodução / Dra. Monizze Soares

Modelo diferenciado, conta com uma estrutura mais baixa ao centro e gavetas nas laterais. Para garantir mais requinte à peça, os puxadores contam com strass encrustados.

23. Adicione mais espelhos

Foto: Reprodução / Camila Cabral

Se o espelho principal da penteadeira não reproduzir os mínimos detalhes a maquiagem, vale investir em um modelo portátil, garantindo maior praticidade e funcionalidade.

24. Vale investir em bons organizadores de maquiagens

Foto: Reprodução / Silvania Miranda

Como a beleza do móvel está em uma superfície sem muito objetos, vale apostar em organizadores com tamanhos variados para garantir que cada coisa tenha seu lugar específico.

25. Em harmonia com os móveis do quarto

Foto: Reprodução / Marina Gualtieri Leporé

Apesar do modelo mais comum possuir a cor branca, vale apostar em versões coloridas ou optar por um móvel planejado, para que a peça esteja de acordo coma decoração do restante do ambiente.

26. Com espelho adicionado posteriormente

Foto: Reprodução / Roberta Adriano Studio

Se o modelo escolhido de penteadeira não possuir um belo espelho em sua estrutura, é possível adicioná-lo posteriormente, complementando o visual do móvel. E se ele tiver moldura com luzes, melhor ainda.

27. Aqui somente o espelho foi feito sob medida

Foto: Reprodução / Drika Mateus

Contando com um móvel personalizado que inclui escrivaninha e penteadeira em formato de L, este móvel ganhou a companhia de um espelho com moldura metálica e recortes para as lâmpadas.

28. Opção ideal para as românticas de plantão

Foto: Reprodução / Aniele Borba

Além do seu design rico em detalhes com curvas e banquinho florido, aqui os puxadores ganham um charme extra: contam com flores e folhas esculpidas na própria madeira.

29. Ideal para todos os tamanhos de dormitórios

Foto: Reprodução / Antônia Oliveira

Fabricada em um modelo mais estreito, esta versão conta com espelho na vertical, reduzindo anda mais seu tamanho. Ótima opção para quem possui pouco espaço e não deseja investir em um móvel planejado.

30. Reunindo tudo o que é importante

Foto: Reprodução / Tati Vinog

Apesar de seu tamanho tímido, esta penteadeira garante espaço para todos os itens essenciais na hora de se embelezar, de maquiagens até o secador de cabelos.

31. Vale apostar em lâmpadas diferenciadas

Foto: Reprodução / Objeto Retrô

Buscando fugir um pouco das opções tradicionais, vale apostar em lâmpadas que tenham um visual diferenciado, enriquecendo a penteadeira.

32. Fugindo do espelho com moldura

Foto: Reprodução / Ellen Beatriz de Moraes Jansen

Uma ótima alternativa para quem busca um visual moderno para sua penteadeira é optar por um espelho sem moldura, apenas acompanhado por estruturas metálicas em suas laterais, ideais para receber as lâmpadas.

33. Um detalhe sutil

Foto: Reprodução / Penteadeiras Camarim

Apesar de não aparecer à primeira vista, o diferencial desta penteadeira está em seu tampo de vidro, que permite visualizar o seu interior, decorado com divisórias em tom rosa claro.

34. Podendo complementar a decoração do quarto

Foto: Reprodução /

Apesar de seu tamanho generoso, esta penteadeira é estreita, se tornando opção ideal para acompanhar a cama de casal e decorar a parede lateral do quarto.

35. Contendo apenas uma gaveta

Foto: Reprodução / Maquiadora Paloma Silva

Como seu tamanho é restrito, esta penteadeira conta com apenas uma gaveta para organizar os itens de maquiagem. Com boa profundidade, mantém tudo organizado.

36. Com espaço de sobra, ideal para uso compartilhado

Foto: Reprodução / Penteadeira Camarim

Como o móvel foi feito sob medida, ele acomoda confortavelmente mais de uma pessoa ao mesmo tempo, evitando disputa pelo belo espaço e garantindo funcionalidade a este cantinho da beleza.

37. Um contraste faz toda a diferença

Foto: Reprodução / J. Domingues Móveis Planejados

Apesar de contar com sua estrutura na cor branca, esta penteadeira ganha um belo contraste em seu espelho ao receber moldura na cor preta. Visual irreverente e original.

38. Conforto é primordial na escolha da penteadeira ideal

Foto: Reprodução / Marina Coelho

Além das medidas do móvel garantirem funcionalidade, é importante que sua cadeira ou banqueta seja confortável, garantindo momentos de prazer e embelezamento.

39. A penteadeira como item decorativo

Foto: Reprodução / Monique Ximenes

Além de ser uma peça extremamente funcional, este móvel ajuda a compor a decoração do espaço em que é inserido. Acompanhado de um belo tapete e objetos decorativos, garante um visual cheio de charme.

40. Fica ótima em qualquer cantinho

Foto: Reprodução / Sandra Decorart

Se o espaço for restrito, uma boa alternativa é apostar em um modelo suspenso, com poucas gavetas e estilo vertical. Assim toda a funcionalidade e beleza do móvel será garantida, por menor que seja o espaço disponível.

41. Um camarim inusitado, mas cheio de estilo

Foto: Reprodução / 1 Cafofo para 2

Outro exemplo de penteadeira que ganhou a companhia de um espelho com moldura estilo camarim, aqui a cor amarela garante um cantinho mais belo e alegre.

42. Penteadeira improvisada

Foto: Reprodução / By Carola Paiva

Enquanto a base da penteadeira é formada por uma cômoda com gavetas e portas, sua superfície dispõe os itens utilizados diariamente. Para o visual camarim, espelho redondo com moldura preta.

43. Com decoração em tons pasteis

Foto: Reprodução / Michely Andrade

Ideal para manter o visual delicado garantido pelo uso da penteadeira camarim, os objetos decorativos escolhidos possuem tons suaves, deixando o espaço de beleza ainda mais encantador.

44. Se bem planejada, não precisa de muito objetos

Foto: Reprodução / Ana Cláudia Fagundes

Ao contar com gavetas para garantir a organização dos itens de beleza, não é necessário muitos objetos decorativos para incrementar seu visual.

45. Vale apostar em um modelo com gavetas de tamanhos variados

Foto: Reprodução / Vanessa

Ao escolher uma penteadeira com gavetas com tamanhos diferentes, fica mais fácil organizar os diferentes itens de maquiagem, dividindo-os por tamanho, frequência de uso ou função.

46. Bandejas são ótimas aliadas da organização

Foto: Reprodução / Karina Oliveira

Assim como os organizadores de acrílico ou em mdf, as bandejas deixam o visual da penteadeira mais belo e organizado. Vale apostar em opções espelhadas ou de metal.

47. Fazendo as vezes de prateleira

Foto: Reprodução / Débora

Além de manter os itens de maquiagem em ordem, esta penteadeira ganhou nova função: faz as vezes de prateleira ao armazenar objetos decorativos sobre a moldura de seu espelho.

48. Com estrutura simples e visual arrasador

Foto: Reprodução / Objeto Retrô

Apesar de sua aparência simplista, a beleza desta penteadeira é destacada com o tampo de vidro transparente. Com visual moderno, suas gavetas dispensam a necessidade de puxadores.

49. Com gaveteiro móvel e improvisado

Foto: Reprodução / Andreza Goulart

Como seu modelo consiste em uma bancada de madeira, para garantir que as maquiagens fossem guardadas em ordem, dois gaveteiros móveis foram adicionados ao conjunto.

50. Opções em madeira no seu tom natural também têm seu charme

Foto: Reprodução / Objeto Retrô

Fugindo um pouco das populares penteadeiras brancas, a opção em madeira natural garante visual retrô, conferindo ainda mais charme ao móvel.

51. Que tal um modelo todo espelhado?

Foto: Reprodução / Art+ Móveis Espelhados

Esta é a opção ideal para quem deseja dar destaque à decoração do restante do quarto, além de conferir mais requinte ao espaço.

52. Aposte em cadeiras estampadas

Foto: Reprodução / Dai Marques

Como a penteadeira escolhida possui a cor branca, nada melhor do que uma cadeira com estampa marcante para complementar o seu visual.

53. Discreta, mas com charme de sobra

Foto: Reprodução / Angelita Francioni

Penteadeira toda em branco, com puxadores discretos e banco na mesma tonalidade, ganha apenas alguns objetos em sua superfície para incrementar o visual.

54. Bandejas douradas e luzes mescladas

Foto: Reprodução / Sartori Home

Esse é um outro exemplo de como o efeito resultante em se misturar luzes quentes com luzes frias garante a luz ideal para o momento de beleza.

55. Espaço para os mais variados itens

Foto: Reprodução / Nadia Souza

Ao mesmo tempo em que esta penteadeira acomoda maquiagens, cremes, perfumes e outros itens de beleza, ela ainda ganha a companhia de objetos decorativos, ganhando função de prateleira.

56. Como móvel embutido, aproveitando espaços vazios

Foto: Reprodução / Studio Criar

Utilizando marcenaria personalizada, esta penteadeira ocupa o lugar vazio abaixo do beliche, garantindo funcionalidade para a área que ficaria vazia.

57. Diferentes organizadores utilizados em conjunto

Foto: Reprodução / Recém Casada

Solução ideal para deixar todos os itens em ordem, aqui a bandeja, os organizadores de acrílico e os divisores em colmeia garantem uma penteadeira bela e bem arrumada.

58. Dispensando a moldura do espelho

Foto: Reprodução / SJ Móveis Planejados

Com visual moderno, esta penteadeira conta com estrutura simples, com três gavetas com puxadores discretos, além do espelho com luzes embutidas.

59. Um charme de puxador!

Foto: Reprodução / Casei aos 17

Com tamanho reduzido, porém cheia de detalhes, o destaque desta penteadeira vai para os delicados puxadores em formato de flores, pintados de rosa.

60. Visual branco total

Foto: Reprodução / Mayra Queiroz

Inspiração ideal para quem deseja um visual neutro e claro para a penteadeira, esta opção utiliza a cor branca como o tom eleito para sua estrutura, puxadores e banqueta.

Não importa o espaço disponível, seja ele grande ou pequeno, sempre haverá uma opção ideal de penteadeira camarim para garantir os momentos de embelezamento com conforto e funcionalidade. Escolha seu modelo favorito e adicione já este item ao seu lar. Aproveite seu novo móvel para deixar a maquiagem bem organizada, com cada coisa em um cantinho próprio.

PARA VOCÊ