Piscina de fibra: 50 projetos elegantes para curtir o verão

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Igui Colatina

Ter uma piscina em casa pode sim ser um sonho possível! Muitas pessoas acreditam que construir um artigo de lazer como este no quintal requer um investimento muito alto, mas a verdade é que desde os anos 1950, existe no mercado uma solução pré fabricada com um custo benefício muito mais acessível: a piscina de fibra de vidro.

Confeccionadas com o mesmo material utilizado na construção de embarcações, a peça pode ser adquirida em um tamanho adequado ao espaço, e sua instalação é feita de maneira rápida e simples. Outra vantagem deste modelo é a manutenção e higienização, fazendo com que o usuário economize tempo e dinheiro, já que elas permanecem muito mais tempo limpas, sem acúmulo de resíduos, graças a sua superfície lisa.

E a durabilidade? Pode apostar que essa piscina vai longe! A fibra de vidro é um recurso altamente flexível, que se adapta às mais variadas temperaturas, sejam elas altas ou extremamente baixas, e quando bem cuidadas, este tipo de piscina não sofre com o desgaste do tempo e nem de uso. Confira abaixo alguns projetos incríveis com piscinas de fibra de vidro, e veja como uma peça simples pode fazer toda a diferença no quintal de sua residência:

1. A piscina deixou esta área de lazer completa

Foto: Reprodução / Vanja Paes Coêlho

Quanto mais completa for a área de lazer, mais valorizado o imóvel fica, certamente. Aqui, o espaço contou com uma quadra de gramado artificial, churrasqueira coberta, e uma espaçosa piscina de fibra com degraus submersos.

2. Uma cascata garante todo o charme para a parte externa da casa

Foto: Reprodução / Madeireira Mondaí

Se a ideia é caprichar na decoração, pense em recursos atrativos para deixar o espaço ainda mais bonito. Uma pequena cascata instalada na beirada da piscina já deu uma outra cara ao ambiente.

3. Algumas plantinhas para decorar o ambiente

Foto: Reprodução / Anderson Keith

A simplicidade da piscina de fibra de vidro pode exigir dos mais detalhistas um capricho maior na decoração externa. Plantar algumas espécies verdinhas em torno da área de lazer deixará o espaço mais acolhedor, além de não exigir altos investimentos para obter um resultado satisfatório.

4. Capriche nos acessórios da sua piscina!

Foto: Reprodução / Fiber Piscinas

Além de trazer mais cor à sua piscina, boias, bolas e outros brinquedos aquáticos adicionam mais diversão à sua área de lazer. E isso não só agradará as crianças, mas adultos também – além de proporcionar mais segurança para todos!

5. Uma boa iluminação sempre ajuda a valorizar o espaço

Foto: Reprodução / Carolina Kleeberg

… além de ser super necessária para que a piscina possa ser utilizada também à noite. As luzes podem ser implantadas entre as plantas, ou nas paredes laterais, de forma bem discreta e harmoniosa.

6. Contornada por um revestimento antiderrapante

Foto: Reprodução / ANN Arquitetura

Para garantir a segurança dos usuários, é necessário implantar um piso poroso em torno da piscina, assim ninguém corre o risco de escorregar e se machucar ao entrar e sair da área.

7. Garanta a manutenção periódica de sua piscina

Foto: Reprodução / IGUi

É cuidando bem dela que você garantirá uma longa durabilidade da peça. Mantenha o seu interior sempre limpo, com a água tratada e seu interior higienizado. Assim você evita que possíveis desgastes apareçam com o tempo.

8. Uma peça bem especial para a área coberta

Foto: Reprodução / Águia Piscinas

Olha que graça esta área coberta da residência, toda revestida em cimento queimado em torno da piscina redonda. Para deixar o ambiente mais delicado, plantas, vasos e flores foram dispostos em um cantinho super especial, protegidos por um vidro.

9. Iluminação submersa para deixar a área mais elegante

Foto: Reprodução / Adriana Vicente Arquiteta

Voltando à iluminação, uma ideia genial para deixar a piscina ainda mais charmosa é adicionar uma iluminação submersa. A água ganha um leve toque de neon, deixando o espaço mais moderno e estiloso.

10. Na medida certa para a diversão

Foto: Reprodução / Piscina de Fibra

Mesmo sendo pré fabricadas, o mercado oferece inúmeros tamanhos e formatos de piscinas de fibra de vidro, ou seja, certamente você encontrará o tamanho ideal para o seu espaço, seja ele grande ou pequeno.

11. Piscinas com dois níveis fazem o maior sucesso

Foto: Reprodução / Espelho D’água Piscinas

… isso porque é um lugarzinho perfeito para sentar, relaxar e tomar um solzinho enquanto se refresca na água. Neste projeto, o o nível superior foi feito de cimento e revestido com pastilhas, acompanhando toda a borda da piscina de fibra.

12. Pequenininha e refrescante

Foto: Reprodução / Fiber Piscinas

O local ideal para instalar a sua piscina é onde o Sol bata em algum momento do dia. Assim, além de garantir um bom espaço para o banho de Sol, você também garantirá que a água fique sempre fresquinha.

13. Um quintal de respeito

Foto: Reprodução / Gabriel Coutinho

Outro fator importante a ser pensado antes de determinar onde sua piscina será instalada é garantir a privacidade. Criar uma área de lazer no ponto cego do terreno, longe dos olhos dos transeuntes da rua ou de vizinhos é o mais ideal.

14. Instalada logo ao lado da área gourmet

Foto: Reprodução / Adriana Mello Arquitetura

A área gourmet integrada com a piscina deixa qualquer reunião com a família ou amigos muito mais divertida! O churrasqueiro não precisará ficar isolado dos demais convidados, e a televisão disposta na parede pode ser assistida até da área de lazer.

15. No terraço, com vista paradisíaca

Foto: Reprodução / Spa Ogrodowe

Se a construção de sua residência permite, não hesite em instalar a sua piscina de fibra no terraço! Veja como este projeto ficou incrível, oferecendo não só a melhor vista, mas também muito conforto, privacidade e modernidade.

16. Um deck especial só para ela

Foto: Reprodução / Adriana Mello Arquitetura

Mas e se o Sol não bate precisamente onde o terreno garantiria a tal privacidade? Simples: invista em um paisagismo estratégico que contorne toda a região da piscina. Veja como esta solução caiu como uma luva para o projeto acima.

17. Um recanto intimista e cheio de paz

Foto: Reprodução / ELK Fertighaus

O proprietário desta linda residência não estava para brincadeira quando optou por criar um ambiente intimista: a pequena piscina redonda instalada ao centro do ambiente fechado garante não só um momento de descanso, como também uma ótima vista externa.

18. O paisagismo contribui para deixar o espaço mais fresco

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

O excelente trabalho de jardinagem realizado no contorno do muro adicionou mais frescor ao espaço, que ainda contou com uma charmosa cascata ao lado da piscina e uma mesa para refeições, protegida pelo guarda-sol.

19. Uma decoração caprichada e cheia de requinte

Foto: Reprodução / Apê 102 Arquitetura

Para demarcar a linha da piscina, um piso poroso claro revestiu toda a área molhada do ambiente, garantindo também a segurança de seus usuários. Não podemos deixar de reparar também na decoração super refinada e charmosa da área gourmet, do deck e também do pequeno jardim.

20. Deck de madeira e cascata alta

Foto: Reprodução / Jhennifer Amorim Reis

A cascata alta instalada no centro da parede lateral acompanha o mesmo material do deck implantado em volta da piscina. Para complementar o ambiente, espreguiçadeiras logo ao lado do balcão da área gourmet foram disponibilizadas para que os usuários tenham mais lugares para se acomodar.

21. Qualquer espacinho é bem-vindo

Foto: Reprodução / Paulinho Peres

A solução para este quintal dos fundos estreito foi instalar uma piscina mais compacta logo ao lado do muro. A árvore colabora para oferecer uma sombrinha em dias mais quentes. E para dar um toque moderno na decoração, uma luz interna foi implantada em seu interior.

22. Formas irregulares são encantadoras

Foto: Reprodução / Piscinas Fiber

Quem gosta de fugir do convencional pode optar por piscinas com formato irregular. Elas são super charmosas e ficam bem em qualquer cantinho, independentemente se a metragem do espaço é grande ou pequena.

23. Um cercadinho para garantir a segurança

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

Quem tem pets ou crianças em casa deve se preocupar em dobro com a questão da segurança. O ideal é instalar uma cerquinha bem bonita em torno da piscina, ou tampá-las com uma lona específica para que ninguém corra o risco de sofrer acidentes.

24. Tudo junto no espaço coberto

Foto: Reprodução / Rafael Guimarães

A decoração rústica do ambiente de estar na área externa deu um contraste bem legal na piscina de fibra azul. Perceba que a cor fica bem ressaltada pelo deck de madeira escuro, garantindo um clima convidativo para relaxar por horas no espaço.

25. Degraus internos dispensam as famosas escadinhas

Foto: Reprodução / Espelho D’água Piscinas

E também são perfeitos para quem deseja ficar só sentadinho dentro da piscina, relaxando e curtindo o momento. Neste modelo, a pequena região arredondada foi criada justamente para tal finalidade.

26. A durabilidade da piscina de fibra é muito maior

Foto: Reprodução / Elevo Arquitetura

Isso porque o seu material possui uma boa flexibilidade, se adaptando facilmente à qualquer tipo de clima, seja ele muito quente ou muito frio. Assim você garantirá uma maior economia com reparos e manutenções mais específicas.

27. E sua instalação é bem mais prática

Foto: Reprodução / Dilma Enzian

Por ser uma peça comprada já pronta, a piscina de fibra não requer grandes obras para ser instalada. Enquanto muitas levam semanas para serem finalizas, esta opção exige aproximadamente 7 dias para ser devidamente encaixada e vedada.

28. Você pode escolher o formato que quiser para sua piscina

Foto: Reprodução / Le Andrade

Não é porque a piscina de fibra é pré fabricada que ela deve ser igual à todas as outras, certo? Neste post mesmo você já pôde conferir que há inúmeros formatos e tamanhos disponíveis no mercado que cabem perfeitamente no seu projeto e gosto pessoal.

29. Seu baixo custo oferece uma boa economia no orçamento

Foto: Reprodução / Piscinas e Afins

… e isso vale tanto para a sua instalação como para a sua manutenção. Fora que por conta de sua alta resistência, a piscina de fibra requer cuidados básicos e, quando obedecidos à risca, o usuário não precisará se preocupar com reparos.

30. É mais mais fácil limpá-las

Foto: Reprodução / Fiber Piscinas

Por serem lisas, as piscinas de fibra de vidro são bem mais fáceis de higienizar, pois não há detalhes ou frestas em que a sujeira, fungos e bactérias adoram ficam acumulados. Pense na economia de tempo que você terá com a limpeza?

31. Construída em um nível superior

Foto: Reprodução / Magda Braga

Se a ideia é não mexer no solo, que tal construir a sua piscina em um nível superior? Neste projeto, um deck foi instalado sobre o gramado, e a peça milimetricamente encaixada, garantindo uma área super elegante e segura.

32. Criando um ambiente atrativo

Foto: Reprodução / Eliane Fedele

Não basta ter somente uma piscina no quintal, pois até as áreas externas merecem uma atenção maior quanto à decoração. Invista em revestimentos adequados e que garantam a segurança dos usuários, assim como detalhes que introduzam a identidade dos moradores, como plantas, espreguiçadeiras, etc.

33. Adequando o terreno do imóvel

Foto: Reprodução / Espelho D’água Piscinas

Muita gente acredita que ter uma piscina exige um amplo espaço externo, quando na verdade, o projeto pode ser muito bem adaptado à metragens mais reduzidas. É possível criar um ambiente superior, como este da imagem, aproveitar um cantinho do terreno, ou até mesmo instalar a peça em uma área coberta.

34. Piscina + gramado

Foto: Reprodução / Liziane Milgarejo

Tem coisa mais gostosa que um imenso gramado ao lado da piscina? Além de segura, esta opção natural oferece um visual bastante aconchegante e bonito. Fora que manter um gramado saudável não exige muitos cuidados!

35. No alto da casa

Foto: Reprodução / Lucio Nocito

Nesta residência, a piscina foi incluída no terraço, bem próximo ao telhado. A estrutura para este tipo de projeto deve ser bem reforçada, para aguentar o peso da peça cheia de água com bastante resistência.

36. Bela, refrescante e segura

Foto: Reprodução / Fórmula Azul

Quando grande parte dos usuários da piscina são crianças, a piscina de fibra, sem dúvidas, é a melhor opção. Sua superfície lisa oferece muito mais segurança para os pequenos, pois eles não correm o risco de se machucarem com algum azulejo quebrado, por exemplo.

37. Borda de granito + deck de madeira

Foto: Reprodução / Construdeia

Uma piscina de fibra é sim uma peça mais simples, porém o acabamento do ambiente externo não precisa ser necessariamente tão simples quanto ela. Veja como o revestimento utilizado neste projeto ficou bem sofisticado, com o contorno da borda feito de granito, e a área de circulação finalizada como um deck.

38. Caprichando no visual externo

Foto: Reprodução / Nicolas PIerry Studio

O muro de canjiquinhas combinou direitinho com o revestimento em torno da piscina, e para complementar a decoração, vasos altos foram dispostos próximos às saídas de luz do espaço. Imagine como este canto fica maravilhoso à noite?

39. Fugindo das cores habituais

Foto: Reprodução /IGUi

Atualmente, há outras opções de cores de piscina de fibra no mercado, além das habituais azuis. As cores facilmente encontradas são: a branca (igual a da imagem) e a verde, mas algumas marcas oferecem modelos exclusivos que imitam as pastilhas coloridas.

40. O ambiente perfeito para comemorações especiais

Foto: Reprodução / Deise Leal

Juntar o momento de lazer com as refeições pode dar muito certo, principalmente em dias de comemorações. Nesta residência, a área gourmet incrivelmente decorada ganhou a companhia da piscina construída sobre o solo, criando um ambiente super convidativo e despojado.

41. O calçadão de Copacabana dentro de casa

Foto: Reprodução / Fiber

Olha que legal este revestimento em torno da piscina, lembrando o icônico calçadão carioca! As palmeiras acompanharam todo este clima litorâneo, e quando crescerem oferecerão uma bela sombra refrescante ao espaço.

42. Espreguiçadeiras e mesas são bem-vindas

Foto: Reprodução / Pulse Arquitetura

Quem é que não gosta de tomar um banho de Sol antes ou depois de um mergulho? Para isso, é fundamental incluir em seu projeto algumas espreguiçadeiras bem confortáveis! E se você quer incluir algumas refeições levinhas durante o seu momento de relaxamento, aproveite e adicione também um jogo de mesa e cadeiras.

43. Brindando um lindo dia

Foto: Reprodução / IGUi

Uma dica fundamental para quem quer incluir uma piscina ao lado da área gourmet é investir em utensílios de plástico e acrílico. Assim você e seus convidados não terão risco de acidentes com copos ou pratos quebrados em um local onde todo mundo anda descalço.

44. Cascatas e fontes

Foto: Reprodução / Planeta Água

Para decorar a sua área de lazer não precisa de muito mais do que colocar a sua criatividade em prática. Você pode não só colocar uma cascata ou vasinhos de plantas, como já vimos anteriormente, mas também caprichar em objetos para jardim, como uma fonte, por exemplo.

45. Apostando em um chuveirão

Foto: Reprodução / Expolazer

Outro fator importante que contribui para manter a água da piscina por mais tempo limpa é evitar entrar na água com óleo bronzeador. Isso não quer dizer que você não deva usá-lo, mas dar uma passada no chuveiro para tirar o excesso já ajuda.

46. Simples e refrescante

Foto: Reprodução / Tibum Piscinas

A vantagem de ter uma piscina em casa é poder se refrescar o dia e hora que quiser, sem precisar se deslocar até um clube, ou poder se exercitar sem seguir horários controlados de uma academia, por exemplo. É uma praticidade que vale a pena, não acha?

47. Para crianças e adultos

Foto: Reprodução / Maria Clara

Se o orçamento permite, vale a pena fazer duas áreas distintas para que crianças e adultos possam se divertir com segurança. Grandes condomínios já implantaram esta ideia há muito tempo, e porque não incluir em seu clube particular?

48. Se atente ao revestimento de sua piscina

Foto: Reprodução / Le Andrade

Para evitar o aparecimento de bolhas na superfície de sua piscina com o passar do tempo, verifique se a peça possui uma barreira química, que nada mais é que um tratamento realizado na finalização de sua construção, justamente para evitar este tipo de dano.

49. … e contrate um engenheiro!

Foto: Reprodução / Fiber Piscinas

Mesmo que a resistência de uma piscina de fibra seja alta, é importante contratar um profissional para fazer o cálculo correto ao instalar a peça, pois ela não resiste à torções, que acontecem quando o terreno sofre algum tipo de movimentação ou erosão, causando rachaduras em sua superfície. Fique atento!

50. Use o cloro na medida certa

Foto: Reprodução / Sueli Barra do Jacuipe

O uso do produto em excesso na hora da higienização da água pode acarretar em alguns danos à piscina, como o desbotamento da peça e manchas em sua superfície. Siga direitinho as instruções deste processo e utilize flutuadores de boa qualidade.

Gostou das ideias? Agora que você já conhece todas as vantagens de uma piscina feita de fibra de vidro, aprenda como mantê-la devidamente limpa, clicando aqui.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS