30 maneiras de usar o piso rústico na decoração da sua casa

Escrito por
Em 19.03.22

O piso rústico tem tudo a ver com um estilo de decoração que traz as cores originais dos materiais. Isso faz com que as características da matéria prima ganhem mais destaque. Além disso, esse tipo de piso é muito versátil. Neste post você entenderá o que é piso rústico e dicas de arquitetas para usá-lo na decoração. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é piso rústico?

As arquitetas Alexia Kaori e Juliana Stendard, fundadoras da Urutau Arquitetura, explicam o que é o piso rústico. Segundo elas, o piso rústico “é um piso com acabamentos ‘crus’, os quais respeitam as características naturais do material. Resiste bem às intempéries e é de fácil manutenção. Eles são muito empregados em áreas externas, sítios e chácaras pela facilidade de limpeza”, afirmam.

Tipos e dicas de como adotar o piso rústico na sua decoração

As arquitetas deram algumas dicas sobre este tipo de piso que vem ganhando cada vez mais espaço. Veja o que as especialistas têm a dizer:

Publicidade

  • Procure um profissional: “existem alternativas como moldes e técnicas artesanais, facilmente encontrados no mercado”. Contudo, “para a produção do piso em casa (…) é recomendada a contratação de profissionais especializados para a sua execução”, alertam as arquitetas. Os materiais e a qualidade da execução farão diferença a longo prazo.
  • Cimento queimado: Esse piso é “muito comum em casas mais antigas, além de ser de fácil aplicação e produção”. Ele também “pode ser usado em ambientes externos e internos”. Contudo, Alexia e Juliana alertam: “cuidado com as áreas molhadas que podem ficar muito escorregadias, caso o acabamento final seja de resina acrílica”.
  • Piso de terracota: é formado por lajotas de vários formatos diferentes. Além disso, sua matéria prima é o barro, bem tradicional. “Muitas vezes é feito manualmente peça por peça”, explicam as arquitetas. O material é indicado para áreas externas, porque é poroso.
  • Lajotas de concreto: esse piso tem vários formatos e tamanhos. Além de poder ser moldado direto na obra. O “material é poroso, ou seja, antiderrapante. Bem indicado para áreas externas”, apontam as fundadoras da Urutau arquitetura.
  • Madeira de demolição: “é um piso feito de tábuas provenientes da demolição de construções antigas, as quais eram feitas de madeiras nobres”. Elas podem possuir diversos tamanhos e padrões, “isso torna cada piso único”. As arquitetas apontam que “a madeira oferece um bom conforto térmico”. Além disso, “é muito indicado para áreas internas secas, onde dura mais sem tanto contato com a umidade e o sol. Pode ser utilizado em áreas externas também, nesse caso exige manutenção mais constante por conta do desgaste ocasionado pela umidade e calor”.
  • Pedra natural: esse tipo de piso pode ter vários acabamentos e texturas. Isso “permite que sejam usadas em áreas internas e externas. É possível comprar lajotas de tamanhos definidos ou encomendar tamanhos específicos nas lojas especializadas”.
  • Ladrilho hidráulico: este ladrilhamento é muito tradicional e feito à base de massa cimentícia. Estas peças são “feitas uma a uma artesanalmente. Podem ser totalmente personalizados”. Caso sejam impermeabilizadas, podem ser usadas por vários anos em áreas internas e externas.

Com todas estas dicas, fica fácil decidir como ficará o seu piso. Contudo, ainda é preciso pensar sobre como ele vai harmonizar com o restante da decoração. Para isso, que tal ver algumas ideias de casas que usaram esse tipo de piso?

30 fotos de piso rústico para uma casa acolhedora

O piso também faz parte da decoração. Por isso, seu estilo também deve combinar com o restante da casa. Principalmente quando se fala de um tipo tão específico quanto o piso rústico. Dessa maneira, confira as 30 melhores maneiras de usar um piso assim.

1. O piso rústico é tem um estilo atemporal

2. Ele pode ser feito de materiais crus

Studio Liven

Publicidade

3. Ou apenas remeter a esse material

4. Eles são muito versáteis

5. Como o piso rústico para interiores

6. O cômodo fica mais acolhedor

7. Esse estilo de piso pode ficar em outras áreas da casa

8. Como o piso rústico área externa

9. Porém, neste caso, é preciso atenção

10. Alguns materiais necessitam de impermeabilização

11. Isso os faz durar muito mais

DT Estudio Arquitetura

Publicidade

12. E facilita a manutenção

13. Ninguém pode negar a versatilidade deste estilo

14. Contudo, há ambientes que eles ficam melhor

15. Isso pode ajudar a compor o ambiente

16. E a sensação que se passa com ele

17. Como o piso rústico na cozinha

18. Deixará a cozinha com outra cara

19. Ainda há outra opção de decoração

20. Que deixa a casa com outra cara

apó arquitetura

Publicidade

21. E completa o ambiente

22. Isso é feito com o piso rústico na sala

23. Olhe como este ambiente ficou acolhedor

24. As cores são muito importantes

25. O piso rústico vermelho, por exemplo

26. É um clássico

27. Outro clássico é o piso rústico de cerâmica

28. O qual tem várias cores possíveis

29. Este tipo de piso se adapta à sua realidade

30. E sua decoração vai ser rústica, atemporal e acolhedora

O estilo rústico tem tudo a ver com uma decoração com cores cruas. Isso ajuda a dar um clima acolhedor e aconchegante à casa. Além disso, essa forma de decorar tem tudo a ver com uma vida mais simples. Por isso, para completar o estilo, confira algumas ideias de aparador rústico.