A volta dos sofás-cama na decoração de interiores

Escrito por Mariana Paiva

Foto: Reprodução / Kavehome

Continua após o anúncio



Ícones decorativos bastante utilizados antigamente, os sofás-cama são ideais para ambientes pequenos que buscam comodidade. Sua versatilidade é um grande atrativo para a recepção e acomodação de pessoas, ganhando versões cada vez mais bonitas, modernas e confortáveis.

Indicados para cômodos diversos (como quartos, salas e escritórios), os sofás-cama mudam a composição desses ambientes mantendo todos os requintes que eles exigem, contribuindo também com a otimização dos espaços disponíveis.

Com versões para solteiros, casais e também apresentado em tamanho família, é interessante que se observem características como tamanho, espessura do estofado e tecido de composição, para que fiquem visualmente bem dispostos e confortáveis no ambiente e temperatura em que serão utilizados.

Para locais quentes, prefira composições com mais algodão (o couro e outros tecidos com menos algodão retém umidade e contribui com altas temperaturas). A espuma com espessura D33 é a mais adequada para os sofás-cama, acomodando pessoas entre 71 a 100 quilos.

5 dicas para acertar na escolha do sofá-cama

Foto: reprodução / Bassett Furniture

Acertar na escolha do sofá-cama é simples, basta seguir as dicas a seguir que sem dúvidas você vai encontrar um bom modelo que seja confortável para suas visitas e também útil para você no dia a dia.

1. Tenha as medidas do cômodo

Foto: Reprodução / Fernando Jaeger

Para um bom posicionamento são necessárias as medidas exatas do ambiente em que o sofá-cama será colocado, restando uma sobra de no mínimo 70 cm para circulação quando aberto.

Continua após o anúncio



2. Analise os tipos de abertura

Foto: Reprodução / Bianchi Móveis

Com diferentes aberturas, é importante que se teste o mobiliário em sua função como cama, isso porque na abertura bipartida a fresta presente entre o assento e encosto gera desconforto. Nos com aberturas retráteis a cabeça volta-se para o encosto, enquanto o corpo fica acomodado no assento.

3. Experimente mesmo: sente, abra, deite

Foto: iStock

Apresentados com estofados bastante confortáveis, é interessante que teste o produto em suas diversas funcionalidades (fechado ou aberto, sentado ou deitado), confirmando se ele realmente atende suas necessidades.

4. Analise bem os tecidos e materiais

Foto: iStock

É importante que se considere a frequência de uso do mobiliário para escolhas certeiras e confortáveis. Para usos regulares, aposte em modelos com facilidade de montagem e desmontagem, assim como um bom estofamento, também prefira estruturas em ferro articulado ou madeira maciça e tecidos em algodão, para controle de temperatura e umidade.

5. Escolha o design que combina com o cômodo

Foto: Reprodução / Ana Camila Vieira

Empregados em diferentes ambientes, os desenhos e acabamentos se adequam à decoração do espaço escolhido. Modelos robustos são indicados para salas mais amplas, enquanto espaços menores pedem designs mais leves, com sofás-cama sem braços e com pés em aço escovado.

Quais modelos de sofá-cama existem por aí?

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Coringa na mão de arquitetos e decoradores quando precisam deixar um ambiente multifuncional, os sofás-cama são hoje apresentados em diversos modelos e destinados a variados ambientes (sala que acomode hóspedes, escritório que vire quarto, casas de veraneio que precisam de espaço para visita, lofts, entre outros).

Sofá-cama tradicional

Foto: iStock

Muito utilizado em quartos de bebês e casas de veraneio, é uma cama com encosto para almofadas. Segundo a arquiteta Alessandra Rodrigues, acomoda de forma confortável uma pessoa para dormir e pode até ter bicama. “Como sofá acomoda até quatro pessoas, mas invista em almofadas grandes para um encosto confortável”.

Sofá-cama retrátil

Foto: Reprodução / Esperando o Apê 44B

De acordo com Alessandra Rodrigues, esse é um ótimo modelo para a acomodação de duas pessoas como cama e três pessoas como sofá, se adequando para ambas opções, entretanto, a arquiteta recomenda que se atente às suas medidas, isso porque alguns vem com braços e encosto mais largos, podendo apertar o ambiente.

Sofá-cama não retrátil

Foto: Reprodução / Magazine Luiza

Compridos, são mais baixos e ficam próximos ao chão. Em dias frios, aposte na inserção de um tapete embaixo do mobiliário, criando uma barreira contra o piso gelado. Almofadas e travesseiros deixam tudo mais despojado e com ares confortáveis.

Sofá-cama reclinável

Foto: Reprodução / Carolina Bernardi Arquiteta

É a opção mais prática e que ocupa menos espaço, sendo geralmente pensados para a acomodação de apenas uma pessoa. Confira os melhores fabricantes, isso porque vem com uma espuma bastante fina, marcando a estrutura e ficando desconfortável. “Esse modelo precisa ser arrastado para deitar o encosto, então, proteja os pés do móvel para não estragar o piso” complementa a arquiteta.

Continua após o anúncio



Sofá-cama poltrona

Foto: Reprodução / Magazine Luiza

Apresentam a mesma proposta dos sofás-cama, mas em tamanho reduzido. “É adequado para quarto de criança, para uma leitura e ainda pode se tornar uma cama à noite para o amiguinho”, comenta Alessandra Rodrigues.

Sofás-camas futon

Foto: Reprodução / Casas Bahia

Prático e moderno, apresenta aspectos rústicos e confortáveis. “O futon pode ser produzido em várias medidas, dobrado e é ótimo para quem curte um estilo zen. Apenas se atente a usar um tecido firme (como a lona) e teste antes de comprar, pois podem ser pesados dependendo do tamanho escolhido” comenta Alessandra Rodrigues.

Sofás-cama beliche

Foto: Reprodução / SOS Sofá

Com foco na funcionalidade o modelo se transforma em beliche apenas girando o encosto, mas ainda pede um alto investimento.

20 sofás-camas confortáveis e bonitos para se inspirar

Participando e complementando a decoração dos ambientes em que são inseridos, abaixo uma lista com diversos modelos em diferentes cômodos, provando a versatilidade dos sofás-camas.

1. Decoração elegante em ambiente com sofá-cama

Foto: Reprodução / Daniela Andrade Arquitetura

Sala de televisão com sofá-cama em versão com braços e encosto. A decoração em cores neutras e suaves (presente nos mobiliários, cortina e papéis de parede) é complementada pelos detalhes com aplicação de espelhos, resultando em sofisticação.

2. Sofá-cama combinado com decoração rústica

Perfeito para a otimização dos espaços, sofá-cama aconchegante com linhas suaves e pés em madeira maciça, combinando com a pequena estante decorativa também em madeira, decoração complementada pela parede em acabamento rústico.

3. Sofá-cama como mobiliário no home office

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Sofás-cama não retráteis trazem flexibilidade e multifuncionalidade aos ambientes em que são utilizados. As almofadas contribuem com sua comodidade, assim como os nichos e a bancada de trabalhos complementam como mobiliários necessários para um bom home office.

4. Cores contrastantes em sofás-cama modernos

Foto: Reprodução / Albert Cordobés

Fugindo das combinações mais tradicionais, cobreleitos estampados são uma boa pedida para modernização de um ambiente com sofá-cama. Ênfase para a combinação de cores contrastantes complementadas com mobiliários e decoração na mesma tonalidade.

5. Subtítulo criativo

Foto: Reprodução / Ninoska Kreative

Sofá-cama em modelo bicama, ideal para uma acomodação confortável de duas pessoas. Sua cor neutra e suas roupas de cama em tons suaves combinam com os mobiliários em madeira e a decoração também apresentada de maneira suave.

6. Escritório com sofá-cama moderno

Foto: Reprodução / Arqui +

Escritório com sofá-cama não retrátil e encosto com grande quantidade de almofadas. Com temática geométrica aplicada nas roupas de cama, quadros e luminária, sua decoração é também complementada pela iluminação embutida na região do encosto do sofá-cama.

7. Sofá-cama de paletes

Foto: Reprodução / Roger Ramos Salazar

Ideais para ambientes mais descontraídos, os sofás-cama feito com paletes permitem decorações mais criativas. Na presente sala, luminárias e capas de almofadas em modelos rústicos, combinando com a madeira reaproveitada para o móvel e o criado-mudo.

8. Sofá-cama para dormitório

Foto: Reprodução / Valéria Biondo

Funcionais e ideias para a recepção de amigos, o sofá-cama é uma boa pedida em dormitórios masculinos ou femininos. Em versões não retráteis e compridas, acompanham o desenvolvimento dos donos do quarto, utilizados por mais tempo que uma cama convencional.

9. Sofá-cama para espaços multifuncionais

Foto: Reprodução / Arquiteta Cláudia Eduardo

Ambiente servindo como local de trabalho e quarto de hóspede. O sofá-cama em modelo poltrona otimiza o pouco espaço disponível, mas atende as necessidades para uma boa recepção.

10. Sofás-cama em versões sofisticadas

Foto: Reprodução / Gonzalez Furniture

Apesar de considerados como antigos mobiliários de decoração, os sofás-cama hoje são apresentados não apenas em modelos modernos, como também em versões mais sofisticadas, com acabamentos em couro e madeira.

11. Mistura de sala e quarto

Foto: Reprodução / Apê 704

Próximos ao chão, os modelos não retráteis de sofá-cama são ideais para ambientes multifuncionais, salas que se transformam em quartos e vice-versa. Ênfase na utilização de tapete embaixo do móvel para maior conforto.

12. Sofá com parte estendida

Foto: Reprodução / Sofás Roal

Servindo como sofá e como cama ao mesmo tempo, os sofás com apenas uma parte estendida acomodam também no momento de assistir televisão, são apresentados em versões retráteis e não retráteis e ficam bem com decorações minimalistas.

13. Decoração em estilo vintage

Foto: Reprodução / Frida Watson Vintage Furniture

Para decorações repletas de estilo, aposte em sofás-cama em modelo vintage, com braços e encostos finos e pés em madeira. Complemente com almofadas com capas coloridas feitas com diferentes tecidos e estampas.

14. Sala com sofá-cama modelo futon

Foto: Reprodução / Futon Tanoshii

Dobráveis, o modelo de sofá-cama futon permite a criação de um ambiente moderno e aconchegante, ficando bem combinados com pufes e móveis com designs mais minimalistas.

15. Home office decorado com sofá-cama

Foto: Reprodução / Decora Casa

O home office também pode ser um cômodo multifuncional, recebendo hóspedes de maneira confortável. O ambiente com sofá-cama é complementado com decoração geométrica presente no tapete e papel de parede, ambos puxando as tonalidades do mobiliário em destaque.

16. Reaproveitamento de paletes

Foto: Reprodução / Biofusteria

Indicados para decorações mais praieiras ou campestres e resultando em mobiliários em estilo rústico, os paletes são uma alternativa para a construção de sofás-cama confortáveis reaproveitando madeiras que seriam descartadas, assim como colchões em desuso.

17. O poder dos mobiliários multifuncionais

Foto: Reprodução / Modulario & Espacios Design

Ideais para espaços pequenos, os mobiliários multifuncionais podem ser apresentados como mesas e sofás-cama que dispõem de baús para a acomodação de objetos diversos.

18. Decoração neutra para um ambiente aconchegante

Sofá-cama em modelo retrátil complementado com decoração em tonalidades neutras e suaves presentes não apenas no estofado, como também no tapete e no restante dos móveis. O marrom presente nas almofadas e roupa de cama provoca contraste.

19. Sofisticação no ambiente com sofá-cama

Foto: Reprodução / Charada Conceito

Para composições elegantes, aposte em capas de almofada e cobreleitos feitos em tecidos mais sofisticados, como o linho puro pré-lavado. Tonalidades semelhantes resultam em decorações visualmente mais aconchegantes.

20. Preto, branco e cinza na decoração

Foto: Reprodução / Decoria Estudio

Para ambientes com mobiliários brancos a decoração realizada com cores como o preto e o cinza é interessante, isso porque resulta em espaços visualmente bonitos e minimalistas. As cores podem ser aplicadas em molduras de quadros, roupas de cama, capas de alfomada, além de luminárias.

9 sofás-camas para comprar pela internet

Também presentes em plataforma online, conheça abaixo alguns modelos modernos e confortáveis de sofás-cama (casal ou solteiro) disponíveis para compra.

1. Sofá-Cama Casal Pratic Suede Liso Turquesa

Disponível na Mobly

2. Sofá-Cama Casal Futon Sarja Dupla Face Listrado e Vermelho

Disponível na Mobly

3. Sofá-Cama Chaise Casal Versátil Veludo Liso Amarelo

Disponível na Mobly

4. Sofá-Cama Solteiro Futon Marina Suede Verde

Disponível na Mobly

5. Sofá-Cama Casal Retrô Suede Vermelho

Disponível na Mobly

6. Sofá-Cama Casal Nancy Preto Linoforte

Disponível na Mobly

7. Sofá-Cama Casal Legro Suede Cinza Claro

Disponível na Mobly

8. Sofá-Cama Casal Mission Natural/Azul Marinho Futon

Disponível na Mobly

9. Sofá-Cama Futon Solteiro Patricia Suede Violeta

Disponível na Mobly

Faça seu sofá-cama em casa

O modelo DIY usa paletes ou deck como base de apoio para um colchão. Prático e de baixo custo, com poucos materiais você pode aproveitar um colchão que não utilizaria mais para fazer um sofá, mas pense na ergonomia, se achar o modelo baixo, acrescente mais um palete ou pé para adequar sua altura.

Passo a passo para fazer um sofá-cama de palete:

  1. Proteja o local de trabalho com jornais;
  2. Proteja as mãos com luvas e o rosto com uma máscara;
  3. Para paletes usados, use lixa 60 para madeira para a remoção de sujeiras e farpas;
  4. Arrume as imperfeições aplicando uma massa para madeira nos vãos abertos dos paletes;
  5. Enquanto seca, reforce os pregos com um martelo e retire seus grampos;
  6. Depois de seco, lixe os locais em que foram aplicados a massa para madeira;
  7. Com um pano úmido, retire toda a poeira dos paletes e espere secar;
  8. Para cores vibrantes pinte primeiramente de branco e após a secagem, aplique a colorida de sua preferência (tinta esmaltada à base d’água);
  9. Com tudo seco e pronto, empilhe os colchões e finalize com algumas almofadas decorativas.

O conforto é um dos aspectos mais importantes para a escolha de um bom sofá-cama para ambientes que recepcionam pessoas. Modelos diferentes valorizam a decoração, mas a qualidade é o aspecto que predomina para escolhas inteligentes e sem arrependimentos.

Independente do modelo, lembre-se: leve em consideração que o sofá será também cama e tecidos que não respiram podem trazer dificuldades. Escolha tecidos macios e resistentes e não deixe de impermeabilizar para ter maior duração e proteção do produto.